quarta-feira, 25 de julho de 2007

Tudo em família

As eleições para a prefeitura de Graccho Cardoso, que irão ocorrer no próximo domingo, prometem esquentar ainda mais o pleito. O prefeito eleito na última eleição, José Eunápio dos Santos, foi cassado por determinação do Tribunal Regional Eleitoral, acatando denúncias de compra de votos e abuso de poder econômico.
Na eleição do próximo domingo, três candidatos concorrem a vaga. Pelo partido Democrata (DEM), concorre Maria Crizabete dos Santos, a Criza, esposa do também democrata e ex-prefeito do município, Moisés dos Santos, que era o candidato inicial, mas teve sua candidatura impugnada pela recusa das contas, pelo Tribunal de Contas do Estado no ano de 1989, período no qual era a autoridade máxima da cidade.

Pelo Partido dos Trabalhadores (PT), concorre o vereador eleito no último pleito e presidente da Câmara de Vereadores, José Francisco dos Santos, o Pipio. O outro candidato é do PSC, o ex-prefeito da cidade, Erílio Joaquim dos Santos, o Liro. Entretanto um fato é curioso e coloca mais lenha no fogo da cidade. Não importa quem seja o vencedor nas urnas, no final, tudo deve permanecer em família. Isto porque os três candidatos têm parentescos próximos. O liro é primo de Moisés e Pipio é cunhado de Liro. Já os candidatos à vice, também seguem na mesma propositura. O vereador Antônio Marcos (candidato a vice de Liro) e José Francisco (vice da esposa de Moisés) são primos.

Por tanto, a família vai governar o município até 31 de dezembro de 2008. Parodiando um sábio provérbio popular que diz que o povo unido jamais será vencido, neste caso podemos usar: família unida jamais será vencida. As eleições em Graccho Cardoso vêm mexendo com a população que está engajada na busca pelos votos populares. Ao todo serão 14 sessões eleitorais, sendo que todas serão disponibilizadas dentro da própria cidade, evitando que sessões sejam colocadas em povoados. Para isto, o TRE vai disponibilizar transportes, devidamente autorizados, para fazer o translado desses eleitores. A segurança do pleito será feita pela Polícia Militar e por Agentes Federais. E viva a família!

Voltas às aulas e SMTT I

Com o retorno às aulas na rede particular de ensino na última segunda-feira, alguns problemas com o trânsito tornaram a acontecer. Fila dupla, trânsito lento e estacionar o veículo em local proibido são apenas algumas das infrações que tiram a paciência de motoristas e pedestres que, sempre por causa da correria do dia a dia, não encontram tempo disponível para levar seus filhos para escola com segurança e tranqüilidade. Por este motivo, a SMTT intensificou o trabalho de fiscalização do trânsito nas proximidades das escolas. Cerca de 20 agentes da Superintendência estão diariamente em frente a algumas escolas, buscando evitar infrações, tais como estacionamentos em locais impróprios e o desrespeito à faixa de pedestre.

Volta às aulas e SMTT II

A atuação dos agentes acontece, sobretudo, nas ruas e avenidas que geralmente apresentam o maior tráfego de veículos, como por exemplo, a avenida Tancredo Neves, no sentido do colégio Módulo. Outros pontos de muita movimentação incidem em colégios com maior número de alunos, tais como Amadeus e Salvador. A fiscalização é feita nos horários de maior movimento. Os horários de pico, pela manhã são das 6h30 às 7h30, após esse horário o agente de trânsito vai para o seu ponto de fiscalização e permanece lá até as 11 horas, retornando para o colégio, onde fica das 11h30 às 12h30. Após esse horário, chega a nova equipe para dar continuidade ao trabalho até as 13h30, retornando apenas às 17 horas.

15 longos minutos de espera I

Quem nunca foi ao banco, recebeu a senha, aguardou sentado e esperou cruzando os dedos e torcendo para que a lei municipal 2.636, mais conhecida como lei dos 15 minutos fosse respeitada? É caro amigo, se você se identificou com isso, saiba que não é o único. Dificilmente as agências bancárias respeitam a lei municipal e quem sofre com isso é o povo. Horas de espera, principalmente se for final ou início do mês. Quando isso ocorre, o jogo da paciência é exercitado, mas infelizmente, as pessoas continuam aguardando o atendimento, já que os problemas bancárias dificilmente podem ser resolvidos em outro lugar.

15 longos minutos de espera II

A partir do mês de agosto, a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), passa a comandar a fiscalização nas instituições bancárias aracajuanas no que diz respeito ao cumprimento da lei municipal, que estabelece tal limite de espera até que o contribuinte seja atendido nas agências. A iniciativa se faz presente devido a uma recente decisão do poder judiciário, que encarregou os municípios de fiscalizarem o atendimento nos Bancos.

MST X TCE I

O Movimento dos Sem Terra (MST) e alguns segmentos organizados realizam hoje, quarta-feira, uma vasta programação em comemoração ao "Dia do Trabalhador Rural" a propositura que mais deve chamar a atenção, é um protesto na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A manifestação, intitulada ‘Lavagem do TCE’, é em defesa do patrimônio público e vem causando grande estardalhaço.

MST X TCE II

Os respingos do escândalo descoberto pela Polícia Federal na Operação Navalha, na qual flagrou o conselheiro do TC, Flavio Conceição em escutas telefônicas combinando propinas com representantes da empresa Gautama, uma das maiores fraudadoras de licitações do país, vem colocando o órgão em suspeita e em total falta de credibilidade perante a sociedade. A manifestação de hoje não é contra os servidores do órgão e todas as autoridades constituídas do Estado. Serve apenas para coibir a prática da impunidade em Sergipe.

MST X TCE III

Em nota oficial divulgada ontem à tarde, a presidência do TCE informou a suspensão do expediente de hoje, por conta da manifestação.
Segue a nota. “O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe comunica que:
1 – Em decorrência da justificada preocupação dos seus servidores com eventuais conseqüências da noticiada manifestação de entidades corporificadas em data de hoje, decidiu suspender o expediente interno e externo de sua sede; 2 – Os prazos e termos processuais vencidos nesta data (25.07.2007), serão prorrogados para amanhã dia 26.07.2007”.

terça-feira, 24 de julho de 2007

O povo continua a levar na ‘cara’

Apagão aéreo, crise nos aeroportos, atrasos e constrangimentos já se tornaram rotina na vida de quem precisa entrar em um avião, seja de férias ou trabalho. A crise aérea não tem data para terminar e, enquanto isso, o povo continua tomando na ‘cara’. Troca de acusações entre deputados da base aliada e da oposição já se tornaram figurinhas repetidas e não fazem mais parte do álbum de fotografias da crise.

Recentemente a estudante de jornalismo, Priscilla Cavalcanti passou momentos terríveis à espera de voous, isto mesmo, no plural. A estudante, que vinha de Goiânia, com destino a Aracaju, encontrou um atraso de duas horas. Conseguiu embarcar e foi com destino a Brasília. Chegando lá, outro atraso, só que desta vez de quatro horas. Depois de muita confusão e tumulto, a estudante conseguiu embarcar com destino a Salvador. Quando ela pensou que os momentos difíceis tinha terminado, percebeu que apenas estava começando.

Ao chegar ao aeroporto de Salvador, a futura jornalista descobriu que, por conta do atraso, tinha perdido o voou com destino a Aracaju. Resultado, teve que compra uma passagem pela companhia Oceair, para chegar ao destino. Segundo ela, a aeronave da companhia era antiga, pequena e estava em más condições, o que tornou o voou desagradável e apreensivo. “Pensei que ia morrer. Essa foi a minha pior viagem e tão cedo não quero saber de avião”, desabafou revoltada.

O caos nos aeroportos tem contribuído para deixar a população ainda mais enfurecida, já que muitos compromissos são perdidos por conta da desorganização em que se tornou o espaço aéreo brasileiro, ou seria mar de lama, não sei mais como classificar. O certo é que medidas urgentíssimas devem ser tomadas para desafogar o tráfego e evitar que acidentes como o do Airbus A-320 da TAM, na semana passada em São Paulo que vitimou mais de 200 pessoas, possam retornar a acontecer.

Até aí tudo bem, medidas serão tomadas, mas ontem o presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira, anunciou a principal medida a ser tomada: o aumento das passagens aéreas. Mas será que isso vai beneficiar a população e tornar a aviação mais segura? Se fosse assim, nos tempos da inflação descontrolada no final dos anos 80, nós seríamos o lugar mais seguro para se voar no mundo. No entanto, a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco, neste caso, o povo.

As passagens aéreas sofrerão reajustes, segundo o presidente da Infraero, para amenizar o caos que se tornou um dos principais aeroportos do país: Congonhas. De acordo com Pereira, as medidas foram tomadas para garantir a segurança dos passageiros. Ele informou que os percentuais dos aumentos serão discutidos pelas companhias aéreas e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas que não haverá grandes reajustes de preços para o consumidor. Entretanto aumento é aumento e qualquer elevação que acarreta despesa para o bolso do povo, certamente fará falta.

Lula em Sergipe I

Na próxima quinta-feira, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva estará visitando Sergipe. Ele vem assinar projetos que vão garantir ao município de Aracaju o maior investimento do Governo Federal na cidade nos últimos anos. A solenidade acontece às 10 horas, no Centro de Convenções. A visita de Lula estava prevista para a próxima semana, porém foi antecipada.

Lula em Sergipe II

A Assinatura dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será realizada no Centro de Convenções, um local fechado e sem a presença de muitas pessoas. De acordo com fontes, a idéia é de não realizar a cerimônia em local aberto, tendo em vista do fiasco pelo qual o presidente passou na abertura do Pan-americano no Rio de Janeiro no último dia 13, no qual Lula foi vaiado e teve que se retirar do local.

Lula em Sergipe III

No total, são R$ 98 milhões, por meio do PAC, que serão investidos em bairros necessitados da capital, especialmente nos bairros Santa Maria e Coqueiral. O presidente Lula vai aproveitar a visita para homenagear o ex-governador de Sergipe, Seixas Dória com a medalha da Ordem do Mérito Nacional, no grau de comendador.

Gautama X Governo

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) irão receber, por determinação do ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage. A decisão foi tomada depois que a empresa foi considerada inidônea, não podendo contratar com a Administração Pública. A decisão é resultado de processo administrativo aberto na CGU para examinar irregularidades atribuídas à empresa em suas relações com a Administração Pública. Após analisar a defesa apresentada pelos advogados da empresa, o ministro Hage entendeu que ficou claro a caracterização de práticas de atos ilícitos que, além de ter por objetivo frustrar os princípios que regem as licitações e de evidenciar irregularidades cometidas na execução de contratos, atentam contra a necessária idoneidade da referida empresa para estabelecer relações contratuais com a Administração. E será mesmo que é o fim da queda de braço entre a Gautama e o Governo? Por outro lado, basta os donos da mesma abrirem uma outra empresa para continuarem a farra nos cofres públicos da nação...então até a próxima guatameira.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Dois lados de uma mesma moeda

O país vive duas histórias completamente diferentes e momentâneas. A primeira com a realização dos jogos Pan-americanos Rio 2007, evento esportivo que mobiliza centenas de atletas de diversos países e que deixa a cidade maravilhosa às vistas de todo o planeta. Aleatoriamente e ao lado deste evento, mais precisamente em São Paulo, as atenções também estão voltadas para a metrópole mais importante do país. Mas desta vez, não por festividades esportivas, entretanto pelo maior acidente aéreo do país, no qual, até o momento, mais de 200 vidas de brasileiros foram extorquidas de forma grotesca e trágica.

Trata-se do acidente envolvendo o Airbus A320 da Tam. O voou que saiu de Porto Alegre (RS) por volta das 16h15 da última terça-feira teve um fim marcado pela violenta colisão da aeronave com um prédio da própria companhia. O acidente envolvendo o voou JJ 3054 marcou a vida de muitos brasileiros que morreram, seja por falha mecânica, da pista do aeroporto de Congonhas, ou falha humana, não importa a causa, mas sim, o que esta representa. Representa a morte de inocentes que foram tirados de seus familiares da forma mais brutal possível.

O Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo ainda não pôde fazer a identificação de todos os corpos, o que torna a vida de familiares que ainda não tiveram seus entes queridos encontrados oficialmente, ainda mais lastimável e desesperadora. Por causa do forte impacto do acidente e das explosões, muitos corpos foram mutilados e carbonizados, o que torna a identificação um processo longe de ser concluído com rapidez.

Um site na internet, bastante conhecido por publicar imagens de desastres já se antecipou e colocou uma informação em sua página inicial que as imagens do fatídico voou JJ3054 da Tam já estão em fase final e irão ser publicadas em seguida. Como estas pessoas têm acesso a essas fotos? Como podem publicá-las desta forma e afrontar e causar ainda mais dor às famílias?

Certo que a liberdade de imprensa é algo que devemos respeitar, mas seria mesmo o caso de expor essa tragédia desta forma? Creio que isso é uma grande falta de respeito e desrespeito a dor das famílias. As autoridades não deveriam permitir que sites como este, publicassem fotos de acidentes, no qual mostram os corpos mutilados, aproveitando-se de um desastre no qual vitimou centenas de brasileiros morrerem desta forma. Fica aqui a minha indignação.

Absorventes em Pirambu

A jornalista Cássia Santana em sua coluna do Jornal do Dia, na edição da última sexta-feira, brilhantemente fez uma explanação sobre os acontecimentos decorridos na cidade de Pirambu. Segundo a jornalista, o prefeito Juarez Batista (sem partido), criou mais um programa social para aquele município, Trata-se da compra de centenas de absorventes higiênicos da marca Sempre-Livre com abas. Será que o prefeito está mesmo preocupado com o ciclo menstrual das moradoras do município? É um fato, no entanto, muito inusitado. O Ministério Público pretende averiguar o fato e tomar as devidas providências. Mas até lá, as moradoras da cidade de Pirambu não precisam mais se preocupar com a compra de absorventes, basta fazer a solicitação a prefeitura.

Segurança Pública I

O prefeito Edvaldo Nogueira, nomeou, na manhã de hoje, mais 20 guardiões que devem prestar serviços relacionados a segurança dos prédios públicos da esfera municipal. De acordo com o prefeito, está é mais uma resposta à comunidade que clama por justiça, Somente este ano, a Guarda Municipal recebeu um aumento considerável em seu efetivo, em um total de 75 novos guardiões. Antes de atuarem, os 20 novos guardas serão submetidos a mais um mês de preparação. O objetivo é que eles possam se aperfeiçoar ainda mais para melhor proteger o patrimônio público, bem como auxiliar na segurança dos cidadãos.
Atualmente a Prefeitura de Aracaju conta com um efetivo de 200 guardas concordados municipais e mais 150 não concursados que são aqueles oriundos da antiga Guarda Municipal e mais alguns cargos de comissão que completam o quadro.

Segurança Pública II

Recentemente, o secretário de estado da Segurança Pública, Kércio Pinto, vem anunciando a abertura de concursos públicos para a área. Outra novidade é o aumento da remuneração dos agentes da lei. A proposta do titular da pasta da segurança pública é abrir concurso para pessoas de nível superior, dando, na visão de Kércio Pinto, uma melhoria significativa na qualidade dos serviços prestados. Em conseqüência disso, os salários dos policias que já estão na ativa, passaria de R$ 1.000 para R$ 2.500. Se isso realmente acontecer...palmas para que te quero...agora é ver na prática se a idéia vai ser aceita pelo governador Marcelo Deda.

domingo, 22 de julho de 2007

A falta de ética no nosso jornalismo

O que temos visto no atual cenário sergipano, mais precisamente em Aracaju, é uma campanha, feita por alguns segmentos da imprensa, contra o superintendente da SMTT, Antônio Samarone. Uma vergonha, isso me deixa enfurecido, por saber que parte da imprensa está usando esta lacuna como briga política e, querendo de todas as formas, antecipar a campanha eleitoral pela disputa pelo comando da capital.
A redução do limite de velocidade na capital, trouxe uma idéia do quê não se deve fazer em jornalismo. Dar credibilidade a picuinhas e destaques para isto, é fazer um jornalismo cruel e covarde. Antes dos caros colegas escreverem suas digníssimas linhas nos diários ou semanários, deveriam estar atentos ao que a legislação rege, neste caso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O código é claro e afirma que o limite de velocidade para avenidas que não tenham pistas de escoamentos ou que não disponham de estrutura para um fluxo mais intenso de veículos, deve ser de 60 Km/h. Antes da entrada de Samarone na SMTT, apenas três pontos da cidade tinham a velocidade de 80 Km/h. O que o novo superintendente fez foi seguir o que rege a legislação maior do trânsito e enquadrou as vias rápidas como deveriam ser enquadradas.
De fato, a coragem de Samarone e do prefeito Edvaldo Nogueira, é algo que deve ser destacado. Eles provaram que a preocupação com trânsito e com as vítimas desta verdadeira arma, estão em primeiro lugar. Estudos mostram que o trânsito mata mais do que algumas guerras. Na verdade, ele é uma verdadeira guerra.
Por tanto, fica minha indignação para alguns setores da imprensa que estão usando esta redução no limite de velocidade de forma erronia e fora do que determina o CTB. Caros colegas, antes de criar polêmica com algo do tipo, procurem se informar e saber o que de fato determinam as nossas leis.