sábado, 30 de agosto de 2008

Fábio Henrique é carregado nos braços pelos moradores do Conjunto Jardim

Durante a passeata de Fábio Henrique no Conjunto Jardim, na noite de sexta (dia 29), a receptividade dos moradores impressionou o candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro. Ele foi carregado nos braços por populares, fato que não havia acontecido em nenhum momento em atos políticos já realizados na cidade.

Durante a passeata de Fábio Henrique no Conjunto Jardim, na noite de sexta (dia 29), a receptividade dos moradores impressionou o candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro. Ele foi carregado nos braços por populares, fato que não havia acontecido em nenhum momento em atos políticos já realizados na cidade.

A reação da comunidade emocionou Fábio Henrique que, com os olhos cheios de lágrimas, afirmou “nunca tinha recebido um carinho desse. Durante a nossa campanha, que tem sido pautada com o respeito e sempre dizendo não a baixaria, as pessoas vão às portas de suas casas para me cumprimentar, mas aqui foi diferente. Como político nunca havia sentido uma sensação como essa, de que estamos no caminho certo e as pessoas estão aprovando o nosso nome”.

O fato do candidato do PDT ser colocado no braço por uma reação natural dos moradores impressionou aos coordenadores da campanha, principalmente pelo fato do Jardim, historicamente, ser área de grande votação da oposição. “Tudo está confirmando o que as pesquisas apontam. Até no Conjunto Jardim já ultrapassamos o meu adversário. Acredito que isso deve-se ao fato das pessoas conhecerem o meu trabalho e pelos projetos que desenvolverei em Socorro”, disse Fábio Henrique.

“A população está antenada e não aceita o tipo de campanha que está sendo feita no município, com muita baixaria, agressão e esculhambação. Sergipe sabe da minha postura, da minha história, da minha vida e as pessoas não aceitam o tipo de agressão que é feita a mim e a minha família. Acho que a população de Socorro está dando um recado muito claro: ‘queremos um prefeito que tenha projeto e que venha discutir nossos problemas’. Eles não querem um prefeito que pega um carro de som apenas para xingar e denegrir”, destacou o candidato de número 12.

Fonte: www.fabiohenrique12.can.br

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Edvaldo reuniu mais de 75 mil pessoas em caminhada pelo centro da capital

Fotos: André Moreira


Antes de iniciar a primeira grande caminhada do prefeito candidato à reeleição, Edvaldo Nogueira (PCdoB), uma multidão vermelha tomava conta da Praça da Bandeira. De carro, ônibus ou até mesmo a pé, a todo o momento chegavam pessoas de diversas localidades da capital, que se juntaram às que já estavam no local aguardando o início daquela que seria a maior passeata política da história de Sergipe.

O entusiasmo foi geral e pôde ser constatado no semblante de cada um. Dentre os mais entusiasmados estava o aposentado Aguinaldo Silva, 66, morador do bairro América. "Hoje aqui não vai dar para quem quer", destacava. "Vim logo cedo para sentir o clima. Agora dá para ver que não tem lugar nem para estacionar, vai ser uma grande festa", ressalta Aguinaldo.

A expectativa era reunir pouco mais de 15mil pessoas, mas o público foi cinco vezes maior do que o esperado. Ao lado deles estiveram o prefeito Edvaldo Nogueira e seu vice, Silvio Santos (PT), o governador Marcelo Déda (PT), o deputado federal Jackson Barreto (PMDB), o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), o deputado estadual Ulisses Andrade (PDT), o deputado federal Laércio Oliveira (PSDB), além de importantes lideranças nacionais do PCdoB, a exemplo do presidente Renato Rabelo, e candidatos a vereador da coligação ‘Todos por Aracaju'.

A grande caminhada se movimentou pela Avenida Barão de Maruim, deixando-a transparecer um corredor vermelho de tanta gente. E se o chão estava tomado pelos militantes, das sacadas dos prédios o apoio também era visível. Aplausos, gritos, assobios e papel picado formavam uma atração a mais.

Ao chegar perto do cruzamento da Avenida Barão de Maruim com Rua Itabaiana, o governador Marcelo Déda tom a palavra. "Esse é um evento histórico para a nossa capital. Há oito anos Aracaju ganhou um novo rumo na administração municipal. A grande quantidade de pessoas que se fazem presente aqui são uma prova de que estamos no rumo certo”, afirmou o governador.

A caminhada também passou pela rua Santa Rosa e seguiu rumo ao Mercado Municipal. O centro da cidade parou para saldar Edvaldo Nogueira. Todos os comerciantes foram às portas e os transeuntes aderiram à caminhada. Por onde passou, a Coligação Todos por Aracaju foi recebida com muitos acenos e chuvas de papel picado. Nesse momento, a estimativa da organização é de que a passeata já reunia mais de 60 mil pessoas.

O candidato Edvaldo se aproximou da praça Fausto Cardoso. Por onde passou, Edvaldo recebeu demonstrações acalouradas de apoio e carinho da população. Uma multidão estimada em 75 mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar, se aglomerou nos arredores da praça e ruas adjacentes. As lideranças políticas presentes subiram ao trio deram início ao comício.

"Apesar de não saber de cor a história de Sergipe, sei que é a primeira vez que um governador apóia um prefeito que com certeza deve ser eleito, e isso é muito importante", disse o senador Inácio Arruda (PCdoB/Ceará).

"O que nós vimos hoje foi a maior passeata política desde que Inácio Barbosa fundou Aracaju", destacou o governador, Marcelo Deda. O prefeito candidato à reeleição Edvaldo Nogueira agradeceu a todos que saíram de casa para manifestar seu apoio à coligação que está "mudando a cara desta cidade". Ao dirigir a palavra para uma multidão de 75 mil pessoas em um discurso histórico, Edvaldo falou do orgulho que é governar a cidade e do que está fazendo pela capital sergipana. "Aracaju é um verdadeiro canteiro de obras, isso é visível em toda a cidade", afirmou .

E o Oscar vai para?

Caros amigos, as eleições municipais 2008 em Aracaju estão transformando a cara da cidade. O poderio apresentado pelos candidatos majoritários tem dado a impressão de se tratar de mais uma super produção holyoodiana. A parte financeira tem forte aspecto e vem transformando o pleito eleitoral em uma conquista de leilão, no qual o ganha que pagar mais.

Também podemos enquadrá-la como a luta pelo Oscar. Neste contexto, os candidatos seriam os participantes que lutam para conquistar a tão sonhada estatueta dourada, ou melhor, a cadeira de comandante municipal.

O Senador Almeida Lima pode concorrer como o melhor filme de comédia, devido a sua astúcia para este fim e a recente luta em defesa do senador Renan Calheiros. O deputado federal Mendonça Prado concorre ao prêmio de melhor ator coadjuvante, já que esse é o seu real papel na disputa eleitoral deste ano. A candidata Vera Lúcia e Anderson Góis concorrem na qualidade de figurante, já o candidato Edvaldo Nogueira, concorre ao prêmio de melhor ator, já que todos os holofotes estão voltados para ele.

É amigos, as eleições 2008 são famosas, cheias de brilho e regada a muita politicagem baixo nível de alguns candidatos. No final, o que vale mesmo é o dedo na urna eletrônica e a consciência de cada um em saber escolher os melhores candidatos que serão responsáveis por promover as nossas leis e dirigir nossa cidade nos próximos quatro anos. Então vamos a famosa pergunta...e o Oscar vai para?

Fim da novela em São Cristóvão

O vereador Jadiel Campos é o quarto novo prefeito de São Cristóvão. Jadiel foi eleito após um tumultuado processo com acusações dos mais diversos tipos, representações, mandados de segurança e liminares tentando impedir a eleição.

A partir do fim da sessão, Jadiel Campos e Luiz da Sorveteria assumem o comando do município. Alex Rocha, prefeito interino após o afastamento de Carlos Umbaubá, que assumiu após o afastamento de Zezinho da Everest, que morreu recentemente, deixando vago o cargo de prefeito, pois seu vice, o advogado Wanderley, também morreu.

Com a vacância do cargo, começou a guerra pela prefeitura. Houve uma eleição, Alex contestou, foi determinada outra, até a Câmara não queria fazer, o juiz Manoel da Costa Neto determinou a nova eleição e tentaram impedi-la de acontecer. Por fim, Alex desistiu da candidatura em cima da hora deixando o irmão do prefeito eleito, Wanderlan Correia como candidato.

Jadiel ganhou a eleição por 6x4, na Câmara Municipal. Neste momento, alguns moradores da cidade estão comemorando a eleição de Campos. Todavia, o clima é de confusão eleitoral, pois Alex permanece candidato à prefeito. Do outro lado, Armando Batalha, apenas acompanhou o processo e continuou seu trabalho de campanha rumo à prefeitura de São Cristóvão.

Polícia Federal vai investigar Laércio Passos

José Laércio Passos Júnior, prefeito de Rosário do Catete, no interior de Sergipe, será alvo de investigação da Polícia Federal após denúncia de compra de voto. Segundo Jorge Barbosa Santos, morador da cidade, o prefeito e candidato à reeleição pelo PMDB teria feito a oferta com cheque da Prefeitura. Ontem, a Procuradoria da República no Estado solicitou a instauração de inquérito policial para apurar o caso.

A principal prova contra o prefeito é um cheque no valor de R$ 200 encaminhado à polícia. Cabe agora à promotora eleitoral Cecília Pelella decidir se solicita a impugnação do candidato. Não é a primeira vez que candidato é alvo de denúncias de irregularidade. Em julho de 2006, ele e outros 34 foram presos (entre prefeitos e funcionários de prefeituras do Nordeste) na Operação Fox, da PF. O grupo é acusado de peculato (desvio de dinheiro público), corrupção ativa e passiva, violação da lei de licitações e formação de quadrilha.

As investigações, que incluíram interceptações telefônicas, haviam sido iniciadas em 2004 à pedido do procurador da República Paulo Gustavo Guedes Fontes e foram implementadas pela PF. Ao total, 48 pessoas foram denunciadas ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região.

Fonte: FaxAju

Receptividade dos socorrenses tem emocionado Fábio Henrique


“Quero agradecer a todos vocês, que fazem questão de andar conosco todos os dias para apresentar aos socorrenses qual é a verdadeira mudança para o município. Tenho a impressão que nossa campanha cresce, e que as pessoas estão mais receptivas porque querem o que é melhor para Nossa Senhora do Socorro. O que falo tem fundamento e é respaldado por dois institutos de pesquisas, Opinião e Padrão, que apontam que estamos à frente nas pesquisas com uma vantagem considerável”, afirmou Fábio Henrique, com os olhos cheios de lágrimas, durante o encerramento da caminhada no conjunto Marcos Freire III. O candidato a prefeito de Socorro tem ido todos os dias de porta em porta dia pedir o voto aos socorrenses.

Para Jackson Barreto, que tem participado ativamente das caminhadas, a campanha de Fábio Henrique se classifica pela alegria e pela forma festiva das pessoas. “Isso é a credibilidade que o candidato tem. Ele passa para a militância e esta passa para a população. Eu gosto muito de fazer campanha caminhando, que fomos nós que inovamos na política de Sergipe. Acho que é a forma de dar certo, é o contato direto com o eleitor e nesse quesito Fábio Henrique está com a aprovação dez”, detalhou Jackson.

Já o deputado federal Eduardo Amorim ficou surpreso com a receptividade dos socorrenses a Fábio Henrique e os resultados das pesquisas, porém ressalta que isso não é motivo para relaxar e achar que a eleição está ganha. “Fábio Henrique defenderá a dignidade e o respeito do cidadão de Nossa Senhora do Socorro. As pessoas de Socorro precisam ter consciência em quem votar. A proposta de Fábio é uma caravana da cidadania, da humildade e que pretende mudar o município. Temos que valorizar as pessoas de bem, comprometidas, e dizer não para os egoístas. Fábio Henrique já provou que não cruzará os braços para defender o nosso povo”, ressaltou Eduardo Amorim.

Fábio Henrique faz questão de visitar todas as casas por onde passa, com a finalidade de saber as necessidades da população e apela para que as emissoras de rádio e televisão da capital promovam um debate entre os candidatos a prefeitos de Socorro, porque são quase 80 mil eleitores que ouvem e assistem as emissoras de Aracaju. “Quero me dirigir ao meu querido povo de Socorro, povo pelo qual fiz uma opção, para que não aceitem a baixaria, o xingamento, porque vamos fazer uma campanha limpa. O povo quer ouvir quem tem propostas e idéias para melhorar as suas vidas”, disse Fábio Henrique.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Enquete aponta eleição de Edvaldo no primeiro turno

Enquete feita no site, aponta a vitória esmagadora no primeiro turno do candidato Edvaldo Nogueira (PCdoB). Até o momento, a preferência do candidato da coligação, Aracaju Avança com Trabalho, tem 66% da preferência dos eleitores.

Em segundo aparece o candidato Almeida Lima (PMDB), com 24%, seguindo por Mendonça Prado (DEM), com 9% dos votos. De acordo com a pesquisa, Edvaldo Nogueira vence com grande vantagem no primeiro turno.

A campanha do candidato comunista tem apresentado grandes avanços e vem colocando a militância da coligação nas ruas e conquistando o eleitorado. A campanha do segundo colocando, Almeida Lima, vem sido marcada pelo grande volume de dinheiro investido nela, dinheiro esse, que não vem surtindo o efeito desejado pelo candidato.

Já a campanha dos democratas, até agora não disse para que veio. O apelo emocional, causado pelas vinhetas gravadas pela senadora Maria do Carmo, que está enferma, não causaram a expectativa esperada. A apelação não foi bem recebida pelo público, que parece não acreditar na eleição de Mendonça Prado.

Das duas uma, ou Mendonça Prado não tem mesmo o carisma necessário para conquistar os votos necessários, ou dona Maria do Carmo e o ex-governador João Alves Filho, já estão enterrados politicamente. Cabe a você, caro leitor, tirar suas conclusões.

Como determina a legislação eleitoral...

Como determina a legislação eleitoral, que pede que coloque as informações de todos os candidatos, as assessorias dos candidatos Almeida Lima, PMDB e Vera Lúcia, PSTU, não enviaram matérias. Novamente volto a afirmar que o blog continua aberto para todas as candidaturas.

Administração municipal é aprovada por 66,4% da população

Imagine morar numa cidade onde serviços como limpeza pública, obras estruturantes, saúde e educação, urbanização de praças e recapeamento de ruas e avenidas carregam a marca da qualidade e da eficiência. Assim é avaliada a administração municipal de Edvaldo Nogueira (PCdoB), aprovada por 66,4% da população de Aracaju em pesquisa divulgada esta semana pelo Dataform.

Os indicadores de aprovação popular estão bem acima da médica nacional e vêm crescendo rapidamente. Na pesquisa anterior realizada há cerca de um mês pelo mesmo instituto, o percentual de satisfação chegava a 60,1%. Esse excelente resultado se justifica pela forte presença da Prefeitura de Aracaju no cotidiano dos cidadãos, apoiada numa gestão ética, moderna, democrática, eficiente e comprometida com os excluídos.

"Há quatro pontos fundamentais que têm sido a base de nosso trabalho: governar para os mais necessitados, com ética, aplicando o dinheiro público de maneira correta, não roubando e não deixando roubar; com democracia e real participação popular; e de forma moderna, fazendo com que os recursos gerem satisfação para a sociedade. Foi dessa forma que transformamos Aracaju na melhor capital brasileira em qualidade de vida e na única do Nordeste com a melhor relação emprego-renda", afirmou o prefeito.

O sentimento das ruas reforça os números apresentados pelo Dataform. "No meu bairro e na redondeza o prefeito está trabalhando bastante. Foram construídas diversas praças, feitas muitas obras de drenagem e pavimentação, a coleta de lixo é diária e a cidade está bonita como nunca. Dá orgulho a gente morar aqui", elogiou o repositor de supermercado Givaldo Santo de Jesus, 21 anos, morador do Santos Dumont.

Quem partilha da mesma opinião é a operadora de caixa Jocimar Rodrigues dos Santos, 24 anos, que nasceu e se criou no Santo Antônio. "Edvaldo está fazendo muitas coisas nos bairros, principalmente na periferia e na Zona Norte. Aracaju está limpa, bem cuidada e agora tem até o viaduto, que melhorou a vida de muita gente que ficava presa no trânsito todo dia", destacou.
Apesar de morar no Marcos Freire, município de Nossa Senhora do Socorro, o agente administrativo José Cardoso, 49 anos, trabalha Aracaju e acompanha todos os dias a evolução da cidade. "Só não vê quem não quer. Melhorou tudo. Veja a quantidade de obras, os parques, as praças, a limpeza, os postos de saúde e as escolas. Está uma beleza", ressaltou.

João Alves pede votos para Mendonça em carreata por vários bairros da cidade

Com intensa participação popular, o ex-governador João Alves Filho liderou pessoalmente, na noite da última terça feira, 26 de agosto, o Movimento 25 - Mendonça Prado prefeito de Aracaju, na mini-carreata “Sua cidade é sua vida”, que passeou pelas ruas dos bairro Veneza I e II, Dom Pedro I e II, Novo Paraíso, Bairro América, Siqueira Campos e avenida Rio de Janeiro, levando a opção Mendonça Prado como a melhor solução para a prefeitura de Aracaju.

“Chegou a hora da renovação política em Aracaju. O povo precisa de um prefeito competente, responsável, honesto, com vontade para trabalhar. Agora é a hora de Mendonça. Vamos virar o jogo e mostrar como se trabalha pelo desenvolvimento de Aracaju”, convocou João Alves, ao ser abraçado pelo povo em clima de festa nas ruas da periferia da cidade.

“Quero carregar a bandeira do 25 bem junto ao meu peito porque tenho orgulho dela. Vou trabalhar pra ver Aracaju crescer com Mendonça Prado”, declarou Carlos Alberto de Oliveira, 33 anos, ao reconhecer a importância das grandes obras e serviços prestados pelos democratas. “Minha mãe e minha família já votam neles há mais de 20 anos porque a vida toda recebeu assistência de dr. João e dona Maria. Eles se dedicaram a cuidar do povo por isso eu também vou continuar votando neles”, reforçou.

As propostas de investimentos em infra-estrutura, saneamento básico, melhoria das condições de vida da população, regularização do sistema de transporte urbano, programa de habitação popular e desfavelamento, apresentados por Mendonça Prado plantaram novas perspectivas no seio da população. “O povo de Aracaju conhece João, conhece o trabalho de Maria do Carmo, confia na vitória de Mendonça porque sempre estiveram junto do povo mais pobre, trabalhando pela moradia, pela saúde das mulheres, preocupados com as crianças. Eles sabem onde o pobre mora, como sofre, do que precisa, como resolver os problemas. Com a ajuda de dr. João, com a experiência de dona Maria, Mendonça vai ser o prefeito do povo pobre de Aracaju”, afiançou Lourdes Soares Vieira do Nascimento, 39 anos, mãe de 3 filhos, moradora do conjunto Padre Pedro.


As propostas de Mendonça, a experiência reconhecida de João e os serviços sociais prestados por Maria à população de Aracaju levaram o contágio ao povo, enchendo as ruas de alegria e fazendo brotar um brilho novo nos olhos dos pais, das mães e das crianças que disputavam nas calçadas os panfletos, adesivos e santinhos de Mendonça Prado.

Anderson Góes continua campanha na capital

O professor Anderson Góis, candidato do PCB à prefeitura de Aracaju, tem realizado caminhadas diárias em vários bairros e panfletagem em sinais de trânsito, diz que a receptividade é maravilhosa, “chegamos sem carro de som, sem bandeiras, sem malabarismos, mas com propostas para oferecer, e encontramos sempre a população disposta a ouvir, querem conhecer o meu projeto para a nossa capital”.

O candidato encara a eleição e ainda uma jornada de 64 aulas semanais nas sete escolas particulares que leciona. “Sou jovem, tenho força e coragem para o trabalho, é esse dinamismo que está contagiando o povo de Aracaju em torno da nossa candidatura”. O empolgado candidato não se deixa abater pela falta de recursos para a campanha. Segundo ele, já se preparam há dois anos para esse momento. “Era o que esperávamos encontrar, dificuldades, mas nada que nos deixe com desânimo, pelo contrário, encontramos força na adversidade e na atenção que o cidadão aracajuano nos dá”.

O professor Anderson aposta no eleitor jovem, no eleitor decepcionado com a esquerda direitona, no individuo indeciso e claro no convencimento com base em argumentos para uma gestão eficiente. “Tenho insistido em dizer que quem escolhe o voto é o eleitor, o eleitor está cada vez mais atento a essas campanhas milionárias e o manuseio desses recursos, o fato de a minha candidatura não ter dinheiro não quer dizer que o cidadão não possa escolher dar o seu voto para mim, tenho mostrado que só há uma verdadeira oposição a esse acordão firmado contra o povo e em favor de grupos políticos, Anderson Góis e o PCB”.

O é falante, dono de boa oratória e retórica e é muito carismático. Mostra que conhece de gestão pública, tem dados precisos sobre como arrecadar recursos para administrar a cidade e os seus projetos são diversos e para todos os setores da sociedade. “Todos os 'santinhos' que estão chegando nas casas dos aracajuanos com a minha imagem fui eu mesmo que depositei em suas caixas de correio, vou bater em todas as portas para mostrar o meu projeto, não quero ser um desconhecido para Aracaju", afirmou o candidato.

“Represento hoje o surgimento de um novo projeto para Aracaju, tenho certeza que o eleitor de minha querida cidade irá me levar para a vitória nas urnas e mostrar que não se compra a consciência de um homem e de uma mulher de bem”, completou o professor.

Edvaldo fará primeira passeata de campanha

Nesta sexta-feira, dia 29, às 15h, o prefeito candidato à reeleição Edvaldo Nogueira (PCdoB) realizará a primeira grande passeata da sua campanha. A concentração será na praça da Bandeira e o encerramento na Fausto Cardoso, palco dos grandes acontecimentos políticos da história da cidade. A expectativa da organização é reunir cerca de 15 mil pessoas.

Participarão da caminhada o governador Marcelo Déda (PT), o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), o deputado federal Jackson Barreto, o deputado estadual Ulices Andrade (PDT), o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Góes (PT), candidatos a vereadores, além de importantes lideranças dos 14 partidos que integram a coligação ´Todos por Aracaju´.

Estão confirmadas ainda as presenças de nomes do PCdoB de destaque no cenário nacional, como o senador pelo Ceará Inácio Arruda, o presidente nacional do partido, Renato Rabelo, e a prefeita de Olinda (PE), Luciana Santos Há também a possibilidade da participação do deputado federal e ex-presidente do Congresso Nacional, Aldo Rebelo.

Segundo Inácio Arruda, a manifestação da sexta-feira tem tudo para aumentar ainda mais a temperatura da campanha e ajudar a definir a eleição ainda no primeiro turno. Edvaldo tem feito uma administração voltada para a população mais pobre e humilde, tornando a cidade mais humana e justa sem, no entanto, esquecer do desenvolvimento econômico, observou.

O percurso de cerca de seis quilômetros começará na avenida Barão de Maruim, passando pelas ruas Itabaiana, Itabaianinha, Apulcro Mota, Florentino Menezes, José do Prado Franco e pelo calçadão da João Pessoa, até chegar ao local onde ocorrerá o comício de encerramento na praça Fausto Cardoso.

Segundo o coordenador da campanha e candidato a vice Silvio Santos (PT), a previsão é que essa seja uma das maiores passeatas da história da cidade. A julgar pela mobilização das pessoas, pelo engajamento da nossa militância espontânea, pela confirmação de presenças, temos tudo para fazer uma grande mobilização em favor do avanço, do desenvolvimento e da qualidade de vida de Aracaju, afirmou.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Valdir Santos cobra ações do poder público

O vereador Valdir Santos (PTdoB), cobrou que o poder público municipal volte suas atenções para socorrer a população mais carente e que por falta de condições econômica termina construindo suas residências em locais inadequados e que lhes ofereça perigo de vida constante.

Para o parlamentar é preciso que o poder público efetue uma fiscalização rigorosa para evitar este tipo de construção de moradias, para que depois não tenha que investir no socorro às vítimas atingidas. Valdir Santos considera importante que a Prefeitura de Aracaju e Defesa Civil busquem os meios necessários para amenizar o sofrimento destas famílias.

Outro tema destacado por Valdir Santos, foi em contestação às privatizações de empresas como Energipe e Telergipe, que no seu entendimento só conseguiu trazer prejuízos para a população que hoje sente-se prejudicada e não tem a quem reclamar ou recorrer.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Baile argentino em Pequim

Baile argentino. Foi o que assistimos agora há pouco pelas semi-finais das Olimpíadas de Pequim. A seleção brasileira de futebol mais uma vez se apequenou diante da potência argentina que demonstrou um futebol agressivo e ofensivo, que lembrou os velhos tempos do nosso futebol.

Uma derrota vergonhosa por 3x0 com dois gols de Sérgio Aguera e um de Riquelme. Mas tudo isso já era esperado. No comando da seleção brasileira, um técnico inexperiente e completamente covarde. O Brasil entrou em campo com uma postura totalmente defensiva, o que ajudou o jogo da Argentina. O time apático e totalmente nervoso contou com os volantes Anderson, Lucas e Hernanes e apenas Rafael Sóbis no ataque.

Agora eu pergunto. Quando o futebol brasileiro entrou em campo para se defender? Quando um técnico covarde e que nunca dirigiu nem time de várzea assumiu a principal força do nosso futebol? Será que continuaremos a mercê de Ricardo Teixeira e toda a sua turma? Vocês, caros leitores, podem responder!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Edvaldo é recebido de forma calorosa pelo povo do Santa Maria

Sob as bênçãos de uma santa e de um padre, o povo de Aracaju saiu mais uma vez às portas para mostrar que coloca fé na vitória da candidatura do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) e do vice Silvio Santos (PT). Na manhã deste domingo, a coligação "Todos por Aracaju" realizou uma grande caminhada que invadiu as ruas do Conjunto Padre Pedro, no Bairro Santa Maria, para levar sua mensagem de otimismo e pedir o apoio da população daquela comunidade para dar continuidade a um trabalho que vem dando certo.

"Basta comparar como era este bairro antes e depois da nossa entrada na Prefeitura Municipal para ficar provado o resultado de um trabalho que beneficiou muito o Santa Maria e que nós estamos avançando cada vez mais. Aqui nós temos obras por todos os lados", disse Edvaldo, ao lembrar a abertura de avenidas, a drenagem e a pavimentação de diversas ruas e a construção de equipamentos urbanos, como unidade de saúde, escola e praça.

O prefeito informou ainda que na sua administração foi inaugurada a unidade de ensino "Vitória de Santa Maria", e que com os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estão sendo investidos mais de R$ 68 milhões na construção de 2.212 unidades habitacionais; estação de tratamento de esgotos; e mais mil metros de canal. São obras que irão beneficiar diretamente os conjuntos Padre Pedro II, Governador Valadares, Senhor do Bonfim e Paraíso do Sul.

Fonte: www.edvaldo65.can.br

Fábio Henrique tem média de 15.5% de vantagem em Socorro

A eleição de Socorro está ficando num clima de tranquilidade para o radialista Fábio Henrique (PDT), depois que saiu o resultado da última pesquisa do Cinform, que lhe dá 14 pontos de vantagem sobre o outro candidato.

Em institutos diferentes, Fábio tem vantagens que oscilam entre 14 e 17% sobre Adelson Barreto, que perdeu mais alguns pontos nas pesquisas. Após a campanha ter começado, Fábio cresceu de forma avassaladora nos complexos habitacionais de Socorro.

Com uma média de 15.5% de vantagem na soma das pesquisas, Fábio encontra-se em uma situação confortável na corrida rumo à prefeitura de Socorro.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Segurança Pública: Segurança ou Insegurança?

É notório o estado que a população sergipana enfrenta todos os dias. A falta de segurança vem transformando cidadãos de bem em verdadeiros reféns da bandidagem. Muros altos, cachorros brabos, grandes investimentos em segurança eletrônica. Vale tudo na luta por dias mais tranqüilos e para que se aumente o sentimento de segurança.

Segurança essa que é papel do Estado fornecê-la. Mas como fazer isso se os nossos policiais ganham misérias como salários, são despreparados, baixo efetivo e ainda contam com uma extraordinária estrutura, digna de um grande país subdesenvolvido: viaturas velhas, armamento que parecem mais sucatas, coletes à prova de bala com validade vencida, enfim, uma enorme folha corrida de problemas.

Mesmo assim, deveríamos torcer que, pelo menos, esses policiais tentassem ajudar a população que sofre muito com a falta de segurança. Muitas vezes, por conta de todos os problemas que a segurança pública enfrenta, esses policias trabalham desmotivados e não dão a devida atenção que nós, cidadãos merecemos

Despreparo policial ou ineficiência do Estado?

A polícia até que tenta fazer a parte dela, mas os recursos são limitados e o que podemos encontrar é uma polícia de mãos atadas e com mínimos recursos operacionais. Até quando a população sergipana deve enfrentar o caos em que vivemos? Até quando precisaremos passar por situações de insegurança? Até quando teremos viver em total Estado de abandono?

Edvaldo participa de Chat da Infonet

Dando continuidade às sabatinas com os candidatos à prefeitura de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira foi o entrevistado pelos jornalistas e público de hoje, quarta-feira.

Nogueira falou sobre as obras que foram realizadas em Aracaju e negou que houve apenas a obra do viaduto, colocada pelo jornalista Raimundo Brito (Correio de Sergipe). Informou, ainsa, que foram mais de R$ 68 milhões investidos no Santa Maria por meio do Peograma de Aceleramento do Crescimento (PAC), recursos oriundos do Governo Federal.

Valorizou a obra do viaduto do DIA pelo impacto provocado na vida das pessoas, comparando-a à ponte Aracaju/Barra, por onde passa um menor volume de veículos.

Nogueira comentou sobre outras tantas realizações, tais como a liberação do uso do passe escolar aos domingos; a redução da velocidade máxima de trânsito da cidade, que reduziu drasticamente o número de acidentes e aumentou o número de vidas salvas no trânsito; comentou sobre o seu interesse em realizar a licitação do transporte público em parceria com as prefeituras de São Cristóvão e Aracaju.


Confira na íntegra o chat com Edvaldo Nogueira clicando aqui

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Veja o vídeo de Pipita estribuchando no hospital de Estância, após ter sido capturado.

Sempre ele...

O deputado Augusto Bezerra, especialista em baderna nos hospitais de Sergipe, foi acusado pelo secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, de não gostar do povo sergipano. Segundo Rogério, Bezerra tem a intenção de questionar judicialmente o concurso para provimento de 2 mil vagas na área de saúde.

Sempre ele... Augusto já gosta de arrumar confusão com Carvalho. Da última vez, quase vai parar no Conselho de Ética da Assembléia Legislativa, tudo por causa de confusão armada contra a saúde pública de Sergipe.

Este é o preço que o sergipano paga pela irresponsabilidade de alguns representantes do povo.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Juiz mantém vereadores em São Cristóvão

O Juiz da Comarca de São Cristóvão, Manoel Costa Neto, acatou a liminar e manteve nos cargos os vereadores, Jadiel Campos e Luiz de Souza, que assinaram o pedido de renuncia de seus mandatos, quando da realização da eleição para assumir a vacância do cargo de prefeito daquele municipio, com a morte do prefeito afastado, José Correa neto, o Zezinho da Everest.

Na sessão que será realizada pela Câmara Muncipal de São Cristóvão, nesta terça-feira, os vereadores poderão decidir a nova data em que será escolhido o nome para ocupar de fato o cargo de prefeito daquele muncipio, até 31 de dezembro desse ano.

Veja o mandado de segurança impetrado pelos vereadores bem como a decisão judicial que os mantém no cargo:

Mandado de Segurança.

Impetrantes: Jadiel Campos e Luiz de Souza

Iimpetrado: Jorge Luiz Lisboa de Santana - Presidente da Câmara de Vereadores do Município de São Cristóvão

O homem só é feliz até o dia que precisa da Justiça. Como Autor, pior como Réu, pois dai ele perdeu a Paz.

Manoel Costa e Silva

Vistos et coetera.

JADIEL CAMPOS e LUIZ DE SOUZA, devidamente qualificados nos autos em epígrafe, vieram, perante este Juízo, por conduto de procurador, impetrar Mandado de Segurança com requerimento Liminar contra ato do Vereador JORGE LUIZ LISBOA DE SANTANA ? PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE SÃO CRISTÓVÃO, também qualificado, almejando, em sede de liminar a abstenção do ato que determine a convocação dos suplentes para assumir o cargo, cada qual, de Vereador Municipal no lugar dos impetrantes; ou, em assim já procedido, a revogação do ato, em virtude da existência de demanda em Juízo, para apreciação da validade da sessão extraordinária da Casa Legislativa que elegeu os impetrantes aos cargos de Prefeito e Vice- Prefeito Municipal.

No dia 05 de agosto do corrente ano, em sessão extraordinária realizada pela Câmara Municipal, foram os impetrantes, após realização de eleição indireta, escolhidos para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, com maioria absoluta dos votos pelos membros. O Vereador Alexsander Oliveira, quando da posse de fato dos impetrante, fora comunicado da decisão tomada pela Casa Legislativa. Por outro lado, pelo representante do Ministério Público Estadual, fora promovida uma Ação Cautelar Inominada, tombada sob o nº 200883000569, questionando a validade da referida eleição, cuja decisão liminar determinou a suspensão de seus efeitos até provimento final, entendendo-se incluso, o ato de renúncia de ambos impetrantes aos cargos de Vereadores, por estar abrangido no procedimento eleitoral impugnado. Por fim, noticiam o intento do informante, no dia 07 de agosto, de convocar os suplentes para assumirem as vagas em aberto com a renúncia. Juntaram diversos documentos.

Os autos volveram-me conclusos para apreciação da liminar pleiteada inaudita altera pars.

Relatado. Decido.

A insurreição dos Impetrantes se cinge ao ato do Presidente da Câmara Municipal de São Cristóvão em convocar os suplentes para assumirem os cargos, cada qual, de Vereador Municipal, em virtude da nomeação daqueles, na eleição indireta realizada em sessão extraordinária na Casa Legislativa, ocorrida no último dia 05 de agosto, para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito Municipal.

É sabido que a exordial do Writ, como toda e qualquer petição inicial, deve obedecer ao que reza os arts. 282 e 283 do Diploma Processual Civil, sob pena de ser liminarmente indeferida.

Assim, o Impetrante pode e deve juntar à petição inaugural os documentos que entender de importância para demonstração da existência dos fatos constitutivos de seu pedido, incluindo os que são indispensáveis para a valoração imediata do Juiz do direito translúcido autorizadores da concessão da liminar pleiteada inaudita altera pars;

In casu, percebo que os Impetrantes preencheram os requisitos formais para apreciação do pleito liminar.

Desse modo, temos para a concessão da liminar pretendida, a necessidade de se verificar de plano, dois requisitos: a verossimilhança do alegado, através da aparência do direito líqüido e certo a ser tutelado e o perigo da demora.

Como verossimilhança do alegado, os impetrantes evidenciaram, além da documentação acostada, o caráter preventivo da pretensão, qual seja, preservar a existência do ato jurídico, com a não convocação dos suplentes, em virtude do sobrestamento do ato que teria gerado a vacância dos cargos de Vereadores na Casa Legislativa.

Em face da urgência da medida preventiva, evidentemente não é possível ao Julgador o exame pleno do direito material invocado pela parte interessada, até porque tal questão será analisada no julgamento do mérito quando da prolação da sentença, restando a este, apenas, uma rápida avaliação quanto a aparência de um direito líqüido e certo a ser tutelado.

A expressão de vontade tendente à renúncia foi manifestada pelos Impetrantes de forma clara, após a eleição indireta e no exato momento da posse, consoante consta do Termo de Posse.

A Ação Cautelar intentada pelo zeloso representante do Ministério Público Estadual questionou judicialmente apenas a legalidade da eleição havida na sessão extraordinária realizada de forma indireta na Câmara de Vereadores para os cargos de Prefeito e Vice Prefeito. O ponto fulcral é quanto à validade das Renúncias aos cargos de Vereador, ocorridas na sessão ? embora a Ata seja silente a respeito ? mas em ato subsequente, mas àquela vinculado.

O ato de Renúncia é tratado como irretratável, irrevogável e incondicional. Segue-se, assim, a tendência anticausalista que era abraçada pelo Código Civil de 1916, quando a ?causa? não tinha grande relevo para a consideração dos elementos. O ato adquire eficácia jurídica independentemente da causa. Exige-se apenas a presença dos pressupostos em geral: agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa em lei.

O principal argumento dos Impetrantes é quanto ao fato das Renúncias terem sido consequentes da eleição cujos efeitos jurídicos se encontram sobrestados por decisão judicial; e quando ao defeito de forma.

Vejo, entretanto, que quatro aspectos merecem, neste instante procedimental, mesmo que perfunctórias, as devidas apreciações: a regularidade aparente ou não das eleições; os atos de renúncia imprescindíveis à investidura posterior de Prefeito e Vice-Prefeito; a manifestação livre de vontade; e a forma do ato administrativo.

A Doutrina e Jurisprudência pátrias afirmam que a eleição indireta para os cargos do executivo nos dois úlitmos anos de mandato, de responsabilidade das Casas Legislativas em todas as esferas de poder é uma Eleição Constitucional, respeitante que é do Princípio da Autonomia dos Poderes constituídos, sem a participalção da Justiça Eleitoral. Deve haver obediência ao imperativo constitucional que determina ao Poder Legislativo Municipal disciplinar o processo eleitoral para a escolha indireta dos aludidos cargos do Poder Executivo.

A Constituição Federal fez a devida previsão, submetida a regulamentação à Lei infra-constitucional, que nunca chegou a existir. Desse modo, à míngua de um diploma legislativo, deve a Casa Legislativa estabelecer regras de processamento, levando em conta os sagrados direitos individuais constitucionais.

A Eleição Indireta, redundantemente falando, é uma Eleição como outra qualquer! Mas não deveria ser ao “pé da letra” equivalente a uma votação para a composição da Mesa Diretora da Câmara, por exemplo. As disposições regimentais são apenas um ”Norte”. A sua forma de realização é sumaríssima, em 30 dias.

Infere-se dos documentos acostados que a sessão impugnada teve a Presidência do Primeiro Secretário da Casa, Vereador Israel Sarmento, que aplicou o Regimento Interno ao espelho da Eleição para a composição da Mesa Diretora. O comando procedimental foi do Presidente. Os Impetrantes, a princípio, concorreram apenas como Candidatos, assim como outros populares presentes.

O ato se apresentava legítimo. Teve ele apenas a Aparência de um ato válido? Isto é justamente o que está sendo definido em ação própria promovida pelo MPE. Caberia aos Impetrantes questionar, naquele momento, a validade do procedimento? Tal acuidade pessoal “previsibilidade objetiva” quanto à nulidade, estaria dentro das respectivas searas? Concorreram eles para a prática de ato considerado torpe, para tirar proveito indevido?

Assim como o Direito, mesmo o consolidado, se vale da Teoria da Aparência para respaldar institutos ? legítima defesa putativa, casamento putativo, filiação putativa, herdeiro aparente, credor/devedor putativo, efeito material da revelia em feitos cíveis, etc.. - não se pode postergar aquilo que, carregados de elementos convergentes à formação de um raciocínio, faz gerar uma situação que se apresenta como legal e legítima, incorrendo o sujeito em erro. Tudo isto carece de exame apurado, cujo benefício da dúvida, e por aplicação do Princípio da Boa-Fé Objetiva, presumidos sempre presentes nos atos jurídicos, neste momento, favorece os Impetrantes.

A Teoria da Aparência se apresenta quando os atos são realizados por una persona engañada por una situación jurídica que es contraria a la realidad, pero que presenta exteriormente las características de una situación jurídica verdadera, pois, quien ha dado lugar a la situación engañosa, aunque haya sido sin el deliberado propósito de inducir a error, no puede hacer que su derecho prevalezca por en cima del derecho de quien ha depositado su confianza en aquella apariencia - José Puig Brutau, in Estudos de derecho comparado, 1951, p. 103, apud Rizzardo, 223-224

A boa-fé é exigida e protegida quando conduz à aquisição de um direito; ela exerce função de adaptação quando os atos jurídicos se formam ou executam, e obsta ou restringe os efeitos das nulidades. A boa-fé que decorre de erro plenamente justificado pelas circunstâncias supre as nulidades, remove os defeitos, ... Error communis facit ius, ou nas palavras de Demogue: Celui qui a traité avec une personne ayant toutes apparences d?avoir un droit ne doit pas être trompé, l?apparence raisonnable du droit, dans les rapports avec les tiers, produit les mêmes effets que le droit lui-même .

Procura-se fazer reinar a justiça, impondo-se a existência de certo grau de credibilidade aos atos, para tornar possível a vida social dentro de um padrão médio de honestidade e moralidade.

O Erro ainda é hoje bastante questionável na doutrina, embora seja o mais frequente e o mais fácil de rezlizar-se, devido a insuficiência mental da grande maioria dos homens (CUNHA GONÇALVES, in Tratado de Direito Civil, 4/294). ?O agente é levado a pratica o ato jurídico, que não praticaria por certo, ou que praticaria em circunstâncias diversas, se estivesse devidamente esclarecido.? (BARROS MONTEIRO, in Curso de Direito Civil, 1/185).

A manifestação de vontade (renúncia), naquele momento se tratava de ato jurídico perfeito. Se o fim por eles pretendidos, o exercício no cargo de Prefeito e Vice-Prefeito, encontra-se agora sob o crivo judicial para apreciação da legalidade, inclusive com decisão determinando o sobrestamento dos efeitos da eleição indireta realizada pela Câmara de Vereadores de São Cristóvão, em 05 de agosto de 2008, o ato motivador que conduziu os impetrantes à posse nos referidos cargos, que lhe é consequente, também se encontra dependente da análise de vício.

Sob a ótica do Direito Civil a doutrina dominante enquadra e reconhece esse tipo de manifestação de vontade, como ?Erro por Falsa Causa?, que é aquele caracterizado pela falsa motivação justificada na realização do negócio; e traz como conseqüência de sua verificação a anulação do ato realizado, vez que atinge a sua essência, a sua substância, em suas qualidades essenciais. Esta ?falsa causa? estaria dentro da previsibilidade objetiva do agente? Reza o artigo 138, do NCCB: ?além de essencial, o erro deve, para permitir a anulação do negócio jurídico, ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio?.

É preciso sopesar os argumentos civis ante a peremptoriedade dos elementos característicos da Renúncia: irretratabilidade, irrevogabilidade e incondicionalidade. Entendo não se poder deixar de analisar o sítio em que ocorreu o ato, carecendo de maior dilação, exigindo o presente momento uma cautela necessária.

De mais a mais, a forma dos atos é o meio pelo qual se exterioza. Para ser válida a forma deve se compatibilizar com o que expressamente dispõe a lei ou esta não trazer vedação expressa. O aspecto da forma válida tem estreita conexão com os atos administrativos. A seqüência de atos prévios há que ser observada num iter (procedimento), até mesmo em homenagem ao princípio do devido processo legal. Torna-se viciado o ato se não foi rigorosamente observado. Se a lei exige a forma escrita e solene e o ato de outro modo corre o risco até mesmo da inexistência.

A forma é uma garantia jurídica para todos, é pelo respeito à forma que se possibilita o controle do ato administrativo, quer pelos seus destinatários, que pela própria administração, que pelo Judiciário. Até mesmo o silêncio pode significar manifestação de vontade, quando a lei fixa um prazo, significando concordância ou discordância.

Consoante se registra do artigo 94, do Regimento Interno Municipal: ?A RENÚNCIA DO VEREADOR FAR-SE-Á POR OFICIO DIRIGIDO A CÂMARA, REPUTANDO-SE ABERTA À VAGA(SIC) A PARTIR DE SUA PROTOCOLIZAÇÃO.? A curtíssimo exame se depreende a necessidade da FORMA ESCRITA, e a enumeração da Autoridade legitimamente autorizada a recepcionar. O destinatário seria o Presidente, Vereador Jorge Lisboa. A questão patenteada é aquela que diz respeito ao fato do Vereador Israel Sarmento, Primeiro Secretário, mas Presidindo uma Sessão Extraordinária, poderia ter recebido aquela manifestação de vontade, no ato da posse dos impetrantes aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito.

Consequentemente, carece de esclarecimento a convocação dos respectivos suplentes dos Impetrantes, visto que o mesmo dispositivo supra, reputa apenas como aberta a vaga a partir da protocolização do ato de renúncia. O que de fato não ocorreu.

Quanto ao perigo da demora, ressaltam a realização, na data de 12 de agosto de 2008, de sessão legislativa, donde advirão prejuízos, além da insegurança jurídica no Município.

?Periculum in mora é dado do mundo empírico, capaz de ensejar um prejuízo, o qual poderá ter, inclusive, conotação econômica, mas deverá sê-lo, antes de tudo e, sobretudo, eminentemente jurídico no sentido de ser algo atual, real e capaz de afetar o sucesso ou eficácia do processo principal, bem como o equilíbrio das partes litigantes.?(Justiça Federal -Seção Judiciária do Espírito Santo, Proc. Nº 93-0001152-9, Juiz Macário Judice Neto, j. 12.5.1993)

Quanto este requisito, verifico-o, na medida em que os impetrantes sofrerão prejuízos, caso não concedida a providencia liminar, vez que o ato de convocação dos suplentes se encontra na iminência de sua realização.

Ex positis, CONCEDO A LIMINAR, inaudita altera pars, determinando a a abstenção do ato que determinar a convocação dos suplentes para assumir o cargo, cada qual, de Vereador Municipal no lugar dos impetrantes; ou, em assim já procedido, a revogação do ato, em virtude da existência de demanda em Juízo, para apreciação da validade da sessão extraordinária que elegeu os impetrantes aos cargos de Prefeito e Vice- Prefeito Municipal..

Notifique-se a autoridade apontada como coatora para que, no prazo legal, preste as devidas Informações.

Tendo se operado a convocação dos Suplentes, providenciem os Impetrantes a formação do Litisconsórcio Necessário Passivo, visto que os efeitos da sentença os atingirão, sob pena de ineficácia.

Intime(m)-se.

São Cristóvão /Se, 12 de agosto de 2008.

Dr. Manoel Costa Neto

- Juiz de Direito-

Almeida Lima pode pegar mais uma representação eleitoral

O promotor eleitoral Marcílio de Siqueira Pinto, da 36ª Zona Eleitoral, também responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral na capital, continua ajuizando representações perante a Justiça com o fim de garantir o cumprimento da Lei das Eleições.

Umas das mais recentes iniciativas aconteceu no último dia 08 de agosto, quando o promotor ingressou com uma representação contra o candidato Almeida Lima pela utilização de outdoors nas sedes dos seus comitês. Marcílio cita a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e afirma que os outdoors somente são permitidos nas sedes dos partidos, e não nos comitês de candidatos. Outra ação dirigiu-se contra o candidato a vereador Emanuel Nascimento, por colocação de faixas na Avenida Barão de Maruim, esquinas com Av. Gonçalo Rolemberg e Rua de Itabaiana.

Marcílio está estudando também a possibilidade de ajuizar ação contra Almeida Lima pela confecção e distribuição de camisas com seu nome e número. A confecção de camisas está proibida, mesmo que contenha só o número do partido. O gasto é ilícito e pode levar até à cassação do mandato, afirmou o procurador regional eleitoral Paulo Gustavo Guedes Fontes, apoiando as iniciativas do promotor eleitoral.

Baixe o vídeo de Pipita no hospital de Estância

O aborrecente que matou, assaltou, estuprou e encheu o saco de muita gente no interior sergipano, Pipita, foi morto em ação policial na cidade de Tomar do Geru.Pipita, estribuchante, reclama no vídeo de estar com frio e morrendo. As imagens foram gravadas minutos antes de sua morte, o que acaba com a tese que dizia que Pipita teria morrido na porteira em que foi encontrado alvejado por três tiros pela polícia.

Clique aqui e baixe o vídeo exclusivo

O Oscar vai para?

Caros amigos, as eleições municipais 2008 em Aracaju estão transformando a cara da cidade. O poderio apresentado pelos candidatos majoritários tem dado a impressão de se tratar de mais uma super produção holyoodiana. A parte financeira tem forte aspecto e vem transformando o pleito eleitoral em uma conquista de leilão, no qual o ganha que pagar mais.

Também podemos enquadrá-la como a luta pelo Oscar. Neste contexto, os candidatos seriam os participantes que lutam para conquistar a tão sonhada estatueta dourada, ou melhor, a cadeira de comandante municipal.

O Senador Almeida Lima pode concorrer como o melhor filme de comédia, devido a sua astúcia para este fim e a recente luta em defesa do senador Renan Calheiros. O deputado federal Mendonça Prado concorre ao prêmio de melhor ator coadjuvante, já que esse é o seu real papel na disputa eleitoral deste ano. A candidata Vera Lúcia e Anderson Góis concorrem na qualidade de figurante, já o candidato Edvaldo Nogueira, concorre ao prêmio de melhor ator, já que todos os holofotes estão voltados para ele.

É amigos, as eleições 2008 são famosas, cheias de brilho e regada a muita politicagem baixo nível de alguns candidatos. No final, o que vale mesmo é o dedo na urna eletrônica e a consciência de cada um em saber escolher os melhores candidatos que serão responsáveis por promover as nossas leis e dirigir nossa cidade nos próximos quatro anos. Então vamos a famosa pergunta...e o Oscar vai para?

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Pesquisas apontam reeleição de Edvaldo Nogueira

As últimas pesquisas registradas nos Tribunais Regionais Eleitorais apontam para a reeleição de Edvaldo Nogueira (PcdoB) e de mais dezenas de prefeitos em diversas capitais brasileiras. O levantamento foi feito pelo Congresso em Foco no período de 08 de julho e 04 de agosto, a partir de resultados de diferentes institutos.

Dos 20 prefeitos que tentam se reeleger, 13 aparecem em primeiro lugar na preferência do eleitorado, ou pelo menos empatados tecnicamente na liderança. Três aparecem na terceira colocação. Entre os que encabeçam as pesquisas está Edvaldo Nogueira, cuja administração conquistou 60% de aprovação popular segundo o Dataform.

O ciclo de desenvolvimento com inclusão social iniciado em Aracaju a partir de 2001 começa a apresentar resultados consistentes: a capital sergipana deixou de ser a de melhor qualidade de vida do Norte e Norte para ocupar o topo do ranking nacional, segundo levantamento recente do Ministério da Saúde divulgado no Globo Repórter do último dia 04 de abril. Nesta semana uma nova pesquisa divulgada no Valor Econômico mostra que a capital sergipana é a primeira do Norte/Nordeste em geração de emprego e renda.

A forte presença da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) no cotidiano da população, apoiada numa gestão ética, moderna, democrática, eficiente e comprometida com os excluídos, se reflete na melhoria dos indicadores da saúde e da educação; na satisfação popular com os serviços públicos; nos investimentos em espaços de esporte e lazer; nas obras espalhadas por todos os cantos da cidade; e principalmente na auto-estima das pessoas.

Grande impacto

Além das ações do dia-a-dia, obras de grande impacto também marcam esse clima de otimismo nunca visto antes. A PMA está investindo um montante recorde de R$ 240 milhões, dos quais R$ 54 milhões em recursos próprios, na urbanização dos bairros Santa Maria e Coqueiral, que vai acabar com os dois maiores bolsões de pobreza da cidade; no Viaduto Jornalista Carvalho Déda; e na Orla do Pôr-do-Sol do Mosqueiro. O objetivo central é impulsionar o desenvolvimento em três frentes: inclusão social, infra-estrutura e turismo.

O grande desafio do prefeito Edvaldo Nogueira agora é preparar Aracaju para o futuro, mantendo o ritmo de crescimento com qualidade de vida. "Queremos consolidar o desenvolvimento sustentável da cidade e continuar no rumo do progresso e do desenvolvimento, sem perder o nosso maior foco, que é o bem-estar social e a melhoria das condições de vida da população. Para tanto, temos vários projetos em curso e estamos buscando recursos com instituições financeiras", afirmou.

Fonte: http://www.edvaldo65.can.br/

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Eleição idireta em São Cristóvão é anulada por juíz

O Juiz de Direito da Vara Cível de São Cristóvão, Manoel Costa Neto, acaba de suspender os efeitos da decisão da Câmara Municipal que, em eleição indireta, elegeu os vereadores Jadiel Campos e Luiz da Sorveteria, respectivamente prefeito e vice-prefeito. Com a decisão, o prefeito, o vereador Alex Rocha, continua co cargo até o julgamento de um possível recurso ou até a realização de uma nova eleição pelo Legislativo.

O magistrado tomou a decisão agora há pouco em função dos acontecimentos ocorridos na manhã de hoje, sexta-feira, na qual os vereadores fizeram uma verdadeira algazarra na sede da prefeitura do município.

Vergonha Nacional

Parece que ainda vivemos em um mundo atrasado, no qual o poder é o que interessa e, somente ele, custe o que custar. É o que está acontecendo na cidade de São Cristóvão. É caros amigos, por incrível que pareça, a quarta cidade mais antiga do país é a única cidade do mundo a ter dois prefeitos e dois secretários municipais em cada pasta.

Uma verdadeira vergonha para o nosso Estado. Parece até um conto de história em quadrinhos, mas infelizmente, é a pura verdade. Como os cargos de prefeito e vice-prefeito de São Cristóvão ficaram vagos, com a morte do prefeito afastado Zezinho da Everest e do vice em 2005, novas eleições deveriam ser convocadas, já que no cargo de comandante do município esta o presidente da Câmara de Vereadores, Alex Rocha.

Ocorrendo a vacância dos cargos executivos nos dois últimos anos do mandato, a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município de São Cristóvão determinam a realização de eleição indireta, em 30 (trinta) dias, para ambos os cargos. Ou seja, a Casa Legislativa deverá escolher um novo Prefeito e Vice-Prefeito para São Cristóvão.

Até aí tudo bem, tudo na mais perfeita ordem, só que a Câmara de Vereadores elegeu na última segunda-feira, o novo prefeito e vice do município. Para sua surpresa, o então prefeito Alex Rocha, ao chegar na manhã de hoje, sexta-feira, em eu gabinete, tomou conhecimento de que estaria afastado e que todos os seus secretários já teriam sido exonerados pelo prefeito eleito indiretamente, Jadiel Campos. “Isso é uma vergonha, querem tomar o poder na tora. O povo de São Cristóvão não merece essa palhaçada”, afirmou Alex Rocha.

O juiz da comarca de São Cristóvão, Manuel da Costa Neto, anunciou em um programa de rádio agora há pouco que tomou conhecimento dos fatos através do procurador do município e deve tomar sua decisão nos próximos minutos. Até lá, a prefeitura com dois prefeitos, fica parecendo com um famoso personagem de um determinado seriado de televisão, no qual sempre é lembrado no período eleitoral. Será que o Odorico Paraguaçu está de volta? Será que ele vai governar a cidade de São Cristóvão? Vamos esperar para entender e compreender a vergonha que se estabeleceu na quarta cidade mais antiga do país.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Ex-candidato a vereador de Socorro agride jovem em carreata

O incidente provocado pelo ex-candidato a vereador, já que ele está impugnado pelo TRE, Luiz Paulo do Panzuá (PSB), provocou muita confusão e constrangimento pois Luiz deu um soco em uma jovem que estava entregando panfletos do candidato a prefeito por Socorro, Fábio Henrique (PDT), que realizava uma caminhada no conjunto Marcos Freire III। A jovem agredida foi à Delegacia Plantonista para prestar queixa contra o ex-candidato. Luiz Paulo continuou aprontando mais ao discutir com os organizadores da passeata de Fábio, que estavam pedindo para os participantes se manterem recolhidos para deixar a carreata passar no ponto em que se encontrou com a passeata dos militantes do PDT.

A passeata do radialista continuou sem nenhum problema e Fábio, ao usar da palavra no mini-trio que lhe acompanhava, afirmou que a sua campanha é baseada na amizade, na participação das famílias e sem nenhum tipo de agressão verbal ou física।

Fábio caminhou com seus aliados, entre eles a vice-prefeita Elma Paixão, membros do PT, vários candidatos a vereador e muitos amigos por mais de seis horas। Passou por todas as ruas do Marcos Freire III, visitando os moradores de porta em porta, sendo muito bem recebido pelos moradores do conjunto, que manifestaram a indignação com o comportamento anti-social e anti-democrático dos aliados do outro canidato, que agrediram Fábio Henrique verbalmente. Já Adelson Barreto nem fez menção de reação para socorrer a jovem agredida ou repreender o ex-candidato a vereador que socou a moça.
Fonte: FaxAju

Candidato Fábio Henrique participa de chat e apresenta projetos

O candidato Fábio Henrique, da coligação ‘Socorro Mais Feliz’, participou do chat do Portal Infonet, realizado na tarde da última terça-feira, dia 29, quando teve a oportunidade de apresentar seus projetos e abordar sobre sua campanha.

O candidato respondeu aos questionamentos dos internautas e dos jornalistas Raimundo Brito, diretor de jornalismo do Correio de Sergipe e Paulo Sousa, assessor de comunicação da Prefeitura Municipal de São Cristóvão.Durante uma hora e meia, o candidato abordou temas relacionados aos programas sociais, de infra-estrutura, saúde e de segurança que pretende desenvolver em Nossa Senhora do Socorro. Fábio ressaltou que para aglutinar as lideranças em seu favor foi preciso uma série de fatores sendo “primeiro a credibilidade e confiança que as lideranças políticas depositaram no nome de Fábio Henrique. Elas entenderam que o melhor nome para administrar o nosso município é o de Fábio Henrique. Daí, até candidatos da oposição se uniram no projeto que é o melhor para Socorro. Não há milagre, as pessoas acreditam na minha história que é decredibilidade e de cumprimento dos compromissos assumidos”, destacou.O candidato de número 12 ressaltou que das prioridades de Socorro, além dainfra-estrutura, com ênfase para a pavimentação e a drenagem, será preciso o incrementar os programas sociais para atender a população mais vulnerável. Elepretende criar a Guarda Municipal, implantar o Orçamento Participativo, criar programas de atração de indústrias e fábricas para a geração de emprego e renda. Fábio irá descentralizar a administração criando as subprefeituras, melhorar o atendimento da saúde, implantar escola em tempo integral com ensino profissionalizante para capacitar os nossos jovens e construção de creches em todo o município.“Quero dizer que estou à disposição de qualquer órgão de imprensa egostaria de fazer um apelo às emissoras de rádio e televisão da capital, para que elas promovam um debate entre os candidatos a prefeitos de Socorro, afinal são quase 80 mil eleitores que ouvem e assistem as emissoras da capital. Por fim, quero me dirigir ao meu querido povo de Socorro, povo pelo qual fiz uma opção, para que não aceitem a baixaria, o xingamento, porque vamos fazer uma campanha limpa. O povo quer ouvir quem tem propostas e idéias para melhorar a sua vida”, encerrou Fábio Henrique