terça-feira, 30 de setembro de 2008

Dataform confirma vitória de Edvaldo no primeiro turno

Resta apenas mais uma semana até o dia das eleições e as pesquisas sobre intenção de voto do aracajuano seguem indicando vitória do candidato à reeleição, Edvaldo Nogueira (PCdoB), já no primeiro turno. De acordo com o levantamento do Instituto Dataform, veiculado nesta segunda-feira, 29, no jornal Cinform, Edvaldo tem hoje 56,38% dos votos válidos.

O atual prefeito de Aracaju manteve os 49,1% na categoria induzida. O índice lhe garante uma ampla vantagem sobre os concorrentes. O segundo colocado, Almeida Lima (PMDB), obteve apenas 19,9% do eleitorado. O terceiro, Mendonça Prado (DEM), foi citado como melhor opção por 12,6% dos entrevistados. Brancos, nulos e indecisos somam 12,9%, enquanto os candidatos Anderson Góis (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) têm 3% e 2,5%, respectivamente.

A pesquisa, registrada sob o número 211/2008 no cartório da 2ª Zona Eleitoral, foi realizada na última quinta-feira, 25, em 36 bairros da capital sergipana. Foram entrevistados 800 eleitores e a margem de erro é de 3,5%.

Tendência geral

As últimas quatro pesquisas do mesmo Instituto já indicavam a vitória imediata de Edvaldo Nogueira - em todas elas havendo uma vantagem crescente com relação à anterior. Conforme os números das quatro pesquisas anteriores realizadas pelos institutos Ibope e Soma (duas, cada um), Edvaldo também vence no primeiro turno.

Caminhada das mulheres em apoio a Fábio Henrique toma conta de Socorro

Na tarde deste sábado foi realizada a caminhada das mulheres de Nossa Senhora do Socorro em apoio a Fábio Henrique. O evento que marcou a história da cidade como a primeira manifestação exclusivamente feminina em prol de um candidato a prefeito da cidade.

Mais de duas mil mulheres partiram em caminhada da rótula da ponte do Marcos Freire até o mutirão do conjunto João Alves, onde Fábio fez um comício assistido por milhares de pessoas. Os jingles de campanha animaram toda a passeata, que se transformou em um verdadeiro carnaval de rua com o conhecido Bloco 12, dessa vez formado por mulheres. Todas mulheres presentes estavam vestidas de cor-de-rosa, para marcar com unicidade sua manifestação em apoio à candidatura de Fábio Henrique.

Para a organizadora do evento, Naedja Rezende, o ato foi combinado em uma conversa de amigas que tinham o desejo de mostrar que queriam apoiar a candidatura de Fábio Henrique, mas não imaginaram que a caminhada das mulheres tomaria proporções tão gigantescas como aconteceu. “Nossa idéia era fazer Fábio Henrique sentir que estava apoiado pelas mulheres socorrenses, mas o que aconteceu é que milhares de jovens, senhoras e idosas vieram mostrar seu apoio a ele, mostrando que votam no 12 da esperança e das verdadeiras mudanças. Assim, nossa manifestação de apoio se tornou uma das maiores já realizadas na cidade de Nossa Senhora do Socorro.

Fábio Henrique disse estar orgulhoso de ser tão querido pelas mulheres socorrenses e agradeceu pelas manifestações de carinho e incentivo das mulheres em sua candidatura. “Eu sei o quanto é importante a participação da mulher em nossas vidas, elas são as grandes lutadoras que estão sempre ao nosso lado e até a nossa frente. O que me faz cada dia mais realizado nesta campanha é ver manifestações como essa, que lotou avenidas inteiras para mostrar apoio ao nosso projeto de governo da cidade. Minha mãe fez questão de estar comigo nesta caminhada e em nome dela, agradeço a todas as mulheres que vieram dar sua força ao nosso projeto”, afirmou Fábio Henrique.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A gente pode?

Será mesmo que a gente pode? A gente pode ter um senador da república, candidato a prefeito de Aracaju, senador esse que foi motivo de chacota por toda a imprensa nacional?

É amigos, a gente pode ter Almeida Lima na prefeitura? Será que é isso que nosso povo merece? Um político que defendeu, como se fosse um verdadeiro cão de briga, ou o ‘advogado do diabo’ (como no cinema), as denúncias de corrupção do então presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB/AL)?

Pelo jeito e pelo andar das coisas em Sergipe, o povo vai ficar de olho bem aberto e gritar ao vento que ‘NÃO, NÓS NÃO PODEMOS acreditar em corrupção e defender a banda podre da política do nosso país.

Pesquisa do Jornal da Cidade confirma vitória de Fábio Henrique


Há poucos dias das eleições, o Instituto Soma realizou pesquisa para prefeito de Nossa Senhora do Socorro a pedido do Jornal da Cidade. De acordo com o levantamento feito, o candidato Fábio Henrique (PDT) possui 50,6% da preferência, contra 32,7% de Adelson Barreto (PSB) e 0,9% do Dr. Gilson (PRTB). Indecisos somam 12,5%, brancos e nulos 2,8%. A pesquisa foi realizada no dia 5 de setembro com 597 pessoas aptas a votar e divulgada no domingo (dia 7).

A diferença entre Fábio Henrique e o segundo colocado é de 17,9%, equivalente a mais de 14 mil votos já que em Socorro existem 78.248 eleitores. Na pesquisa espontânea, Fábio obteve a lembrança de 49,4%, enquanto que Adelson obteve 28,6% e Dr. Gilson 0,4%. Na rejeição, Adelson é líder indiscutível com 22,9%, seguido do Dr. Gilson com 14,8% e Fábio Henrique com 14,4%. A pesquisa do Instituto Soma está registrada na 34ª Zona Eleitoral sob o número 308/2008.

“As pesquisas registradas têm mostrado números próximos e semelhantes as nossas pesquisas para consumo interno. Elas confirmam a minha liderança, mas não devem ser motivo para reduzirmos o ritmo de nossa campanha, principalmente porque estamos na reta final e, com fé em Deus, certos da vitória”, afirmou Fábio Henrique, candidato de número 12.

CINFORM

A pesquisa do Dataform, do Cinform, que foi realizada no dia 30 de agosto, o candidato Fábio Henrique (PDT) teria 56,8% dos votos, enquanto que o segundo colocado, Adelson Barreto, teria 28,2%, já Dr. Gilson teria 2,3% e Paulo dos Santos 0,7%; estão indecisos 4,3% e 4,5% não sabem ou não responderam. Esses números são da pesquisa induzida, registrada sob o número 306/2008 no Cartório da 34ª Zona Eleitoral, e divulgada pelo Jornal Cinform na edição 1325. Por estes dados, a diferença entre Fábio e o segundo colocado é de 28,6%, que equivale a mais de 22 mil votos.

“Fazemos uma campanha sem agressão ao adversário, preferimos que a população conheça a nossa proposta, o que faremos para melhorar a vida das pessoas e as ruas estão falando pelo projeto de mudança que aplicaremos, na esperança de dias melhores”, disse Fábio Henrique.

Domingo é o dia da grande carreata da vitória

No próximo domingo, dia 28, a partir das 9h, acontece a última grande carreata do candidato à reeleição na capital, Edvaldo Nogueira (PCdoB) e de seu vice, Silvio Santos (PT) antes das eleições. A concentração será na avenida Tancredo Neves, atrás da sede da Petrobras. De lá mais de 3mil carros sairão percorrendo cerca 35 ruas e avenidas da Zona Sul da capital. Ao todo, o percurso terá aproximadamente 20 km.

Já estão confirmadas as presenças de várias lideranças, como o Ministro dos Esportes, Orlando Silva (PCdoB) e o governador do Estado, Marcelo Déda (PT). Além deles, devem participar do evento o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), os deputados federais Jackson Barreto (PMDB), Valadares Filho (PSB) e Laércio Oliveira (PSDB) e os estaduais Ulisses Andrade (PDT), Tânia Soares (PCdoB) e Zeca da Silva (PSC).

Assim como vem acontecendo em todos os atos de campanha de Edvaldo, a expectativa é de aceitação total nos diversos bairros de Aracaju. O percurso passa por vias do Siqueira Campos, Pereira Lobo, Suissa, Salgado Filho, Ponto Novo, Treze de Julho, Luzia e Coroa do Meio. O encerramento está programado para ocorrer na Orla de Atalaia.

Veja aqui o Mapa da Carreata com o percurso completo!

No decorrer da carreata, o portal www.Edvaldo65.can vai acompanhar em tempo real o andamento do percurso, esclarecendo dúvidas e informando ao internauta a localização do cortejo, assim como alguns flashes dos momentos de maior emoção.

sábado, 20 de setembro de 2008

Reconhecimento popular marca caminhada no Japãozinho


O reconhecimento popular ao trabalho que vem sendo realizado em áreas carentes da cidade estava nos sorrisos, nos aplausos e na empolgação dos moradores do Japãozinho, Ponta da Asa e Goré. Em caminhada na noite da última quinta-feira, 18, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e seu candidato a vice Silvio Santos (PT) percorreu ruas, avenidas, travessas e escadarias levando a mensagem da inclusão social e da qualidade de vida consolidada na atual administração.

Eleitores se enrolavam nas bandeiras vermelhas, donas de casa faziam questão de abraçar o prefeito e crianças cantavam o jingle da campanha, numa clara demonstração de que a população que continuar avançando com trabalho. Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Aracaju tem realizado importantes investimentos na região, como obras de contenção de encostas, drenagem, pavimentação, construção de praças e até mesmo o recapeamento asfáltico da avenida Euclides Figueiredo.

"É desse que a gente precisa. De um homem do povo, simples e trabalhador. Edvaldo foi o único que veio aqui e pisou na lama para ver de perto o sofrimento da gente. Os outros candidatos quando aparecem é de carro com medo de melar os pés", afirmou a dona de casa Valdeci Batista Santos, 36 anos, moradora da Travessa São João.

O prefeito aproveitou a oportunidade para assumir alguns compromissos que irão melhorar as condições de vida dos moradores do Japãozinho. Estão entre as metas para o próximo mandato a construção de uma praça na localidade, a drenagem do canal, a pavimentação das principais ruas e a realização de um estudo na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) que possibilidade a circulação de microônibus nas ruas mais estreitas para melhorar o transporte de passageiros na comunidade.

"Nunca foi feito tanto por essa região em apenas dois anos como na nossa administração. É uma grande alegria poder andar aqui e perceber como esse bairro mudou pra melhor. Com o apoio do presidente Lula e do governador Marcelo Déda, teremos todas as condições para fazer ainda mais nos próximos quatro anos. Por isso preciso do apoio, da solidariedade e do voto de cada um dos moradores do Japãozinho, da Ponta da Asa e do Goré", ressaltou Edvaldo.

Homenagem

Na altura da Rua São Carlos, o prefeito foi surpreendido com a homenagem de uma agente comunitária de saúde, que está entre as cerca de 800 que foram efetivadas recentemente pelo município. Ivani Alves dos Santos, 30 anos, exibia um cartaz de agradecimento pelo fato de uma reivindicação histórica da categoria ter sido atendida. "Ele cumpriu o que prometeu e foi legal com a gente. Só temos a agradecer", opinou.

Para o coordenador estadual da União Nacional por Moradia Popular, Alex Barreto, é justamente esse compromisso com as populações carentes que tem feito o prefeito crescer na preferência do eleitorado. "Em todos os bairros da cidade tem uma obra ou serviço feito pela Prefeitura Municipal. Edvaldo tem trabalhado com ética, determinação, participação popular e, por isso, tem conquistado cada vez mais eleitores", destacou.

O encerramento da caminhada aconteceu na rua Eduardo Bomfim, que antes era lama pura e agora está drenada, calçada e contará ainda com uma praça para o lazer dos moradores do Goré. "Estamos oferecendo qualidade de vida e dignidade para uma região que tinha tudo para ser esquecida pelo poder público. Com esses investimentos em infra-estrutura, iremos mudar a face de uma das regiões mais pobres do município", lembrou o prefeito.

Presenças

Participaram de mais esse ato de campanha da coligação "Todos por Aracaju" o deputado federal Jackson Barreto (PMDB), a deputada estadual Tânia Soares (PCdoB), a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, a coordenadora da Coordenação dos Movimentos de Mulheres do Estado de Sergipe (Conam-Mulher), Adriana Oliveira, além de candidatos a vereadores e líderes comunitários.

sábado, 13 de setembro de 2008

Fábio Henrique dispara em Socorro, já são 27% de vantagem sobre o segundo colocado

O radialista Fábio Henrique, candidato à prefeitura de Nossa Senhora do Socorro pela coligação Socorro Mais Feliz, disparou na frente na última pesquisa realizada pelo instituto Dataform, do jornal Cinform, divulgada na edição desta segunda-feira.

Na última pesquisa, a diferença entre Fábio Henrique e o segundo colocado era de 14,9%, depois de duas semanas sai este novo resultado, com amplo crescimento de Fábio Henrique que coloca 27% sobre o segundo colocado. Fábio tem 55,8% contra 28,2% do segundo colocado.

Para Fábio, o resultado da pesquisa é o fruto da sua campanha alegre, participativa e que conta com o apoio popular, ao contrário da campaha de seu principal adversário que é feita com violência, agressões e xingamentos. Fábio disse que a campanha feita por ele tem projetos e propostas, chamando assim a atenção do eleitor socorrense para seu plano de governo.

Atos recentes de moradores de Nossa Senhora do Socorro, como carregá-lo nos braços, mostram o espírito de vitória e o verdadeiro sentimento da população em relação à sua candidatura. Fábio Henrique dispara nas pesquisas, mostando que seu projeto é o mais apto para uma cidade que quer a verdadeira mudança.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Proteção social leva cidadania à população carente



"A maior obra que um prefeito pode realizar não é de concreto, de tijolo ou cimento, mas aquela capaz de oferecer melhores condições de vida às pessoas que realmente necessitam. Proteção social não é assistencialismo nem favor, é um direito do cidadão”. Esta é a visão do candidato à reeleição Edvaldo Nogueira (PCdoB) em relação às políticas de assistência social na sua administração, que têm ajudado a retirar milhares de famílias da situação de vulnerabilidade.

São diversos programas desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida das pessoas de todas as idades. Nos últimos dois anos a Prefeitura de Aracaju passou de dez para 14 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e a perspectiva é construir mais três nos próximos anos, sendo um no Coqueiral, outro no Santa Maria e mais um no São Conrado. O número de famílias beneficiadas com o Bolsa Família saltou de 20 mil para 26 mil.

O que mais chama a atenção na atual administração é que a política em execução não apenas dá o peixe, mas principalmente ensina a pescar. Num forte programa de inclusão produtiva que oferece gratuitamente cursos profissionalizantes e ajuda na inserção ao mercado de trabalho, cerca de seis mil famílias saíram da faixa de pobreza e não precisam mais do Bolsa Família.

Rosineide da Silva Rocha é moradora da Rua Hélio Santana, 84, no bairro Cidade Nova, e sentiu na pele os efeitos desta proteção social disponibilizada pelo Bolsa Família. “Durante dois anos e quatro meses eu recebi o cartão, que foi fundamental para ajudar no sustento das minhas duas filhas. Aquele dinheiro certinho todo mês dava uma tranqüilidade muito grande” contou.

Depois de ter aberto um salão de beleza em frente a sua casa, na última quinta-feira, 4, Rosineide foi devolver os cartões do Bolsa Família. “Foi muito bom estar neste programa, mas agora graças a Deus nós não precisamos mais e eu devolvi para abrir novas vagas para quem realmente precisa”, comemorou a cabeleireira.

O trabalho realizado nesta área mereceu até um comentário entusiasmado da secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Menezes, que disse ser a Prefeitura de Aracaju é a única em Sergipe a implementar as políticas do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Muito nos orgulha a parceria que desenvolvemos com a Prefeitura na área da assistência social. Edvaldo não apenas manteve o trabalho que vinha sendo desenvolvido por Marcelo Déda como o ampliou e nós iremos ajudar a ampliar ainda mais”, enfatizou.

A piauiense Maria do Livramento, 26, chegou há cinco anos em Aracaju e tem dois filhos. Num determinado momento a família precisou da proteção do Projeto Acolher , que ajuda moradores de rua. Depois de passaram um ano e três meses morando no projeto, eles receberam além de um teto, alimentação adequada, roupas, participaram de atividades educativas e recreativas.

“O projeto é minha segunda casa, até hoje quando chego para visitar eu sou muito bem recebida”, afirmou. O Acolher encaminhou seus filhos para uma creche e providenciou o Bolsa Família. Hoje Maria do Livramento refez sua vida. Trabalha num hipermercado no bairro Jardins , e se casou com Reginaldo dos Santos, que também é funcionário da mesma empresa.

Projetos

Dentre os principais projetos desenvolvidos pelo município existe o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que oferece atividades educativas e oficinas de arte para crianças; o Pró-jovem voltado para os adolescentes com cursos profissionalizantes, teatro e dança; e o Projeto Acolher que cuida dos moradores de rua oferecendo abrigo, assistência psicológica e cursos profissionalizantes.

Além disso, a prefeitura implantou o Atende , em parceria com o Sindicato das Empresa de Transporte de Passageiros (Setransp), que disponibiliza transporte gratuito para portadores de necessidades especiais numa van totalmente adaptada; e o Programa de Atenção da Pessoa Idosa, dotado de oficinas, arte educação, atividade física e trabalhos manuais.

Salete Andrade Santana, 63, é dona de casa, tem dez filhos e quatro netos. Há sete anos é uma das participantes do Programa de Apoio a Pessoa Idosa no Augusto Franco. “Antes eu era uma pessoa amarga, mal humorada, estourava com todos e com tudo. Hoje não. Eu só tenho amor para dar”, confessou.

O grupo de convivência de idosos se reúne todas as quartas-feiras pela tarde e oferece cursos, atividades de lazer, recreação, além de palestras educativas com temas como a sexualidade, violência doméstica, depressão e prevenção de doenças. Nas terças-feiras é dia do coral e nas sextas pela manhã é o da educação física. “Este projeto faz a gente renascer. Mudou completamente a minha forma de me relacionar com as outras pessoas e com a vida”, ressaltou Salete.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Educação dá salto de qualidade em apenas dois anos

Nos últimos dois anos a educação na rede pública municipal deu um salto de qualidade. Os investimentos cresceram de R$ 101 milhões para R$ 130 milhões, três escolas com alto padrão de qualidade foram construídas nos bairros Coroa do Meio, Santa Maria e Coqueiral, mais cinco foram reformadas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) passou de 2,9 em 2005 para 3,3 em 2007, média superior à meta estabelecido pelo Governo Federal para 2009.

Resultados expressivos em tão pouco tempo demonstram o compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) com a formação de crianças e adolescentes vítimas da falta de oportunidade. "Essa é única esperança de ascensão social e profissional para milhares de jovens. Devo o que sou por causa da educação e por isso essa é uma área prioritária na nossa administração", destacou o prefeito, que esse ano vai investir mais de R$ 10 milhões no programa de recuperação de 18 escolas e na construção de mais três unidades em regiões estratégicas.

Os avanços no Ideb estão relacionados aos investimentos na ampliação e na melhoria da infra-estrutura da rede e à campanha ‘Pelo Direito de Aprender', que adotou medidas relevantes para melhorar o aprendizado e a qualidade do ensino, como a implantação de um programa de reforço escolar, a mobilização e a capacitação dos professores, o fortalecimento dos conselhos, a unificação curricular, o aprimoramento do conteúdo programático e a consolidação do processo democrático de gestão escolar, com a eleição direta de diretores.

Rendimento

O Ideb é um método de avaliação educacional, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ligado ao Ministério da Educação (MEC). Esse índice considera fatores como rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho dos alunos, como é o caso de Caian Sales, 13 anos, que cursa o 5º ano fundamental da Escola Municipal Anísio Teixeira, na Atalaia.

"Minhas notas melhoraram muito depois que vim estudar aqui. A estrutura é boa, os professores ensinam direito e repõem a aula quando precisam faltar. Tudo é organizado, limpo e bem cuidado. Gosto muito do jardim, da biblioteca e da merenda. A comida é sempre gostosa", revela o aluno, que estuda há menos de um ano no Anísio Teixeira e mora no bairro Aruana.

Matriculada na mesma escola de Caian desde os seis anos, Roseane Costa Santos, 15, está totalmente integrada ao ambiente escolar e afirma que tem aprendido mais nos últimos anos. "Conheço todos os professores e funcionários, tenho muitos amigos e todas as condições para aprender. É como se fossem da minha família. A gente é bem tratado e estuda num lugar agradável e divertido", revela a estudante, moradora da Atalaia.

Além do ensino fundamental, a Prefeitura Municipal tem uma preocupação especial com o ensino infantil. A grande prova disso é a escola Nunes Mendonça, na Coroa do Meio, construído na atual administração para crianças de um a seis anos. "Aqui é tão bom e organizado que tirei minha neta de uma escola particular e trouxe pra cá. Os professores são atenciosos e carinhosos, as instalações são excelentes e o lanche é de primeira", elogia a costureira Gedalva de Andrade Macedo, 47 anos, avó da pequena Tainá, de apenas quatro anos.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Fábio Henrique dispara em Socorro, já são 27% de vantagem sobre o segundo colocado

O radialista Fábio Henrique, candidato à prefeitura de Nossa Senhora do Socorro pela coligação Socorro Mais Feliz, disparou na frente na última pesquisa realizada pelo instituto Dataform, do jornal Cinform, divulgada na edição desta segunda-feira.

Na última pesquisa, a diferença entre Fábio Henrique e o segundo colocado era de 14,9%, depois de duas semanas sai este novo resultado, com amplo crescimento de Fábio Henrique que coloca 27% sobre o segundo colocado. Fábio tem 55,8% contra 28,2% do segundo colocado.

Para Fábio, o resultado da pesquisa é o fruto da sua campanha alegre, participativa e que conta com o apoio popular, ao contrário da campaha de seu principal adversário que é feita com violência, agressões e xingamentos. Fábio disse que a campanha feita por ele tem projetos e propostas, chamando assim a atenção do eleitor socorrense para seu plano de governo.

Atos recentes de moradores de Nossa Senhora do Socorro, como carregá-lo nos braços, mostram o espírito de vitória e o verdadeiro sentimento da população em relação à sua candidatura. Fábio Henrique dispara nas pesquisas, mostando que seu projeto é o mais apto para uma cidade que quer a verdadeira mudança.

Fonte: www.fabiohenrique12.can.br