segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Governo de Sergipe adquire lote com 900 pistolas para a Polícia Militar

O setor de armamento da Polícia Militar vem recebendo, desde janeiro de 2007, sucessivos investimentos do Governo do Estado em pistolas, fuzis, carabinas, munições, algemas e coletes à prova de balas. Nesta sexta-feira, dia 24, o secretário da segurança, Kércio Silva Pinto, entregou à Polícia Militar 230 pistolas calibre 40, cinco fuzis 556 e cinco carabinas calibre 30, adquiridos por cerca de R$ R$ 500 mil com recursos próprios da Secretaria da Segurança Pública.

De acordo com o secretário Kércio Pinto, as novas pistolas deverão incorporar a reserva de armamento da Polícia Militar em duas etapas. O segundo lote, que deverá ser entregue até o final de novembro, será composto de 670 pistolas, totalizando 900 armas compradas pela SSP em 2008, exclusivamente, para a Polícia Militar. Além disso, Kércio lembrou que, em outro momento, autorizou a transferência de 185 pistolas da carga do Departamento de Fiscalização, Armas e Explosivos (Defae), órgão da SSP, para a Polícia Militar.

O secretário enfatizou que o remanejamento de outros recursos da SSP para investir em armamento na Polícia Militar se fez necessário, tendo em vista, que o objetivo é deixar, em médio prazo, todo policial militar com uma arma acautelada. Na oportunidade, Kércio defendeu o papel de gerenciador de todo o sistema de segurança pública do Estado e que tem trabalhado a fim de fortalecer as unidades da Segurança Pública em Sergipe.

Revelando os números investidos na Polícia Militar, Kércio mostrou que em dois anos cerca de duas mil pistolas foram compradas para a PM e que até dezembro de 2010 esse número deverá atingir 4 mil armas. A iniciativa de fortalecer a Polícia Militar também compreende a compra de um caminhão baú e 35 motocicletas, ambas com previsão de entrega até o fim de 2008, além da compra de embarcações para os batalhões de Estância, Propriá e Canindé do São Francisco.
Outro investimento em andamento refere-se ao parque tecnológico de informática da Polícia Militar, que tem o objetivo de informatizar toda a corporação. O projeto está sendo coordenado pela diretora de tecnologia da SSP, tenente coronel Alessandra Dielle.

O comandante geral, coronel Alberto Magno Silvestre, reforçou a tese do secretário e disse que a meta de sua administração é deixar todo policial com uma arma de fogo e um colete anti-balístico à sua disposição. Magno lembrou que o novo armamento entregue nesta sexta-feira será destinado, em sua maioria, para as unidades da PM no interior do Estado a fim de reforçar as atividades preventivas e com isso oferecer um maior poder de resposta à criminalidade. "Temos que garantir a segurança dos nossos policiais em combate, oferecendo condições para que ele possa se proteger e proporcionar mais segurança para a população". Combate ao crime - No tocante a roubos de ônibus coletivos na grande Aracaju, o secretário Kércio Pinto informou que houve uma diminuição neste tipo de ocorrência nos últimos dois meses.

Kércio assumiu a responsabilidade da segurança pública no combate aos roubos nos transportes coletivos, mas cobrou dos empresários do setor de transportes uma efetiva participação na luta para diminuir esses índices delituosos. "O cadastro de imagens dos infratores, captadas durante os assaltos pelas micro-câmeras instaladas nos ônibus, é de extrema importância, porém nós não estamos recebendo estas imagens", declarou Kércio. "A título de comparação, no Estado vizinho de Alagoas, que tem dimensões pouco maiores que nosso Estado, a Polícia Civil contabilizou até setembro de 2008 mais de 1.500 homicídios. Só em setembro na cidade de Maceió foram registrados 72 assassinatos. Em Sergipe, contabilizamos 377 homicídios e com índice de resolução de crimes muito acima da média nacional", explicou Kércio.
O coronel Magno Silvestre informou que a Polícia Militar está desenvolvendo um trabalho conjunto com a Polícia Civil e que estratégias estão sendo traçadas para diminuir, sistematicamente, o número de roubos a ônibus na região metropolitana de Aracaju.

Prefeitura divulga editais para estruturação da Rede Socioassistencial

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), torna público os editais 002/2008 e 003/2008, que estabelecem critérios de habilitação, seleção e credenciamento de entidades não governamentais sem fins lucrativos para Estruturação da Rede de Proteção Social Básica e Especial, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em 2009.

Os projetos para Estruturação da Rede Socioassistencial de Proteção Social Básica são aqueles que promovem o apoio às instituições que possuem vínculo SUAS e que prestam serviços continuados às famílias, seus membros e indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal ou social, com a finalidade de potencializar os serviços desenvolvidos e qualificar a rede de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Poderão se inscrever somente as entidades não governamentais sem fins lucrativos que estejam regularmente registradas até a data estabelecida no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e, quando for o caso, e a depender do tipo de público a ser atendido, também no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), ou no Conselho Municipal da Terceira Idade ou no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência deste município.

Clique aqui e confira o edital 002/2008
Clique aqui e confira o edital 003/2008

Pesquisa revela perfil de pacientes traumatizados atendidos no HUSE


As vítimas de acidente de trânsito respondem por 52% dos atendimentos realizados pela Unidade de Trauma do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O dado está na pesquisa ‘Trauma: qual a realidade das nossas vítimas?', realizada de setembro de 2006 a março deste ano, pela Liga da Academia de Trauma de Sergipe (Liga-SE), sob a orientação da coordenação de Residência Médica do Huse.


O estudo levantou e analisou dados de 877 pacientes atendidos pelo hospital. O estudo mostrou também que do total de pacientes vítimas de acidentes de trânsito, 84,46% eram do sexo masculino e que 80,84% possuíam idade entre zero e 40 anos. Um dos dados da pesquisa que mais chama a atenção é o número de eventos traumáticos provocados por acidentes de moto. Dos 456 acidentados atendidos à época na Unidade de Trauma do Huse, 64,04% (292) se envolveram em desastres de moto e a maioria absoluta, que equivale a 75,34%, não utilizava capacete.


Quanto aos diagnósticos, os maiores destaques foram 398 traumas craniencefálicos (45,54%), 118 traumas de face (13,5%) e 107 politraumas (12,24%). A pesquisa foi realizada com o objetivo de traçar o perfil dos pacientes que se encontravam em observação ou internados, todos vítimas de trauma, nas passagens dos plantões noturnos dos domingos para os diurnos das segundas-feiras.


"Com o resultado da pesquisa, passamos a ter uma noção mais exata do perfil das vítimas de trauma, contribuindo inclusive para traçar formas de combate aos eventos traumáticos de trânsito, que são evitáveis", ressaltou o coordenador geral da Residência Médica do Huse, Fábio Alves.

Governador anuncia preenchimento da vaga para o MP

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, vai anunciar em entrevista coletiva à imprensa na amanhã, terça-feira, o preenchimento da vaga para o Ministério Público Estadual (MPE). Déda também irá falar sobre a vaga para o Tribunal de Contas do Estado. A entrevista será realizada às 11h30min no auditório do Palácio de Despachos, localizado na avenida Adélia Franco, bairro Grageru, em Aracaju.

A decisão de reconduzir a procuradora Geral de Justiça Maria Cristina Mendonça à chefia do Ministério Público foi comunicada a ela na tarde da sexta-feira, dia 24. O anúncio oficial e o ato de assinatura do decreto de nomeação ocorrerão também na coletiva da próxima terça, quando o governador exporá os fundamentos da sua decisão.Com relação ao TCE, Déda recebeu oficialmente na última quinta-feira, 23, o parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) sobre a vaga para o Tribunal. Após acolher as conclusões da PGE, o governador fez questão de dar conhecimento do teor do parecer pessoalmente aos presidentes do TCE e da Assembléia Legislativa em audiências reservadas.

TCU
Na briga, correm por fora Benedito Figueiredo, que é o candidato do governador a vaga de conselheiro no TC e o deputado José Carlos Machado que faz campanha para ser conselheiro do TC.

sábado, 25 de outubro de 2008

Eu VOLTEI, agora pra ficar, porque AQUI, AQUI é o MEU LUGAR!!


Em tarde história, o Corinthians fez seu dever de casa, venceu o Ceará por 2 a 0 e retornou a elite do futebol brasileiro. Depois de um ano amargando o rebaixamento à série B, o timão, assim como seu torcedor que nunca o abandonou, manteve a cabeça erguida e conseguiu, com muita folga e liderança desde a primeira rodada da competição, o retorno à série A do campeonato brasileiro.

Acabou a espera, o drama. Enfim, a redenção. A segunda maior torcida do Brasil pode respirar aliviada e desentalar o grito da garganta: o Corinthians está de volta à elite. Após dez meses sendo alvo de chacotas e gozações, o time alvinegro recuperou sua vaga na Série A. Em um Pacaembu tomado por mais de 35 mil pessoas eufóricas, venceu o Ceará por 2 a 0 neste sábado e selou seu retorno.

Exatos 328 dias depois de escrever o capítulo mais triste de sua história, o Corinthians teve uma tarde perfeita. No Pacaembu, fez sua parte e bateu o Ceará. Mas só o triunfo não bastava para assegurar a volta à Primeira Divisão. O Barueri precisava tropeçar diante do Paraná. E tropeçou. Perdeu por 2 a 1. Com os dois resultados, os 70 pontos atingidos pela equipe de Mano Menezes garantiram uma folga que não pode mais ser tirada pelo quinto colocado. Vila Nova e Barueri se enfrentam na 35ª rodada e por isso podem atingir no máximo 70 e 67 pontos, respectivamente, caso empatem no duelo direto.

A vantagem na tabela, então, deu ao corintiano o direito de comemorar no Pacaembu como se fosse um título. Os gritos nas arquibancadas resumiram o sentimento: "Ooooooo, o Coringão voltou...". "Sofremos muito no ano passado. Hoje saiu uma tonelada das minhas costas", desabafou Felipe, um dos remanescentes de 2007, após o apito final. Emocionado, o goleiro chorou ao fim da partida e festejou o acesso nos braços da massa alvinegra, acompanhado de perto por Dentinho. "Ganhamos todos estando na Série A: os profissionais que aqui estão, o Corinthians e a Série A", completou Mano, em tom aliviado, mas sempre ponderado.

Mas o sábado começou tenso para os corintianos. Como aconteceu no dia do rebaixamento, a torcida alvinegra precisou ficar ligada em outra partida. No fatídico jogo da queda, enquanto enfrentava o Grêmio, o Corinthians prestava atenção no duelo entre Inter e Goiás, cujo resultado interferia na definição dos rebaixados. O motivo desta tarde, obviamente, foi mais nobre: era preciso secar o Barueri para festejar o retorno à elite.Por isso, assim como comemorou o gol de Douglas aos 8min, a torcida corintiana vibrou cinco minutos mais tarde, quando o sistema de som do Pacaembu anunciou o gol do Paraná sobre o Barueri. Até o gol do Fluminense sobre o rival Palmeiras, em confronto válido pela Série A, empolgou.

A euforia, é verdade, deu lugar ao silêncio quando chegou a notícia ruim: o Barueri reagiu e empatou o confronto com os paranistas. Os torcedores ficaram em silêncio. Os jogadores do Corinthians também espiaram o placar eletrônico, que se tornou um dos protagonistas da tarde.Ele, inclusive, voltou a ser "bondoso" com os alvinegros aos 36min: o anúncio do segundo gol do Fluminense sobre o Palmeiras animou o estádio. Em campo, o Corinthians tentava manter o sufoco no Ceará imposto desde o início da partida. André Santos e Douglas quase ampliaram a vantagem. A torcida vibrou com os dois lances, é verdade. Mas vibrou mais quando a rede foi balançada pela terceira vez no Maracanã. Fluminense 3 a 0. O problema era quando o placar eletrônico e o sistema de som ficavam "quietos". No intervalo, a trilha sonora escolhida para o acesso foi tocada: na voz de Roberto Carlos, ecoou no Pacaembu o verso: "Eu voltei, agora pra ficar..."O segundo tempo começou com um susto. O Ceará estufou a rede com pouco mais de um minuto. No entanto, o gol de Dezinho foi anulado. Os corintianos respiraram aliviados e logo depois ganharam um presente: Chicão aproveitou rebote de falta cobrada por Cristian e, aos 4min, aumentou a vantagem.

Com 2 a 0 no placar e os anfitriões pressionando, a torcida ficou à espera de um gol do Paraná para melhorar o cenário. E a equipe de Curitiba não decepcionou, fazendo 2 a 1 em cobrança de pênalti. O placar eletrônico do Pacaembu anunciou o gol paranaense aos 27min. Era o que faltava. O grito de "Coringão voltou" ficou mais freqüente. E a explosão final veio aos 42min: o placar mostrou o fim do jogo do Barueri. Felipe, com a bola rolando, se agachou emocionado e vibrou. Vibrou como todo o Pacaembu e a nação alvinegra, que cantaram com Roberto Carlos "Eu voltei...". O Corinthians voltou.




Com informações do Portal UOL

Mano Menezes: técnico vencedor e competente

Corinthians reformulou quase todo seu elenco para 2008 e trouxe muitos reforços, alguns de qualidade indiscutível, outros nem tanto. Mas a principal contratação do clube para lutar pelo acesso não entrou em campo (ao menos na teoria) e tem nome rebuscado: Luis Antônio Venker Menezes. Para os corintianos, simplesmente Mano.

Depois de um bom trabalho no Grêmio, o treinador gaúcho recusou oferta do Cruzeiro para acertar com o Corinthians. Por pouco não ganhou a Copa do Brasil (foi vice) e construiu um time que passou sem grandes sustos pela Série B, liderando do início ao acesso.

Dono de um discurso ponderado, Mano ganhou a confiança dos corintianos mesmo aceitando menos interferência dos torcedores em seu trabalho em relação aos antecessores.

Seu maior problema desde que assumiu foi extra-campo. Quando foi revelado o empréstimo que seu empresário, Carlos Leite, fez ao Corinthians, o treinador se irritou com as insinuações que surgiram em torno de seu nome. E, num desabafo, chegou a ameaçar ir embora do clube.

Mas com o empenho reconhecido, Mano já acertou verbalmente sua permanência no clube em 2009, quando terá missão mais difícil pela frente: levar o clube de volta à Copa Libertadores.

Fonte: Portal UOL

Felipe chora, pula alambrado e diz: "saiu uma tonelada das costas"

Alexandre Sinato e Guilherme Costa
Em São Paulo

Chorando, Felipe deixou o gramado do estádio Olímpico após o empate por 1 a 1 com o Grêmio que levou o Corinthians à Série B no ano passado. E chorando, nos braços da Fiel, Felipe festejou neste sábado, no Pacaembu, o retorno da equipe à elite. "Saiu uma tonelada das minhas costas", vibrou o camisa 1.

Ainda com a bola rolando, o goleiro já deixava visível sua emoção quando o placar anunciou a derrota do Barueri para o Paraná por 2 a 1. O resultado, aliado à vitória corintiana por 2 a 0 sobre o Ceará, decretou o acesso alvinegro. E permitiu que Felipe sentisse o gosto da redenção.

Assim como Dentinho, outro remanescente do elenco rebaixado, Felipe correu em direção à torcida. O goleiro pulou o alambrado e se misturou aos torcedores na festa. "O Corinthians voltou para o lugar que nunca deveria ter deixado. Sofremos muito no ano passado", comentou o goleiro.

Do atual elenco, também estavam na campanha do descenso Lulinha, Carlos Alberto, Fábio Ferreira, Bruno Octávio, Nilton e Marcelo Oliveira. Destes, Felipe, Dentinho, Lulinha e Carlos Alberto puderam participar do jogo contra o Ceará e dar a volta por cima.

"É até difícil falar nessa hora. Só nós sabemos o que passamos, mas o trabalho foi muito bem feito e o resultado pôde ser visto em campo. Agora vamos em busca do título e estaremos fortes no ano que vem", acrescentou o goleiro alvinegro.
Fonte: Portal UOL

Confiança empata, mas fica em segunfo lugar na tabela

No embate entre o líder e o vice-líder da sexta rodada, vitória do líder! O Atlético (GO) foi à Campinas e goleou o Guarani (SP) por 3 a 0 e disparou na tabela do octogonal final da série C, com 15 pontos e o invejável saldo de 16 gols.

O Confiança tropeçou no lanterna Rio Branco, mas contou com a sorte para, mesmo assim, subir uma posição e receber o título simbólico de vice-campeão do primeiro turno. Os resultados que ajudaram o Dragão sergipano foram Campinense(PB) 2 X 2 Águia (PA) e Brasil (RS) 1 X 1 Duque de Caxias (RJ). Todos os times têm sete jogos disputados.

Fonte: Portal Infonet



Em casa, Confiança empata com lanterna

Quem achou que o jogo contra o lanterna do octogonal final da série C seria moleza, se surpreendeu ao ver a equipe acreana em campo contra o Confiança na tarde de sábado, 25. Apesar de ter jogado bem, o Dragão chegou a perder para o Rio Branco (AC), mas conseguiu empatar o jogo marcado pela confusão e brigas no campo do Batistão.

Apesar do empate com o último colocado, o time proletário subiu uma posição e assume, temporariamente, a vice-liderança, graças a uma série de combinações de resultados nesta última rodada do primeiro turno. Para se manter na confortável posição, o Dragão precisa de uma derrota do Brasil (RS) contra o Duque de Caxias (RJ) ou um empate.

Bola que não entra

O técnico do representante do Norte, Tarcisio Pugliesi, reforçou a defesa acreana e colheu os frutos. Apesar disso, o Confiança era superior aos adversários, mas a bola insistia em não entrar. Em uma das oito jogadas cara a cara com o gol até os 24 do primeiro tempo, Tailson cabeceou e o zagueiro do Rio Branco tirou em cima da linha, também usando a cabeça.

Os 14.501 torcedores já estavam impacientes a espera de um gol, que só veio aos 39 da primeira etapa, através da cabeça do zagueiro Márcio Alemão, que desceu ao ataque na cobrança de falta de Ramon.

Toque não marcado e briga em campo

Os visitantes voltaram mais ofensivos, dispostos a barrar o ataque dos donos de casa e a empatarem a partida. Aos 17 minutos, o jogador Ananias, do Rio Branco, tocou a bola com a mão, mas o árbitro cearense Manuel Moita mandou o jogo prosseguir, mesmo sob protestos dos jogadores e da torcida sergipana.

O gol que irritou os torcedores do Confiança veio aos 21 minutos, em um aproveitamento de sobra de Testinha, que fez um golaço e deixou tudo igual no Batistão. O jogo seguiu morno até os 39 minutos, quando o Confiança fez um gol, porém anulado, já que Nilson Sergipano havia cometido falta no goleiro Ronaldo.

Os dois começaram a se estranhar, mas a briga tomou grandes proporções quando Ronaldo demorou muito a cobrar a falta e foi expulso da partida pelo árbitro. Todo o banco de reservas invadiu o campo, foram para cima do juiz. Houve luta corporal entre jogadores dos dois times, e a Polícia Militar entrou no gramado para tentar conter a confusão, que parou o jogo por um bom tempo.

Virada e empate

Passada a briga, a partida foi reiniciada e Doca, aos 52 minutos, virou o placar a favor dos visitantes, e calaram o Batistão lotado. Decepcionados, muitos torcedores começaram a deixar o estádio, e por isso não viram o milagroso gol de empate, aos 56 do segundo tempo, quando Fabinho recebeu um lançamento e chacoalhou a rede do reserva Diego e a torcida do Dragão.

O novo duelo entre sergipanos e acreanos está marcado para próxima quarta, 29, na estréia de ambas equipes no returno do octogonal da série C. Desta vez, o jogo será no Estádio Arena da Floresta, em Rio Branco.

Por Glauco Vinícius do Portal Infonet

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Após ser preso e solto, Váldson marca gol na goleada do Confiança de 4X0 sobre o Campinense

Em uma semana conturbada, quando foi preso e solto após o pagamento de fiança por causa de supostos problemas relacionados ao não pagamento de pensão alimentícia à ex-esposa, o zagueiro Valdson deu a volta por cima na noite desta quinta (16). O jogador abriu o placar da goleada de 4 a 0 do Confiança-SE sobre o Campinense, no estádio Loiurival Batista, em Aracaju.

O resultado põe a equipe sergipana em primeiro lugar no octogonal final da Série C do Brasilierão, com sete pontos e saldo de quatro gols. O time paraibano, que também soma sete pontos, deixa a liderança e cai para a terceira posição, atrás ainda do Guarani, com saldo negativo de quatro. Tailson marcou duas vezes para a equipe anfitriã, e Crisitano Alagoano completou o placar. Capitão do time sergipano, Valdson marcou o primeiro de pênalti, logo aos três minutos de jogo.

Na próxima rodada, neste domingo, o Confiança defende sua liderança diante do Atlético-GO, que está com 100% de aproveitamento jogando em casa. O Campinense- recebe o Duque de Caxias.

domingo, 5 de outubro de 2008

Base aliada do prefeito Edvaldo Nogueira é a grande maioria na Câmara de Vereadores

O prefeito eleito, Edvaldo Nogueira (PCdoB) não deve enfrentar grandes problemas para administrar a cidade nos próximos quatro anos, isso porque dos 19 vereadores eleitos, 12 são da base aliada, o que deve garantir um bom entendimento entre o legislativo e executivo.

Confira abaixo a lista dos vereadores eleitos

1 13456 ROBSON VIANA PT 8.093 2,92%
2 13613 SIMONE GOIS PT 5.719 2,06%
3 14625 EVANDO FRANCA PTB 5.225 1,88%
4 40640 ELBER BATALHA FILHO PSB 4.762 1,72%
5 15555 DR. GONZAGA PMDB 4.586 1,65%
6 12000 FÁBIO MITIDIERI PDT 4.515 1,63%
7 25000 NITINHO DEM 4.371 1,58%
8 20000 JAILTON SANTANA PSC 4.294 1,55%
9 13192 EMANUEL NASCIMENTO PT 4.051 1,46%
10 45123 MIRIAM RIBEIRO PSDB 4.018 1,45%
11 10123 PASTOR JONY PRB 4.004 1,44%
12 40100 DANILO SEGUNDO PSB 3.964 1,43%
13 12580 MATOS PDT 3.879 1,40%
14 12345 IVALDO JOSÉ PDT 3.846 1,39%
15 25789 JUVENCIO OLIVEIRA DEM 3.817 1,38%
16 13600 PROFESSORA ROSANGELA PT 3.689 1,33%
17 65666 KARLA PC do B 3.646 1,32%
18 70123 VALDIR SANTOS PT do B 3.499 1,26%
19 13300 DR. EMERSON PT 3.409 1,23%

Edvaldo Nogueira vence no primeiro turno

O candidato Edvaldo Nogueira (PCdoB) Já pode comemorar a vitória. Como todas as pesquisas indicaram, o comunista vence com uma grande diferença para o segundo colocado, que contrariando as pesquisas, que apontavam a segunda colocação para Almeida Lima (PMDB), Mendonça Prado (DEM) acabou ficando na segunda posição.

Com 100% das urnas apuradas, Edvaldo Nogueira venceu com 140.962 votos, representando 51,72%. Em segundo, Mendonça Prado com 59.217 dos votos, representando 21,73%. O senador Almeida Lima obteve 48.319, correspondendo a 17,73% dos votos válidos, seguido por Anderson Gois (PCB) com 14.886, 5,46% e Vera Lúcia (PSTU), com 9.143, totalizando 3,35%.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Edvaldo sai vitorioso do debate da TV Sergipe


No debate final das eleições municipais promovido pela TV Sergipe nesta quinta-feira, dia 02, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) manteve a linha propositiva ao apresentar realizações e propostas, mostrou as fragilidades dos adversários e provou porque é o candidato mais preparado para administrar a cidade. Seguro e confiante, Edvaldo soube enfrentar as provocações, ofensas e ataques dos adversários com altivez e firmeza, priorizando as idéias, o programa de governo e as conquistas que tornaram Aracaju a capital brasileira da qualidade de vida.

Na avaliação do governador Marcelo Déda (PT), o desempenho do prefeito superou todas as expectativas da coordenação política. "Edvaldo teve uma performance extraordinária ao ascender as conquistas da sua administração e revelar as contradições dos adversários de forma limpa, sem precisar usar do expediente da baixaria. Sem dúvida alguma, o grande vitorioso desse debate foi Edvaldo Nogueira, o que consolida uma campanha em que já era líder e o favorito", destacou.

Segundo o candidato a vice-prefeito, Silvio Santos (PT), apesar de as perguntas, réplicas e tréplicas dos demais participantes terem sido usadas para estadualizar a discussão e tentar desestabilizar a candidatura que está à frente em todas as pesquisas de intensões de voto, o prefeito enfrentou à altura as provocações e contra-atacou quando foi necessário. "Apesar de ter sido um embate de quatro contra um, Edvaldo respondeu as questões com firmeza e convicção, mostrando o que fez e o que vai fazer pela cidade", ressaltou.

O debate durou 1h35 minutos e foi dividido em cinco blocos, sendo dois com temas definidos por meio de sorteio, dois com temas livres e o último para as considerações finais. A primeira rodada foi aberta com perguntas sobre esporte. Depois foram abordadas as áreas de cultura, transporte, habitação, trânsito, educação, segurança, meio ambiente, saúde e infra-estrutura. No quarto bloco a produção concedeu direito de resposta a Edvaldo, acusado levianamente de ter ficado 12 anos na universidade. "Isso é uma inverdade. Passei cinco anos estudando medicina e cheguei a fazer parte da equipe do cardiologista José Teles, mas deixei o curso para construir uma sociedade melhor por meio da política, num período em que vivíamos num regime autoritário", esclareceu.

Enquanto os adversários adotaram a estratégia de usar o tempo para fugir das propostas e partir para o ataque, Edvaldo Nogueira se preocupou em mostrar as realizações dos últimos dois anos, como as obras de infra-estrutura do Santa Maria e do Coqueiral; a construção de 2.900 casas para famílias carentes; o programa de urbanização de 15 praças e de asfaltamento de mais de 80 km de vias; a repaginação da Avenida Delmiro Gouveia, na Coroa do Meio, a construção de escolas, unidades de saúde, hospitais e do viaduto do Dia.

Investimentos

O prefeito falou ainda dos projetos e investimentos que irão garantir o desenvolvimento sustentável de Aracaju. Dentro das prioridades, estão os recursos no valor de R$ 60 milhões autorizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird) para construir a ponte e o novo complexo viário ligando o Beira Rio ao Augusto Franco, a ampliação do Programa de Arrendamento Familiar (PAR) para a classe média baixa, a construção de um hospital pediátrico, a criação de um órgão ambiental e de um aterro controlado em consorcio com os municípios de São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Socorro.

No último bloco, Edvaldo encerrou sua participação olhando nos olhos e falando com o coração para os telespectadores. "Você que acredita nas nossas propostas, que está vendo Aracaju crescer com qualidade de vida, que tem acompanhado as obras por toda a cidade, que nos apoiou nas ruas com um abraço e um gesto de solidariedade, está em suas mãos o futuro. Nas mãos que trabalham, nas mãos que protegem, nas mãos que decidem, nas mãos que vão trocar a baixaria pelo amor a Aracaju", enfatizou.

Ao deixar os estúdios da TV Sergipe, o prefeito declarou para os jornalistas que a população teve a oportunidade de julgar o desempenho da sua administração e, mais do que isso, constatar que sua candidatura representava a vitória do projeto de esquerda democrática e popular à serviço da ética, da transparência e da inclusão social . Em seguida, recebeu os parabéns do coordenador de marketing da sua campanha, Carlos Cauê, que afirmou: "Venceram as propostas, venceu o trabalho, venceu o amor por Aracaju".

Na saída, o Edvaldo foi recebido com festa pela militância, que tomou a rua de acesso à emissora com bandeiras, faixas e camisas vermelhas. Em meio a abraços e cumprimentos, o clima era de vitória no primeiro turno. Ao seu lado, estavam Marcelo Déda, Silvio Santos, Carlos Cauê, a secretária de Estado da Comunicação, Eloisa Galdino, o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, o presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra, e o ex-vereador Rosalvo Alexandre. As afiliadas da rede Globo realizaram na noite desta quinta-feira debates em 90 municípios brasileiros, envolvendo mais de 300 prefeituráveis. Em Aracaju, a mediação foi conduzida pelo jornalista Ricardo Marques

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Edvaldo Nogueira vence com 68% dos votos válidos, aponta enquete

Uma enquete realizada por este blog aponta uma vitória tranqüila e esmagadora do candidato e atual prefeito, Evaldo Nogueira (PCdoB). Segundo a enquete, que somente considerou os votos válidos, excluindo brancos e nulos, o candidato comunista tem 68% das intenções de voto.

Na segunda posição, continua Almeida Lima (PMDB) com 23%, um a menos do que a última enquete publicada no blog no dia 28 de agosto. Na terceira posição, segue Mendonça Prado (DEM), com 8%, que também apresentou uma queda de um ponto percentual.

A impressão que se tem, hoje, faltando exatos quatro dias para as eleições é de o desespero tomou conta dos candidatos que estão em baixa em todas as pesquisas de intenção de voto publicada na imprensa sergipana. Mendonça Prado, em suas últimas aparições durante o horário eleitoral tem dito que estará no segundo turno, já o senador Almeida Lima, em uma atitude de total desespero vem veiculando uma mensagem do presidente Lula, na qual ele pede voto para todos os candidatos da base aliada do governo em Brasília.

É, para quem esperava um pleito tranqüilo, os últimos dias prometem serem de grande intensidade e de muita disputa por baixo dos panos. Mas voltando ao assunto da mensagem do presidente. Será que ninguém da coligação “Aracaju avança com trabalho” irá fazer nada? Será que irão continuar deixando que o peemedebista continue a usar a mensagem do presidente Lula em seu horário eleitoral?

As pesquisas podem apontar uma vitória no primeiro turno, mas mesmo assim, não é hora para seguir o conselho da também candidata a prefeita, mas de São Paulo, Marta Suplicy (PT): relaxe e goze. Será?