sexta-feira, 10 de abril de 2009

SAÚDE - Especialistas alertam para consumo excessivo de chocolate

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, divulgou estimativa dando conta de que estarão è venda no mercado até a Páscoa comemorada neste domingo, 12, mais de 26,4 mil toneladas de alimentos à base de chocolate no país. Nutricionistas fazem um alerta para que haja moderação no consumo excessivo comum neste período. Entre os principais riscos para a saúde dos chocólatras, o aumento de peso, infecção intestinal, o surgimento de cáries e de espinhas.

Os chocolates em sua maioria possuem recheios ricos em gorduras trans, podendo elevar os teores de colesterol total e do ruim, o LDL, além de reduzir os níveis de colesterol bom, o HDL, no sangue.

Segundo o nutricionista Hugo Xavier, os pais precisam ter muito cuidado. “Eu recomendo moderação. Do ponto de vista nutricional, o mais preocupante é o aumento de peso, que se reflete ao longo do tempo. Isso sem contar que pode ocasionar uma intolerância, causando má digestão e dores estomacais”, alerta o nutricionista.

Ele lembra que antes de consumir chocolates e ovos de páscoa, é preciso ter cuidados não apenas com o aspecto quantitativo, mas qualitativo. “Existem chocolates com quantidade maior de açúcar do que de cacau, o que é prejudicial à saúde”, orienta.

Outros cuidados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz um alerta quanto aos cuidados que o consumidor deve tomar. Deve ser observado se os ovos de chocolate, bombons e tabletes estão armazenados em locais frescos e arejados; se as embalagens não estão amassadas ou apresentam furos e se estão em contato direto com a umidade para evitar contaminações e possíveis infecções intestinais.

As informações obrigatórias na rotulagem como denominação de venda, data de validade, nome e endereço do fabricante e informação nutricional também devem Receber atenção por parte dos consumidores.

Higiene bucal

Dentistas afirmam que os pais devem atentar ainda para a higiene bucal das crianças, pois os altos teores de açúcares presentes nos chocolates contribuem para o surgimento de cáries. A recomendação dos especialistas é de que após a ingestão de chocolates ou qualquer doce, as crianças devem escovar os dentes.

Preços atrativos

Nas lojas de departamento e grandes supermercados de Aracaju, os consumidores observam mais os preços dos ovos de chocolates e caixas de bombons. “Sinceramente eu compro o que está mais barato. Nunca prestei atenção na quantidade de açúcar ou de cacau, agora vou ter mais cuidado”, promete o técnico de manutenção Paulo Moacir Barbosa.

Lucelma Maria Santos comprou vários ovos de chocolate para os sobrinhos “Estou levando ovos para toda a sobrinhada. Os preços estão bons, mas claro os cuidados com o consumo excessivo, devem ser tomados”, afirma.

Fonte: Portal Infonet

TURISMO - Feriado aumenta movimento no aeroporto de Aracaju

O Aeroporto de Aracaju registra aumento do movimento em torno de 5% por conta do período da Semana Santa, o equivalente a cerca de dois mil passageiros circulando pelo local, desde esta quarta-feira, 8 até a próxima segunda-feira, 13 de abril.

Segundo o coordenador de Planejamento e Gestão da Infraero em Sergipe, Keldo Campos, o Aeroporto de Aracaju funciona em dois turnos: das 14h20 até às 17h20 e de meia-noite e 45 até às 5h30. “Nesses horários, a população pode contar com vôos diretos para São Paulo, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, chegando até Manaus, além dos vôos com conexões”, destaca.

Quase duas mil pessoas estarão circulando pelo Aeroporto de Aracaju nesta Semana Santa, num aumento de 5% do movimento em relação aos dias normais. Sergipanos dão preferência às capitais da região Nordeste para passar o feriadão, mas muitos estão viajando desde esta quarta para o Sul e Sudeste do país.
Fonte: Portal Infonet

SEGURANÇA PÚBLICA - Culpa da situação da PM é de João Alves, diz Jackson

O deputado federal Jackson Barreto de Lima (PMDB), acusa o ex-governador João Alves Filho (DEM), pela situação em que se encontra a Policia Militar do Estado. Segundo ele, João Alves “massacrou” a Policia Militar e que beneficiou apenas “meia dúzia de apaniguados”, disse o parlamentar.

Jackson se mostrou literalmente contrário ao aquartelamento que poderia vir a ocorrer com a policia. Para ele, Marcelo Deda é um político que tem cumprido tudo o que prometeu, porem segundo Jackson, essa não é uma situação única de Sergipe. O deputado citou exemplos de prefeituras que estão fechando as portas por falta de verbas. Ele afirma que a única obra de João Alves é a ponte Aracaju/Barra.

Quanto ás declarações do ex-secretário da fazenda do estado, Nilson Lima, de que o governo tem prioridades, Jackson questionou as informações de Nilson e perguntou, “porque a palavra de um ex-secretario tem que ter credibilidade e a do governador Marcelo Deda não?”.

Quanto a política, Jackson disse que não há polemica sobre os futuros candidatos aos cargos nas próximas eleições. Ele afirma que, já está tudo acertado e que, quem quiser ser candidato, terá que enfrentar apreciação do diretório, tendo que passar pela convenção.Jackson diz que estão querendo criar uma polemica onde não há. Segundo ele, está tudo “bem” dentro do diretório estadual do PMDB. “Se o senador quiser ser candidato a alguma coisa, terá que ir para a convenção”, disse.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

ESPORTE - Adriano para de jogar por tempo indeterminado: 'Estava infeliz na Itália'

O atacante Adriano revelou em entrevista coletiva nesta quinta-feira, num hotel da Zona Oeste do Rio, que vai ficar sem jogar por tempo indeterminado. A ideia do Imperador, que se disse infeliz no futebol italiano, é repensar a carreira nos próximos meses (assista ao vídeo ao lado da entrevista do jogador).

"Perdi a alegria de jogar. Todo mundo tem o direito de ser feliz no trabalho. E eu estava infeliz na Itália. Não sei se vou ficar um, dois ou três meses sem jogar. Vou repensar a carreira. Sou feliz no Brasil ao lado dos meus amigos e dos meus familiares", disse o Imperador, vestindo bermuda e chinelos.
Gilmar Rinaldi, agente de Adriano, vai à Itália na próxima semana para negociar a situação do jogador junto ao Inter de Milão. O próprio Imperador sugeriu que seus salários sejam suspensos até que a situação seja resolvida. Adriano aproveitou para negar veementemente que tenha problemas de saúde. - Não sou doente. O Adriano não está morto (risos). Estão até me matando - declarou.

Ponto final nas especulações

Segundo disse o atacante, ele não sofre nem mesmo de depressão. Ele tentou externar o que se passa com sua vida no momento.

"Queria explicar o que houve nos últimos dias. Colocaram muitas coisas no jornal. Tudo o que eu fiz foi bem pensado. Conversei com minha família, meus amigos e meu empresário. Estou fazendo isso pensando na minha felicidade. Não tenho nada contra o Inter, só não gostava de viver na Itália. Eu me sentia pressionado e suportei uma pressão grande desde os 18 anos de idade. Muita gente não vai entender, é uma situação ruim, chata, não é fácil. Mas é uma opção de vida".
Em relação às suas idas à Vila Cruzeiro, favela da Zona Oeste do Rio onde nasceu e foi criado, Adriano foi taxativo.

- Não vou deixar de frequentar a minha comunidade de maneira alguma. É lá que eu fico à vontade, de bermuda e descalço. Não tenho esse tipo de contato (com traficantes). Mas sei que lá têm pessoas boas e as que seguiram outro tipo de vida. Se falar que nunca vi (bandidos), é mentira. Só que uma coisa é saber quem é, outra é se relacionar. Se ver um deles vou apertar a mão e nada mais - afirmou.

Preocupação em não decepcionar as crianças

Por mais que tenha conversado exaustivamente com seus familiares antes de decidir parar de jogar por tempo indeterminado, o Imperador ressaltou que está preocupado com o que as crianças vão pensar.

"Quando era pequeno, acompanhava a vida dos jogadores importantes e procurei me espelhar neles. Hoje muitas crianças me olham e dizem. "Oh, é o Adriano Imperador!". Fico chateado de tomar essa decisão por causa daqueles garotos que "jogam comigo" no Playstation (faz gesto com as mãos como se estivesse jogando videogame)", lamentou o atacante da seleção brasileira e do Inter de Milão.
Adriano viveu o sonho de várias crianças brasileiras - tornou-se uma celebridade do futebol mundial. Após defender Flamengo- onde foi revelado- Fiorentina, Parma, São Paulo, Inter de Milão e seleção brasileira, o atacante chegou à conclusão que a cobrança para jogar em alto nível estava insuportável.

"Estava me sentindo muito pressionado. Nada contra o Inter de Milão e o presidente do clube, que considero um pai para mim. Mas foi uma opção de vida. Não sei o que vai acontecer daqui para frente. O meu empresário (Gilmar Rinaldi) ficou de ir à Itália resolver esse problema. No momento não quero pensar no futuro. Quem for inteligente vai entender a minha decisão", destacou.

Retorno ao futebol brasileiro

Perguntado se havia a possibilidade de voltar a jogar por um clube brasileiro, Adriano só deu uma opção:

"Se eu for jogar no Brasil, tem de ser no Flamengo. Se não minha avó me mata", brincou.

Em 20 minutos de entrevista coletiva, Adriano tirou um peso das costas que o atormentava desde que desembarcou no país para defender a seleção brasileira contra o Peru, em Porto Alegre. Ao fim da conversa com jornalistas e longe dos microfones, o Imperador confessou ao assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva.

"Eu tinha que falar a verdade. Era isso que precisava ser feito", concluiu, admitindo que demorou a debelar os boatos sobre o seu paradeiro no Rio de Janeiro.
Fonte: GloboEsporte.com

TURISMO - Ministro da Defesa vai priorizar incremento da malha aérea do Nordeste

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o governador Marcelo Déda debateram nesta quarta-feira, 8, em Brasília, o incremento da malha aérea do Nordeste e a ampliação do Aeroporto de Aracaju. Classificando o encontro como "muito produtivo", o governador relatou que o ministro foi "extremamente solícito", encaminhando os pleitos sergipanos com seus assessores ainda durante a audiência. "Creio, por isto, na evolução positiva das demandas de nosso estado", completou Déda.
A melhoria de oferta de vôos no Nordeste é considerada prioritária pelos governadores da região, pois, embora haja oferta aceitável com horários regulares para o Sudeste e para Brasília, há grande carência de opções inter-regionais. Exemplo disso é a necessidade de vôos interligando Aracaju e capitais nordestinas como Natal (RN), Fortaleza (CE) e Recife (PE).
Esta carência, avalia o governador, "prejudica o turismo e a economia nordestinas, já que a malha aérea existente representa um gargalo para a integração econômica da região". Tanto o Ministério da Defesa quanto a diretoria da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) expuseram, em recentes reuniões em Alagoas e Minas Gerais, os planos para a ampliação da oferta de vôos na aviação regional nordestina.
Para isso, contam com o interesse explícito das companhias aéreas Azul e Trip, que se mostraram dispostas a oferecer rotas diferentes daquelas ofertadas pelas grandes empresas do setor ' Tam e Gol'. Nesse sentido, Déda e Jobim convergem no entendimento de que três grandes questões devem ser enfrentadas para que estes objetivos sejam alcançados. A Azul Linhas Aéreas foi a primeira empresa aérea a contrair junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um financiamento em moeda nacional para a compra de aviões da Embraer. O empréstimo, de R$ 254 milhões, corresponde a 85% do investimento que será feito na aquisição de quatro aviões.
Segurança jurídica
Primeiro, uma regulamentação, que deverá ser construída pelo Ministério da Defesa e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), capaz de montar um entendimento institucional que dê segurança jurídica às novas operadoras da malha aérea. A mudança é necessária diante da concorrência predatória das grandes empresas aéreas em relação às novas inviabilizando novas rotas e "deixando os consumidores sem alternativas", ponderou o governador. Essa segurança, prosseguiu, "alcançará naturalmente os passageiros".

Em segundo lugar, é preciso assegurar, com o apoio do Governo Federal, as linhas de financiamento para a compra de aeronaves. Para isto, tanto a Sudene quanto o BNDES já iniciaram conversações com Azul e Trip. Paralelo ao incremento da malha aérea, lembra o governador, haverá "um movimento virtuoso no momento da crise econômica, beneficiando a produção de aeronaves".
Por fim, haverá necessidade de implementar uma política tributária que abranja a renúncia fiscal dos combustíveis de aviação. Em que pese o momento fiscal difícil, com queda de arrecadação, os secretários de Fazenda do Nordeste entendem que esta renúncia é necessária para garantir competitividade às aéreas e, em seqüência, deverá potencializar o mercado com a geração de outras fontes de receita.
Sergipe, destacou Déda, "dá apoio integral a este redesenho da malha aérea nordestina, priorizando o atendimento dos usuários e não o interesse das grandes companhias de aviação". Em plena concordância, o ministro da Defesa designou grupo de trabalho para levantar a estrutura aérea da região, ao mesmo tempo em que elabora normas que possibilitem a operação de novas empresas do setor.
Aeroporto de Aracaju
Considerada prioridade da gestão do Governo do Estado, a reforma do Aeroporto de Aracaju também foi abordada durante a audiência. Déda reiterou a importância do convênio de Sergipe com a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero). Com ele, o governador quer assegurar, principalmente, a ampliação da pista de pouso e a duplicação do pátio de estacionamento de aeronaves, o que permitiria ampliar de imediato o fluxo turístico para o estado num momento que Sergipe amplia sua rede hoteleira.
Déda expôs, ainda, o interesse do estado na construção do Aeródromo de Xingó, garantindo, além do incremento do fluxo turístico, a integração econômica de Sergipe com Alagoas, Bahia e Pernambuco. O governador foi assessorado na audiência pelo representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.

POLÍTICA - PMA concede benefícios aos servidores no limite das limitações impostas pela crise

Após analisar minuciosamente as finanças municipais e os impactos decorrentes da crise econômica internacional, a Prefeitura de Aracaju concedeu aos servidores reajuste salarial de 1% que, somado ao aumento de 12% do salário mínimo, resulta num reajuste médio de 4,5%. Mesmo assim, a questão salarial ainda parece estar em pauta para diversos sindicatos de categorias relacionadas ao município, que continuam reivindicando aumento de remuneração diante de um momento de queda na arrecadação e contingenciamento dos gastos.

Segundo o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, o índice de 1% de aumento foi o máximo que a Prefeitura pôde conceder, uma vez que no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2008, houve drásticas reduções no recebimento de royalties (-36%) e no repasse federal referente ao Fundo de Participação dos Municípios (-20%). No último caso, a perda em termos absolutos foi de R$ 7,2 milhões. Caso o cenário atual seja mantido, a receita proveniente do FPM - responsável por 40% das verbas do município - poderá ser reduzida em até R$ 30 milhões.

Ainda segundo Passos, os valores hoje pagos aos servidores de Aracaju se destacam nacionalmente perante as remunerações em outras cidades do país, que chegam a designar para determinadas categorias valores salariais menores para cargas horárias maiores. A Prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo, anunciou que vai contratar médicos para trabalhar 40 horas semanais, com remuneração de R$ 3 mil. Em Aracaju, médicos que praticam esta carga horária chegam a ganhar até R$ 5 mil, valor bem acima do exercido pela capital carioca.

Médicos

A categoria dos médicos do município tem reivindicado um piso salarial de cerca de R$ 8 mil por uma carga horária de 20 horas semanais. Conforme o secretário de Finanças, nenhuma capital brasileira paga uma remuneração ao menos equivalente à proposta pelos profissionais responsáveis pela saúde do aracajuano. "Isso significa um salário de mais de R$16 mil para quem trabalha os dois turnos", observa Jeferson Passos.

No início deste ano, a Prefeitura de Salvador, um município com um custo de vida bem mais elevado, se comparado ao de Aracaju, realizou concurso para contratação de profissionais da saúde. O salário inicial dos médicos: R$ 2.156,25, por 20 horas semanais, e R$ 4.555,33, por 40 horas. "É um valor abaixo do nosso. Aqui, para a jornada de 40 horas, o inicial é de R$ 4.759.60", destaca o secretário de Finanças.

Na capital sergipana os médicos que atuam 20 horas por semana (são 173) recebem um salário médio de R$ 2.536,10. Já para os que têm carga horária de 40 horas (170), o valor médio é de R$ 5.428,18. Há ainda profissionais com carga horária de 24 e 30 horas, com salários de R$ 3.732,22 e R$ 3.447,54, respectivamente. "O profissional que trabalha 24 horas dá dois plantões de 12horas por semana, por isso tem uma remuneração maior", explica Jeferson. Ao todo, 535 médicos compõem a rede municipal.

Professores

Quanto à valorização dos professores da rede municipal, a Prefeitura dedica 92% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para a remuneração do magistério, enquanto a lei federal que versa sobre o assunto fixa em 65% o percentual mínimo a ser destinado para esse fim. De acordo com dados da folha salarial de fevereiro deste ano, a média salarial dos professores do município é de R$ 2.481,13, quando a dos professores estaduais, por exemplo, não passa de R$ 1,6 mil.

Com o intuito de se fazer cumprir antecipadamente a Lei 11.738, que em julho de 2008 fixou o piso salarial dos professores em R$ 950, o município pretende integralizar a remuneração dos professores que recebiam menos de R$ 950 já a partir de abril e ainda acrescentar à integralização o restante da diferença salarial relativa aos meses de fevereiro e março. De acordo com a lei, todos os Estados e municípios que adotassem um valor menor que o piso estabelecido deveriam pagar, no mínimo, dois terços da diferença já a partir de janeiro de 2009. Já o pagamento do valor total passa a ser obrigatório em janeiro de 2010.

Em Aracaju, dos 1.823 profissionais ativos da rede municipal de ensino, apenas 111 professores recebiam menos que o piso estabelecido pela lei. "Na folha salarial dos professores podemos verificar, por exemplo, que existem 844 docentes que recebem R$ 3.393,46; 173 que recebem R$ 4.310,26; e 52 que recebem R$ 6.183,62. Por isso, aplicar um aumento de 37,15% nesses e nos outros valores acima do piso representaria um impacto de R$ 34 milhões para o município", explica Jeferson Passos.

Enfermeiros

No caso dos enfermeiros, o município acatou solicitações como a ampliação em cerca de 25% do valor do auxílio alimentação e a continuidade da implementação da quebra do teto na titulação e no adicional noturno. Também foram aceitas as propostas do pagamento da insalubridade em cima do novo salário mínimo; isonomia no pagamento das gratificações gerenciais; prorrogação do pedido de licença por mais 60 dias em casos específicos, ainda a serem regulamentados; e inclusão de pais como dependentes dos servidores no plano do Ipesaúde.

"Essas concessões representam um impacto financeiro significativo na nossa folha e para os enfermeiros são conquistas importantes", destaca o presidente da Comissão de Negociação da Prefeitura de Aracaju, o secretário de Governo, Bosco Rolemberg. Caso concedesse mais do que isso, a Prefeitura de Aracaju estaria condenada a ultrapassar o limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade de Fiscal e teria que arcar com drásticas penalidades, como a demissão do funcionalismo público e a impossibilidade de aderir a convênios e empréstimos.

Impacto

Outras reivindicações, como a dos médicos e dos professores, também foram atendidas. De acordo com Bosco Rolemberg, o aumento linear atrelado aos outros benefícios concedidos significa um acréscimo de 2% na despesa total com pessoal. "Fizemos tudo que estava dentro das nossas possibilidades", afirma. Ainda segundo Bosco, caso todas as reivindicações de todas as classes trabalhistas fossem atendidas, a despesa com pessoal subiria para R$ 95.936.000,00, o que representa 62% da receita líquida do município, ao passo que a LRF recomenda não ultrapassar o percentual de 51,3% da receita com o pagamento de salários.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), Aracaju é a sexta capital do país com maior investimento per capita em pessoal. "É um dado que leva em consideração o quanto cada cidadão gasta anualmente com o pagamento dos servidores municipais, seja em salários ou encargos", explica o secretário municipal de Finanças, Jéferson Passos.

Valorização

Para obter o número é necessário dividir todo o gasto com pessoal pela população da cidade. Sendo assim, é como se, em 2008, cada aracajuano tivesse contribuído com R$ 695 para o pagamento dos funcionários públicos municipais - o que coloca a capital sergipana na primeira colocação no Norte/Nordeste. "No país estamos à frente de cidades importantes, como São Paulo [R$ 608], Belo Horizonte [R$ 611] e Curitiba [R$ 582]", ressalta o secretário de Finanças.

Um outro levantamento realizado pela Abrasf - esse no primeiro quadrimestre de 2008 - aponta Aracaju como a capital com maior comprometimento da receita corrente líquida com despesa com pessoal. Do total arrecadado pelo município, 48,7% são investidos no pagamento do funcionalismo. "Isso demonstra a valorização e o comprometimento da administração municipal com os servidores", destaca Jeferson Passos.

POLÍCIA - Tenente-coronel Eliezer pode voltar à prisão

O tenente-coronel Eliezer da Silva Santana, ex-diretor do Presídio Militar (Presmil) pode ser preso novamente. O juiz da 6ª Vara da Auditoria Militar, Diógenes Barreto, decretou nesta quinta-feira, 9, a prisão do oficial alegando que ele abusou das prerrogativas de ser oficial superior para destruir e falsificar sua ficha disciplinar.

De acordo com o advogado do policial, Aníbal Monteiro, este processo de falsificação data de 2008 e já foi julgado pela junta militar, que teria dado parecer favorável. Além disso a alegação do juiz é de que o oficial vem fazendo declarações “numa clara demonstração de desrespeito as normas da hierarquia e disciplina militar, fato que traz, no seio da corporação, grave prejuízo ao cumprimento das normas militares”.

O advogado informou que Eliezer está fora do Estado e que na segunda-feira, 13, irá se apresentar. No entanto, ele declarou que deverá entrar o mais rápido possível com um habbeas corpus preventivo para que ele não permaneça detido.

Relembre o caso

Eliezer foi detido na tarde do dia 2, uma quinta-feira, e permaneceu preso até a noite do domingo, 5, no Quartel Comado Geral da Polícia Militar (QCG). A sua prisão ocorreu após um desentendimento com um coronel, porque ele havia permitido filmagens de uma equipe de televisão durante uma revista do Presídio Militar.

Na terça-feira, 7, ele promoveu uma entrevista coletiva à imprensa onde fez diversas declarações que teriam desagradado a corporação. Dentre elas, ele declarou que foi preso por capricho do Comando Geral da Polícia Militar de Sergipe.
Fonte: Portal Infonet