quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

EDUCAÇÃO - Governo vai construir unidade de ensino para 1,2 mil alunos em Socorro

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) vai iniciar nos próximos meses a construção de uma unidade de ensino no conjunto Jardim, no local onde funcionava o Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos (CAIC) Ministro Armando Rollemberg, em Nossa Senhora do Socorro. O antigo prédio já está em processo de demolição, e em breve será erguida uma escola nos padrões construtivos estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A nova escola terá capacidade máxima para 400 alunos por turno, num total de 1.200 alunos.

Para a construção da obra, o Governo do Estado de Sergipe vai investir mais de R$ 4 milhões. A nova escola, que será levantada em uma área de 4,5 mil metros quadrados, terá dez salas de aula de Ensino Médio, auditórios, laboratórios de informática e de ciências, bibliotecas, piso de alta resistência, cantina e vestiário.

Além disso, a estrutura vai contar com refeitório, salas de multiuso, quadra de esporte, bicicletário, pátio, sala de vídeo, e toda uma parte de acessibilidade, como banheiros exclusivos para deficientes. De acordo com o engenheiro responsável, Rezende Júnior, o prazo para a construção da obra é de dez meses a partir da ordem de serviço. Parte do terreno será doada para a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, e passará por um processo de urbanização.

Atualmente os alunos do CAIC estão estudando em um prédio alugado na rua Mato Grosso no bairro Siqueira Campos . O Governo do Estado disponibilizou ônibus para transportá-los do Conjunto Jardim até o Siqueira.

DESENVOLVIMENTO - Investimentos públicos melhoram indicadores sociais de Sergipe

As condições estruturais dos lares sergipanos receberam destaque na mais recente edição da revista Nordeste Econômico, publicação voltada para a análise de fatos políticos, econômicos e financeiros da região. O Estado foi considerado, tendo como base os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2008, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como aquele que apresenta, em termos relativos, os melhores domicílios no que se refere aos serviços e à presença de bens duráveis nas casas.

Durante o levantamento, o órgão analisou a existência de 16 tipos de bens (entre eles, fogão, filtro de água, rádio, televisão, geladeira, freezer, máquina de lavar roupas, telefone e computador), além da oferta de serviços de abastecimento de água canalizado, esgotamento sanitário, banheiro, coleta direta de lixo e iluminação elétrica. Sergipe obteve o melhor índice em 10 das categorias e o segundo melhor em outras três.

Para o economista Ricardo Lacerda, os números mostram que os investimentos feitos pelos Governos Federal e do Estado têm garantido que Sergipe obtenha uma melhora dos indicadores sociais e de acesso a bens e serviços públicos superiores à média nacional.

“Através de programas como o ‘Luz para Todos’, ‘Minha Casa, Minha Vida’ e ‘Casa Nova, Vida Nova’, além dos grandes investimentos em infraestrutura e na atração de empresas, o Estado tem conseguido levar o desenvolvimento para todas as regiões, inclusive o interior. Os números mostram que essas políticas têm sido exitosas”, salientou.

Destaques

Entre os dados que merecem destaque está a presença da rede de abastecimento de água. De acordo com o IBGE, 88,4% dos domicílios sergipanos são atendidos pelo sistema, o que garante ao Estado o melhor índice da região Nordeste e o terceiro lugar entre todas as unidades da federação. O índice é superior à média nacional, que em 2008 foi de 83,9% dos lares atendidos pela rede.

Outro número relevante diz respeito à existência de rede coletora de esgoto. Sergipe, com os seus 74,7% dos domicílios atendidos, apresenta o melhor percentual da região e o oitavo lugar entre todos os Estados. O número também é superior aos 73,2% da média nacional.

Um dado que também chamou a atenção da revista foi a presença de iluminação elétrica nas residências. Praticamente 100% dos lares sergipanos são atendidos pelo serviço. A presença de telefones em 82,9 % dos domicílios e a oferta de serviço de coleta de lixo a 85,4% dos lares também deram a Sergipe os melhores índices da região Nordeste.

Avanços

Os índices obtidos pelo Instituto em 2008 apresentaram avanços em relação ao ano anterior. A presença da rede coletora de esgoto avançou em 3,9 pontos percentuais (p.p) dos lares, enquanto a oferta de serviços de coleta de lixo e iluminação pública aumentou em 1,9 e 1 p.p, respectivamente. A existência de telefones (fixos e celulares) nos lares cresceu 9,5 pontos.

A publicação também salienta a forte presença de bens duráveis nos domicílios sergipanos. Em relação à existência de fogões, geladeiras, televisões e microcomputadores, o Estado apresenta os melhores índices da região Nordeste. Mais de 98% dos lares apresentam fogões e geladeiras, índice também superior à média nacional. O número de residências que passaram a contar com um microcomputador passou de 15,4% dos domicílios em 2007 para 22,1% em 2008.

Previsões

A revista também cita que um estudo realizado pela Datamétrica Consultoria sobre as previsões de crescimento das economias para os anos de 2009 e 2010. Em relação ao ano passado, a empresa prevê que Sergipe obtenha um crescimento de 3,68% em seu Produto Interno Bruto (PIB), índice superior ao previsto para a região Nordeste (2,7) e à média nacional (0,5%). Para 2010, a previsão é ainda mais otimista. O Estado poderá apresentar um crescimento de 6,17%, enquanto a região deverá crescer 6% e o país 5%.

A explicação para o crescimento está baseada na contínua expansão do consumo das famílias, do comércio, serviços e da construção civil, cujo dinamismo teria superado as expectativas iniciais e atenuou as perdas da agropecuária, decorrentes do excesso de chuvas.

A forte reativação prevista da economia brasileira, a intensificação de gastos sociais, o consumo das famílias e a retomada dos investimentos públicos e privados projetam um excelente desempenho da economia regional em 2010, ainda que o setor externo não recupere a expansão registrada no período pré-crise.

POLÍCIA - Operação Muleta prende oito pessoas acusadas no esquema de fraude no DPVAT

A Operação Muleta deflagrada nesta quarta-feira (27) resultou na prisão de oito pessoas, incluindo cinco advogados, dois corretores de seguros e uma serventuária de Justiça lotada no 1º Juizado Especial do município de Arapiraca. A quadrilha atuava no esquema de seguros de acidentes de veículos, forjando os nomes de supostas vítimas para receber o dinheiro do DPVAT. A Polícia Civil de Sergipe prendeu duas pessoas no Estado.

A operação Muleta foi coordenada pelo delegado Rodrigo Sarmento, de Alagoas, em conjunto com os delegados de Sergipe Cledson Ferreira Pinto e Fábio Pereira. Segundo Fábio, foram cumpridos dois mandados de prisão no Estado, um ocorreu no município de Nossa Senhora das Dores e o outro em Canindé de São Francisco. “Uma das prisões foi feita em flagrante por porte ilegal de arma de fogo”, afirma o delegado.

A Polícia cumpriu dez mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió. As prisões de dois corretores de seguro ocorreram em Sergipe, enquanto as demais na cidade de Arapiraca, onde a quadrilha concentrou o esquema fraudulento.

Durante coletiva à imprensa, concedida por delegados Alagoanos nesta quarta-feira, em Maceió, a Defesa Social informou que as denúncias chegaram ao conhecimento da polícia há cerca de quatro meses, quando deu início à investigação pela Polícia Civil, por meio da Deic (Divisão Especial de Investigação e Capturas) e pelo Serviço de Inteligência da SEDS.


Delegado Fábio Pereira

Coletiva em Maceió


As supostas vítimas do golpe do DPVAT eram recrutadas em cidades do Agreste alagoano. No entanto, os acusados forjavam endereços para a cidade de Arapiraca, onde os processos de pagamento do seguro de acidentes eram direcionados para o 1º Juizado Especial.

“Assim, eles davam entradas com os processos de seguro de acidentes no Fórum de Arapiraca, onde a sentença transitava de maneira rápida, garantindo a confirmação dos valores apresentados pelos advogados”, afirmou o secretário adjunto da Defesa Social de Alagoas, Washington Luiz.

Segundo ele, as suposta vítimas não tinham participação na fraude ou algumas delas nem existiam. Wasnington Luiz revelou que no momento da prisão da serventuária Valquíria Malta Gaia Ferreira foram apreendidos no gabinete da acusada 11 novos processos, que ainda não tinham seguido para análise da Justiça.

De acordo com o delegado geral da Polícia Civil de Alagoas, Marcílio Barenco, no 1º Juizado Especial tramitam atualmente cerca de 1.500 processos, que serão examinados pela Polícia e podem ajudar na análise dos prejuízos causados à seguradora. Cada pagamento de morte por acidente custava aos integrantes da quadrilha o valor de R$ 13 mil.

Expansão do esquema – De acordo com o delegado Fábio Pereira, que deu apoio à operação em Sergipe, com base nas investigações iniciadas pela polícia alagoana, os trabalhos também se estenderão para as terras sergipanas. “Vamos trabalhar no sentindo de descobrir se há outras pessoas, que moram em cidades no nosso Estado, que podem também ter participado da fraude”, informou.

O advogado Rogério Cavalcante Lima é considerado foragido, já que não foi encontrado em sua residência pela polícia. Os acusados serão indiciados por crime de estelionato, corrupção ativa, falsificação de documentos e formação de quadrilha.

SAÚDE - Clínica de Saúde em Areia Branca é a primeira a funcionar 24 horas

A entrega de Clínicas de Saúde da Família (CSF) já tem virado rotina na agenda do Governo de Sergipe. Com a inauguração ocorrida na última quarta-feira, 27, em Areia Branca, já somam 16 o número de unidades entregues no estado. Porém, o ato realizado trouxe uma novidade: a unidade do pequeno município do Agreste, distante 34 quilômetros da capital, é a primeira CSF 24 horas.

“O projeto de implantação das 102 clínicas em todo o território sergipano estabelece que 23 dessas unidades terão estrutura para acolher os casos de urgência e emergência de baixa e até média complexidade, além de oferecer, como as demais, atendimento ambulatorial”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, acrescentando que este último é prestado pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).

A clínica tem duas entradas, uma para o atendimento ambulatorial e a outra para a urgência 24 horas, onde existem recursos inclusive para prestar socorro imediato aos pacientes com quadro grave. “Durante o dia, os médicos do PSF irão prestar o atendimento e durante a noite, finais de semana e feriados haverá sempre um médico emergencista de plantão para socorrer os casos urgentes”, explicou a enfermeira Conceição Mendonça, da Diretoria de Atenção Hospitalar e Urgência do Estado.

Segundo ela, a sala de estabilização montada na Clínica de Saúde da Família 24 horas contém recursos médicos e tecnológicos aprovados com base nos critérios do Ministério da Saúde. A unidade, que abriu suas portas logo após a solenidade de inauguração, oferecerá cobertura a uma população de cerca de 17 mil habitantes, inclusive aos internos do presídio estadual localizado em Areia Branca.

“Hoje mesmo já fechamos o antigo posto de saúde e vamos transformá-lo em um Centro de Atenção Psicossocial (Caps)”, informou o prefeito Agrepino dos Santos, que agradeceu ao Governo do Estado pela obra. “O povo de Areia Branca só tem a agradecer. A partir de agora, não será mais necessário encaminhar ao Hospital Regional de Itabaiana casos de urgência, pois eles podem ser resolvidos aqui mesmo”, ressaltou.

Padrão

Rogério Carvalho destacou o padrão de ambiência valorizado pelo projeto de implantação das CSFs, lembrando que o Brasil tem uma dívida de mais de 20 anos com o povo, por ter criado o Sistema Único de Saúde (SUS), mas não ter dado a estrutura adequada ao seu funcionamento.

“Nos três anos da atual gestão foram realizadas mais obras na Saúde do que todos estes anos de SUS no estado. Estamos trabalhando com equipamentos de atendimento primário que são mundialmente aceitos. A herança que o povo tem são postinhos de saúde, onde uns tem sala de curativo, outros não, ou seja, nunca existiu um padrão. O que estamos tentando é mudar essa realidade”, discursou o secretário.

Ele lembrou que, além das 102 clínicas em implantação, estão sendo construídos ou reformados e ampliados 17 unidades hospitalares, 36 bases descentralizadas do Samu Sergipe, oito Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e quatro farmácias populares. “É uma verdadeira marca para inspirar governos, o que só é possível se houver coragem e o governador Marcelo Déda teve esta coragem de aplicar 12% dos recursos do Estado exclusivamente na Saúde para que o povo seja atendido com qualidade”, completou Rogério.

Atendimento mais próximo


Os moradores de Areia Branca manifestaram sua satisfação com a nova unidade. “A partir de agora, nem eu, nem meus filhos vamos precisar ir até Aracaju ou Itabaiana para sermos atendidos por um médico ou dentista. Basta virmos até aqui nesta clínica tão bonita, que parece até uma clínica particular”, disse a dona de casa Maria Santos Santana, 46 anos.

Da mesma forma pensa o lavrador Galdino de Jesus, 70 anos, pai de oito filhos. “Faz oito anos que moro aqui e esta clínica de saúde veio numa hora certa, porque o povo estava precisando”, afirmou seu Galdino. Para a moradora Maria Rodrigues, a expectativa é de que a unidade melhore o atendimento em 100%. “Esta clínica vai ser a maior riqueza do povo de Areia Branca, ninguém mais vai precisar se deslocar para ter atendimento de qualidade”.

Homenagem

A Clínica de Saúde da Família 24 horas de Areia Branca homenageia o fisioterapeuta Christtianno Oliveira de Almeida, neto do ex-prefeito José Francisco de Almeida. “Christtianno era um jovem de 28 anos, que nasceu e viveu aqui até os 14 anos, quando nos mudamos para Aracaju por causa dos estudos”, contou a mãe Zenilde Oliveira.

Segundo ela, o jovem estava montando uma clínica de fisioterapia em Lagarto com um colega, mas na madrugada do dia 28 de junho de 2007, quando retornava do São João de Areia Branca, houve um acidente de carro e ele veio a falecer.

“Como ele era um profissional de saúde e filho da terra, Souza, o ex-prefeito, resolveu homenageá-lo com o nome desta clínica. Agradeço ao atual prefeito por ter concluído esta obra e não ter mudado o homenageado. É um orgulho muito grande para todos nós da família”, finalizou dona Zenilde.

VERÃO - 1ª Corrida Noturna do Projeto Verão será neste domingo

Será realizada neste domingo, 30, na orla de Atalaia, a primeira Corrida Noturna do Projeto Verão. Vão participar da competição 350 atletas divididos em 12 categorias, de acordo com a idade e o sexo. As inscrições para a corrida, que é novidade na programação esportiva do evento, encerraram-se no último dia 22.

Todos os participantes receberão uma camisa e aqueles que concluírem a prova vão ganhar também uma medalha. Serão premiados com troféus os cinco primeiros colocados em cada categoria, além dos três primeiros colocados gerais entre os homens e as mulheres.

Para a competição, será utilizada a pista do lado direito da orla de Atalaia. O percurso é de 6,3 km e a largada acontece às 18 horas em frente aos arcos. Ao longo do trajeto, que termina no mesmo ponto de partida, serão instalados postos de distribuição de água para garantir a hidratação dos participantes.

CARNAVAL - Inscrições para o concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval 2010 vão até amanhã

Estão abertas até esta sexta-feira, 29 de janeiro, as inscrições de candidatos ao concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval 2010. A escolha das majestades da folia, que abre oficialmente o Carnaval de Aracaju, acontece durante o Baile da Cidade, marcado para o dia 10 de fevereiro, a partir das 20 horas, no Iate Clube. Os vencedores receberão prêmios no valor de R$ 2.500.

Os interessados em concorrer devem procurar a coordenadoria de cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), na rua Estância, nº 39, Centro. O atendimento acontece das 8 às 18 horas. É necessário preencher a ficha de inscrição e entregar cópias da carteira de identidade, do CPF e comprovante de residência. Não podem participar do concurso servidores da Prefeitura Municipal de Aracaju, menores de 18 anos nem pessoas não residentes em Aracaju.

A comissão julgadora será formada por artistas, jornalistas e produtores culturais de reconhecimento público. Na escolha do Rei Momo, serão observados critérios como performance no palco, gingado e samba no pé, elegância, desenvoltura para entrevistas e alegria. O requisito 'peso' não será considerado. Já para a Rainha do Carnaval os critérios de seleção serão: beleza, elegância, desenvoltura para entrevistas, alegria e também performance na passarela, gingado e samba no pé.

Os trajes utilizados pelos candidatos durante a realização do concurso, que costuma ter cerca de 30 participantes, deverão ser, preferencialmente, fantasias carnavalescas. Após o concurso, a Funcaju assumirá as despesas de produção e das fantasias dos eleitos para comandar o carnaval de Aracaju.

Os escolhidos no Baile da Cidade de 2009, Abel Wesley Rodrigues e Flávia Regina Faria Ramos, passarão as faixas de Rei Momo e Rainha do Carnaval para os vencedores desta edição. O concurso tem vigência de um ano, e os escolhidos participarão de eventos carnavalescos.

CIDADE - Obras de drenagem avançam na Rafael de Aguiar

Depois de concluir os serviços de drenagem em várias ruas dos conjuntos Paulo Barreto e Amintas Garcez, localizados nos bairros Pereira Lobo e Suissa, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) agora avança em direção à rua Rafael de Aguiar. A comunidade da região, que anteriormente era obrigada a conviver com alagamentos nos períodos de chuva, em breve verá o antigo problema resolvido.

A construção da galeria retangular de concreto na rua Rafael de Aguiar tem causado alguns transtornos aos pedestres e motoristas. O trânsito de veículos na via foi parcialmente bloqueado, no entanto, o engenheiro fiscal da obra, Luis José Dias Gomes da Cunha, explica que os incômodos temporários são necessários para que sejam resolvidos definitivamente os problemas de alagamento.

A obra está orçada em R$ 678.643,61 e, após a conclusão dos trabalhos, todas as vias terão o pavimento em paralelepípedo reposto. "Não há como fazer a drenagem pela metade ou em partes. Essa região sempre recebeu serviços paliativos, mas para resolver o problema de vez é preciso aprofundar a obra. Infelizmente, os moradores e transeuntes estão tendo que enfrentar alguns transtornos, mas os benefícios ficarão para sempre", lembra o engenheiro.

"A Rafael de Aguiar corta os dois lados dos bairros Pereira Lobo e Suissa. É a rua que fica no centro da região, então é inevitável fazer a intervenção nela. Mas, à medida que a obra vai avançando, nós vamos liberando parte do trânsito, por se tratar de uma via de grande movimentação", complementa Paulo Agra, engenheiro da empresa Camel, contratada para a execução dos serviços.

Obra

Luis José explica também que alguns obstáculos são inerentes à obra. "Ao passo que avançamos na construção da galeria, encontramos cabos de telefones, redes de esgotos, entre outros detalhes que precisam de pequenos reparos. Não podemos seguir em frente sem resolvê-los, então tudo isso gera um pequeno atraso nos planos", explica.

Apesar disso, o prazo para a entrega do serviço não deverá ser alterado. "Estamos atuando dentro de um planejamento muito bem preparado. Então, o prazo para a conclusão da obra continua entre o final de fevereiro e o início do mês de março", complementa Luis José.

Ao todo, 15 homens estão trabalhando para concluir os serviços de drenagem na rua Rafael de Aguiar, considerada a última etapa da obra. As últimas ruas a serem beneficiadas foram a José Pires Wine, a Frei Paulo e a rua Dr. José Luciano Siqueira, localizadas no conjunto Amintas Garcez.

DESEMPREGO - Taxa de desemprego fecha 2009 em 6,8%, menor nível em seis anos

Depois de crescer nos primeiros meses de 2009, a taxa de desemprego no Brasil voltou em dezembro ao menor nível da série histórica, iniciada em 2002. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa ficou em 6,8% no último mês do ano, a mesma registrada em dezembro de 2008 --e a menor em seis anos.

Emprego industrial fecha novembro com a maior alta em seis anos, diz CNI
Brasil supera países do G20 na geração de emprego em 2009, diz ministro
Indústria paulista fecha o ano com corte de 98 mil empregos, diz Fiesp

O desemprego médio em 2009 ficou em 8,1%, pouco acima dos 7,9% em 2008, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira. Trata-se da segunda menor taxa da série iniciada em 2002.

A renda média do trabalhador ficou em R$ 1.344,40 em dezembro, 0,9% menor que em novembro, mas 0,7% acima do verificado em dezembro de 2008. Em 2009, a renda média do trabalhador ficou em R$ 1.350,33, uma alta de 3,2% frente a 2008. Para um ano fechado, desde 2003, foi o maior rendimento médio da série --iniciada em março de 2002.

Em dezembro, o IBGE registrou 1,6 milhão de pessoas desocupadas, queda de 7,1% em relação a novembro. Ante dezembro de 2008 o resultado ficou estável. A média mensal de desocupados no país no ano passado ficou em 1,9 milhão de pessoas, 1% acima do visto em 2008.

A população ocupada média em 2009 foi de 21,3 milhões de trabalhadores --o que representa uma queda de 1,8% sobre a média do ano anterior. Em dezembro, eram 21,8 milhões de pessoas empregadas, o que indica alta de 1% sobre o resultado de novembro. Na comparação com dezembro de 2008, houve incremento de 1,4%.

Por setores, a indústria registrou diminuição de 0,1% na oferta de vagas, em dezembro, na comparação com novembro. Em relação a dezembro de 2008, houve elevação de 0,4%.

Já na construção, foi verificado aumento de 2,6% sobre novembro, e de 5,3% em relação a dezembro de 2008. No comércio, houve aumento de 2,3% na oferta de empregos frente a novembro, mas houve queda de 0,3% contra dezembro de 2008.

O IBGE mede a situação do mercado de trabalho nas regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE) e Porto Alegre (RS).

Fonte: Folha Online

POLÍCIA - Polícia apreende 2 Kg de maconha em Propriá

Na tarde desta quarta-feira, 27, a delegacia regional do município de Propriá recebeu uma informação relativa a chegada de uma determinada quantidade de droga em uma casa localizada no centro da cidade, em um local conhecido como “Gogó da Ema”. A delegada Roberta Fortes, juntamente com policiais civis e militares foram até ao local mencionada para apurar a denúncia.

Os policiais chegaram à casa do ex-presidiário, Joel da Conceição, 35 anos, vulgo “Neguinho Joel”, e lá encontraram dois quilos de maconha. “Joel cumpriu pena de nove anos no sistema prisional por conta de um crime de homicídio registrado em Aracaju. No momento da abordagem ele admitiu que a droga o pertencia”, explicou Fortes. A droga foi apreendida e será encaminhada na manhã desta quinta-feira, 28, para a criminalística. O acusado permanecerá detido na delegacia da cidade à disposição da Justiça.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

CASO ROBINHO - São Paulo tem reunião com o City e faz proposta por Robinho até fim do ano

A diretoria do São Paulo confirmou no início da tarde desta terça-feira que entrou na briga para contratar o atacante Robinho. Enquanto a cúpula do Santos marcou uma reunião com o Manchester City para quarta-feira, o rival já tinha enviado representantes à Inglaterra para cuidar do caso e até já fez uma proposta oficial.

"Não dá para dizer se estamos na frente ou não do Santos. Talvez estejamos na frente por uma questão cronológica. Mas é inegável o apreço que o Robinho tem pelo Santos", declarou o vice-presidente de futebol Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. Segundo ele, o São Paulo tem representantes na Europa desde sábado.

O UOL Esporte apurou que empresários ligados ao São Paulo tiveram uma reunião de duas horas na segunda-feira com diretores do Manchester City, e apresentaram uma proposta oficial por Robinho. A intenção do clube paulistano é fechar contrato de empréstimo até o final do ano, para poder utilizar o atacante em uma eventual fase final de Libertadores.

O atacante declarou que não sabia dessa última reunião. “Eu sei é que está bem encaminhado com o Santos, mas também agradeço o interesse do São Paulo. Mas, até o momento tem que esperar, não está nada decidido”, declarou Robinho em entrevista à ESPN Brasil na saída do treino do Manchester City. “Pelo que meu pai está me passando, o Santos está querendo fazer um contrato até o fim do ano e o Manchester City quer que seja até depois da Copa. É só esperar e se cuidar”, completou.

O São Paulo adotou tática diferente do Santos. Enquanto o time da Vila iniciou contatos primeiramente com Robinho e agentes do jogador, o clube do Morumbi foi diretamente aos representantes do Manchester City após “convite” feito por um intermediário. A postura do São Paulo agradou o time inglês, que evita priorizar um clube.

Diferente do Santos, o São Paulo não ofereceu atletas como prioridade em futura negociação com o City. O time da Vila Belmiro colocou Neymar como prioridade ao time inglês em um eventual acordo futuro.

O técnico do Manchester City, Roberto Mancini, já havia confirmado nesta terça que Robinho está sendo negociado por empréstimo e pode voltar ao Brasil. E revelou que, além do Santos, o São Paulo também poderá repatriar o jogador.

“Santos ou São Paulo são possibilidades, mas o importante é que o Robinho está feliz com isso e o clube também”, afirmou Mancini sobre o empréstimo do jogador. “O grande problema para ele é que haverá uma Copa do Mundo em junho, e ele precisa jogar. E eu preciso decidir entre cinco ou seis atacantes, o que é difícil para mim e para ele”, explicou.

O dirigente do São Paulo confirmou essa possibilidade: "A partir do momento que um empresário inglês faz uma consulta ao Mancini e ele diz que agrada a ideia do jogador ir para o São Paulo pela visibilidade que terá com a Libertadores, é claro que entramos na jogada", completou Leco.

O São Paulo não fazia nenhuma questão de tornar pública essa negociação, mas não teve como negar depois que o técnico do Manchester City deu essas declarações durante uma entrevista coletiva.

Enquanto isso, quatro representantes do Santos estão na Inglaterra e marcaram uma reunião com a cúpula do Manchester City para quarta-feira. Segundo o gerente de marketing Armênio Neto, só depois desse encontro haverá uma definição sobre a volta de Robinho à Vila Belmiro.

“Não acertamos com eles ainda, e só quando a gente sentar para conversar é que vamos ter todas as informações diretamente das fontes mais confiáveis”, declarou Neto por telefone ao UOL Esporte, despistando sobre a informação publicada na imprensa inglesa de que o City não ajudaria a pagar os salários do jogador.

Para reforçar a especulação, o técnico são-paulino Ricardo Gomes disse nesta terça que tem as possíveis contratações de Ricardo Oliveira ou Val Baiano como “plano B” para o ataque do São Paulo. Resta saber qual é o plano A.


Fonte: Uol Esporte



BRASIL - Ministro confirma que governo finaliza pacote de mudanças na legislação trabalhista

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, confirmou nesta terça-feira (26) durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, que o governo vai enviar ao Congresso um pacote com 10 medidas que alteram itens da legislação trabalhista.

"As medidas são de um governo que está ao lado dos trabalhadores e da produção. Que quer ajudar a fomentar o emprego gerando crédito e que tem como meta a formalização do trabalho", disse o ministro, em defesa do pacote, quando chegou à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde participou de um debate sobre direito do trabalho.

O evento faz parte da agenda do Fórum Social Mundial, que se estende até a sexta-feira (29) na capital gaúcha. Lupi detalhou os 10 projetos de lei do Executivo que serão encaminhados ao Congresso - alguns deles em debate há mais de um ano.

Entre outras medidas, o pacote torna obrigatória a distribuição de um percentual de 5% do lucro das empresas entre os funcionários e institui a chamada "responsabilidade solidária" nos contratos de terceirização.

Há também uma proposta de regulamentação do chamado "teletrabalho", em que o empregado cumpre sua jornada fora do ambiente da empresa, e restrições quanto à exigência de boa aparência e opção religiosa como critérios de contratação.

Sobre a distribuição de lucros, Lupi considerou a medida "inteligente". "Regulamentar essa matéria vai ser uma opção inteligente. Mas tem que ser uma opção, não uma imposição", disse. O ministro explicou que, pelo projeto em discussão, as empresas terão seis meses para negociar critérios de divisão de renda com seus trabalhadores.

A empresa que não negociar nesse prazo, segundo Lupi, poderá ser acionada pela Receita Federal para pagar um adicional de Imposto de Renda equivalente a 5% do lucro líquido. A participação poderá ser distribuída de forma semestral ou anual.

As empresas poderão usar ações para pagar os seus funcionários, mas pelo projeto em estudo fica vedada qualquer antecipação ou parcelamento de valores. Segundo o ministro, o projeto deve chegar ao Congresso em meados deste ano, ainda no primeiro semestre.

Lupi classificou as medidas como geradoras de renda. "A crise mundial mostrou que o Estado precisa se afirmar com políticas sociais justas", disse o ministro. Em referência à terceirização de trabalhadores, Lupi disse que não é justo as empresas se preocuparem com a qualidade do serviço prestados e se negarem a garantir direitos trabalhistas previstos em lei.

"Para este governo, a inclusão social começa com a carteira assinada", disse o ministro. Lupi reconheceu que o pacote é polêmico e que há "restrições e divergências" de líderes empresariais ouvidos na formulação da proposta. Mas, segundo ele, essas resistências partem de minorias.

As medidas estão sendo elaboradas pelo Ministério da Justiça em conjunto com representantes dos ministérios do Trabalho e da Previdência e de membros da OAB e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Rogério Favreto, também defendeu as medidas. Segundo ele, que também participou do debate na OAB, ainda não há convicção sobre o percentual ideal a ser distribuído. "Esse índice de 5% é uma proposta. Nossa intenção é que o projeto gere debate", explicou.

Favreto informou que o conjunto de medidas está em fase final de elaboração e que deve chegar à Casa Civil na próxima semana. "O objetivo do governo não é punir, mas incentivar a produção", disse. Segundo Favreto, a distribuição compulsória de lucros também não é consenso no governo.

Fonte: Portal Uol

INVESTIMENTO - Déda recebe missão do BID e Ministério do Turismo para avaliar Prodetur

Para aumentar os investimentos no turismo em Sergipe, o Governo de Estado vem trabalhando para a liberação de recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Depois de entregar a carta-consulta ao Ministério do Turismo, o governador Marcelo Déda se reuniu nesta terça-feira, 26, com membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério para discutir os recursos do programa. O encontro aconteceu no Palácio dos Despachos.

“O Prodetur é um programa de apoio à infraestrutura turística. Portanto, o que estamos discutindo é a prioridade de investimentos que teremos”, informou Marcelo Déda. Segundo o governador, uma parcela da verba será destinada para a infraetrutura turística. “Uma parte será investida em obras que vão viabilizar o acesso a destinos turísticos ou mesmo à construção de equipamentos turísticos em nosso estado”, explicou.

Dos 100 milhões de dólares solicitados por Sergipe, que poderão ser usados ao longo de cinco anos a partir da assinatura do convênio, uma parcela será aplicada na divulgação do estado. “Uma parte dos recursos vai para a divulgação para que o Governo tenha condições de divulgar o destino Sergipe em todo o país e também no exterior. Outra parcela será destinada para o desenvolvimento institucional e qualificação de mão-de-obra. Precisamos ter em Sergipe pessoas preparadas para atender bem o turista”, salientou Déda.

Do montante de recursos, 60% serão provenientes do BID, 36% do Governo Federal e 4% do Governo do Estado. O diretor de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, Edimar Gomes da Silva, informou que, mesmo antes de assinar o convênio, o Ministério já liberou alguns recursos. “Uma parte proveniente do Ministério do Turismo já foi disponibilizada para o estado de Sergipe. Para este ano, já estamos discutindo os valores”, disse o diretor, ao ressaltar que a vinda da missão para Sergipe é o primeiro passo para a assinatura do convênio.

Os recursos do Prodetur vão complementar ações que já estão sendo implementadas pelo Estado. “Sergipe não ficou esperando sair o Prodetur. Fizemos a nossa parte. Prova disto é a Rota do Serão, a construção da Ponte Joel Silveira e da ponte que liga Estância a Indiaroba, além de uma série de outros investimentos. Isso está criando condições para que Sergipe possa receber o turista e para que ele não fique só em Aracaju, mas que ele conheça outras belezas que o nosso estado reserva”.

Os técnicos do BID e do Ministério chegaram nesta segunda-feira, 25. No primeiro dia, se reuniram com membros do Governo e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur). Na tarde desta terça eles continuarão a visita técnica, que termina nesta quarta, 27, quando os técnicos deixarão uma agenda de compromissos que deverá ser atendida até a vinda da nova missão.

Novos rumos

O programa se baseia no conceito de pólo turístico. Na carta-consulta, o Estado elegeu dois pólos. Um é o chamado Costa dos Coqueirais – que compreende todo o litoral, desde a Foz do São Francisco até a Foz do Rio Real. O segundo pólo, denominado Velho Chico, abrange toda área de influencia do Rio São Francisco – desde Canindé até Brejo Grande.

“Para cada um desses pólos existem várias intervenções de infraestrutura, de sinalização turística, de divulgação. São as duas áreas de maior potencial turístico, algumas delas com turismo já presente como é o caso de Aracaju, do litoral sul, de Canindé”, destacou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana.

Segundo o secretário, a intenção é que o convênio seja assinado ainda este ano. “Pelo estágio avançado da nossa carta-consulta, por termos muito projetos já elaborados, nós queremos crer que a segunda missão, que é a de análise, deva ocorrer nos próximos meses e ainda este ano haja condição de assinar o contrato”, disse Jorge Santana, ao lembrar que cerca de R$ 25 milhões já foram conveniados com o Ministério do Turismo graças ao compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Participaram da reunião os secretários de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, do Meio Ambiente, Márcio Macedo, e o presidente da Emsetur, José Roberto Lima. A missão do BID foi chefiada por Adela Moreda.

ESPORTE - Brejeirão está pronto para os jogos do Campeonato Sergipano

O Estádio Antônio Brejeiro, localizado em Tobias Barreto, já teve sua reforma finalizada. Dois amistosos foram realizados esse mês e a primeira partida oficial pelo Campeonato Sergipano acontecerá nesta quarta-feira, 27, entre o Sete de Junho, time da cidade, e o River Plate de Carmópolis. Na quinta-feira, 28, o time do Sergipe jogará contra o Olímpico, também pelo Campeonato Sergipano.

Na obra de reforma e ampliação realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura(Seinfra) foram investidos mais de R$ 500 mil. Todo o gramado foi trocado, banheiros adaptados para deficientes físicos foram construídos, a administração e as cabines de rádio foram reformadas, ampliação da arquibancada em 50 metros (o que permite agora um acréscimo de 2 mil torcedores aos 2 mil lugares que já existiam). Além de tudo isso, foram construídos um estacionamento para dez veículos a para oferecer melhor acesso à viaturas policiais e ambulâncias e um poço de captação de água para a manutenção diária do gramado.

De acordo com o secretário de esporte e lazer do município, Renivaldo da Costa, a administração, o time e a população estão satisfeitos. “Só temos a agradecer ao governador Marcelo Déda por ter também voltado os olhos para Tobias Barreto. É mais uma vitória para a nossa população e para o esporte”, declarou.

Segundo o técnico do Sete de Junho Esporte Clube, Gil Sergipano, todos os problemas de infraestrutura que a equipe costumava enfrentar foram solucionados. “Antes, os jogadores não tinham um desempenho satisfatório devido à condição do nosso gramado. Inclusive, costumavam dizer que o Sete de Junho jogava melhor fora de casa que dentro”, comentou.

“Com essa reforma, o Brejeirão não vai poder mais ser apelidado de ‘Poeirão’. Agora estamos contentes com a nossa casa e com a possibilidade de melhora do nosso trabalho”, acrescentou Sergipano.

O capitão do Sete de Junho, Antônio Carlos, 28, contratado há dois anos, conhece bem as dificuldades que a equipe passava. “O campo era muito duro, com muitas elevações. Por causa disso, contusões chegavam a acontecer. A reforma deixou tudo muito melhor, já nos sentimos à vontade em jogar no estádio nos amistosos que aconteceram”, explicou.

Reinaldo dos Santos, aposentado e morador de Tobias Barreto, naturalmente é torcedor do Sete de Junho e se declara contente em relação à condição atual do Brejeirão. “Tudo está uma maravilha! As arquibancadas estão bem maiores e bonitas. O espaço está cem por cento pronto para a disputa do Campeonato Sergipano”, comemorou.

Iluminação

Para melhorar ainda mais a infraestrutura esportiva do município de Tobias Barreto, um projeto está em fase de elaboração na Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop). Ele contará com a construção de três modernos vestiários: um para a equipe da casa, outro para a visitante e o terceiro para a arbitragem, colocação de refletores e edificação de um portão de entrada contendo o nome do estádio na parte superior. Assim que essa parte for concluída, haverá a abertura do edital de licitação para que a empresa vencedora possa executar a obra.

ENSINO - Sergipe utilizará educação à distância na formação da PM

Pela primeira vez em 174 anos de história, a Polícia Militar de Sergipe adicionará cursos pela internet à sua tradicional formação de cabos, sargentos e oficiais. A corporação já está cadastrando na rede de cursos de Educação à Distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública (EAD/Senasp) os cerca de 2500 integrantes que já alcançaram o tempo de serviço necessário para a promoção e que em breve retornarão às aulas.

Segundo o chefe da 3ª Seção do Estado Maior (setor de ensino e instrução da PM), coronel João Ribeiro de Oliveira, a Senasp liberou há poucos dias a equvalência de alguns de seus cursos via internet para que possam ser utilizados na grade do Curso de Formação de Cabos (CFC), Curso de Formação de Sargentos (CFS), Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e do Curso de Habilitação de Oficiais da Administração (CHOA).




"Publicamos recentemente, no Boletim Geral Ostensivo número 008, a lista de policiais militares que já possuem tempo necessário para a promoção e que precisam se matricular na rede EAD da Senasp. Quem estiver na relação precisa preencher e imprimir a ficha de cadastro disponível nas páginas http://www.pm.se.gov.br/ e www.ssp.se.gov.br, e depois entregar no Telecentro da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mais próximo, no máximo, até o dia 28", informa o oficial.

Clique aqui para baixar a Ficha de Cadastro

Clique aqui para baixar o BGO nº 008

Mesmo aqueles policiais que já participam da rede EAD/Senasp e recebem o Bolsa Formação devem aderir ao cadastramento para fazerem o CFC, CFS, CAS e CHOA para serem promovidos. "Estamos recadastrando quem já participa dos cursos à distância e matriculando quem ainda não participa, até mesmo para verificarmos quem vai precisar de atualização em informãtica antes de iniciar os cursos pela internet. É obrigatório entregar o formulário preenchido no Telecentro mais próximo", alerta o chefe da 3ª Seção.

Aulas

De acordo com Oliveira, os inscritos vão participar dos ciclos 18 e 19 dos Cursos EAD/Senasp, que duram de abril a agosto deste ano, aproximadamente, e depois serão submetidos à fase presencial do curso, ainda este ano, a partir de setembro. "Quem for aprovado nos cinco ou seis cursos à distância estará automáticamente matriculado na fase presencial, a ser realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da PM, em Aracaju. Os concludentes estarão aptos a serem promovidos pelo Comando da PM", resume.


Nesta fase de aulas pela internet, os alunos terão aulas de Policiamento Comunitário, Direitos Humanos, Sistema e Gestão em Segurança Pública, Uso Progressivo da Força, Termo Circunstanciado e Local de Crime, Isolamento e Prevenção. Depois no quartel, os soldados, cabos, sargentos e subtenentes passarão por instruções de atualização em Tiro Policial, Ordem Unida e Técnicas de Abordagem.

Telecentros

Além de fazerem a matrícula nos Cursos de Formação e nos cursos à distância da Senasp, os policiais militares matriculados poderão estudar e acompanhar as aulas pela internet nos Telecentros.

Telecentro de Aracaju
Academia da Polícia Civil
(79) 3259-1099 ou 3259-0505

Telecentro de Propriá
Sede do 2º Batalhão da PM
(79) 3344-2211

Telecentro de Itabaiana
Sede do 3º Batalhão da PM
(79) 3431-2270 ou 3431-2101

Telecentro de Nossa Senhora da Glória
Sede da 3ª Companhia do 4º Batalhão da PM
(79) 3411-1443

Telecentro de Canindé de São Francisco
Sede do 4º Batalhão da PM
(79) 3346-2546 ou 3346-1255

Telecentro de Estância
Sede do 6º Batalhão da PM
(79) 3522-2358 ou 3522-2215

POLÍTICA - Prefeito recebe vereadores da bancada aliada

Os vereadores da bancada aliada em Aracaju fizeram na manhã desta terça-feira, 26, uma visita cortesia ao prefeito em exercício, Silvio Santos. A reunião aconteceu no Palácio Ignácio Barbosa e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Emmanuel Nascimento (PT), dos vereadores Elber Batalha (PSB), líder do prefeito, Chico Buchinho (PT), Ivaldo José (PDT), Miriam Ribeiro (PSDB), Simone Gois (PT), Waldir Santos (PT do B), Jailton Santana (PSC) e Evando Franca (PTB).

De acordo com Emmanuel Nascimento, a visita de cortesia foi realizada para demonstrar o apoio da Câmara de Vereadores à administração municipal e ao prefeito em exercício, Silvio Santos. "Viemos desejar boa sorte, pois confiamos e acreditamos nessa administração. Silvio faz parte desse governo, não apenas como vice-prefeito", declarou.

Para Silvio Santos, a audiência solicitada por Emmanuel Nascimento para prestigiá-lo à frente do executivo e tratar do projeto de lei que reajusta o salário dos servidores - previsto para ser votado antes do carnaval - é importante, na medida em que demonstra que Prefeitura e Câmara andam lado a lado. "Essa união mostra que estamos juntos na missão de elevar a qualidade de vida do povo aracajuano", ressaltou.

Reajuste salarial

O prefeito em exercício comentou ainda sobre o projeto de lei de reajuste salarial dos servidores municipais. "Já estamos na fase de conclusão da elaboração da lei, hoje deveremos estar concluindo a mesma e até quinta-feira, dia 28, estaremos encaminhando esse projeto à Câmara Municipal de Vereadores", contou.

Ainda de acordo com Silvio, Emmanuel Nascimento assegurou que, assim que o projeto de lei chegar ao legislativo, irá convocar os vereadores para aprová-la imediatamente. "O objetivo da celeridade é propiciar que os servidores recebam em folha suplementar o resultado desse reajuste. É uma ação importante da Câmara porque os servidores da Prefeitura de Aracaju serão beneficiados com essa votação", analisou o prefeito.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal assegurou que o projeto de lei será aprovado o mais rápido possível. "Nos autoconvocaremos durante o recesso parlamentar e aprovaremos a lei. Também é importante frisar que a medida não irá gerar despesas ao povo aracajuano. Essa é nossa homenagem aos servidores do município", avisou.

SEGURANÇA PÚBLICA - CPRv intensifica patrulhamento na etapa do Verão Sergipe na Caueira

A Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) já definiu o planejamento operacional que será empregado nos dias do evento de mais uma etapa do Verão Sergipe 2010. Após atuação em Laranjeiras e na Barra dos Coqueiros, desta vez os policiais rodoviários estaduais estarão orientando os condutores de veículos nas principais vias que servem de acesso à praia da Caueira, onde acontecem as apresentações a partir da próxima sexta-feira, dia 29.

No total, segundo o major Carlos Rolemberg, comandante da CPRV, equipes compostas por uma média de 20 militares estarão trabalhando a cada turno dos dias 29 e 30. “Nossa atuação não será restrita aos trabalhos nas rodovias estaduais. Estaremos também desenvolvendo um trabalho educativo e de fiscalização também na faixa de areia da praia”, adiantou Rolemberg

Principalmente no período da noite, as equipes da CPRv estarão organizando a fluidez dos veículos na chegada das pessoas que vão usufruir os shows musicais. Os militares já foram orientados a intensificar os trabalhos preventivos nos três acessos à praia da Caueira. “Estaremos com os nossos policiais em diversos pontos para evitar acidentes nas proximidades da festa”, destacou.

Orientação

O comandante da CPRv chama a atenção dos motoristas a evitarem o item básico e que gerou várias mortes no trânsito nas rodovias sergipanas em 2010 que foi o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. “Basta separar o condutor que não beba. Com isso todos terão mais tranqüilidade na volta pra casa, pois o acesso à praia da Caueira merece toda a atenção dos motoristas e das forças policiais”, frisou.

Por conta da sinuosidade dos acessos à Caueira, major Rolemberg explica que o excesso de velocidade pode ser fatal. Segundo ele, as estradas tem muitas curvas e, por conta disso, há vários registros de colisões fatais entre veículos na área. “Não há com o que se preocupar quando as normas básicas de trânsito são obedecidas. Todos vão curtir a festa com total segurança, basta ter prudência”, argumentou o comandante da CPRv, lembrando ainda que os motoristas devem portar os documentos obrigatórios para trafegar com o seu veículo.

SAÚDE - Rede municipal amplia realização de cirurgias de vasectomia

O número de cirurgias de esterilização masculina (vasectomia) realizadas na rede municipal, através do Sistema Único de Saúde (SUS), cresceu em 60% em menos de um ano. Em abril do ano passado, eram feitas cerca de 20 vasectomias por mês, através do Programa de Planejamento Familiar da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Atualmente, o número médio mensal de procedimentos é de 32.

Os processos de marcação de exames e consultas vêm sendo cada vez mais agilizados após a implantação da nova Central de Marcação e de Regulação (substituição do Sistema Giros para Sisreg III). Mas, além desse investimento na saúde pública, o acompanhamento junto à comunidade, feito pelas equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs), é essencial para que os números se apresentem cada vez mais de forma positiva.

De acordo com o médico da Saúde do Homem na rede municipal, Dr. José Antônio Barreto Alves, o acompanhamento junto ao paciente começa através do contato com o enfermeiro, mas todo o processo é feito de forma cautelosa. "Quando o homem conversa com o enfermeiro da Unidade Básica sobre a possibilidade de realizar a cirurgia de vasectomia, ele dá várias opções de planejamento familiar, explicando as características de cada uma. Somente através da informação clara é que o paciente pode ter a certeza do que ele quer", informa o médico.

"A cirurgia de vasectomia é definitiva, não tem volta. Então, antes que o paciente tome a decisão, nós recomendamos primeiro o uso de diversos contraceptivos eficazes, como a camisinha (masculina e feminina) e o anticoncepcional, no caso da esposa. Mas, se ele estiver realmente decidido, temos várias equipes preparadas para atendê-lo e realizar o procedimento", complementa José Antônio.

Acompanhamento

Como a cirurgia de esterilização masculina é um procedimento definitivo, toda paciência se faz necessária na hora de lidar com o paciente. Além do enfermeiro, profissionais da assistência social e médicos da equipe de saúde da família também mantêm contato frequente com o homem, durante a fase pré-operatória.

"O prazo mínimo entre a primeira consulta e a cirurgia é de 60 dias. Ou seja, esse tempo é necessário para que o assistente social explique ao paciente todo o contexto envolvido na realização da cirurgia. E que ele, por exemplo, mesmo que se case com outra mulher e queira ter outros filhos, não poderá mais realizar a fecundação. Tudo é explicado e enfatizado, para que ele tenha certeza se realmente quer fazer a cirurgia", explica o médico.

Para se submeter à cirurgia, o homem precisa ter uma idade mínima de 25 anos ou pelo menos dois filhos. "Às vezes aparece um paciente que tem mais de dois filhos, mas ainda tem 20 anos. Não tem problema, fazemos o procedimento da mesma forma, deixado claro a irreversibilidade da cirurgia", complementa.

Procedimento

Apesar de muitos se assustarem com o caráter definitivo da cirurgia, o médico da Saúde do Homem explica que ela é simples. "O procedimento cirúrgico dura em média meia hora e o paciente geralmente é liberado no mesmo dia. Em mais ou menos uma semana, ele já pode voltar a fazer todas as atividades normais", detalha.

Ele afirma ainda que as cirurgias são realizadas no hospital e o acompanhamento pós-operatório é feito pelas equipes da Unidade de Saúde de cada bairro. Segundo o Dr. José Antônio, a rede especializada conta com quatro urologistas, que realizam uma média de 184 consultas por mês.

Mitos

Por falta de informação, existe um mito de que, com a realização da cirurgia de vasectomia, o homem poderia ficar impotente. José Antônio explica ainda que o preconceito é o maior obstáculo para o trabalho das equipes médicas.

"Durante o período mínimo entre a consulta e a cirurgia, o assistente social também tem o trabalho de convencer o paciente de que sua vida sexual não mudará após o procedimento. Por ser uma pequena intervenção interna no órgão, não afeta em nada o desempenho sexual do homem", informa o médico.

Da mesma forma, a cirurgia também não favorece o surgimento de qualquer tipo de câncer, ao contrário do que alguns acreditam. Além disso, para um casal, pode ser a forma mais prática e segura de evitar a gravidez, pois para a mulher a cirurgia de esterilização é muito mais complicada.

Embora a cirurgia esteja se popularizando cada vez mais, é importante lembrar que a vasectomia previne apenas a gravidez. O uso de preservativos é indispensável para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

EDUCAÇÃO - Matrículas na rede municipal terminam nesta sexta

Seguem até sexta-feira, 29, as matrículas na rede municipal de ensino para alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Para garantir o preenchimento das vagas, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) está realizando uma ampla campanha de divulgação, com busdoor nos veículos do transporte coletivo, faixas nas fachadas das unidades escolares e panfletagem em feiras livres.

Em 2009, foram matriculados na educação infantil 6.789 alunos, 19.203 no ensino fundamental e 5.071 alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando 31.063 estudantes. De acordo com o secretário municipal de Educação em exercício, Adelmo Meneses, a expectativa é aumentar o número de matrículas na rede municipal.

"Queremos preencher cerca de 6 mil novas vagas em relação a 2009. Esse aumento deve-se à adesão ao sistema de cotas pela Universidade Federal de Sergipe. Em função disso, a Semed está tentando atender a demanda, que é crescente. Em alguns bairros, ainda há um número expressivo de vagas", informou o secretário em exercício.

Documentos

Para efetivar a matricula na educação infantil, o candidato deve apresentar certidão de vacina, duas fotos e certidão de nascimento. No ensino fundamental, certidão de nascimento, duas fotos, declaração ou transferência.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

CONCURSO PÚBLICO - Confira os locais de prova do concurso da Semasc

Foram divulgadas na última quinta-feira, 21, as listas com o número de candidatos por vaga e os locais de prova do concurso da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que acontece no próximo dia 31.

De acordo com o Instituto Movens, responsável pela realização do concurso, 20.418 candidatos se inscreveram para disputar as 210 vagas que serão preenchidas.

O cargo mais concorrido é o de educador social (nível médio), com 157,07 candidatos por vaga. Para os cargos de assistente social e psicólogo, ambos de nível superior, são 37,13 e 24,4 candidatos por vaga, respectivamente.

O resultado final para os cargos de nível superior será divulgado no dia 12 de março, após a avaliação dos títulos. Para o cargo de educador social, a divulgação dos aprovados será no dia 17 de fevereiro.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Rosária Rabelo, os candidatos devem estar atentos aos locais e horários de prova. "É importante deixar claro que eles não vão receber nenhum comunicado em suas residências", afirma a secretária.

Antes prevista para ser realizada no dia 17 de janeiro, a prova objetiva foi adiada em função do concurso do Detran, que acontece na data anterior. Segundo a secretária, a alteração beneficia os candidatos que desejam participar dos dois concursos.


Confira as listas (também disponíveis no site www.movens.org.br)

Locais de prova
Número de candidatos por vaga
Inscrições deferidas para as vagas destinadas a portadores de necessidades especiais
Solicitações deferidas para atendimento especial

SEGURANÇA PÚBLICA - Salva-vidas aprimoram trabalho durante edição 2010 do Pré-Caju

O Corpo de Bombeiros de Sergipe aprimorou durante a edição 2010 do Pré-Caju o trabalho de prevenção de afogamentos desenvolvido no estuário do rio Sergipe. Por noite foram empregados seis salva-vidas, que utilizando uma moderna embarcação adquirida recentemente pelo Governo do Estado, efetuaram o trabalho de prevenção nas margens do percurso da festa.

As ações foram baseadas no acompanhamento da movimentação de foliões que transitavam na beira do rio. Os militares passavam orientação com relação às condições de risco do local. “Basicamente estamos orientando alguns foliões que transitam na beira do rio, evitando o banho. Neste ano, temos condições de agir rapidamente, graças a potência da embarcação empregada”, explicou o sargento Sinério dos Santos. Durante os quatro dias de festa, o Corpo de Bombeiros não registrou nenhuma ocorrência relativa a afogamento.

Apoio a Polícia Militar

Além da embarcação dos bombeiros, o rio Sergipe foi patrulhado nas quatro noites do Pré-Caju por duas lanchas da Polícia Militar de Sergipe. O objetivo é dá apoio ao trabalho policial realizado em terra. “Estamos fazendo a prevenção de afogamentos, mas caso a Polícia Militar nos solicite apoio, entramos em ação, pois alguns criminosos podem tentar fugir a nado pelo rio”, salientou Sinério.

SEGURANÇA PÚBLICA - Polícia Militar atualiza lista parcial de documentos recuperados durante o Pré-Caju

A Polícia Militar do Estado de Sergipe divulgou neste domingo, 24, uma lista parcial dos documentos e objetos recuperados até o presente momento durante os festejos do Pré-Caju 2010. Foram computados 214 documentos encontrados somente nos três primeiros dias da prévia carnavalesca, entre cédulas de identidade, carteiras porta cédulas, funcionais e cartões de créditos diversos. Também foram recuperados um aparelho de telefonia celular, chaves de automóveis e residências.

Todo o material ficará à disposição dos interessados a partir de terça-feira, 26, na 5ª Seção do Estado Maior Geral, localizada no Quartel do Comando Geral da PM-SE, na rua Itabaiana, 336, Centro de Aracaju. O interessado poderá resgatar os pertences no horário das 8h às 17h30, munido de documento de identificação e/ou comprovante de aquisição do objeto a ser resgatado.

Segue abaixo a relação dos nomes e discriminação dos objetos recuperados pela PM:

Adeildo Bispo dos Santos - CRLV

Alan Nelson Figueiredo Prata - CPF, RG

Antônio Ronaldo Alves Santos - RG

Augusto César Barbosa Santos - RG

Ana Carolina Deda Santos - Carteira de estudante

Adelson Tavares Santos - RG, fotos e extrato de fatura, carteira reservista, Título de Eleitor

Adonias Cesar Peixinho - CPF, RG, cartões Caixa Econômica, Funcional Banese e Cartão Cidadão

Amanda Danielle Rodrigo dos Santos Leite - RG

Aparecida Rodrigues Arcanjo - RG

Alexandre Santos Sobral - RG

Alinne Rafaela da Costa - RG

Alysson Carlos da Silva Santos - RG

Augusto César de Oliveira - RG

Adauto Tabosa de Oliveira - RG, CNH, Título de Eleitor, carteira de músico, identidade estudantil

Aldo Wanderley Costa - CNH

Angela Aparecida Soares de Santana - Carteira Nacional de Vigilante

Ary da Silva Argolo Junior - CNH, Cartão da Fundação de Seguridade Social

Átila Vieira Santos Melo - RG

Carlos de Jesus Santos - RG e Título de Eleitor

Carlos Anderson Santos Almeida - RG

Carlos Eduardo Esteves de Faria - Porta cédulas contendo: RG, CNH, Cartão Central de seguros Liberty, cartão CeA, Cartão plano de saúde da Petrobrás, Cartão Master card Ouro Card, Caryão Visa Ouro card, cartão carreful bloqueado, cartão clube Petrus, cartão Logix Pharma, carteira profissional

Cícero Bernardo - RG

Cleo Alves de Souza - RG

Diego Fernandes Souza Santos - RG

Denisson Ribeiro Nascimento - CNH, CRLV,

Danisson Santos Silva - RG

Deyvid Lima Bezerra - RG

Danilo Oliveira Souza - RG, Carteira da Unimed e Cartão Ouro Card

David Miragaia Aquino - CNH

Denis Camargo Macedo - CNH

Diodgo Crispim de Souza Pinto - RG

Dittrich Oliveira Lisboa - CNH

Eduardo dos Santos Rezende - RG

Eduardo Gois Cardoso Filho - CNH

Ezequiel Secundino Mendonça Pintos - CNH

Everton Borem Leite da Silva - CNH

Everaldo Santos Almeida - CNH

Fabio José Nunes de Almeida - Título de Eleitor, cartões Bradesco, Saúde Promédica, Ouro Card, Ibi Card Visa, identidade funcional Brasquímica e cópia do RG.

Elielza do Nascimento Silva Costa - RG

Everton Francisco de Lima - RG, Carteira Nacional de Vigilante; Crachá da Nordeste Segurança e fotos 3x4

Edivaldo Santana Santos - RG

Edvanil dos Santos Campos - Carteira de couro com RG

Fabia Silva Santos - RG, Carteira Estudantil

Felipe Costa de Mendonça - CNH, CRLV

Fernando Augusto Ramalho Mello - CNH

Flavio de Jesus Silva Andrade - RG

Gilson Lutebark de Oliveira - CNH

Gilvan dos Santos - Carteira de couro com RG, Título Eleitoral, Cartão da caixa Econômica, Cartão do Sus e CNH

Gildo Nascimento dos Santos - Porta cédulas contendo: RG, CPF, CNH, Documento de carro, cartão funcional Banese, cartão Hipercard

Gisele Conceição Aragão Pereira - RG

Gleide Costa Lopes - RG

Gustavo Matos Menezes Monteiro - RG

Helenaldo da Silva - Cartão da Riachuelo

Henrique da Silva Conceição - RG

Hortência dos Santos Fontes - Carteira Ipes Saúde

Iran Joaquim Azevedo Santos - CNH, Cartão Pague Menos

Jango de Oliveira Souza - RG

Josy Borges de Olveira Argolo - CPF

Jailson Soares Santos - RG

João Alfredo Dias Nuta dos Santos - RG

João Francisco de Santana Neto - RG, CPF

Jonatas da Mota Correia - CNH

Jorge Luiz Brandão Carneiro - RG

Joselina dos Santos Silva - RG

João Ferreira Filho - RG

João França de Oliveira Neto - RG

Jose Rosalvo dos Santos Souza - RG

José Alberto Araujo Souza - RG, CPF, CNH, CRLV, cartões do Banco do Brasil, Petrox, Hipercard, Visa, Hapvida

José Almir Neres - RG

José Alves Santos - RG

José Ricardo os Santos - CNH

José Wagner Santos Costa - RG, CPF, cartões C&A, Riachuelo e Leader

José de Carvalho Lessa - RG

José Aélio dos Santos - RG

José Aparecido de Melo - CNH, carteira funcional, cartão da Associação Católica e comprovante de votação Aberto

José Marinho Sobrinho Junior - Carteira de couro com RG, CPF, Tíitulo de Eleitor e reservista e cartões diversos (Banco Real, Caixa Econômica, Hipercard, BomClube e Casembrapa)

José Wellington Costa Junior - RG, CNH e Cartão Cidadão

Jean da Silva Barreto - RG, CPF, comprovante de votação; Cartão Plamed; carteira do SESC; Título Eleitoral e dois contracheques

José Iedo da Costa - RG

José Wilker Costa Gomes - Carteira com três cartões Ouro Card, cartão clube Mapfre, cartão do círculo militar, identificação militar e CNH

Jonatas Mesquiades da Silva - CNH

José Clemerson Santos - CNH, CRLV

José Porfirio dos Santos - CRLV

José Ricardo Menezes Sobral - CNH

Luan Sergio Silva - R.G

Luiz Carlos Souza dos Santos - R.G

Luiz Queiroz - CNH, CRLV, cartões de crédito Carrefour, Ouro Card, Cartão Seguro Banco do Brasil, carteiras CVE e Medial Saúde

Lucas Andrade Pimentel - Carteira de Couro com RG

Luciano Barreto - CNH, Cartão Unimed Saúde

Leandro Martins de Oliveira - RG

Luiz Matos da Silva - CPF, RG

Marcelo de Menezes Vilas Boas - CPF, RG

Marcio Jose Souza Santos - CPF

Marcos Andre Santos dos Anjos - CPF, RG

Marcus Mota Macedo - RG, chaves

Max Leite Melo - CNH e cartão da Unimed

Marcela Azevedo Silva Oliveira - CNH

Marcos Ferreira Campos - RG

Mateus Nascimento Rodrigues - RG

Matheus Bispo Silva - RG

Maria Helena Faro de Barros - RG. 3.292.125-0

Miguel dos Santos de Andrade Filho - RG

Michel do Nascimento Santana - RG

Paulo Roberto Souza Andrade - Carteira do Conselho Federal e Regional de Odontologia

Paula Maria Fonseca Batista - CNH e Carteira da UNIMED

Paulo Mendonça dos Santos - Carteira de couro contendo CPF e Título Eleitoral

Pedro Maicon Santana Silva - CNH, Cartão Bradesco, Débito Crédito Visa, Ouro Card Visa, CPF, Cartões de visita e contracheque

Plinio Lobato - CNH, carteira da Confea e carteira da Fanese

Ramon Nogueira da Silva Neto - RG

Rangel Soares Gomes - CNH

Ricardo dos Santos - CNH, Cartão Unimed, CRLV

Roosevel Passos Aragão - RG

Rogelson Silva dos Santos - RG, cópia da certidão de nascimento, Comarca do Pilar-AL

Regyanne Rufino Alves - RG

Richerlan de Carvalho Figueiredo - Carteira com Funcional da SMTT; xerox de identidade e cartões de visita

Roosevelt Passos Aragão - Título Eleitoral, RG, CPF, CNH e Cartão Bradesco Visa

Real Leasing SA - CRLV

Sammerson Alves dos Santos - CNH

Soraia Santos Marcial do Nascimento - RG

Thiago Freitas de Souza - Cartão Cidadão

Valdemir dos Santos - CNH, Cartões de crédito: Bradesco Visa, Ouro Card Visa, Riachuelo, GBarbosa, CRLV

Vitor Henrique Galdino dos Santos - Cartão da Unimed e xerox da RG

Walbert Carvalho dos Santos - CNH

Welisson Marinho Santos - RG

Willian dos Santos Ramos - RG

Wesley Pereira de Jesus - CPF, RG

Zenon Verissimo Feitosa - CNH, CPF, Título de Eleitor, Cartão Unimed, Cartão HSBC, Carteira de Sócio Clube Paulo Afonso, Plano de Assistência Patrimonial, Cartão CEF

Foram ainda recuperados outros pertence:

- um aparelho de telefonia celular modelo Samsung E2210L

- uma chave de veículo avulsa

- duas chaves em um chaveiro

- uma bolsa pequena de cor preta com três chaves

- uma chave de carro Chevrolett com chaveiro da Contorno Veículos

- uma pochete com dois cartões de entrada do Pré-Caju 2010 de propriedade desconhecida.

CULTURA - Inscrições de projetos do Carnaval 2010 terminam nesta terça

Termina nesta terça-feira, 26, o prazo para apresentação de propostas de patrocínio de eventos a serem realizados durante o Carnaval 2010. De acordo com o edital aberto pelo Governo de Sergipe através do Fundo Estadual de Patrocínio para Projetos Sócio-Culturais e de Comunicação Social (Fepcs), os projetos devem ser encaminhados ao Fundo pessoalmente, por procurador habilitado ou pelos Correios via AR até as 18 horas do dia 26 de janeiro.

O Fundo de Patrocínio foi criado pela Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) em dezembro de 2007 para apoiar a execução de projetos que fomentem a cultura e o turismo locais. Podem participar da seleção entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, que venham a desenvolver eventos socioculturais de fomento à cultura e ao turismo que necessitem de apoio financeiro.

Os gestores devem encaminhar as propostas sob a forma de projeto em conformidade com o modelo do anexo I do edital. Os projetos deverão apresentar o orçamento total do evento, a solicitação específica e a contrapartida financeira da entidade. Além disso, o pedido deve estar claramente caracterizado como evento cultural voltado para a comemoração dos festejos de carnaval do Estado de Sergipe.

As propostas serão analisadas pelo Conselho Gestor do Fepcs de 27 a 29 de janeiro e os resultados divulgados no dia 1º de fevereiro na Agência Sergipe de Notícias (ASN). Os projetos aprovados serão financiados com recursos oriundos do orçamento de 2010 do Fundo, a serem liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira da Secom. Outras informações poderão ser obtidas através dos telefones (79) 3216-8102 e 3216-8103, das 8h30 às 18h.

EDITAL CARNAVAL 2010

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇAO DE PROJETOS PARA O CARNAVAL 2010

ANEXO I - CARNAVAL 2010

EDUCAÇÃO - Rede estadual abre matrículas para alunos das escolas particulares e municipais

Os alunos das redes particular e municipal de ensino já podem, a partir desta segunda-feira, 25, matricularem-se nas escolas da rede estadual. A procura em várias unidades de ensino que ainda possuem vagas está intensa, a exemplo das escolas Gonçalo Prado Rollemberg, Jackson de Figueiredo, Governador João Alves Filho, Presidente Costa e Silva, Jornalista Paulo Costa, Ministro Marco Maciel, Governador Valadares, entre outras.

De acordo com a coordenadora da Gestão Estratégica de Dados e Informações da Secretaria de Estado da Educação (Gedi/Seed), Rosângela Francisco da Conceição, o período letivo de 2010 deverá começar no dia 22 de fevereiro na maioria das escolas. Ela explicou também que o período de matrículas foi antecipado para poder atender à demanda dos alunos que foram aprovados no vestibular.

Para a realização da matrícula é necessário levar algum documento de identificação, duas fotos 3 x 4 e a transferência ou uma declaração da escola informando o nível de escolaridade que o aluno vai estudar até a próxima sexta-feira, 29. A coordenadora ressaltou ainda a inovação no processo de matrículas a partir deste ano. “A rede está cada vez mais se estruturando com o processo de matrícula informatizado através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica”, explicou.

"Desde as 6h já tinha pais de alunos chegando. E agora estamos nos preparando para ampliar nosso número de vagas", disse a diretora da Escola Estadual Gonçalo Prado Rollemberg, Rivaneide Costa Leal, ressaltando que a escola está oferecendo aproximadamente 200 vagas para os turnos da tarde e noite.

Matrículas

As matrículas para o ano letivo de 2010 tiveram início no último dia 4, sendo realizado através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da Secretaria de Estado da Educação. O prazo final do processo das matrículas é 29 de janeiro. O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, afirmou que a Seed está preparada para atender à demanda da sociedade, e nenhum aluno ficará fora da escola por falta de vaga. A rede pública estadual tem 397 escolas, das quais 97 estão na capital e 300 estão no interior do estado.

TRÂNSITO - SMTT inicia campanha 'Volta às Aulas'

O trânsito de veículos nas vias com maior concentração de estabelecimentos de ensino está sendo monitorado por educadores da SMTT e por funcionários das escolas, devidamente treinados para atuar como operadores de trânsito. Os trabalhos fazem parte da campanha 'Volta às aulas', iniciada na manhã desta segunda-feira, 25, com a distribuição de cartilhas educativas no Arquidiocesano e Master.

Uma equipe formada por 15 educadores, dois agentes e dois operadores de trânsito orientou professores, alunos e pais no início do turno. Até sexta-feira, todas as escolas que participam do projeto 'Operadores de Trânsito' farão comandos educativos objetivando concientizar os pais da necessidade de respeitar as leis de trânsito, evitando a fila dupla e o estacionamento irregular nas proximidades da escola.

Neste primeiro dia de campanha, os pais elogiaram a iniciativa, mesmo aqueles que se viram obrigados a mudar de hábitos, a exemplo do condutor Emílio Nascimento, 53. "Dou sempre uma paradinha de poucos minutos perto da entrada para deixar minha filha, mas o pessoal não está permitindo. Vou ter que obedecer", disse conformado.

"Aos poucos, os resultados dessa campanha vão aparecer. O que nós da SMTT em parceria com as escolas estamos fazendo é concientização. Parar em frente à escola em fila dupla em horário de pico prejudica todo mundo. O trânsito fica moroso, não flui. Hoje a coisa já foi bem diferente", comemorou a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Marieta Falcão.

"Os operadores de trânsito são muito importantes nessa conscientização. Serão eles, a partir de agora, que vão dar continuidade à campanha nas escolas. São 18 escolas que enviaram funcionários para o treinamento e agora eles estão aptos a realizar esse trabalho", comentou a coordenadora.

SAÚDE - Samu Municipal divulga balanço do Pré-Caju 2010

O sucesso de mais uma edição do Pré-Caju só foi possível pela participação dos equipamentos sociais que garantiram segurança e tranquilidade aos foliões. Um deles foi o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju). O relatório estatístico geral, finalizado nesta segunda-feira, 25, mostra que o número de atendimentos por noite foi inferior ao registrado no ano passado. Além disso, não houve mortes de pacientes atendidos no local.

No total, foram 301 atendimentos. "No ano passado foram 254. O número global é maior, mas devemos levar em consideração que neste ano foram quatro dias de desfile de blocos, um dia a mais que em 2009. Ao olhar o saldo de cada noite separadamente, observamos uma visível redução", informa a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Elany Bittencourt.

Dos 301 atendimentos, 166 foram clínicos (dores e vômitos) e 135 apresentaram quadro traumático (com cortes e machucados, por exemplo). A maioria foi motivada pela ingestão exagerada de álcool. "Infelizmente, essa é uma realidade que ainda vemos em grades festejos. Tivemos vários adolescentes envolvidos com embriaguez, e, nesses casos, a liberação do paciente era feita somente com autorização do Conselho Tutelar", conta Elany.

Durante a prévia carnavalesca, 45 pessoas precisaram ser removidas para hospitais da capital. Desse total, 38 remoções foram realizadas por Unidades de Suporte Básico (USBs) e o restante por Unidades de Suporte Avançado (USAs) - essas últimas destinadas a casos mais graves.

Estrutura

Em todos os dias da festa, a SMS manteve um posto médico avançado com 14 leitos instalados na entrada do Parque da Sementeira. Uma equipe formada por 35 profissionais trabalhou durante o evento, sendo que uma parte cuidou do atendimento fora do posto médico, nas três unidades móveis.

"Essas três ambulâncias ficaram em pontos estratégicos: a primeira na rua Anízio Azevedo, a segunda na avenida Francisco Porto, e a última na rua Flávio Prado. Outras duas unidades móveis ficaram no próprio posto, para a eventual necessidade de transferir pacientes para hospitais da cidade", detalhou a coordenadora do Samu, Wanesca Barbosa.


Confira o relatório com os dados do Samu 192 Aracaju nos quatro dias de festas:

Quinta-feira (21/01/2010) - 60 atendimentos (36 clínicos e 24 traumas)
Sexta-feira (22/01/2010) - 62 atendimentos (34 clínicos e 28 traumas)
Sábado (23/01/2010) - 110 atendimentos (62 clínicos e 48 traumas)
Domingo (24/01/2010) - 69 atendimentos (34 clínicos e 35 traumas)

Total: 301 atendimentos (166 clínicos e 135 traumas)

SEGURANÇA PÚBLICA - Pré-Caju 2010 termina com saldo positivo para SSP

O Pré-Caju 2010 terminou com êxito para a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Com uma média diária de 2 mil policiais civis, militares e bombeiros, fazendo a segurança na festa, a SSP definiu os quatro dias de prévia carnavalesca como um evento bastante tranquilo. A Superintendência da Polícia Civil pretende fechar a contabilização das informações até o final da tarde desta segunda-feira, dia 25, numa análise minuciosa dos dados registrados durante o período da festa e vai divulgar nesta terça-feira, 26, ás 8h, na Academia da Polícia Civil (Acadepol) os dados que atestam a tranquilidade da prévia.

Segundo a coordenadora das Delegacias da Capital, delegada Katarina Feitoza, houve apenas um registro de flagrante, por conta de ameaça. De acordo com a delegada, os números mostraram-se favoráveis graças ao emprego adequado dos efetivos policiais e pelos investimentos do Governo do Estado. “No geral, não houve ocorrências graves. Mais de 90% dos casos estavam relacionados a pequenos furtos e perdas de documentos. Ocorreram também algumas brigas, a maioria delas ocasionadas por consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou alguns excessos”, afirma Katarina.

Investimentos

O Pré-Caju 2010 contou com investimentos inéditos em segurança pública. O Governo de Sergipe aplicou cerca de R$ 500 mil em logística, tecnologia e equipamentos para a Polícia Militar. O objetivo foi incrementar a prevenção e o auxílio ao cidadão em grandes festas, como a prévia carnavalesca da capital e também em eventos turísticos, culturais e esportivos.

O Estado adquiriu, por exemplo, 1,2 mil bastões policiais (modelo tonfa) para os soldados que trabalharam na festa, além de 550 capacetes, utilizados pelos militares empregados nas patrulhas e acompanhamento dos blocos. Cada um dos policiais escalados recebeu ainda, a cada dia de serviço, protetores auriculares, capa de chuva e luvas descartáveis.

Usuários dos programas sociais curtem Pré-Caju no Bloco Geração Alegria

Animação, alegria e muito axé marcaram a participação dos usuários dos programas sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) no Pré Caju 2010. O bloco Geração Alegria, que comemora 11 anos de sucesso, levou para avenida cerca de 2.500 pessoas ao som da banda Araketu. Idosos, meninos e meninas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do ProJovem Adolescente fizeram uma homenagem ao carnavalesco Antônio Lisboa.

A secretária Municipal de Assistência Social, Rosária Rabelo, destacou a importância da participação dos usuários dos programas sociais na prévia carnavalesca. “É uma satisfação imensa estar participando dessa grande festa, junto aos nossos usuários e todos que fazem a Semasc. Esta é uma demonstração do que vem sendo feito o ano inteiro para promover de fato a inclusão e a cidadania. Não se faz assistência sem a participação das famílias”, frisou.

“Podemos dizer que os meninos e meninas que fazem parte de uma classe econômica menos favorecida estão inclusos nesta festa, com direito a curtir bons momentos, com alegria e energia que todo adolescente tem. Eles encantaram a multidão presente à festa”, completou a secretária.

Animação

A emoção tomou conta da integrante do Grupo de Convivência do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Gonçalo Rolemberg Leite, Dalvina Ferreira, 60. “Alegria a noite inteira, quero sambar até o final do percurso. A emoção aumenta quando estamos entre os jovens. Eles passam essa energia e, com isso, nos tornamos jovens também”, declarou.

Para o integrante do ProJovem Adolescente Wendel Barbosa, 17, a participação na festa foi marcante. “Muita alegria, pessoas bonitas, além de muito axé com essa banda maravilhosa”, disse. “Curti bastante, com tranquilidade e integração. Não importa se o folião é jovem, adulto ou idoso, a festa é de todos”, afirmou a adolescente do Peti do Cras Pedro Averan, Jaiane Matos, 14.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

COMBATE À DENGUE - Dez municípios já trabalham com novo larvicida para combater o mosquito

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por recomendação do Ministério da Saúde, já começou a substituir o larvicida Temephos, utilizado para controlar a proliferação do Aedes Aegypti, pelo Diflubenzuron, devido à resistência criada pelo mosquito. O novo produto está sendo testado em Aracaju, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga D'Ajuda, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, São Cristóvão, Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro.

De origem biológica, o novo larvicida não agride o meio ambiente e é tão eficiente quanto ao que era utilizado anteriormente. “O Diflubenzuron leva em média uma semana para matar o Aedes Aegypti, pois ele ataca a cutícula, pele, do vetor impedindo que o mesmo chegue à fase adulta”, explicou Sidney Sá, gerente do Núcleo de Endemias da SES. Segundo ela, esse processo de ação contra o mosquito transmissor da dengue não representa risco à população.

Paulo Conceição, supervisor de Endemias da Secretaria de Saúde de Aracaju, acrescenta que o Diflubenzuron também traz menos riscos para a saúde dos agentes de endemias. “O Temephos entrava em contato direto com a pele dos agentes por ser um pó e o Diflubenzuron é líquido e tem que ser diluído na água. Antes, os agentes precisavam fazer exames periódicos devido às irritações que apareciam nas mãos”, relatou o supervisor.

Sobre a diluição do produto, a agente de endemias da capital, Maria Gilda dos Santos, destacou uma vantagem na aplicação do produto. “Apesar de o trabalho ter se tornado mais complexo, devido à necessidade de medir o recipiente de água onde será diluído o larvicida, o peso de nossas bolsas ficou menor, pois não precisamos mais carregar dois pacotes de pó”, ponderou Maria Gilda.

As discussões sobre a substituição do Temephos pelo Diflubenzuron começaram no final de março do ano passado, quando o Ministério da Saúde enviou a Sergipe representantes do Programa Nacional de Controle da Dengue. Em maio, a Secretaria de Estado da Saúde realizou capacitações voltadas para agentes e supervisores de campo de nove dos dez municípios considerados prioritários para a troca do larvicida. Para os agentes da capital, os treinamentos foram ministrados pela própria secretaria municipal de Saúde.

OPINIÃO - Crescimento do comércio em SE - por Saumíneo Nascimento

* Por Saumíneo Nascimento, economista e presidente do Banese

O Estado de Sergipe teve o quarto maior crescimento do Brasil com uma evolução de 12,9% e também obteve a 4ª melhor posição no chamado varejo ampliado com uma evolução de 21,8%. O Comércio Varejista Ampliado inclui grupos de atividades que compõem o varejo e mais os segmentos de varejo e mais os segmentos de veículos e motocicletas, partes e peças de material de construção. Os índices de Sergipe vem sempre se apresentado maiores que o do Brasil nos últimos meses (setembro, outubro e novembro), o Estado de Sergipe vem se despontando sempre com índices maiores que o do Brasil.

Em setembro/09 o Brasil cresceu 5,1% e Sergipe 9,4%; em outubro/09 o Brasil cresceu 8,6%e Sergipe 13,0% e agora os resultados de novembro/09 apontam que o Brasil cresceu 8,7% e Sergipe 12,9%. Com isso no acumulado de 2009 até novembro/2009, o Brasil cresceu 5,5% e Sergipe 12,6%, analisando-se os últimos 12 meses, o Brasil cresceu 5,3% e Sergipe 11,5%. Ou seja, Sergipe vem se despontando como um dos estados brasileiros que mais crescem no Brasil no segmento do comércio.

O Comércio Varejista do País registrou, em novembro de 2009, resultados positivos na relação mês/mês anterior com ajustamento sazonal, tendo taxas de variação de 1,1% para o volume de vendas e de 1,3% na receita nominal. Com estes números, o Varejo completou sete meses consecutivos de crescimento para o volume de vendas, e oito para a receita nominal.

Nas demais comparações, obtidas das séries originais (sem ajuste), os acréscimos para o volume de vendas foram da ordem de 8,7% sobre novembro do ano anterior; de 5,5% no acumulado dos onze primeiros meses do ano; e de 5,3% no acumulado dos últimos 12 meses. Já a receita nominal de vendas variou em 11,0% sobre o mesmo mês de 2008; 9,8% no acumulado do ano; e em 9,8% no acumulado dos últimos 12 meses.

O Varejo Ampliado, que vem mantendo suas taxas em estreita correlação com as de veículos - o que diferencia sua trajetória da do Varejo - apresentou em novembro variações em relação ao mês anterior (com ajuste sazonal) de 0,6% no volume de vendas e de 0,5% para receita nominal de vendas. O setor apresentou também, em termos de volume de vendas, taxas de crescimento de 16,4% em relação a novembro/08; 6,0% no acumulado do ano; e 5,6% no acumulado de 12 meses. Nestes mesmos indicadores, a receita nominal de vendas cresceu, respectivamente, 15,8%; 6,9%; e 6,8%.

Resultados setoriais

Nos resultados sobre o mês anterior com ajuste sazonal, sete das dez atividades obtiveram variações positivas em termos de volume de vendas, listadas a seguir pela ordem decrescente de magnitude das taxas: Móveis e eletrodomésticos (5,9%); Material de construção (2,7%); Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,9%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%); Combustíveis e lubrificantes (0,9%); e Veículos e motos, partes e peças (0,5%). As variações negativas ocorreram em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,9%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%); e Tecidos, vestuário e calçados (-0,3%).

INTERIOR - Prefeitos sergipanos comemoram doação de ônibus escolares

“É muito mais que um transporte, é o caminho da dignidade”, disse o prefeito de Poço Redondo, Frei Enoque Salvador, ao receber das mãos do governador Marcelo Déda as chaves de um ônibus modelo Volkswagen VE-03R, durante solenidade que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 18, no auditório Atalaia, do Centro de Convenções de Sergipe (CIC). A partir desta data o veículo servirá de transporte escolar para os alunos da rede pública da localidade.

Todos os 75 municípios foram contemplados com a ação, na qual o Estado investiu R$ 15,225 milhões. A compra dos veículos está inserida no programa Caminho da Escola, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os governos estaduais.

Frei Enoque explicou que a iniciativa chega numa boa hora e vai garantir segurança aos usuários do transporte escolar. Ele informou que muitos dos 50 veículos locados pelo município para prestar esse tipo de serviço aos sete mil alunos da região, apresentam condições precárias e não possibilitam a segurança necessária. “Poço Redondo é um município que tem 1,2 mil km² e precisamos de ônibus assim para circular nas estradas que dão acesso aos povoados e assentamentos”, disse o prefeito.

Além de transportar os estudantes de casa para a escola, de 2ª a 6ª feira, em Poço Redondo esse novo transporte será utilizado aos sábados com viagens realizadas dentro do próprio município. A ideia, segundo Frei Enoque Salvador, é possibilitar aos alunos um maior conhecimento sobre o potencial turístico de Poço Redondo.

O município de Barra dos Coqueiros tem em torno de 4 mil alunos e na área rural em torno de 500. “Esse novo ônibus vai facilitar a vida dos estudantes. É um gesto muito bonito do governador Marcelo Déda para com as prefeituras do estado. Estamos de braços abertos e agradecidos com esse gesto democrático. A Barra dos Coqueiros saberá utilizar esse bem valioso”, disse.

Resgate da autoestima

Já o prefeito de Aquidabã, Marcos José Barreto, disse que a iniciativa do Governo vai contribuir para mudar o cenário do município. Ele informou que muitos estudantes universitários se mudaram de Aquidabã para Aracaju por conta da falta de um transporte escolar. “Agora eles poderão voltar para junto de suas famílias e continuar seus estudos na capital. Já temos o ônibus para conduzi-los a Aracaju”, comemorou.

A secretária de Educação de Capela, a desembargadora aposentada Josefa Paixão, que estava acompanha do prefeito Manoel Messias Sukita, também festejou a chegada do transporte escolar. Para ela, o esforço do Governo do Estado vai resgatar a autoestima dos alunos e estimulá-los a frequentar mais regularmente o ambiente escolar.

Ao se preparar para receber as chaves do ônibus, o prefeito de Própria, Paulo Brito, destacou a importância da ação. Segundo o prefeito, esta iniciativa mostra a preocupação dos dirigentes em garantir a melhoria da qualidade da educação. “O Governo tem trabalhado para garantir o acesso do aluno a uma educação de qualidade. Esta é mais uma açãom que nos deixa muito satisfeitos, já que não dispomos de transportes escolares com esta qualidade”, disse Brito.

Apesar de contar com uma frota de 108 veículos fazendo o transporte escolar, a prefeitura de Lagarto, município localizado na região Centro Sul do estado, sente a necessidade de adquirir novos meios de transporte para atender os estudantes.

Só na zona rural o transporte escolar atende a 10 mil alunos que estudam em escolas localizadas na sede do município. “Vamos aproveitar bem a doação feita pelo governador Marcelo Deda, ela será de grande importância para os nossos estudantes”, disse o prefeito Valmir Monteiro.

Segundo o prefeito de Capela, Manoel Messias, o Sukita, há 20 anos Capela não recebia ônibus novos. "É uma ação nobre do Governo, que vamos estender assim como fizemos com as Clínicas de Saúde da Família: fomos contemplados com duas e estamos construindo mais oito. Da mesma forma, vamos comprar mais 13 ônibus para termos uma frota de 15 veículos, contando o que será entregue também pelo Ministério da Educação", informou Sukita.

Estrutura

Considerado um transporte de grande porte, o ônibus doado pelo Governo de Sergipe às 75 prefeituras tem 57 assentos e utiliza um chassi com suspensão reforçada e redução de balanço dianteiro e traseiro permitindo o acesso a lugares acidentados. O veículo é indicado para o uso em estradas de terra, em condições severas de piso e relevo.

Os veículos apresentam ainda itens especiais como equipamentos de acessibilidade, porta larga, GPS, vidros temperados verdes e dispositivos passabalsa. Em sua parte interna, o ônibus dispõe de duas lixeiras, porta-pacote e redes nas costas dos assentos para acomodação de material escolar.

EDUCAÇÃO - Prefeitura recebe ônibus escolar do Governo

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, recebeu na manhã desta segunda-feira, 18, das mãos do governador Marcelo Déda, a chave de um ônibus que será utilizado para o transporte escolar. Durante o evento, que aconteceu no auditório do Centro de Convenções de Sergipe, outros 74 veículos foram entregues às prefeituras do interior sergipano. Cada cidade recebeu um ônibus escolar.

A finalidade é transportar os estudantes das redes estaduais e municipais de ensino com conforto, segurança e modernidade. Cada ônibus custou R$ 213 mil, o que totalizou um investimento da ordem de 15 milhões, com recursos do Governo do Estado. Em Sergipe, outros 75 veículos serão doados aos municípios pelo Governo Federal ainda este ano.

A aquisição dos ônibus faz parte do programa Caminho da Escola, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os governos estaduais, para a compra de veículos zero-quilômetro padronizados para o transporte escolar.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, a doação dos ônibus é importante para todos os 75 municípios sergipanos. "Em Aracaju, por exemplo, os meninos que residem em locais mais distantes serão muito beneficiados com esse ônibus novo, confortável e de última geração", disse.

Segundo a secretária de Educação de Aracaju, Tereza Cristina Cerqueira, a chegada de mais um veículo reforçará a atual frota. "Apesar de não termos problemas com transporte escolar, ficamos felizes com esse benefício, pois utilizamos bastante os veículos para atividades didáticas. Com a doação, Aracaju agora conta com quatro ônibus próprios", comemorou.

O governador Marcelo Déda destacou que os ônibus entregues são adaptados para resistir às estradas mais difíceis do interior do Estado. "Cada prefeitura terá a responsabilidade de colocar seu veículo à disposição dos alunos da rede pública", ressaltou.

O prefeito de Santana do São Francisco e presidente da Associação do Baixo e do Vale do São Francisco, Ricardo Roriz, relatou que na região mais pobre do Estado os ônibus irão fazer grande diferença. "Nossos alunos agora terão mais conforto, o que fará diferença no dia a dia na sala de aula", disse.

Fiscalização

O secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, enfatizou que a fiscalização irá acontecer dentro do regime de colaboração que já foi estabelecido com todos os municípios. "Estamos também envolvendo o Ministério Público, que é uma representação da sociedade, e os pais. Além disso, existe um telefone que recebe denúncias para que as pessoas possam comunicar possíveis irregularidades", informou o secretário.

O telefone do Disque Denúncia é o 0800 61 61 61. Ainda de acordo com José Fernandes de Lima, a Secretaria Estadual de Educação tem mantido contato constante com as cidades, orientando cada uma para que garantam uma educação de qualidade.

Veículos

Os ônibus adquiridos pelo Governo têm capacidade para 57 estudantes sentados e possuem suspensão reforçada e redução de balanço dianteiro e traseiro, o que permite o trânsito em lugares acidentados. O veículo é indicado para o uso em estradas de terra, em condições severas de piso e relevo.

Cada veículo dispõe de itens especiais, como equipamentos de acessibilidade, porta larga, GPS, vidros temperados verdes, dispositivos passa-balsa e rodas mais próximas da frente e da traseira, para melhorar a trafegabilidade e facilitar a saída de atoleiros. Na parte interna, há duas lixeiras, porta-pacote e redes nas costas dos assentos para acomodação de material escolar.

EDUCAÇÃO - Governador entrega 75 ônibus escolares a municípios sergipanos

Desde 2007, a Educação em Sergipe deixou de ser prioridade retórica e passou a ser alvo de ações que resultam em melhorias concretas. Seja com a construção de escolas técnicas, seja com a expansão do Ensino Médio ou com a interiorização do Ensino Superior, o Governo do Estado está trabalhando para garantir o desenvolvimento desta área. Mais um passo foi dado para esta melhoria com a entrega de 75 ônibus escolares para todos os municípios sergipanos. O governador Marcelo Déda fez questão de entregar as chaves dos veículos a cada um dos 75 prefeitos durante a solenidade que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 18, no Centro de Convenções de Sergipe.

A aquisição dos ônibus faz parte do programa ‘Caminho da Escola’, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os governos estaduais. Num investimento total de R$ 15,225 milhões em recursos próprios, o Estado beneficia a milhares de alunos da rede pública com um transporte escolar mais moderno e seguro.

“Esse programa chegou a Sergipe a partir de uma audiência que tive com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele me sugeriu que entregássemos um veículo a cada município sergipano, sendo metade entregue pelo MEC e a outra metade, pelo Governo do Estado. Disse ao ministro que o Governo de Sergipe entregaria um ônibus para todos os municípios, desde que o ministério colocasse mais 75. Na verdade, Sergipe está recebendo 150 veículos”, explicou o governador.

Para Marcelo Déda, os investimentos em Educação resultam em uma sociedade mais democrática. “É o primeiro passo para um estado desenvolvido e livre. A educação é, sobretudo, uma ferramenta da cidadania. Oferecer a oportunidade de uma boa educação é abrir horizontes para que as pessoas tenham consciência do seu papel como cidadãos”, ressaltou.

Déda salientou que a distribuição foi feita para todos os municípios, independente da posição político-partidária dos prefeitos. “É a nossa contribuição universal. Por isso, acredito nos valores da república. Sei separar o meu papel do chefe do executivo e parceria administrativa dos entendimentos da política. Perseguição é a marca do passado. Respeito é a marca do meu Governo”.

Segurança e qualidade

Os ônibus adquiridos pelo Governo têm capacidade para 57 estudantes sentados e utilizam chassi com suspensão reforçada e redução de balanço dianteiro e traseiro, o que permite acesso a lugares acidentados. O veículo é indicado para o uso em estradas de terra, em condições severas de piso e relevo. O investimento em cada ônibus foi de R$ 203 mil.

Cada veículo dispõe de itens especiais como equipamentos de acessibilidade, porta larga, GPS, vidros temperados verdes, dispositivos passa-balsa e rodas mais próximas da frente e da traseira, para melhorar a trafegabilidade e facilitar a saída de atoleiros. Em sua parte interna há duas lixeiras, porta-pacote e redes nas costas dos assentos para acomodação de material escolar.

"A educação básica atende, em Sergipe, a cerca de 650 mil alunos. Por isso, quando entregamos esses ônibus, estamos mudando para melhor a vida de milhares de famílias. O governador Marcelo Déda determinou, desde o início de sua gestão, que a educação seria uma prioridade. Agora estamos colhendo os frutos desse trabalho sério e dedicado", disse o secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima.

O prefeito de Porto da Folha, Manoel de Rosinha, no Alto Sertão sergipano, destacou a economia nas despesas mensais assim que o novo ônibus chegar à cidade. “O município de Porto da Folha possui 39 linhas de transporte escolar para levar o aluno até a escola. Com mais esse ônibus do Governo do Estado, o município vai diminuir significativamente as despesas em relação a locação. Agora, esse dinheiro será revertido para o servidores no pagamento de seus salários e outras necessidades do município. Essa ação do Governo de Sergipe é de uma importância que não tem tamanho”.

Mudanças na Educação


Durante o discurso, o governador lembrou das melhorias que têm sido concretizadas na Educação. Entre elas, está a inauguração de duas escolas técnicas profissionalizantes – uma em Aracaju e uma em Neópolis. Além dessas, serão construídas mais duas: uma voltada para a área de petróleo em Carmópolis e outra voltada para a área agrícola no assentamento Queimada Grande, em Poço Redondo. “Temos o orgulho de sermos a gestão que assumiu o ensino técnico como tarefa do Governo do Estado”, disse Déda.

Também foram destacados a reforma e ampliação de 87 escolas, a expansão do Ensino Médio e a interiorização do Ensino Superior. “Temos alegria de ter interiorizado o Ensino Superior em Sergipe. Laranjeiras está sediando o Campus da Cultura, ofertando cinco cursos. O que era um barracão abandonado, hoje está restaurado e o Trapiches, que pertencia ao Governo, foi doado à Universidade Federal de Sergipe [UFS] depois de pronto e reformado”, destacou o governador.

Outro campus que levará o Ensino Superior público ao interior do Estado é o campus da Saúde em Lagarto, que está sendo construído. A partir de um investimento de R$ 60 milhões, sendo 50% do Governo Estadual e o restante do Governo Federal, o campus abrigará cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Farmácia. A autorização desse campus foi uma solicitação do próprio governador ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Na hora em que o MEC disse que o recurso poderia faltar, mesmo com dificuldade, o Estado de Sergipe se comprometeu a financiar metade dos recursos”, lembrou Déda, que também fez questão de destacar os bons índices de aprovação dos alunos da rede estadual no vestibular deste ano da UFS.