quinta-feira, 17 de junho de 2010

FORRÓ CAJU - Aracaju vive expectativa para o início da festa

A apenas um dia da abertura do Forró Caju 2010, que acontece nesta sexta-feira, 18, aracajuanos e turistas não conseguem segurar a ansiedade. O colorido das 850 mil bandeirolas que enfeitam a praça Hilton Lopes, localizada entre os Mercados Municipais, onde acontece o evento, já dão uma mostra do que promete a festa.

Serão 12 dias de muito forró, com 125 atrações. No dia da abertura, sobem ao palco principal Clemilda, Orquestra Sanfônica de Aracaju, Petrúcio Amorim, Cavaleiros do Forró e Calcinha Preta. No palco alternativo tem Trio Ceará, Edinho de Acordeon, Xotekero, Luiz Paulo e Cabeça de Frade. Já no arraial, se apresentam o Trio Bem Te Vi e o Trio Repente.

Para entrar no clima da torcida, na maioria das bandeirolas que decoram o local do evento predominam as cores verde e amarelo, presentes na bandeira do Brasil. Os profissionais que cuidam da montagem dos palcos e camarotes e das aparelhagens de som e iluminação também estão a todo o vapor para que tudo esteja pronto quando a sanfona começar a tocar.

Ansiedade

A paulista Dalva Marques veio a Aracaju para se hospedar na casa da prima e aproveitar os festejos juninos. Segundo ela, a expectativa é muito grande, já que essa é a primeira vez que vai participar do Forró Caju. "As pessoas me falam que é muito legal, bem diferente dos festejos juninos em São Paulo. Também disseram que as quadrilhas são muito bonitas. Estou bem ansiosa para conhecer toda essa festa", conta a turista.

Já a estudante Julie Afra está em seu segundo Forró Caju. Sua grande expectativa é pela apresentação da banda Aviões do Forró, que acontece no sábado, 19, mas os grupos Garota Safada e Xote Baião também são bastante esperados pela jovem. "Minhas primas de Salvador vão se hospedar na minha casa e chegam esse fim de semana. Estamos nos últimos preparativos, comprando roupa nova e tudo", anima-se Julie.

Sua mãe, Iraildes Soares, é uma veterana na festa. Ela conta que não deixa de ir ao Forró Caju desde a sua criação, porque sempre gostou muito de dançar um forrozinho. "Vou trazer a família inteira para a festa. Estou ansiosa para ver os shows de Zé Ramalho, Amorosa e Rogério", diz ela.

O São João é a época mais esperada do ano para Glauber Anselmo, que é presença constante no evento. "As bandas que mais uero ver são Calcinha Preta, Aviões do Forró e o cantor Flávio José", afirma ele. Sua casa, que já está sendo decorada com bandeirolas para os festejos juninos, vai receber a família que vem de São Paulo só para curtir o forró. "Eles sempre vêm para Aracaju nesse período, adoram o Forró Caju", fala Glauber que, calçando sandálias de couro, mostra que já está no clima da festa.

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Aracaju é referência para pesquisa sobre Assistência Social

Um representante enviado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) conheceu na manhã de ontem, quarta-feira, 16, as formas de atendimento às famílias no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mantido pela Prefeitura de Aracaju no bairro Santa Maria. A partir da visita, será elaborado o questionário de uma pesquisa a ser aplicada em Aracaju e no município de Nossa Senhora do Socorro.

Segundo informações do representante do MDS, Haroldo Torres, a cidade de Aracaju foi escolhida por ser referência em Assistência Social no país. "Aracaju foi escolhida porque já tem certo grau de organização da Assistência Social e por oferecer um bom suporte para a pesquisa", ressaltou.

O questionário vai abordar temas do cotidiano do atendimento social realizado pelos equipamentos sociais. "Nós queremos observar a integração entre as políticas aplicadas no Bolsa Família, Benefícios de Prestação Continuada [BPC] e Cras, entendendo, com isso, o grau de integração, como a política se desenvolve no território e os tipos de serviços oferecidos", destacou o representante do MDS.

Haroldo Torres destacou ainda a importância do estudo para a política de Assistência Social. "Esperamos que esse estudo possa ser um instrumento para que o MDS entenda melhor como funciona a política de Assistência Social em diversos territórios, e possa qualificar os serviços, já que, a partir da pesquisa, as secretarias de Assistência Social conhecerão a melhor forma de utilizar o Cras para atender a população", disse.

Presenças

Acompanharam a visita do representante do MDS ao Cras Santa Maria a coordenadora municipal do Programa Bolsa Família, Rosângela Theobald, a coordenadora do Programa de Atenção Integral a Família (Paif) da Semasc, Sandra Magna, e a coordenadora do Cras Santa Maria, Renata Fagundes.

FESTEJOS JUNINOS - Venda de fogos é alvo de fiscalização

Os festejos juninos estão chegando, e com eles toda a beleza e encanto da queima de fogos de artifício. A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) já está se preparando para essa grande festa e, para garantir a segurança tanto dos comerciantes quanto dos foliões, está realizando a fiscalização permanente das áreas de vendas.

No ano passado não foi registrado nenhum acidente nos locais onde ocorreram as vistorias na capital sergipana. "Esse é um dado que mostra a importância do nosso trabalho de fiscalização", reforça o diretor de Espaços Públicos da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Antônio Carlos, acrescentando que uma grande preocupação da Prefeitura é coibir a venda de fogos em locais ilegais.

"O objetivo é coibir a comercialização em espaços públicos não autorizados pelo município. Nesse sentido, estamos estreitando os trabalhos com a Polícia Militar para fazer a apreensão do produto vendido de maneira irregular", salienta Antônio Carlos.

É proibida a venda desse tipo de mercadoria próximo a postos de gasolina e a lugares com muita aglomeração, a exemplo de Igrejas, escolas, hospitais e áreas residências. Para denunciar a existência de pontos ilegais de venda de fogos, o cidadão deve ligar para os números: 0800-284-1300 ou 3179-7012 (Emsurb); 190 (Polícia Militar); ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Pontos de venda

Os fogos de artifício já estão disponíveis para compra nas barracas montadas na avenida Delmiro Gouveia, na Coroa do Meio, um dos pontos de venda mais tradicionais da capital. No local, foram montadas 26 barracas com autorização do Corpo de Bombeiros e total segurança. Além da venda no bairro Coroa do Meio, foram autorizados pela Emusrb pontos de vendas na Praça Edeltrudes Teles, no conjunto Augusto Franco, e na avenida Maranhão.

Há 25 anos, a professora Virginia Cristina monta barraca junto com seus filhos. "Este ano tenho certeza que as vendas vão aumentar porque, além do São João, é ano de Copa do Mundo e as pessoas sempre gostam de comemorar a vitória do Brasil com muita queima de fogos", afirma.

COMBATE AO CRAK - Campanha informativa e ações policiais vão combater consumo de crack em SE

Uma cruzada contra o crack. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) - através das forças policiais e do Corpo de Bombeiros - iniciarão ações de divulgação da ‘Campanha de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas’, lançado no início deste mês pelo Governo de Sergipe. A ideia é distribuir materiais informativos e de divulgação do novo número do Disque-Denúncia da Polícia Civil (181) em todos os municípios do interior sergipano e na capital Aracaju.

Na tarde desta quarta-feira, 16, o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, convocou gestores das polícias Civil e Militar para traçar o planejamento. Paralelo à divulgação da campanha, as polícias irão realizar operações de combate a criminalidade. O foco será não só os municípios de situação mais crítica, mas principalmente os povoados. “O alvo principal será os povoados que têm um efetivo reduzido e ali, infelizmente, o mal da droga chegou e vem destruindo famílias”, explicou o secretário.

Os efetivos das duas polícias e do Corpo de Bombeiros, que serão empregados nas duas maiores festas juninas de Aracaju - Forró Caju e Arraiá do Povo - farão também a divulgação com o trabalho de panfletagem nas vias de acesso das festas. Em todos os batalhões, companhias e delegacias de polícia serão afixados os cartazes da campanha e de divulgação do novo Disque-Denúncia. Além disso, adesivos serão afixados nas viaturas da segurança pública.

Durante as ações policiais, que acontecerão em pontos onde a criminalidade é mais evidente, principalmente cidades de fronteira, bares, pousadas e prostíbulos serão visitados e o material distribuído. “A ideia é fechar o estado e intensificar o combate ao consumo de drogas, principalmente o crack. Com o trabalho informativo e de repressão vamos intensificar o combate ao tráfico de drogas”, finalizou João Eloy.

CIDADE - Conselho Municipal de Assistência Social vai realizar eleição

Na próxima terça-feira, 22, o Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas) vai realizar o Fórum de Entidades Não Governamentais inscritas no Cmas. Na oportunidade, será escolhido o novo colegiado que vai dirigir o conselho até 2012. A eleição vai acontecer a partir das 14 horas na sede do Cmas, localizada na Praça Olímpio Campos, 208, Centro.

A conselheira Yolanda Oliveira ressalta a importância da eleição. "Queremos convocar todas as entidades registradas para comparecerem ao pleito, já que esse momento é de fundamental importância para a sociedade civil", lembra.

Órgão consultivo, deliberativo, de caráter permanente no âmbito municipal, o Cmas foi instituído pela Lei 2.377 de 14 de maio de 1996 e é responsável pela coordenação, execução, acompanhamento e fiscalização da política municipal de assistência social.

O Conselho também aprecia e aprova o orçamento e o fundo, criando as condições para o controle social. Sua finalidade é definir prioridades e diretrizes da política de assistência social.

Clique aqui e confira a relação de instituições habilitadas

POLÍCIA - Polícia de Estância apresenta autor de incêndios criminosos

A delegada regional de Estância, Mayra Fernanda Moinhos, e o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), tenente-coronel Augusto César de Oliveira Santos, concederam entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório da Secretaria da Segurança Pública (SSP), sobre os primeiros resultados da investigação a respeito da onda de incêndios criminosos que aconteceram em Estância nos últimos dois meses e meio. Na ocasião, foi apresentado o desempregado Klintes Kley de Oliveira Santos, 26 anos, preso na noite desta terça-feira, 15, e apontado como um dos responsáveis pelos ataques.

A detenção do suspeito aconteceu próximo à casa dele, no bairro Santa Cruz, área central do município, por conta de um mandado de prisão preventiva expedido pelo juízo da Vara Criminal de Estância. Em depoimento à polícia, ele confessou a autoria de dois dos oito incêndios confirmados oficialmente – foram os dois últimos casos registrados, na madrugada de 9 de junho, quando dois carros foram queimados no bairro Alagoas, também na área central. Â polícia ainda investiga a autoria dos outros seis ataques, sendo cinco contra carros e um contra o quarto de uma pousada.

Segundo Mayra Moinhos, a investigação contra Kley começou no dia 24 de maio, quando ele foi detido por policiais militares em um posto de gasolina. “Ele estava com um vaso plástico de mais ou menos cinco litros, comprou combustível e não quis pagar. A partir disso, o interrogamos e, depois que os incêndios começaram, ele passou a ser considerado suspeito. A partir desse flagrante foram levantados indícios e duas testemunhas o reconheceram”, revelou a delegada.

Ela acrescenta que o pai do acusado possui um bar no bairro Alagoas, onde ocorreu a maioria dos incêndios. “Ele ia ajudar o pai e saía do bar entre 2h e 3h. Como ele ficava na rua e bebia, ele tinha a vontade de colocar fogo em alguma coisa e acabava escolhendo uma nova vítima. Depois que ele escolhia, ateava fogo com gasolina, jogava em cima dos carros e acendia o fósforo.”, contou Mayra. “Isso nos assustou, porque é puro vandalismo, ele não conhecia as vítimas e que não foi motivado por outra coisa que não seja a perversidade”, completa.

O coronel Augusto César disse que os militares do 6º BPM tiveram uma participação ampla e decisiva no trabalho de investigações, intensificando as rondas e abordagens e suspeitos, além de colher depoimentos, cruzar informações, indicar testemunhas e apoiar as incursões dos agentes da Polícia Civil. “Esse trabalho de parceria foi muito importante para o andamento dos trabalhos e vão ter continuidade até a solução total do caso”, disse ele.

A continuidade das investigações foi citada porque há a possibilidade de que outras pessoas estejam envolvidas nos incêndios criminosos. “Nós sempre trabalhamos com a hipótese de ser um grupo envolvendo de duas a três pessoas. A população deve permanecer em alerta, mantendo seus carros nas garagens, até que a gente elucide completamente o fato. A gente tem um prazo de dez dias (a partir da prisão de Klintes) para elucidar o fato. De qualquer forma, eu acredito que Klintes seria o cabeça, porque a maneira como ele fala, as evidências e indícios que nós colhemos, ele estaria diretamente envolvido com os incêndios”, destacou.

O acusado deve ser indiciado pelos crimes de dano qualificado (com a intenção de destruir objeto ou propriedade) ou incêndio majorado (quando a vida de alguém é colocada em risco). Ambos os crimes são previstos no Código Penal e têm pena prevista entre dois e seis anos de prisão, com aumento de 1/6 da pena a cada crime praticado.

POLÍCIA - Polícia Militar esclarece recarga de munições no QCG

O comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel José Carlos Pedroso, esclareceu no fim da tarde desta quarta-feira, 16, as informações referentes a uma área do Quartel do Comando Geral da corporação, no centro de Aracaju, que é utilizada para armazenamento de material bélico e recarga de munições. O chamado Setor de Armamento e Munições (SAM), ligado à 4ª Seção do Estado Maior Geral (PM-4), funciona como centro de armazenamento, distribuição e manutenção de armas e munições de todas as unidades da Polícia Militar.

De acordo com Pedroso, o SAM guarda atualmente 20 quilos de pólvora, que são utilizados para reabastecer os cartuchos das armas usadas exclusivamente nas atividades de treinamento de tiro. Para isso, o setor conta com duas máquinas remuniciadoras que têm capacidade para recarregar, por dia, até 1 mil munições de calibres 38 e ponto 40 equivalente a 240 mil munições por ano. "Esse é um procedimento padrão em todas as polícias militares do país, que recarregam as munições de treinamento. Os materiais são manipulados por nossos "armeiros", que são policiais treinados e capacitados em cursos específicos de manipulação de munição e explosivos. E as instalações funcionam dentro dos padrões exigidos pelos órgãos técnicos", diz.

José Carlos Pedroso também garante que a área do SAM, mesmo situada no centro da cidade, não oferece risco de explosão. "A pólvora, se for acondicionada em uma área aberta ou com saída de espaço, apenas chamusca caso seja acesa. Ela só explode se for guardada em ambientes hermeticamente fechados", explica o coronel, acrescentando que o estoque de pólvora hoje existente na área do QCG é uma situação excepcional. "Não fazemos estoque de pólvora no setor, até porque o material é usado de forma muito rápida. No entanto, a empresa responsável pelo fornecimento não nos faz novas entregas há uns dois meses, o que nos obrigou a fazer um estoque para que não falte munição nos nossos treinamentos", disse o coronel. A situação deve ser resolvida nos próximos dias.

O comandante frisa ainda que a recarga de munições usadas em treinamentos promove uma economia significativa aos cofres públicos. Segundo cálculos apresentados pela PM, um lote de 1 mil munições originais, caso fosse comprado, custaria R$ 1.810. Já o mesmo lote recarregado exige gastos de apenas R$ 497, usados na compra de pólvora, espoletas e ogivas (elementos que compõem uma munição). Além disso, os estojos que guardam as munições são de propriedade da PM. O resultado é uma economia aproximada de 360% ao Erário.

Estande de tiro - Pedroso informou também que está prevista para breve a construção de um estande de tiro da Polícia Militar, para concentrar as atividades de treinamento dos integrantes da corporação. Além do estande, será construído um paiol próprio, para o armazenamento de armas e munições da PM. As duas unidades ficarão ao lado do quartel da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv), entre o Centro Administrativo e a Avenida Osvaldo Aranha, na zona oeste da capital. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), já existem verbas previstas para a construção do estande e do paiol, que deve começar ainda neste ano.

terça-feira, 15 de junho de 2010

POLÍCIA - Câmera de monitoramento da 13 Julho auxilia na prisão de assaltantes

O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) atendeu, entre às 18h de ontem e às 7h de hoje, 170 ocorrências encaminhadas à Polícia Militar, seis ao Corpo de Bombeiros e quatro à Polícia Civil.

Duas pessoas foram presas ao serem flagradas arrombando o bar Chopp 13, na Avenida Beira Mar, bairro 13 de Julho. Por volta da 1h de hoje, o sistema de câmeras instalado pela SSP na Avenida Francisco Porto detectou dois homens disfarçados de mendigos, no momento em que eles entravam no bar e saíam com dois aparelhos de LCD. A Central de Monitoramento do Ciosp acionou a Polícia Militar, que acionou guarnições da 1ª Cia/8º BPM e do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon). Os militares conseguiram prender os elementos com os televisores roubados no posto Praia Car, também na Avenida Beira Mar. Ambos foram levados à Delegacia Plantonista (Centro), onde o proprietário o aguardava e recuperou os objetos.

Às 22h05 de ontem, dois homens foram presos em flagrante por homicídio em Itabaiana, agreste do Estado. Maria Adriana da Silva, 28 anos morreu depois de levar uma pedrada na cabeça, após uma discussão com os próprios primos Júnior Conceição Pereira, 21, e Edvaldo dos Santos, 25 anos. A vítima foi atingida por um bloco de concreto. Os rapazes foram detidos e levados para a Delegacia Regional de Itabaiana.

Já por volta das 22h38, o Ciosp recebeu a informação de que três homens assaltaram uma casa no Loteamento Recanto das Andorinhas, Barra dos Coqueiros, região metropolitana. Os bandidos amarraram o proprietário da casa em uma sala e levaram seu veiculo, um VW Gol de cor azul, com todos os objetos da residência, incluindo eletrodomésticos. Alguns minutos depois, na altura do bairro Porto D’Anta, esse veículo bateu em outro e conseguiu fugir para um matagal. Uma equipe do Getam (Grupo Especial Tático de Motos) foi enviada ao local e encontrou o carro com todos os pertences. Tudo foi levado até a Delegacia Plantonista para devolução ao proprietário que já o aguardava. Os autores do assalto conseguiram fugir. O caso será investigado pela 11ª Delegacia Metropolitana (Barra).

Minutos depois, às 22h50, um menor foi apreendido e um maior de idade identificado como Edvanilson dos Santos, foram flagrados na Avenida Maranhão, próximo ao Parque de Exposições João Cleofas. Segundo policiais do 1ª Cia/8º BPM, os acusados haviam roubado o bornal de uma vitima, onde estava um celular e uma carteira porta-cédulas. Os suspeitos foram autuados na Delegacia Plantonista.

Entre as ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, está um acidente doméstico que resultou em uma morte no Povoado Rio Fundo 2, em Estância, sul do Estado. Às 0h30, um casal não-identificado foi atingido por uma forte descarga elétrica. O Samu foi acionado para socorrer a vítima, mas teve dificuldade para chegar à residência, pois o local estava parcialmente alagado. Equipes do 2º GBM (Estância) foram acionadas para auxiliar o resgate. A mulher morreu no local e foi retirada dali pelo Instituto Médico Legal (IML). Já o homem ficou levemente ferido e, a princípio, não quis ser socorrido, mas depois foi por conta própria ao Hospital Regional Amparo de Maria.

domingo, 13 de junho de 2010

ÁFRICA DO SUL - Três dias de bola rolando na Copa do Mundo 2010

De todas as grandes seleções que já estrearam na copa (França, Uruguai, Argentina, Inglaterra e Alemanha) a Alemanha é a única que está mostrando para que veio. Com um futebol empolgante, com ótimo toque de bola e jogadores habilidosos, a seleção alemã está envolvendo o time da Austrália. Realmente, sem nenhuma dúvida, de todos últimos mundiais, esse novo time alemão é o melhor e tem grandes chances de fazer um excelente campeonato.


A seleção da França, de fato, é uma piada. No jogo contra o Uruguai comprovou que é uma seleção de uma copa só (a de 98). A seleção celeste, nem se fala. É o tipo de time que joga apenas com o peso da camisa e já deixou há muito tempo de ser, de fato, uma seleção de responsabilidade.


A Argentina é outra que só tem fama. Chegou com pinta de favorita, mas não passou de um magro 1 x 0 contra a ótima seleção da Nigéria que teve muitas chances de empatar e de até virar o jogo. Os hermanos continuam somente com a fama de favorito, mas quando o jogo é pra valer, deixam a desejar.


A Inglaterra é um time que parou no tempo. Passou a ser uma equipe com jogada previsíveis e com pouco talento individual. Os ingleses precisam aprender o bom futebol e entender de uma vez por todas que futebol não é vencido na força.

ÁFRICA DO SUL - Três dias de bola rolando na Copa do Mundo 2010

De todas as grandes seleções que já estrearam na copa (França, Uruguai, Argentina, Inglaterra e Alemanha) a Alemanha é a única que está mostrando para que veio. Com um futebol empolgante, com ótimo toque de bola e jogadores habilidosos, a seleção alemã está envolvendo o time da Austrália. Realmente, sem nenhuma dúvida, de todos últimos mundiais, esse novo time alemão é o melhor e tem grandes chances de fazer um excelente campeonato.


A seleção da França, de fato, é uma piada. No jogo contra o Uruguai comprovou que é uma seleção de uma copa só (a de 98). A seleção celeste, nem se fala. É o tipo de time que joga apenas com o peso da camisa e já deixou há muito tempo de ser, de fato, uma seleção de responsabilidade.


A Argentina é outra que só tem fama. Chegou com pinta de favorita, mas não passou de um magro 1 x 0 contra a ótima seleção da Nigéria que teve muitas chances de empatar e de até virar o jogo. Os hermanos continuam somente com a fama de favorito, mas quando o jogo é pra valer, deixam a desejar.


A Inglaterra é um time que parou no tempo. Passou a ser uma equipe com jogada previsíveis e com pouco talento individual. Os ingleses precisam aprender o bom futebol e entender de uma vez por todas que futebol não é vencido na força.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

FESTEJOS JUNINOS - Prefeitura vai realizar o tradicional Forró do Idoso

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), vai realizar na próxima sexta-feira, dia 11, o tradicional Forró do Idoso. O evento acontece a partir das 15 horas no Clube do Vasco, localizado nas proximidades dos mercados municipais.

A festa tem como principal objetivo resgatar o autêntico forró e proporcionar momentos de alegria e integração para pessoas da melhor idade. Este ano, além dos 23 Grupos de Convivência da Semasc, todos os idosos de Aracaju poderão participar.

"Nossa ideia é fazer essa festa para os idosos da nossa capital, por isso mandamos convites para todas as instituições que trabalham com pessoas da melhor idade", ressalta a coordenadora de Proteção Social Básica da Semasc, Yolanda Oliveira.

Além de muito arrasta-pé, a festa terá também concursos de melhor caracterização junina, melhor dançarino, melhor casal de noivos e sorteios de brindes. "Vamos fazer uma festa maravilhosa para os nossos idosos", completa a coordenadora.

SEGURANÇA PÚBLICA - Direto do Ciosp: 115 ocorrências atendidas pela PM e seis pelo Corpo de Bombeiros

O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) atendeu, entre às 18h de ontem e às 6h de hoje, 115 ocorrências encaminhadas à Polícia Militar e seis ao Corpo de Bombeiros.

Dois veículos com restrição de furto ou roubo foram recuperados pela Polícia Militar. O primeiro foi achado às 18h03 no bairro Santos Dumont, zona norte da capital, próximo a um posto de saúde. O veículo é um GM Corsa de cor prata e placa MUT-1460/SE, que tinha sido furtado em 31 de maio último. O segundo veículo foi encontrado às 0h27 no loteamento Pau Ferro, bairro Santos Dumont, zona norte, próximo ao Mercadinho Itabaiana. O carro é um GM Kadett de cor verde e placa HZD-8089/SE, que havia sido furtado às 15h desta terça-feira na rua Mamede Paes Mendonça, centro da capital. Nos dois casos, os proprietários foram localizados e conduzidos até a Delegacia Plantonista (Centro), onde receberam seus veículos.

Já o Corpo de Bombeiros foi acionado às 2h07 para atender a um acidente ocorrido na rodovia estadual que passa pela cidade de Campo do Brito, agreste do estado, onde um caminhão envolveu-se em um acidente. O motorista do veículo ficou preso nas ferragens e foi resgatado por equipes do 3º Grupamento de Bombeiros Militares (3º GBM), sendo socorrido ao Hospital Regional Garcia Moreno, em Itabaiana.

CRAK - Saúde se engaja na luta contra o Crack com lançamento de Plano Estadual

“Ajudar os jovens a terem mais conhecimento e não caírem nas armadilhas das drogas”. Foi assim que Juliene Lima Santos, 21 anos, integrante do ProJovem, definiu o Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado na manhã desta terça-feira, 8, pelo governador Marcelo Déda. A iniciativa envolve ações das secretarias de Estado da Saúde (SES), Educação (Seed), Segurança Pública (SSP) e Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).

Para Juliene Santos, um dos pontos principais do plano corresponde às ações da Saúde, que vai aumentar os leitos de desintoxicação nos hospitais gerais e psiquiátricos do estado, a exemplo do Hospital de Cirurgia, São José e da Clínica São Marcelo. “Acredito que o vício seja uma doença, então a SES é um órgão muito importante na luta contra este mal. Os jovens precisam ‘desenvolver mais a cabeça’ com outras coisas e não com o crack”, opinou a jovem.

Segundo Mônica Sampaio, secretária de Estado da Saúde, este plano foi criado para mobilizar toda a sociedade, por isso o governador fez questão de incorporar várias secretarias e as prefeituras. “Todos juntos, temos que lutar contra este mal que vem assolando as nossas famílias. A SES vai organizar a rede de serviços para acolher e atender os usuários e ainda vamos trabalhar conjuntamente com as secretarias e os municípios na prevenção do crack”, afirmou a secretária.

“Realmente, os municípios estão precisando deste apoio. Estávamos sem saber que caminho seguir. Agora, vamos aproveitar e reunir nossos funcionários para buscarmos soluções para o nosso território, principalmente os casos mais graves. Mas, o foco das nossas ações será a prevenção, juntamente com as ações da Saúde”, argumentou Esmeralda Cruz, prefeita de Carmópolis, um dos 11 municípios foco das ações neste primeiro momento do plano.

Investimentos

De acordo com a psiquiatra Ana Raquel Santiago, diretora de Atenção Psicossocial da SES, o Estado e as prefeituras vão se unir na luta contra o crack. “O Governo do Estado vai investir maciçamente nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), mas precisamos do apoio da sociedade civil, das igrejas, dos movimentos e trabalhar nos municípios a saúde mental e a redução de danos”, disse Ana Raquel.

Ele acrescentou que todos os profissionais de saúde de Sergipe serão capacitados, bem como os assistentes sociais, diretores e professores. “É um tema da atualidade e todos os atores envolvidos têm que acolher e ajudar os usuários. Os governos têm feito esforço não só na repressão, mas principalmente na prevenção com o envolvimento das famílias”, concluiu a diretora.

O plano está dividido em quatro eixos: prevenção e mobilização social; cuidado e atenção ao usuário e à família; reinserção social; e repressão. À SES cabe, principalmente, o segundo eixo. Para isso, serão disponibilizados, até dezembro, 80 leitos de desintoxicação nos hospitais gerais e psiquiátricos. Haverá também, inicialmente, 40 vagas em fazendas de reabilitação, com possibilidade de aumento para 100 até dezembro.

As ações dentro desse eixo ainda incluem a abertura de edital para Casa de Acolhimento Transitório, que vai dispor de 12 vagas; o incentivo e custeio aos Caps; a capacitação dos profissionais; e a criação do disque saúde com o número 0800 282 2822, que já entra em vigor nesta terça-feira, para orientações e esclarecimentos sobre o crack com a equipe de saúde mental da SES.

Capacitações

Já nesta terça, no período da tarde, a SES deu início à capacitação dos facilitadores que irão treinar os profissionais nos municípios. Os participantes são representantes dos Centros de Atenção Psicossocial, redutores de danos, Atenção Básica, Seides, e profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social Especializada e Básica – Cras e Creas.

Neste primeiro momento, estão sendo treinados facilitadores dos municípios da Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Maruim e Carmópolis. “Até dezembro, pretendemos incluir os profissionais dos 75 municípios ligados à rede hospitalar, equipes do Programa de Saúde da Família e Samu 192 Sergipe, além dos Caps, Cras e Creas”, explicou Suely Matos, técnica da Diretoria de Atenção Psicossocial da SES.

A técnica estadual ressaltou que um dos objetivos das capacitações é possibilitar o diálogo entre a rede intersetorial do plano de enfrentamento do crack. “Até o final do ano, a rede vai estar devidamente capacitada para dialogar sobre prevenção, promoção, reabilitação e inclusão”, enfatizou Suely Matos.

NOVOS MOTORISTAS - Futuros condutores têm aula prática de mecânica e sinalização

Como parte do processo de formação gratuita para conquista da habilitação, alunos da nova turma do Centro Municipal de Formação de Condutores da Prefeitura de Aracaju tiveram aulas práticas de mecânica no Centro de Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). As aulas são um grande diferencial, visto que as autoescolas particulares não oferecem aos alunos conhecimentos práticos sobre mecânica.

As aulas começaram no último dia 24. Nesta terça-feira, 8, os aprendizes foram ao Centro da Cidade, acompanhados da equipe de instrutores do curso. O objetivo foi propiciar aos alunos a vivência do trânsito, mostrando, principalmente, o significado e a utilidade das sinalizações existentes nas vias.

Segundo Selma Dantas, integrante da coordenadoria do Centro Municipal de Formação de Condutores, a ideia é ofertar a habilitação e o conhecimento sobre o trânsito para um público que, por falta de oportunidade e condições financeiras, não teria condição de aprender o que é necessário para conseguir a carteira de motorista.

"O diferencial do nosso Centro é que nele, além de aprender a dirigir, os alunos entendem como funciona o trânsito, com todas as suas complexidades. A aula de mecânica, por exemplo, é intensiva. A pessoa tem que conhecer o veículo e saber lidar com situações especiais", destaca Selma.

Criação

Inaugurado em 2009, o Centro Municipal de Formação de Condutores (CFC) foi criado pelo prefeito Edvaldo Nogueira através do decreto nº 1.386 e está vinculado à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A intenção foi permitir que pessoas de baixa renda tivessem a oportunidade de tirar a carteira de habilitação, ampliando as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho.

Desde sua criação, o Centro formou 79 pessoas e 300 continuam participando de aulas teóricas e práticas. A nova turma receberá gratuitamente todo o material didático. O curso tem 45 aulas teóricas e 20 práticas. Já está sendo cumprida a nova determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige pelo menos quatro aulas práticas no período noturno. Todos os alunos são inscritos em programas sociais do governo, que é um pré-requisito para a participação no curso.

terça-feira, 8 de junho de 2010

POLÍCIA - Acusado de assalto a ônibus é preso em Arauá

Foi preso na manhã desta terça-feira, 8, por policiais da 12ª Delegacia Metropolitana com o apoio do Grupo de Especializado em Rondas e Blitze (GERB), Leandro Silva Santos, ‘Neguinho’,19 anos, acusado de assalto a ônibus. O acusado foi detido em cumprimento a um mandado de prisão.

De acordo com informações da polícia, Leandro assaltou um ônibus ano passado na região de São Cristóvão e empreendeu fuga para o município de Arauá, onde foi preso na manhã desta quarta-feira. O acusado foi conduzido para a 12ª DM onde irá aguardar decisão judicial.