sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ACESSIBILIDADE - Semana debate direitos da pessoa com deficiência

Nesta quinta, 23, dentro da programação da 4º Semana da Acessibilidade, sociedade civil, profissionais da educação e da saúde, representantes de órgãos públicos e empresas privadas tiveram a oportunidade de discutir o acesso da pessoa com deficiência aos serviços de saúde, à educação profissionalizante e ao mercado de trabalho. Os debates aconteceram durante todo o dia no auditório da Faculdade Pio Décimo.

Na primeira palestra foram discutidos os conceitos de saúde, acessibilidade e educação para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência física. "Esse debate é importante porque, em muitos casos, os educadores acabam dando muita importância à questão da doença, e esse não pode ser o foco da discussão. É necessário considerar as diferenças com a perspectiva de superar a condição limitante de cada pessoa para que ela consiga ser incluída no contexto social", declarou a vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Mare Santos da Rocha.

A Semana da Acessibilidade segue até o próximo dia desperta na sociedade a preocupação com a garantia do cumprimento da política de inclusão. "A garantia de ir e vir a todos os cidadãos é um compromisso com a melhoria da qualidade de vida. Para que a sociedade e escolas sejam inclusivas é preciso oferecer acessibilidade. Se adequar às leis é uma obrigação, mas é de fundamental importância respeitar a dignidade humana. Isso não é concessão, é um direito", defendeu a professora Ana Azevedo.

Políticas Públicas

Durante a tarde, a programação seguiu com a elaboração de trabalhos em grupos. "O objetivo é promover, entre os participantes das discussões, o desenvolvimento de propostas de políticas públicas para garantir a acessibilidade no nosso estado", explicou a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Gorette Medeiros.

"Graças ao esforço e à dedicação para a realização desse evento, já podemos dizer que a expectativa foi superada. A cada ano, como um trabalho de formiguinha, constatamos uma maior participação de diversos setores da sociedade. Esse é um sinal de que estamos avançando na conscientização e na construção de um mundo sem barreiras e com livre acesso à cidadania", declarou Gorette Medeiros.

Programação

A programação da 4ª Semana da Acessibilidade foi aberta no último dia 21 com a Caminhada da Superação. Após a realização de uma série de debates, palestras e mesas-redondas, as atividades serão encerradas nesta sexta, 24, quando pessoas com deficiência poderão participar de atividades esportivas no Ginásio Constâncio Vieira.

SERVIDOR PÚBLICO - PMA investe na estruturação do quadro de servidores públicos

A estruturação do plano de cargos e salários mais a reformulação da carreira dos servidores são itens essenciais da política de valorização do serviço público. Compreendendo a importância de manejar contínuos investimentos nesse setor, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) estimula a realização periódica de novos concursos públicos com o intuito de conferir maior vitalidade ao quadro de funcionários e reparar eventuais necessidades profissionais.

Para os próximos meses, está prevista a autorização de novos concursos nas áreas médica e administrativa. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Administração (Semad), o número de vagas solicitadas para cada área é de 80 no setor médico e, pelo menos, 100 no setor administrativo. A prefeitura também analisa a possibilidade de nova seleção para a Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

Qualificação

Além do reforço no quadro de funcionários, a prefeitura também emprega investimentos na capacitação e remuneração salarial dos servidores contratados. De acordo com recente entrevista publicada no site da Folha Dirigida, a secretária municipal de Administração, Lucivanda Nunes, observa que essas gratificações contribuem para a satisfação dos funcionários que passam a trabalhar com maior dedicação.

"Nós temos tentado cada vez mais garantir boas condições de trabalho, entendendo que não só a remuneração é um fator de satisfação do servidor. Então, todos os anos a gente discute a negociação salarial e investe no ambiente institucional. A prefeitura vem imprimindo melhorias em sua estrutura física, tecnológica, assim como na qualidade de vida do servidor", declarou a secretária.

TRÂNSITO - SMTT revitaliza sinalização de ruas e avenidas

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) continua reforçando a sinalização em várias ruas, objetivando garantir a segurança de motoristas e pedestres, além de facilitar o descolamento dos turistas que chegam à capital, vindos do interior ou de outros estados. Até o começo do ano que vem, toda a sinalização da cidade estará revitalizada.

O Diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT, Antônio Fernando, conta que a sinalização das vias acontece de forma planejada. Técnicos elaboram o projeto de sinalização ou revitalização para cada via, incluindo a parte vertical (placas) e horizontal (avisos e sinais pintados no pavimento, como faixas de pedestres).

De acordo com ele, a partir de segunda-feira, 27, a SMTT vai iniciar a implantação da sinalização da Orla Por do Sol, no Mosqueiro. Em seguida, as equipes estarão atuando em grandes avenidas da cidade, começando pela Beira Mar e Tancredo Neves.

COSTA DO SOL - Obra em canal termina em outubro

A obra do canal do residencial Costa do Sol, realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está em fase final, com a implantação dos tubos ármicos. De acordo com o engenheiro José Alberto Nascimento, coordenador de Operações da Emurb, os serviços serão concluídos na primeira semana de outubro.

"Estamos finalizando a tubulação para em seguida fazermos os pontos de ala, que ficam localizados no início e fim da tubulação, para a proteção dos tubos. Depois disso é só fazer a recuperação do terreno por onde passa a obra. Ainda faremos a dragagem do canal localizado na avenida senador Julio Leite. Essa é uma ação preventiva que possibilitará a vazão da água", explica Alberto.

Com um investimento de R$ 989.552,43, a obra que está sendo executada no residencial evitará alagamentos na localidade durante o período das chuvas. Iniciado em junho deste ano, o canal interligará o canal natural do Costa do Sol ao canal já existente na avenida Heráclito Rolemberg, passando pelas avenidas Hildete Falcão Batista e Monteiro Lobato.

"Essa obra é paliativa, mas resolverá o problema da região. O projeto do canal definitivo em benefício do residencial Costa do Sol já foi encaminhado e os recursos aprovados pelo Ministério das Cidades. Como esse tipo de obra demora, o canal provisório suportará a vazão de água, de forma a não permitir que a região alague", destaca o engenheiro.

DIA DA CRIANÇA - Semana terá programação especial

Reunidos no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), coordenadores escolares conheceram o roteiro das atividades culturais e recreativas que serão promovidas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) na ‘Semana da Criança'. A reunião se deu em virtude do programa de formação continuada ‘Horas de Estudo', oferecido quinzenalmente aos coordenadores escolares. Estão programados passeios, jogos, brincadeiras e espetáculos com o objetivo de garantir aos alunos o direito de expressar suas emoções a partir do contato com brinquedos e brincadeiras.

De acordo com a diretora de ensino da Semed e presidente da comissão organizadora da ‘Semana da Criança', Maria José Guimarães, entre os dias 4 e 14 de outubro cerca de 5 mil meninos e meninas de 38 unidades escolares terão acesso a cinema, teatro e à Praça da Juventude, localizada no conjunto Augusto Franco, que também servirá de palco para as festividades. Serão contemplados estudantes da creche, pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental.

"Atividades lideradas por atores teatrais serão realizadas nas creches, além da oferta de brinde surpresa no momento em que as crianças estiverem deixando os espaços. Os alunos que cursam os anos iniciais do ensino fundamental irão ao cinema e ao Teatro Tobias Barreto, onde assistirão ao espetáculo ‘Arca de Noé'. Já os meninos e meninas da pré-escola desfrutarão de momentos de lazer e ludicidade na Praça da Juventude, fazendo uso de cama elástica, piscina de bolinhas, pula-pula, oficinas de som e movimento e contações de histórias", explicou.

Papai Noel

As crianças de até 2 anos, inseridas na rede municipal de ensino, poderão escrever uma carta endereçada a Papai Noel e torcer para que seu pedido de Natal seja atendido. Uma equipe formada por voluntários dos Correios, não só as receberão, como farão cadastro dos dados dos remetentes num sistema informatizado, a fim de que toda a sociedade possa ter acesso e, assim, atender aos pedidos. Para incentivar a adoção de cartas e pedidos, serão montados estandes na Agência Central dos Correios, em outras agências da capital e do interior do estado de Sergipe, bem como em entidades parceiras.

No momento em que as cartas estiverem anexadas aos seus respectivos presentes, diversos carteiros caracterizados de Papai Noel farão a entrega dos materiais nas próprias unidades escolares. As entregas serão feitas antes do encerramento do ano letivo ou próximo do dia 25 de dezembro. "O objetivo dos Correios é estimular a aprendizagem nas salas de aula através das práticas da leitura e da escrita. Depois, tornar festivo o Natal dessas crianças", explicou com motivação o assessor de comunicação dos Correios, José Ginaldo de Jesus.

Para a coordenadora de projetos da Semed, Valdinete Paesue, que também faz parte da comissão organizadora da ‘Semana da Criança', o projeto trará boas perspectivas para os alunos. "Técnicos da Semed estarão discutindo estratégias de operacionalização do ‘Papai Noel dos Correios' para que não gere desencanto nas crianças, nem sentimento de exclusão, já que dependemos da solidariedade dos cidadãos para doação dos presentes", ressaltou Valdinete.

Atividades

Além da ‘Semana da Criança', os alunos da rede municipal de ensino ainda serão presenteados com atividades lúdicas e recreativas promovidas em cada unidade escolar. Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Benjamin Alves de Carvalho, por exemplo, cerca de 200 meninos e meninas também farão visitas ao Oceanário de Aracaju e à Casa de Ciência e Tecnologia Galileu Galilei (CCTECA), mantida pela Prefeitura de Aracaju no Parque Augusto Franco (Sementeira).

POLÍCIA - PM apreende adolescentes infratores e prende acusado de tentativa de homicídio

O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) atendeu, entre às 6h de quinta-feira, 23, e às 7h de sexta-feira, 24, a 394 chamadas encaminhadas à Polícia Militar e a outras 54 repassadas ao Corpo de Bombeiros.

Às 19h38 de quinta, a equipe Tigre 02, da 1ª Companhia do 5º BPM, apreendeu quatro adolescentes, sendo três de 17 anos e um de 16, acusados por tráfico de drogas. Eles foram detidos perto de um colégio na rua G-1, Loteamento Piabeta, em Nossa Senhora do Socorro. Segundo denúncia feita ao Ciosp, os rapazes estavam consumindo drogas em frente a uma residência. Com eles, os policiais encontraram uma quantidade de maconha e outra quantia em dinheiro. Os jovens foram encaminhados ao Departamento de Narcóticos (Denarc) e autuados em flagrante.

Às 22h52, foi registrada uma tentativa de homicídio na avenida Nestor Sampaio, Ponto Novo, zona sul da capital. Segundo denúncia, um homem identificado como José Santos Alves Júnior foi atingido por um golpe de facão em um dos braços, que acabou fraturado devido à violência do golpe. Socorrido pelo Samu, ele foi internado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O autor do ataque, Epaminondas Gomes Salmeiron Sobrinho, escondeu-se no banheiro de uma casa, mas foi preso em flagrante por policiais das equipes Tucano 01 e Tucano 03, da 3ª Companhia do 1º BPM, e do Grupo Especial de Rondas e Blitze (Gerb), da Polícia Civil. Levado à Plantonista e aparentando estar drogado, o acusado admitiu que tentou matar Alves por causa de chacotas que a vítima lhe fazia constantemente. O caso será encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Às 0h34 de sexta, aconteceu um arrombamento na Avenida 1 do Conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro. Desconhecidos fizeram um buraco no telhado de uma loja de roupas e invadiram o local para levar vários objetos. A equipe Leão 10, da Companhia de Policiamento de Radiopatrulha (CPRp), foi ao local e conseguiu apreender um adolescente com idade entre 12 e 15 anos, que ficou preso no telhado enquanto tentava fugir do local. Ele foi encaminhado à Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CAPACITAÇÃO - PMA vai realizar oficina sobre o Bolsa Família

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), vai realizar amanhã, quinta-feira, 16, a oficina ‘Conversando Sobre o Programa Bolsa Família’. O curso é destinado às equipes técnicas dos equipamentos sociais da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.

O evento vai acontecer no Espaço de Formação dos Trabalhadores da Assistência Social, situado no prédio da Estação Cidadania, localizado na rua de Pacatuba, 64, Centro.

Programação

O evento acontece das 8h às 11h e das 14 às 17h e vai contar com debates abordando temas como ‘Programa Bolsa Família - Seu impacto, responsabilidades e alcance social’, apresentado pela coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família, Bárbara Mary Malhado; ‘Cadastro Único para Programas Sociais’, apresentado pela gerente do Programa Municipal de Aracaju, Rosângela Theobald; ‘Legislação do CadÚnico’, com o coordenador Estadual do CadÚnico, José Carlos Ferreira Passos.

PESQUISA - MDS vai realizar pesquisa em Aracaju sobre a Assistência Social

A partir da próxima sexta-feira, representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) estarão percorrendo todas as unidades sociais da Prefeitura de Aracaju, ligadas a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) para realizar uma pesquisa. Aracaju foi escolhida para participar por ser referência nacional no desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Além da capital, participa também a cidade de Nossa Senhora do Socorro.

O questionário vai abordar temas do cotidiano do atendimento social realizado pelos equipamentos sociais, observando a integração entre as políticas aplicadas em diversos programas sociais, a exemplo do Bolsa Família, entendendo, com isso, o grau de integração, como a política se desenvolve no território e os tipos de serviços oferecidos.

E neste sentido, técnicos da Semasc estiveram reunidos na manhã dessa quarta-feira, 15, com os representantes do MDS para discutir e debater as melhores formas de aplicação do questionário. “Essa será uma pesquisa sobre o protocolo de gestão integrada, entre serviços e benefícios”, afirmou a coordenadora de Planejamento do Sistema Único da Assistência Social (Coplan/Suas), Cristiane Ferreira.

Segundo a coordenadora, o trabalho desenvolvido por técnicos do MDS será de grande importância na aplicação dos serviços desenvolvidos pela Prefeitura. “O estudo vai georeferenciar as famílias dentro do espaço do Município e a gente vai ter o retrato exato do local dessas famílias e o território que elas ocupam, para podermos levar um maior número de serviços para essas áreas que são mais vulneráveis”, ressaltou.

Ao todo, serão ouvidas 4.500 pessoas entre funcionários e famílias beneficiárias dos serviços sociais e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). “Queremos fazer um estudo sobre a articulação dos programas de transferência de renda e benefícios assistências do Suas que são desenvolvidos nas unidades sociais, além de conhecer o processamento dessa articulação dos beneficiários, bem como o atendimento prestado a população”, afirmou a consultora de Avaliação de Políticas Sociais, da Secretaria de Gestão da Informação do MDS, Helena Ferreira de Lima.

SONHO - Ex-aluna do Peti agora é educadora social da PMA

Criado pelo Governo Federal, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) é desenvolvido na capital sergipana em parceria com a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). O objetivo é retirar as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos do trabalho considerado penoso, perigoso e insalubre, ou seja, qualquer trabalho que põe em risco a saúde e a segurança. Além disso, o programa busca ampliar o universo de conhecimentos da criança e do adolescente por meio de atividades esportivas, culturais, artísticas e de lazer no período complementar à escola.

Em Aracaju, o Peti está contribuindo de maneira positiva na vida de muita gente. É o caso de Gicélia Barreto Nascimento, de 20 anos. Ela começou a frequentar o programa aos 12 anos de idade, e durante as aulas aprendeu sobre valores que carrega consigo em todos os momentos. A jovem conta que fez amizades, participou do grupo de dança e ampliou seu leque de conhecimentos.

"O Peti foi positivo porque fiz amizades com pessoas de diversas idades e tive uma relação saudável com meus educadores. Foi construtivo também porque formamos um grupo de dança, fazíamos coreografias e isso estimulava a criatividade e o respeito ao próximo e às diferenças, uma vez que havia, por exemplo, uma menina surda no grupo. Tínhamos o maior prazer em ensiná-la a dançar", conta Gicélia.

Conquistas

A trajetória de Gicélia é marcada por muitas conquistas, alcançadas com vontade e persistência. "Aos 15 anos passei no Cefet [Centro Federal de Educação Tecnológica] e tive que deixar o Peti. Cursei química de alimentos, depois prestei vestibular para fonoaudiologia e passei. Fui aprovada também no concurso da Prefeitura Municipal de Aracaju para Educadora Social e estou amando", comemora.

Hoje como educadora, Gicélia diz ter uma visão diferente da época em que estava no Peti. Hoje ela sabe que crianças e adolescentes têm grande potencial e são capazes de proporcionar um futuro melhor para eles mesmos e para suas famílias. "Eu vejo que eles têm um potencial enorme e só falta acreditar neles mesmos. No meu trabalho sempre tento mostrar isso. Passo sempre para eles que o Peti é parte da vida deles, e aqui esquecemos dos problemas e aprendemos a lidar com as diferenças e a respeitar o próximo", diz.

TRÂNSITO - Passeio Ciclístico integra Semana do Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito começa nesta sexta-feira, 17. Em Aracaju, o evento segue até o próximo dia 25 e conta com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que participa de boa parte das atividades. Um dos destaques é o 3º Passeio Ciclístico da Primavera, promovido pelo Prefeitura de Aracaju.

O passeio será neste domingo, 19, com concentração às 7h e largada às 8h, na praça de eventos dos Mercados Centrais, e chegada no Parque Augusto Franco (Sementeira). As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Portal da Mobilidade até as 18h da sexta-feira, ou na concentração, antes da largada.

Esta edição do passeio está sendo chamada de ‘Circuito das Praças'. O motivo é o roteiro, que inclui as praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos, Tobias Barreto, Praça da Imprensa, Dr. Pedro Garcia Moreno, Alberto Carvalho e Zilda Arns. No final do percurso, já no Parque da Sementeira, serão sorteadas 10 bicicletas entre os participantes.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT e organizadora do Passeio Ciclístico da Primavera, Selma Dantas, espera-se algo em torno de 1500 ciclistas. "Os passeios ciclísticos organizados pela SMTT estão atingindo um grau de popularidade cada vez maior", afirma.

Semana de Trânsito

A intenção da SMTT ao encaixar o passeio ciclístico na programação da Semana Nacional de Trânsito é diversificar as atividades, predominantemente teóricas (comandos educativos, palestras, seminários e exposições).

A Semana Nacional de Trânsito é uma iniciativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com a participação de órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, e este ano tem como tema ‘Cinto de segurança e dispositivos de retenção'.

CIDADE - Prefeitura erradica moradias precárias em Aracaju

Desde o início, a atual administração da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem como um dos principais objetivos retirar pessoas de áreas de risco da cidade e oferecer a elas moradias dignas. Nesse sentido, a capital sergipana avançou significativamente, com a construção de mais de quatro mil unidades habitacionais que têm mudado a vida de muitos aracajuanos. Os investimentos públicos na urbanização e inclusão social de áreas precárias supera os R$ 135 milhões.

Esse foi o caso dos antigos moradores do Morro do Avião, invasão localizada no bairro Santa Maria. Antes vivendo em uma situação de risco, expostas a doenças e às fortes chuvas que sempre deixavam amargas lembranças, as mais de 400 famílias agora têm casa própria no bairro 17 de Março, com saneamento básico, água encanada, energia elétrica e toda a infraestrutura necessária para se levar uma vida tranquila.

"Nosso objetivo não é apenas retirar as pessoas de áreas de risco, mas oferecer toda a infraestrutura necessária para que elas morem bem", explica a coordenadora de Habitação da prefeitura, Maria de Abreu. Segundo ela, muito mais que apenas oferecer habitação, é preciso que se tenha ‘habitabilidade', ou seja, ter disponível os principais equipamentos sociais, como escolas, postos de saúde, transporte e áreas de lazer.

Tudo isso foi possível graças à elaboração e execução do Plano Estratégico Municipal para Assentamentos Subnormais (Pemas), através do qual foram mapeadas e estudadas áreas de assentamentos na cidade. "Foram definidas 52 áreas prioritárias em Aracaju. A primeira foi a Coroa do Meio, seguida do Santa Maria, do Coqueiral e do Lamarão", diz a coordenadora.

Projetos habitacionais

Acompanhando uma tendência nacional, a cidade tem avançado bastante no que se refere à política habitacional, sempre buscando implementar melhorias nas questões de reurbanização, inclusão social e de preservação ambiental.

"Nenhum projeto da área habitacional é elaborado apenas tendo as obras como foco. Todos os nossos projetos são baseados em três eixos: as obras físicas, o projeto social e o ambiental", conta Maria de Abreu. Segundo ela, a prefeitura faz um acompanhamento das comunidades, com o planejamento social da mobilidade e a organização das famílias que habitam o local a ser trabalhado.

Outro importante pilar dos projetos habitacionais é a recuperação de áreas degradadas, como foi feito no manguezal da Coroa do Meio. "O Morro do Avião, por exemplo, foi cercado e, posteriormente, serão plantadas mudas de árvores no local. Isso porque é importante que essas áreas naturais voltem a fazer parte da cidade", afirma ela.

Coroa do Meio

Um novo bairro nasceu no lugar do antigo cenário da Coroa do Meio. Isso aconteceu graças à elaboração de um projeto integrado que acabou com centenas de palafitas, urbanizou ruas, avenidas e praças, ajudou a preservar a área de manguezal e melhorou as condições de vida de milhares de famílias pobres.

Através do projeto, desenvolvido pelas secretarias de Planejamento (Seplan), Obras e Urbanização (Emburb) e Assistência Social (Semasc), cerca de três mil famílias foram beneficiadas. Foram construídas 652 casas populares, entregues a antigos moradores de palafitas sobre o manguezal. "Na Coroa do Meio, realizamos um trabalho de urbanização de forma integrada, não apenas retirando as famílias de áreas de risco, mas fornecendo toda a infraestrutura necessária para que elas tivessem uma vida digna", conta Maria.

Também foi feita a ampliação da escola municipal Juscelino Kubitschek e a construção do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Benjamim Alves. A prefeitura realizou ainda um intensivo trabalho social junto à comunidade para acompanhar a sua evolução, proporcionando não apenas uma moradia digna, mas também possibilitando a ressocialização dos moradores daquela área.

De tão completo, o projeto foi um dos vencedores da sexta edição do Prêmio Melhores Práticas em Gestão Local 2009-2010, promovido pela Caixa Econômica Federal. O sucesso da iniciativa impulsionou a PMA a repetir a experiência em outros bairros, como o Santa Maria, o Coqueiral e o Lamarão.

"Acredito que ganhamos o prêmio por conta da forma inovadora com que a prefeitura trabalhou no bairro, de forma bastante participativa, envolvendo a comunidade, fornecendo a ela noções de organização comunitária, de educação sanitária e ambiental e gerando renda na região", assinala a coordenadora. Segundo Maria de Abreu, os R$ 25 mil do prêmio foram destinados à compra de equipamentos para um centro de capacitação de mão-de-obra existente no bairro.

Ela conta também que o projeto da Coroa do Meio ainda não foi concluído, pois estão em curso importantes obras de infraestrutura. "Estão sendo construídas duas quadras de esporte, uma unidade produtiva, um núcleo de apoio aos pescadores, um píer e o complexo do Museu do Mangue", afirma.

17 de Março

Só no mais novo bairro de Aracaju, já foram investidos, até o momento, mais de R$ 15 milhões em infraestrutura. Quase mil moradias já foram inauguradas e mais de 1.400 ainda serão entregues. Inicialmente, foram entregues 552 moradias, divididas em três grandes projetos. O primeiro é composto por 78 casas do Programa Moradia Cidadã. Já o segundo, com 250 casas inauguradas, é parte do Programa Santa Maria Protege, enquanto que o terceiro é composto por 224 unidades habitacionais, divididas em 14 blocos com 16 apartamentos cada.

De acordo com Maria de Abreu, o principal problema apresentado no Santa Maria era a grande quantidade de assentamentos existentes no local, somando nove no total. "Além do Morro do Avião, havia diversos assentamentos precários ao longo do canal, além de áreas próximas ao Gasoduto", explica.

Todos esses assentamentos apresentavam sérias ameaças à população, como o risco de explosão, no caso do gasoduto, desmoronamento dos morros e a proximidade muito grande da poluição dos canais. "Foi preciso primeiro desocupar as áreas para dar início às obras", esclarece Maria.

Há cerca de dois meses, quando a PMA realizou a desocupação do Morro do Avião, invasão localizada no bairro Santa Maria, foram entregues mais 404 casas, o que possibilitou a retirada de famílias que viviam em situação de risco e sem condições dignas de moradia. Ainda estão em fase de construção 1.256 unidades habitacionais, sendo mil casas e 256 apartamentos.

Com recursos provenientes do Governo Federal e contrapartida dos governos estadual e municipal, o bairro está sendo dotado de toda a infraestrutura necessária. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) executa serviços de drenagem de ruas, terraplenagem, pavimentação, instalação de redes de água, esgoto e energia elétrica. Em função das obras em curso no local, foram criados 700 empregos diretos e 155 indiretos.

Avanços

Maria de Abreu afirma que é inegável os significativos avanços na área de habitação em Aracaju. "Antes de 2001 podemos dizer que praticamente não havia política habitacional, porque as ações não eram planejadas como agora. Já urbanizamos muitas áreas, mas ainda há muito chão pela frente. Estamos no caminho certo", assegura ela.

A coordenadora conta que, entre os principais avanços constatados desde 2001, está a Coroa do Meio, quase totalmente urbanizada, assim como loteamentos do Santa Maria e do Santos Dumont. "Também podemos citar a erradicação de assentamentos precários existentes no Lamarão, onde diversas famílias já são beneficiadas com o aluguel social", diz a coordenadora de Habitação.

No Coqueiral, próximo bairro tido como prioridade pela Secretaria Municipal de Planejamento, já está em curso a construção de cerca de 600 unidades habitacionais. Já no Lamarão serão construídas 410 casas. "A licitação está pronta, mas ainda não foi homologada. Assim que isso acontecer, serão iniciadas as obras", garante Maria.

Outro importante passo a ser dado pela prefeitura no setor de habitação é a elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, que deve ser concluído até dezembro. "O principal objetivo do plano é definir no tempo e no espaço todas as ações de habitação de interesse social, direcionadas a famílias que ganham até cinco salários mínimos", explica ela.

CIDADE - Mercados festejam 10 anos de revitalização

No dia 15 de setembro de 2000 os mercados Thales Ferraz, Antônio Franco e Albano Franco foram entregues à população totalmente revitalizados, como o povo queria e merecia. Prédios novos com cores vivas e equipamentos de acessibilidade valorizaram a história do local e elevaram a autoestima do aracajuano. A obra grandiosa nasceu da vontade da arquiteta lagartense Ana Libório de preservar o patrimônio do centro histórico.

"Algumas pessoas diziam: ‘tem que demolir tudo e fazer um shopping'. Mas, para nós que trabalhamos com patrimônio, a vontade era preservar a construção", conta Ana. Além de manter os prédios dos mercados Antônio Franco e Thales Ferraz, o projeto elaborado por ela previa a construção de um novo mercado, o Albano Franco, uma adaptação do antigo Armazém de Trigo e do Moinho de Sergipe. O novo mercado, erguido em frente ao antigo porto de Sergipe, abriga hoje os setores de pescados e hortifruti, além de duas praças para venda de produtos eletrônicos e roupas.

"À época, meus professores me perguntavam onde eu iria colocar aquele povo todo. A gente não queria expulsar ninguém, a ideia que era os feirantes permanecessem no Centro, possibilitar uma simbiose entre o comércio e o mercado. A gente fez um projeto supermoderno", ressalta Ana. Além dela, os arquitetos Sheila Trope, Gândara Júnior (esposo e sócio de Ana) e o experiente Osiris Souza Rocha (in memorian) também fizeram parte da equipe.

O estudo da região foi feito entre os anos de 1987 e 1990. Em 1992, a arquiteta e sua equipe foram contratadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) para executar o projeto de restauro do local, e as obras começaram em 1997. Depois de 10 anos, o complexo transformou a região, antes esquecida. "Faço uma reflexão superpositiva. Acho que a gente desmontou uma favela. As pessoas não lembram, mas era muito caos no trânsito, caos higiênico também. O comércio não funcionava, os carros não circulavam e os prédios estavam escondidos", diz Ana.

Novos usos

Além da manutenção feita pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e da utilização diária pelas pessoas que trabalham no Centro, dois eventos contribuem para movimentar e valorizar o espaço dos mercados: a Rua da Cultura e o Forró Caju. O primeiro é realizado semanalmente às segundas-feiras, com apoio da PMA, trazendo atrações musicais, vídeos e outras atividades. Já o Forró Caju é a maior festa realizada em Sergipe e um dos principais eventos juninos do país.

Para a arquiteta, tanto a Rua da Cultura quanto o Forró Caju são exemplos de apropriação daquele espaço. "Quando planejamos a parte de eventos já pensamos nisso. Talvez pudéssemos agregar mais o mercado à festa, deixa-lo aberto à noite e pensar em um jeito de dar segurança e ao mesmo tempo deixar os prédios à mostra", sugere. Além disso, ela acredita que os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz tem um ótima estrutura para abrigar apresentações de teatro e comemorações de carnaval de rua.

EDUCAÇÃO - Aluna de escola municipal se destaca nas Paraolimpíadas Escolares 2010

No último fim de semana, a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Thétis Nunes Nívia Maria Santos, retornou da cidade de São Paulo, onde representou o estado de Sergipe nas Paraolimpíadas Escolares 2010. Deficiente mental, a estudante conquistou duas medalhas de prata na natação e não hesitou em uni-las à coleção de méritos já alcançados nessa modalidade e no atletismo.

Aos 19 anos, Nívea diz que seu maior sonho é participar de uma paraolimpíada internacional e conquistar medalhas de ouro para o Brasil. A prática da natação surgiu quando ela tinha sete anos e precisava ganhar massa muscular para curar problemas ósseos. Passou a ser orientada pela técnica Rosa Maria Moura aos 12 anos, quando começou a participar de treinamentos pesados na natação. Atualmente, na escola, não dispensa as aulas de educação física, orientadas pelo professor Eduardo Couto.

Nívia também participou das Paraolimpíadas Escolares 2009, na cidade de Brasília, e conquistou medalhas de ouro e de bronze na natação. "Ainda pequena, ela gostava de brincar, correr e praticar esportes. Na verdade, essas atividades sempre serviram como terapia para ela", complementou a irmã da esportista, Mirele Santos.

A coordenadora pedagógica da Emef Maria Thétis Nunes, Neusa Maria Aparecida, explica que, apesar da deficiência que Nívia apresenta, o tratamento oferecido na escola é igual ao dos outros alunos. "As limitações não interferem na prática pedagógica que desempenhamos. Ela recebe a atenção que todos os alunos merecem ter e os elogios por estar se destacando no esporte e aproveitando bem as oportunidades que lhe são dadas", ressaltou.

Essa não é a primeira vez que os alunos da unidade escolar se sobressaem em campeonatos esportivos. Este ano, a equipe de futsal sub-14 competiu pela ‘I Copa Tiradentes' e recebeu o troféu pelo primeiro lugar na categoria.

Histórico familiar

Nívia Maria é o terceiro filho de uma família de nove irmãos. Sua mãe, Rosimeire dos Santos, que nunca imaginou ter uma filha atleta, se sente contemplada. "Tive muitos problemas durante minha gravidez e isso influenciou na deficiência que Nívia apresenta, mas com o tempo as práticas esportivas foram favorecendo a aquisição dos movimentos", explicou Rosimeire.