terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

POLÍTICA - Vereador Anderson de Tuca defende projeto para ajudar usuários de drogas

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) concedeu, na tarde dessa segunda-feira, dia 25, entrevista ao programa Giro da Notícia, do radialista Cláudio Leite, na Rádio Cultura de Sergipe. Na pauta, os projetos que serão levados pelo parlamentar para a Casa Legislativa de Aracaju. Entre eles está um direcionado a ajudar pessoas usuárias de drogas.

O vereador Anderson de Tuca mostrou-se preocupado com o avanço das drogas na sociedade. Segundo o parlamentar, os narcóticos têm destruído a família, principal pilar da sociedade. “É preciso criar mecanismos que possam combater e acabar com essa verdadeira praga”, desabafou.

Um desses mecanismos, segundo o vereador, está em um dos projetos idealizados por ele e que será apresentado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). “Queremos criar um Centro de Recuperação em Álcool e Drogas. Essas pessoas que se envolvem com essas substâncias precisam encontrar formas de sair do vício e, através de ideias como essa, pode ser o início de uma nova vida”, destacou.

De acordo com o parlamentar, essa ajuda partiria de apoio profissional com especialistas que possam ter o foco direcionado para a área. “Queremos fazer algo com profissionalismo, precisamos de psicólogos, psiquiatras, atividade física, ou seja, montar toda uma estrutura direcionada para atender essa demanda. Esses centros iriam funcionar como uma forma de ajudar essas pessoas que tanto necessitam. São essas pequenas ações que podem proporcionar ajuda, por isso estamos dando o passo inicial e elaborando o esboço do projeto para trazermos algo de importante para combater esse mal”, ressalta.

Anderson lembra que na cidade de São Paulo existe um projeto parecido e que tem conseguido grandes avanços. “É preciso uma ação em conjunto com diversos setores porque, além de fazer a desintoxicação, é preciso levantar a autoestima dessas pessoas e ocupar o tempo ocioso através de oficinas profissionalizantes e que possam direcioná-los para o mercado de trabalho”, disse.

Durante a entrevista, o vereador também fez um breve relato de sua trajetória de vida e ressaltou que o seu mandato será em defesa da sociedade aracajuana. “Eu serei a voz do povo aracajuano”, assegurou o parlamentar. Para isso, o parlamentar revelou que tem percorrido toda a capital e conversado com a população. Segundo o vereador, essas conversas têm sido bastante produtivas porque estão servindo para identificar as necessidades de cada localidade.

Um dos bairros visitados foi o Siqueira Campos, na Zona Oeste de Aracaju. De acordo com o parlamentar, algumas ruas estão precisando de uma atenção especial. Outra localidade visitada foi o Bairro Coqueiral, na Zona Norte da capital. “Estive lá, e pude ver de perto as necessidades que os moradores enfrentam. São problemas graves como falta de saneamento básico e tudo isso levaremos para a Câmara para que possamos proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida da população”, garantiu.

Outro ponto discutido na entrevista foi a valorização do servidor público municipal. O vereador destacou que o prefeito João Alves Filho (DEM) está analisando as receitas do município. “Dr. João vai fazer o possível para valorizar o servidor e dentro das possibilidades e dos recursos disponíveis, estaremos apoiando sim essa causa porque o salário é a maior forma de valorizar o trabalho dessas pessoas que fazem a máquina municipal andar”, afirmou.

O vereador aproveitou a entrevista e se mostrou bastante preocupado com a atual situação dos mercados municipais. Segundo o parlamentar, os locais estão completamente abandonados. “Eles são patrimônio da sociedade e estão em uma situação precária e sem a mínima estrutura para as pessoas que trabalham ali”, lembrou.

Gestão Democrática

Sobre a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PL) 4/2013, que trata da Gestão Democrática das Unidades Escolares da rede municipal de Aracaju, Anderson, que votou favorável e apresentou emenda ao PL, ressaltou que o novo formato vai trazer melhorias significativas ao ensino público municipal. “Tenho a consciência tranquila porque sei que fiz o melhor para a cidade. Se não der certo, iremos discutir novamente. Infelizmente tem escolas que não conseguem gerir os recursos. Além disso, essa Lei vai valorizar o trabalho de cada gestor escolar porque aumenta a gratificação deles”, completou.

A entrevista foi bastante dinâmica e contou com a participação de vários ouvintes. Em um desses contatos, Anderson, que é servidor concursado do Departamento de Trânsito de Sergipe (Detran), foi questionado sobre o plano de cargos e salários da instituição. O ouvinte quis saber se o vereador poderia ajudar na confecção do projeto. “Tenho o maior orgulho em fazer parte desse importante órgão e quero que saibam que, mesmo sendo da esfera municipal e o Detran estadual, serei um defensor desses trabalhadores. Eles podem contar sim com a minha ajuda”, frisou.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

POLÍCIA - SSP define esquema de segurança para o Carnaval 2013

A Secretaria da Segurança Pública, através dos seus gestores, apresentou na manhã desta quinta-feira, dia 7, todos os detalhes sobre a atuação das forças policiais e do Corpo de Bombeiros durante o período do Carnaval. Serão quase 2 mil servidores empregados por dias em Aracaju e no interior por conta dos dias de festa.

Comando da PM aplicará no interior, 1603 homens e mulheres no interior e mais 1352 na capital e região metropolitana para garantir o policiamento ostensivo reforçado nos municípios onde sergipanos e turistas se divertem ao som de atrações locais e nacionais. As demais localidades que não contam com festas tradicionais continuam com o policiamento ordinário, garantindo assim a segurança dos foliões que decidiram passar o carnaval em Sergipe.

Será desenvolvido um policiamento composto pelas equipes da região e por unidades especializadas operacionais e de trânsito, a exemplo dos Batalhões do Interior e Companhias de Polícia de Trânsito e Rodoviária Estadual. A PM empregará um maior efetivo nas cidades de Neópolis, Pirambu, Gararu, Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Aquidabã, Estância, Abaís, Simão Dias, Aracaju e região metropolitana.

Polícia Civil – o delegado Everton Santos detalhou toda a atuação da Polícia Civil na manhã desta quinta-feira, dia 7. Foi montado um planejamento operacional para atender as demandas relacionadas à polícia judiciária durante o Carnaval, em cinco bases instaladas nos municípios de Própria, Estância, Lagarto, Itabaiana e Pirambu.

Fonte: Ascom/SSP

POLÍCIA - PC de Lagarto explica prisão de proprietário de agência de turismo por estelionato

A delegada Michele Araújo, responsável pela Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio da delegacia da cidade de Lagarto, detalhou na manhã desta quinta-feira, 7, investigação que culminou com a prisão do empresário do ramo de turismo, José Fernandes dos Santos Júnior, 30 anos, acusado de dá golpe em mais de vinte clientes.

Segundo a delegada Michele Araújo, o indiciado foi preso por força de mandado de prisão preventiva e era proprietário da empresa Júnior Vip Tour que funcionava de forma legal desde o ano de 2009. "O empresário aplicava o golpe da passagem aérea, onde vendia os bilhetes de embarque repassando os recibos para os clientes. Posteriormente ligava para as vítimas e desmarcava o embarque, alegando problemas com a operadora da empresa aérea", explicou a delegada.

Ainda segundo Araújo, ficou comprovado nos autos do inquérito que as pessoas efetuavam o pagamento antecipado dos bilhetes, os quais eram emitidos, constando inclusive o localizador do voo, e depois cancelados pelo indiciado, que não repassava os valores às companhias aéreas, culminando com o cancelamento da passagem. "Estamos levantando a informação se ele comprava as passagens e depois as cancelavam ou se falsificava os bilhetes e localizador de voo", salientou a delegada.

Somente uma das vítimas teve um prejuízo de aproximadamente R$ 18.000,00. Ela afirmou que se casou em Sergipe, mas a família do noivo, natural de Porto Alegre, tinha preparado uma festa para o casal e como as passagens foram canceladas pelo golpista, tudo que foi comprado para a comemoração foi perdido. "O prejuízo financeiro é complicado, mas existe também o prejuízo emocional que é até mais danoso", pontuou Araújo.

Outra vítima declarou a polícia que há a suspeita de que seu cartão de crédito foi clonado na agência do indiciado, sendo emitida uma passagem aérea em nome de terceiro. "O José Fernandes já foi indiciado na delegacia de Lagarto por fato similar no ano de 2011 e, após ser procurado por várias vítimas, fechou seu estabelecimento comercial e não era mais visto na cidade", finalizou a delegada.

Fonte: Ascom/SSP

POLÍTICA - Manuel Marcos afirma que PL de Gestão Democrática beneficia Educação

O Líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Manuel Marcos (DEM) usou a Tribuna, durante a Sessão desta quinta-feira, 7/2, para defender o Projeto de Lei (PL) 4/2013 de autoria do Poder Executivo e que trata sobre a Gestão Democrática das unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino. De acordo com o vereador, o PL vem para criar mecanismos que possam melhorar a qualidade de ensino no Município de Aracaju.

“Aprendi que time que está vencendo não se mexe, mas nesse caso, é preciso mexer porque não podemos aceitar que nossos filhos continuem sendo prejudicado com um ensino de baixa qualidade”, destacou Manuel Marcos. Para o parlamentar, é preciso fazer uma analise da Educação em Aracaju, não apenas focando na eleição ou no modelo de gestão democrática. “Conhecemos países que não são tão democratas assim e o índice de educação está bem superior aos nossos”, disse.

Manuel Marcos mostrou-se preocupado com declarações de alguns professores da rede pública de Aracaju que só pensam na gestão democrática e não na estrutura destinada aos professores. “É inadmissível que um professor receba R$ 1.760 de salário. Isso não pode acontecer com um profissional de grande importância para a sociedade”, ressaltou.

De acordo com o parlamentar, o problema de uma escola não se resolve apenas a gestão. Para ele, existem problemas mais graves que devem ser levados em conta. “São crianças que chegam com desestrutura familiar, com problemas sociais graves, que chegam com muita fome na escola”, afirmou.

Para Manuel Marcos, a atual estrutura da Educação tem contribuído para uma constante queda no rendimento escolar dos alunos. “Não podemos deixar que um aluno de oito anos saia da escola sem saber ler. A escola deve fornecer as ferramentas necessárias para que ele saia preparado e não é essa a realidade e de quem é a culpa, dos professores? Não, está na estrutura, na baixa remuneração dos professores e na falta de estímulo”, assegurou.

Em aparte, o vice-líder do prefeito, Renilson Félix (DEM) afirmou não entender o por que do questionamento dessa reforma. “Não estamos extinguindo os cargos de diretores. Só estamos qualificando os gestores. Essas pessoas, que mais defendem o atual modelo, são do lado do Governo estadual que não implanta no Estado. Eles não querem porque é um fracasso. Se não serve para implementar no Estado não vai servir ao Município”, questionou.

Também em aparte, o vereador Max Prejuízo (PSB) ressaltou que a gestão democrática não deixará de existir. O parlamentar lembrou que sempre defendeu o fortalecimento do colegiado e da luta estudantil. “Fiquei preocupado quando disseram que iria acabar, mas quando li o projeto observei que irá fortalecer, tendo em vista que serão seis conselheiros que irão indicar o diretor”, frisou.

O vereador Dr. Agnaldo (PR), também em aparte, mostrou-se indignado com a Educação em Aracaju. “Como é estarrecedor esse problema no município. Hoje, encontramos pessoas que saem do ensino fundamental que não sabem nem escrever o nome”, disse. O parlamentar ressaltou que não está qualificado para discutir doutrinas da educação, no entanto, é hora de mudar. “Se isso permanecer, eu estarei dando parecer favorável ao que não presta”, assegurou.

POLÍTICA - Dr. Emerson diz que PL do Executivo não traz argumentos convincentes

Por Grecy Andrade

Na sessão extraordinária desta quinta-feira, 7/2, o vereador Dr. Emerson Ferreira (PT) utilizou a tribuna para externar seu pensamento quanto ao Projeto de Lei 04/2013. Para o parlamentar, o projeto não apresenta argumentos convincentes que o façam entender porque o Poder Executivo quer a extinção da eleição direta na rede municipal de ensino.

“Para mim está muito claro o retrocesso desse projeto. Mas vejo algo positivo aqui que é a discussão. Mas porque não discutir o processo atual visando a qualificação da gestão ou um plano de educação para o município, mas não, aqui a oposição só quer acabar com a gestão democrática”, falou Dr. Emerson.

Para o vereador, a educação é a porta de entrada para o resgate da sociedade e para o engrandecimento da cidadania. Ainda de acordo com Dr. Emerson, o prefeito João Alves Filho tem um perfil centralizador, de um gestor que não costuma dialogar com as categorias.

“Quando a gente faz a leitura dos projetos apresentados pelo Executivo, a gente percebe o perfil empreendedor do prefeito João Alves Filho, um perfil arrojado. Já aprovamos aqui até empréstimo de R$ 150 milhões. É visível que ele ainda continua com seu comportamento centralizador que não dialoga com as categorias.

O parlamentar ressaltou ainda que não vê nenhum argumento convincente apresentado pela oposição. “Quisera eu estar sendo influenciado por alguma argumentação da oposição. Na verdade estamos tendo aqui influência pela forma como se constitui a maioria no parlamento. Fui vereador da situação durante quatro anos e quando não concordava com algum projeto da base aliada, nunca exitei em votar contra. Sou correto nas minhas atitudes. Sempre trabalhei pela minha consciência e minha coerência”, disse Emerson.

O petista reforçou a ideia que a nova gestão não discute com as categorias. “Precisamos discutir com a maioria, salta os olhos de quem é empreendedor e de quem está acostumado a decidir pela sua vontade e coloca essa casa de joelhos quando apenas só tem uma alternativa. O resultado desta votação já está pré-concebido”, concluiu.

Em aparte o vereador Dr. Aganaldo (PR) diz que as colocações expostas por Dr. Emerson são incoerentes e que a oposição tem sim argumentos suficientes sobre os projetos.

Fonte: Ascom/CMA

POLÍTICA - Emmanuel afirma que PL do Executivo irá acabar com a Gestão Democrática

Por Caroline Prata e Grecy Andrade

Durante Sessão Extraordinária na manhã desta quinta-feira, 7/2, o vereador e segundo secretário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT), ocupou a tribuna da para manifestar repúdio ao Projeto de Lei Complementar 04/2013, a propositura trata sobre a Gestão Democrática das unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino.

Para o petista a criação do PL irá destruir a Gestão Democrática do município, por isso, ele é contrário ao projeto apresentado pelo Poder Executivo. "Sou a favor que melhore a educação, é necessário, mas esse Projeto do Executivo irá acabar com a Gestão Democrática, pois a partir dele somente algumas pessoas irão votar na nova direção das escolas, sendo uma delas um representante da prefeitura municipal", opinou Nascimento.

Na concepção do vereador Emmanuel, aprovar esse projeto, é voltar ao tempo da ditadura. "É preciso que nessa discussão nós coloquemos em mente que essa atitude não ajudará em nada as escolas municipais. Me declaro contrário e deixo aqui o meu manifesto contra esse Projeto, não apresentarei emendas, muita coisa tem que melhorar mas a Gestão Democrática é algo de bom que ainda existe na educação, o PL 04/2013 não contribui e não melhora, é uma forma de acabar a Gestão Democrática, e iniciar uma ditadura no município de Aracaju”, afirmou Emmanuel.

Fonte: Ascom/CMA

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

POLÍTICA - Emmanuel Nascimento defende administração anterior

O segundo secretário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT) utilizou a tribuna na manhã desta segunda-feira, 4/2, para rebater os argumentos do líder da oposição, Manoel Marcos. Para Emmanuel, a posição e oposição devem fazer um trabalho em defesa da comunidade aracajuana.

"Alguns vereadores chamam a administração municipal passada de ultrapassada, falam do Partido dos Trabalhadores como ultrapassados. Mas basta olhar para Aracaju e ver que a cidade foi transformada, o problema é que as pessoas não querem ver isso”, disse Emmanuel.

Nascimento pontuou ainda que o atual prefeito de Aracaju, João Alves Filho foi por 12 anos governador e não conseguiu resolver todos os problemas. “Isso é natural, Aracaju é uma cidade que cresce bastante, agora vem aqui o vereador Manoel Marcos chorar por causa da educação, quero que o senhor faça uma avaliação do governo que o senhor defende, e veja que problemas existem em todas as gestões”.

O petista destaca ainda que as discussões dos projetos devem ser feitas independentes de posição e oposição. “´É preciso que a gente avance com qualidade, e veja os avanços já conseguidos pela administração anterior. A cidade esta limpa, é elogiada pelas pessoas que visitam Aracaju. Agora falam que só Edvaldo Nogueira deixou dívidas em sua gestão, mas não, João Alves também deixou dívidas”, frisou.

Em aparte o vereador Renilson Félix falou que a nova gestão não pode pensar como a gestão anterior. “Os cargos que existem na Emsurb (Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) devem ser incorporados pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turista que deverá ser criada, essa nova secretaria não vai criar cargos como andam falando”, observou.

Para o vereador Jailton Santana, a atual gestão vai ter muita dor de cabeça com as condições que a administração anterior deixou a pasta. Já o vereador Manoel Marcos disse que existiam inúmeros cargos de comissão irregulares na administração antiga. Manoel marcos: Cargos que existiam irregularmente

Por fim, Emmanuel falou que não é contra a criação de cargos, mas que se deve ter cautela quanto a aprovação dos projetos. “Não sou contra a criação de cargos para a Secretaria de Meio Ambiente não, se uma secretaria precisa se reestruturar considero que seja necessário a criação de cargos, mas vamos analisar isso com cuidado”, disse.

Por Grecy Rodrigo Ascom/CMA

POLÍTICA - Manuel Marcos defende Reforma Administrativa e diz que PL não cria cargos

O líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) vereador Manuel Marcos (DEM) usou a Tribuna durante Sessão Extraordinária nesta segunda-feira 4/2 para defender o Projeto de Lei (PL) 1/2013, que dispõe sobre a estrutura organizacional da administração pública municipal do Poder Executivo. Segundo o parlamentar, ao contrário do que a oposição está afirmando, o PL não criará despensas ao Executivo e nem criará novos cargos.

Para Manuel Marcos, a atual organização da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) é a mesma há anos. O parlamentar lembrou que a estrutura é datada do dia 6 de novembro de 1990, quando Aracaju tinha 400 mil habitantes. “Hoje, a realidade é outra, a população aumentou absurdamente e a estrutura ficou emperrada”, frisou.

Sobre a criação de cargos da estrutura administrativa, Manuel Marcos deixou claro que o que será feito é apenas uma oficialização dos cargos existentes na PMA. “Ouvi sobre criação de vagas, mas é o que de fato existe é uma regulamentação de cargos que não estavam associados a nenhuma secretaria, tudo por causa da desorganização e da estrutura defasada”, garantiu.

O líder do prefeito ressaltou que o prefeito João Alves Filho (DEM) é um político experiente e que segue os preceitos da Justiça. “Estamos definindo uma nova ordem de administração. Não considero um crescimento de cargos. O prefeito não cria para acomodar parceiros. Ele diminui os gastos para que possa aumentar a aplicação de recursos em itens de fundamental importância para a sociedade como a Saúde e a Educação”, afirmou.

Manuel Marcos apontou essas pastas como os principais gargalos das administrações anteriores dos últimos 20 anos. “Como médico sei o quanto as pessoas precisam da rede pública. Sei o quanto sofreram nos últimos anos”, destacou. Sobre a Educação, Manuel Marcos afirmou que a pasta passa por um perigoso processo de limitação e desprestígio. “Conheço professores que tinham vergonha de dizer que eram da rede municipal e isso tem que mudar

Sou egresso do ensino público e, na minha época, o ensino funcionava e nos preparava da maneira que deve ser”, assegurou.

Em um discurso emocionado, o vereador lamentou os indicies de avaliação da Educação no Brasil. “Só com a educação este país poderá voltar a ser uma grande nação. Nossos jovens saem da escola praticamente analfabetos. Precisamos modificar isso com a política correta, podemos ser nação de primeiro mundo e a Educação é a grande saída”, disse.

Em aparte, o vereador Iran Barbosa (PT), que é professor das redes municipal e estadual de ensino afirmou não ter vergonha de ser um dos educadores do Município. “Não tenho vergonha de sê-lo, até mesmo porque não considero minha, a responsabilidade pelas baixas metas. Aracaju sofre com uma política pública de exclusão. Países fronteiriços já conseguiram elevar os índices da Educação e o Brasil ainda não”, afirmou.

Também em aparte, o segundo secretário da CMA, Emmanuel Nascimento (PT) questionou Manuel Marcos no sentido de saber quantos cargos, de fato, seriam criados com o PL. O líder do prefeito afirmou que isso seria inviável. “Não daria em números porque não aumentam, mas regulamenta os que já existiam. São cargos em comissão que não estavam atrelados a nada”, finalizou.

POLÍTICA - Renilson afirma que reforma Administrativa oficializa o que já existe

O vice-líder do prefeito, vereador Renilson Félix (DEM) usou a Tribuna na manhã desta segunda-feira, 4/2 durante Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para falar sobre o Projeto de Lei (PL) 1/2013 que dispõe sobre a estrutura organizacional da administração pública municipal do Poder Executivo.

Segundo o parlamentar, o PL não acarretará despesa para o Município. O Governo sai de 14 secretarias para 17, no entanto, de fato, apenas duas serão novas. “O que estamos fazendo é mudando a nomenclatura de muitas instituições e criando apenas a secretaria do Meio Ambiente, que é um desejo de todos os vereadores da gestão anterior e que achavam que o município já deveria ter criado e não o fez, e a de Indústria e Comércio”, ressaltou.

Sobre a criação de cargos na Prefeitura, o vereador destacou que o projeto determina, apenas, a oficialização do que já existe. “Não criaremos 200 cargos. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos [Emsurb], por exemplo, deixará de existir e passara a pertencer a Indústria e Comercio e é necessária essa formalização. Não cria cargos, apenas estamos nos adequando ao que já existe. O projeto de Reforma Administrativa é apenas isso”, refutou.

Renilson ainda elogiou a postura da presidência da Mesa-Diretora da Casa que concedeu um tempo maior para que os vereadores da oposição pudessem estudar os projetos de Lei encaminhados ao Parlamento pelo Poder Executivo.