quinta-feira, 19 de março de 2009

GERAL - Governo Federal apóia projetos de SE nas áreas de Ciência e Tecnologia

Na última quarta-feira, 18, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Joe Valle, esteve na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec), onde foi recebido pelo secretário Jorge Santana para discutir a implantação em Sergipe de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e conhecer um plano de viabilidade técnica e financeira para implantação de um centro de pesquisas no território Sul de Sergipe.
Dentre as principais finalidades ds CVTs, programa desenvolvido pelo Governo de Sergipe com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), estão a transferência de conhecimentos para melhoria dos processos produtivos, a popularização da Ciência e Tecnologia, e o despertar da vocação dos jovens para o aproveitamento de oportunidades regionais.“A disposição do secretário Joe Valle em apoiar os programas do Governo de Sergipe, especialmente os CVTs, resultará na elaboração um projeto baseado em experiências que deram certo em outros Estados. Esse novo projeto de Sergipe será apresentado nos próximos dias em Brasília ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que já demonstrou ser um forte parceiro da Sedetec”, afirmou o responsável pela Sedetec, o secretário Jorge Santana.
Centros Vocacionais Tecnológicos
Os CVTs permitem, entre outras ações, a difusão do conhecimento científico-tecnológico, o aumento da competitividade entre micro e pequenas empresas e o adensamento das cadeias produtivas específicas do território. Para que eles funcionem corretamente, a Sedetec deverá coordenar a interiorização do desenvolvimento do Estado, proporcionando a convergência de projetos voltados para o desenvolvimento local, e uniformizar os serviços, contando em princípio com recursos do MCT, Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), governos do Estado e Município e projetos auto-sustentáveis.
O responsável pela área de Relacionamento Institucional e Novos Negócios do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), Saulo Barreto, participou da reunião e apresentou o plano de viabilidade técnica e financeira para implantação de um centro de pesquisas no território Sul de Sergipe, especificamente no município de Santa Luzia do Itanhy. De acordo com Saulo, a cidade foi escolhida por ser pequena, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), apresentar posição estratégica entre Aracaju e Salvador, além de ser um patrimônio cultural e ambiental.
“A proposta é criar uma instituição que gere inovações tecnológicas voltadas à promoção do desenvolvimento socioeconômico e viabilize a aplicação das tecnologias desenvolvidas de forma que elas efetivamente cheguem à sociedade e sejam uma referência institucional na promoção da inclusão pela renda com ações nas áreas de economias criativas, educação e saúde pública no território Sul de Sergipe”, explicou o representante do IPTI.
“Sou sergipano e fui apresentado pelo governador de Sergipe ao secretário Jorge Santana, com quem venho mantendo diálogo. Agora, com recursos já captados pelo projeto, é o momento de definir as parcerias com o setor público. Apresentamos o plano que o governo precisava para verificar se essa parceria deve se consolidar ou não. É um plano de viabilidade técnica e financeira, e o secretário Joe Valle é nosso principal parceiro”, complementou.
Ao conhecer os detalhes do projeto, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do MCT, Joe Valle, ratificou que Sergipe abrange diversas características favoráveis ao investimento. “A articulação entre MCT e Sergipe vem sendo feita há um tempo. Por este ser um Estado pequeno, com um Governo eficiente e uma boa relação com o Governo Federal, acreditamos que o projeto terá uma boa repercussão e que vamos gastar menos recursos do que gastaríamos em outros Estados. O centro de referência em tecnologias sociais é um dos focos do MCT, e como Sergipe já tem instituições trabalhando nisso, uma parceria com a Sedetec só potencializa esses recursos para que possamos ter esse centro funcionando o quanto antes”, disse.
Também participaram da reunião o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Carlos Augusto Franco, a diretora do Departamento Técnico da Sedetec, Sudanês Pereira, o técnico Mário Andrade, também da Sedetec, além do diretor-presidente do SergipeTec, José Teófilo de Miranda.

Nenhum comentário: