segunda-feira, 23 de julho de 2007

Dois lados de uma mesma moeda

O país vive duas histórias completamente diferentes e momentâneas. A primeira com a realização dos jogos Pan-americanos Rio 2007, evento esportivo que mobiliza centenas de atletas de diversos países e que deixa a cidade maravilhosa às vistas de todo o planeta. Aleatoriamente e ao lado deste evento, mais precisamente em São Paulo, as atenções também estão voltadas para a metrópole mais importante do país. Mas desta vez, não por festividades esportivas, entretanto pelo maior acidente aéreo do país, no qual, até o momento, mais de 200 vidas de brasileiros foram extorquidas de forma grotesca e trágica.

Trata-se do acidente envolvendo o Airbus A320 da Tam. O voou que saiu de Porto Alegre (RS) por volta das 16h15 da última terça-feira teve um fim marcado pela violenta colisão da aeronave com um prédio da própria companhia. O acidente envolvendo o voou JJ 3054 marcou a vida de muitos brasileiros que morreram, seja por falha mecânica, da pista do aeroporto de Congonhas, ou falha humana, não importa a causa, mas sim, o que esta representa. Representa a morte de inocentes que foram tirados de seus familiares da forma mais brutal possível.

O Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo ainda não pôde fazer a identificação de todos os corpos, o que torna a vida de familiares que ainda não tiveram seus entes queridos encontrados oficialmente, ainda mais lastimável e desesperadora. Por causa do forte impacto do acidente e das explosões, muitos corpos foram mutilados e carbonizados, o que torna a identificação um processo longe de ser concluído com rapidez.

Um site na internet, bastante conhecido por publicar imagens de desastres já se antecipou e colocou uma informação em sua página inicial que as imagens do fatídico voou JJ3054 da Tam já estão em fase final e irão ser publicadas em seguida. Como estas pessoas têm acesso a essas fotos? Como podem publicá-las desta forma e afrontar e causar ainda mais dor às famílias?

Certo que a liberdade de imprensa é algo que devemos respeitar, mas seria mesmo o caso de expor essa tragédia desta forma? Creio que isso é uma grande falta de respeito e desrespeito a dor das famílias. As autoridades não deveriam permitir que sites como este, publicassem fotos de acidentes, no qual mostram os corpos mutilados, aproveitando-se de um desastre no qual vitimou centenas de brasileiros morrerem desta forma. Fica aqui a minha indignação.

Absorventes em Pirambu

A jornalista Cássia Santana em sua coluna do Jornal do Dia, na edição da última sexta-feira, brilhantemente fez uma explanação sobre os acontecimentos decorridos na cidade de Pirambu. Segundo a jornalista, o prefeito Juarez Batista (sem partido), criou mais um programa social para aquele município, Trata-se da compra de centenas de absorventes higiênicos da marca Sempre-Livre com abas. Será que o prefeito está mesmo preocupado com o ciclo menstrual das moradoras do município? É um fato, no entanto, muito inusitado. O Ministério Público pretende averiguar o fato e tomar as devidas providências. Mas até lá, as moradoras da cidade de Pirambu não precisam mais se preocupar com a compra de absorventes, basta fazer a solicitação a prefeitura.

Segurança Pública I

O prefeito Edvaldo Nogueira, nomeou, na manhã de hoje, mais 20 guardiões que devem prestar serviços relacionados a segurança dos prédios públicos da esfera municipal. De acordo com o prefeito, está é mais uma resposta à comunidade que clama por justiça, Somente este ano, a Guarda Municipal recebeu um aumento considerável em seu efetivo, em um total de 75 novos guardiões. Antes de atuarem, os 20 novos guardas serão submetidos a mais um mês de preparação. O objetivo é que eles possam se aperfeiçoar ainda mais para melhor proteger o patrimônio público, bem como auxiliar na segurança dos cidadãos.
Atualmente a Prefeitura de Aracaju conta com um efetivo de 200 guardas concordados municipais e mais 150 não concursados que são aqueles oriundos da antiga Guarda Municipal e mais alguns cargos de comissão que completam o quadro.

Segurança Pública II

Recentemente, o secretário de estado da Segurança Pública, Kércio Pinto, vem anunciando a abertura de concursos públicos para a área. Outra novidade é o aumento da remuneração dos agentes da lei. A proposta do titular da pasta da segurança pública é abrir concurso para pessoas de nível superior, dando, na visão de Kércio Pinto, uma melhoria significativa na qualidade dos serviços prestados. Em conseqüência disso, os salários dos policias que já estão na ativa, passaria de R$ 1.000 para R$ 2.500. Se isso realmente acontecer...palmas para que te quero...agora é ver na prática se a idéia vai ser aceita pelo governador Marcelo Deda.

Um comentário:

Anônimo disse...

realmente são dois lados de uma mesma moeda. Mas que história é essa do absorvente em Pirambu? Eu hem, era só o que faltava. Sei não aonde nós vamos parar.