terça-feira, 24 de julho de 2007

O povo continua a levar na ‘cara’

Apagão aéreo, crise nos aeroportos, atrasos e constrangimentos já se tornaram rotina na vida de quem precisa entrar em um avião, seja de férias ou trabalho. A crise aérea não tem data para terminar e, enquanto isso, o povo continua tomando na ‘cara’. Troca de acusações entre deputados da base aliada e da oposição já se tornaram figurinhas repetidas e não fazem mais parte do álbum de fotografias da crise.

Recentemente a estudante de jornalismo, Priscilla Cavalcanti passou momentos terríveis à espera de voous, isto mesmo, no plural. A estudante, que vinha de Goiânia, com destino a Aracaju, encontrou um atraso de duas horas. Conseguiu embarcar e foi com destino a Brasília. Chegando lá, outro atraso, só que desta vez de quatro horas. Depois de muita confusão e tumulto, a estudante conseguiu embarcar com destino a Salvador. Quando ela pensou que os momentos difíceis tinha terminado, percebeu que apenas estava começando.

Ao chegar ao aeroporto de Salvador, a futura jornalista descobriu que, por conta do atraso, tinha perdido o voou com destino a Aracaju. Resultado, teve que compra uma passagem pela companhia Oceair, para chegar ao destino. Segundo ela, a aeronave da companhia era antiga, pequena e estava em más condições, o que tornou o voou desagradável e apreensivo. “Pensei que ia morrer. Essa foi a minha pior viagem e tão cedo não quero saber de avião”, desabafou revoltada.

O caos nos aeroportos tem contribuído para deixar a população ainda mais enfurecida, já que muitos compromissos são perdidos por conta da desorganização em que se tornou o espaço aéreo brasileiro, ou seria mar de lama, não sei mais como classificar. O certo é que medidas urgentíssimas devem ser tomadas para desafogar o tráfego e evitar que acidentes como o do Airbus A-320 da TAM, na semana passada em São Paulo que vitimou mais de 200 pessoas, possam retornar a acontecer.

Até aí tudo bem, medidas serão tomadas, mas ontem o presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira, anunciou a principal medida a ser tomada: o aumento das passagens aéreas. Mas será que isso vai beneficiar a população e tornar a aviação mais segura? Se fosse assim, nos tempos da inflação descontrolada no final dos anos 80, nós seríamos o lugar mais seguro para se voar no mundo. No entanto, a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco, neste caso, o povo.

As passagens aéreas sofrerão reajustes, segundo o presidente da Infraero, para amenizar o caos que se tornou um dos principais aeroportos do país: Congonhas. De acordo com Pereira, as medidas foram tomadas para garantir a segurança dos passageiros. Ele informou que os percentuais dos aumentos serão discutidos pelas companhias aéreas e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas que não haverá grandes reajustes de preços para o consumidor. Entretanto aumento é aumento e qualquer elevação que acarreta despesa para o bolso do povo, certamente fará falta.

Lula em Sergipe I

Na próxima quinta-feira, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva estará visitando Sergipe. Ele vem assinar projetos que vão garantir ao município de Aracaju o maior investimento do Governo Federal na cidade nos últimos anos. A solenidade acontece às 10 horas, no Centro de Convenções. A visita de Lula estava prevista para a próxima semana, porém foi antecipada.

Lula em Sergipe II

A Assinatura dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será realizada no Centro de Convenções, um local fechado e sem a presença de muitas pessoas. De acordo com fontes, a idéia é de não realizar a cerimônia em local aberto, tendo em vista do fiasco pelo qual o presidente passou na abertura do Pan-americano no Rio de Janeiro no último dia 13, no qual Lula foi vaiado e teve que se retirar do local.

Lula em Sergipe III

No total, são R$ 98 milhões, por meio do PAC, que serão investidos em bairros necessitados da capital, especialmente nos bairros Santa Maria e Coqueiral. O presidente Lula vai aproveitar a visita para homenagear o ex-governador de Sergipe, Seixas Dória com a medalha da Ordem do Mérito Nacional, no grau de comendador.

Gautama X Governo

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) irão receber, por determinação do ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage. A decisão foi tomada depois que a empresa foi considerada inidônea, não podendo contratar com a Administração Pública. A decisão é resultado de processo administrativo aberto na CGU para examinar irregularidades atribuídas à empresa em suas relações com a Administração Pública. Após analisar a defesa apresentada pelos advogados da empresa, o ministro Hage entendeu que ficou claro a caracterização de práticas de atos ilícitos que, além de ter por objetivo frustrar os princípios que regem as licitações e de evidenciar irregularidades cometidas na execução de contratos, atentam contra a necessária idoneidade da referida empresa para estabelecer relações contratuais com a Administração. E será mesmo que é o fim da queda de braço entre a Gautama e o Governo? Por outro lado, basta os donos da mesma abrirem uma outra empresa para continuarem a farra nos cofres públicos da nação...então até a próxima guatameira.

Nenhum comentário: