quarta-feira, 25 de julho de 2007

Tudo em família

As eleições para a prefeitura de Graccho Cardoso, que irão ocorrer no próximo domingo, prometem esquentar ainda mais o pleito. O prefeito eleito na última eleição, José Eunápio dos Santos, foi cassado por determinação do Tribunal Regional Eleitoral, acatando denúncias de compra de votos e abuso de poder econômico.
Na eleição do próximo domingo, três candidatos concorrem a vaga. Pelo partido Democrata (DEM), concorre Maria Crizabete dos Santos, a Criza, esposa do também democrata e ex-prefeito do município, Moisés dos Santos, que era o candidato inicial, mas teve sua candidatura impugnada pela recusa das contas, pelo Tribunal de Contas do Estado no ano de 1989, período no qual era a autoridade máxima da cidade.

Pelo Partido dos Trabalhadores (PT), concorre o vereador eleito no último pleito e presidente da Câmara de Vereadores, José Francisco dos Santos, o Pipio. O outro candidato é do PSC, o ex-prefeito da cidade, Erílio Joaquim dos Santos, o Liro. Entretanto um fato é curioso e coloca mais lenha no fogo da cidade. Não importa quem seja o vencedor nas urnas, no final, tudo deve permanecer em família. Isto porque os três candidatos têm parentescos próximos. O liro é primo de Moisés e Pipio é cunhado de Liro. Já os candidatos à vice, também seguem na mesma propositura. O vereador Antônio Marcos (candidato a vice de Liro) e José Francisco (vice da esposa de Moisés) são primos.

Por tanto, a família vai governar o município até 31 de dezembro de 2008. Parodiando um sábio provérbio popular que diz que o povo unido jamais será vencido, neste caso podemos usar: família unida jamais será vencida. As eleições em Graccho Cardoso vêm mexendo com a população que está engajada na busca pelos votos populares. Ao todo serão 14 sessões eleitorais, sendo que todas serão disponibilizadas dentro da própria cidade, evitando que sessões sejam colocadas em povoados. Para isto, o TRE vai disponibilizar transportes, devidamente autorizados, para fazer o translado desses eleitores. A segurança do pleito será feita pela Polícia Militar e por Agentes Federais. E viva a família!

Voltas às aulas e SMTT I

Com o retorno às aulas na rede particular de ensino na última segunda-feira, alguns problemas com o trânsito tornaram a acontecer. Fila dupla, trânsito lento e estacionar o veículo em local proibido são apenas algumas das infrações que tiram a paciência de motoristas e pedestres que, sempre por causa da correria do dia a dia, não encontram tempo disponível para levar seus filhos para escola com segurança e tranqüilidade. Por este motivo, a SMTT intensificou o trabalho de fiscalização do trânsito nas proximidades das escolas. Cerca de 20 agentes da Superintendência estão diariamente em frente a algumas escolas, buscando evitar infrações, tais como estacionamentos em locais impróprios e o desrespeito à faixa de pedestre.

Volta às aulas e SMTT II

A atuação dos agentes acontece, sobretudo, nas ruas e avenidas que geralmente apresentam o maior tráfego de veículos, como por exemplo, a avenida Tancredo Neves, no sentido do colégio Módulo. Outros pontos de muita movimentação incidem em colégios com maior número de alunos, tais como Amadeus e Salvador. A fiscalização é feita nos horários de maior movimento. Os horários de pico, pela manhã são das 6h30 às 7h30, após esse horário o agente de trânsito vai para o seu ponto de fiscalização e permanece lá até as 11 horas, retornando para o colégio, onde fica das 11h30 às 12h30. Após esse horário, chega a nova equipe para dar continuidade ao trabalho até as 13h30, retornando apenas às 17 horas.

15 longos minutos de espera I

Quem nunca foi ao banco, recebeu a senha, aguardou sentado e esperou cruzando os dedos e torcendo para que a lei municipal 2.636, mais conhecida como lei dos 15 minutos fosse respeitada? É caro amigo, se você se identificou com isso, saiba que não é o único. Dificilmente as agências bancárias respeitam a lei municipal e quem sofre com isso é o povo. Horas de espera, principalmente se for final ou início do mês. Quando isso ocorre, o jogo da paciência é exercitado, mas infelizmente, as pessoas continuam aguardando o atendimento, já que os problemas bancárias dificilmente podem ser resolvidos em outro lugar.

15 longos minutos de espera II

A partir do mês de agosto, a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), passa a comandar a fiscalização nas instituições bancárias aracajuanas no que diz respeito ao cumprimento da lei municipal, que estabelece tal limite de espera até que o contribuinte seja atendido nas agências. A iniciativa se faz presente devido a uma recente decisão do poder judiciário, que encarregou os municípios de fiscalizarem o atendimento nos Bancos.

MST X TCE I

O Movimento dos Sem Terra (MST) e alguns segmentos organizados realizam hoje, quarta-feira, uma vasta programação em comemoração ao "Dia do Trabalhador Rural" a propositura que mais deve chamar a atenção, é um protesto na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A manifestação, intitulada ‘Lavagem do TCE’, é em defesa do patrimônio público e vem causando grande estardalhaço.

MST X TCE II

Os respingos do escândalo descoberto pela Polícia Federal na Operação Navalha, na qual flagrou o conselheiro do TC, Flavio Conceição em escutas telefônicas combinando propinas com representantes da empresa Gautama, uma das maiores fraudadoras de licitações do país, vem colocando o órgão em suspeita e em total falta de credibilidade perante a sociedade. A manifestação de hoje não é contra os servidores do órgão e todas as autoridades constituídas do Estado. Serve apenas para coibir a prática da impunidade em Sergipe.

MST X TCE III

Em nota oficial divulgada ontem à tarde, a presidência do TCE informou a suspensão do expediente de hoje, por conta da manifestação.
Segue a nota. “O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe comunica que:
1 – Em decorrência da justificada preocupação dos seus servidores com eventuais conseqüências da noticiada manifestação de entidades corporificadas em data de hoje, decidiu suspender o expediente interno e externo de sua sede; 2 – Os prazos e termos processuais vencidos nesta data (25.07.2007), serão prorrogados para amanhã dia 26.07.2007”.

Nenhum comentário: