sexta-feira, 10 de abril de 2009

SAÚDE - Especialistas alertam para consumo excessivo de chocolate

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, divulgou estimativa dando conta de que estarão è venda no mercado até a Páscoa comemorada neste domingo, 12, mais de 26,4 mil toneladas de alimentos à base de chocolate no país. Nutricionistas fazem um alerta para que haja moderação no consumo excessivo comum neste período. Entre os principais riscos para a saúde dos chocólatras, o aumento de peso, infecção intestinal, o surgimento de cáries e de espinhas.

Os chocolates em sua maioria possuem recheios ricos em gorduras trans, podendo elevar os teores de colesterol total e do ruim, o LDL, além de reduzir os níveis de colesterol bom, o HDL, no sangue.

Segundo o nutricionista Hugo Xavier, os pais precisam ter muito cuidado. “Eu recomendo moderação. Do ponto de vista nutricional, o mais preocupante é o aumento de peso, que se reflete ao longo do tempo. Isso sem contar que pode ocasionar uma intolerância, causando má digestão e dores estomacais”, alerta o nutricionista.

Ele lembra que antes de consumir chocolates e ovos de páscoa, é preciso ter cuidados não apenas com o aspecto quantitativo, mas qualitativo. “Existem chocolates com quantidade maior de açúcar do que de cacau, o que é prejudicial à saúde”, orienta.

Outros cuidados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz um alerta quanto aos cuidados que o consumidor deve tomar. Deve ser observado se os ovos de chocolate, bombons e tabletes estão armazenados em locais frescos e arejados; se as embalagens não estão amassadas ou apresentam furos e se estão em contato direto com a umidade para evitar contaminações e possíveis infecções intestinais.

As informações obrigatórias na rotulagem como denominação de venda, data de validade, nome e endereço do fabricante e informação nutricional também devem Receber atenção por parte dos consumidores.

Higiene bucal

Dentistas afirmam que os pais devem atentar ainda para a higiene bucal das crianças, pois os altos teores de açúcares presentes nos chocolates contribuem para o surgimento de cáries. A recomendação dos especialistas é de que após a ingestão de chocolates ou qualquer doce, as crianças devem escovar os dentes.

Preços atrativos

Nas lojas de departamento e grandes supermercados de Aracaju, os consumidores observam mais os preços dos ovos de chocolates e caixas de bombons. “Sinceramente eu compro o que está mais barato. Nunca prestei atenção na quantidade de açúcar ou de cacau, agora vou ter mais cuidado”, promete o técnico de manutenção Paulo Moacir Barbosa.

Lucelma Maria Santos comprou vários ovos de chocolate para os sobrinhos “Estou levando ovos para toda a sobrinhada. Os preços estão bons, mas claro os cuidados com o consumo excessivo, devem ser tomados”, afirma.

Fonte: Portal Infonet

Nenhum comentário: