quarta-feira, 2 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO - Prefeitura e universidades garantem curso de formação para estudantes

A Prefeitura de Aracaju, através do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), realiza esta semana mais um curso introdutório multiprofissional, nos moldes do que foi realizado no primeiro semestre deste ano na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Desta vez, o curso é destinado aos estudantes das áreas de saúde e assistência social da Universidade Tiradentes (Unit) que estagiam ou iniciarão estágio na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As aulas acontecem no bloco D da Unit da Farolândia.

A iniciativa do município beneficiará 317 alunos da Universidade Tiradentes. No primeiro introdutório, participaram estudantes de medicina, odontologia e enfermagem, da UFS, e de serviço social, da UFS e da Unit. Esta semana, o Ceps está trabalhando na orientação dos estudantes da Unit que cursam biomedicina, farmácia, fisioterapia, enfermagem, odontologia e serviço social. Nos três primeiros cursos, as atividades serão encerradas nesta terça-feira, dia 1º, para não haver choques na carga horária. Para enfermagem, odontologia e serviço social a capacitação introdutória continua até sexta-feira.

Como objetivo de familiarizar os estagiários com a realidade de suas futuras carreiras, incluindo o funcionamento do sistema de saúde municipal e do Sistema Único de Saúde (SUS), a SMS organizou o curso introdutório baseado na metodologia proativa. Através deste método, grupos de alunos participam de atividades dinâmicas (dinâmicas de grupo), após a apresentação da problemática pelos professores.

Desse modo, os professores passam apostilas que abordem temas fundamentais para cada uma das profissões envolvidas. À partir dos textos, os alunos, divididos em grupos, apresentam para toda a turma o que puderam compreender, da forma que acharem melhor. De acordo com a coordenadora do Ceps ,Ângela Leite, a metodologia aliada ao caráter interdisciplinar do introdutório, além de trabalhar aspectos da realidade profissional da área de saúde e assistência social, desperta nos alunos o espírito coletivo.

"O profissional de saúde precisa dialogar não só com o grupo do qual faz parte. Ele deve manter contato com as outras especialidades, pois provavelmente dividirão o mesmo ambiente de trabalho e muitas vezes o trabalho de um determinado especialista complementa o do outro. Portanto, desenvolver o trabalho em equipe e acabar com o clima de rivalidade estão na essência destes introdutórios da Secretaria", explica Ângela Leite.

Conhecimento

Para os estudantes Erick Nunes, 23, do décimo período de biomedicina, e Ana Fátima Melo, 23, do oitavo de enfermagem, o curso introdutório promovido pela SMS amplia o conhecimento que lhes é transmitido na universidade. "A iniciativa é importante porque chama atenção para o que muitas vezes passa batido no decorrer da nossa graduação, como as especificidades do sistema municipal de saúde, e para o encontro entre diversos ramos do conhecimento", defendeu o estudante de biomedicina.

Já Ana Fátima Melo analisa a parceria entre a SMS e as universidades do ponto de vista da iniciação profissional. "Apesar de ser breve, o curso cumpre o seu propósito de nos introduzir o olhar profissional das nossas carreiras. Nada mais oportuno. Afinal estamos deixando de ser meros estudantes de graduação", observa.

Nenhum comentário: