quarta-feira, 2 de setembro de 2009

POLÍCIA - Força Tarefa reduz em 43,21% índice de roubos e furtos de veículos em agosto

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) está apertando o cerco com o objetivo de diminuir o índice de roubos e furtos de veículos na grande Aracaju e interior do Estado. A mobilização da SSP, através das polícias Civil e Militar e Departamento de Trânsito de Sergipe (Detran); Ministério Público, Prefeitura de Aracaju e Secretaria da Fazenda já provocou um declínio no registro dessa modalidade de crime. Agosto contabilizou o menor índice do ano, com 69 roubos e furtos no Estado, enquanto que média em 2009 em Sergipe é de 121,5, o que alcança uma redução de 43,21%.
O registro positivo foi alcançado através de uma articulação bem feita entre vários órgãos. A Superintendência da Polícia Civil fortaleceu os trabalhos da Delegacia Especializada na investigação de roubos e furtos de veículos, enquanto que a PM também otimizou o policiamento ostensivo em áreas onde havia um maior registro deste casos. “Identificamos uma diminuição, também, porque a criminalidade percebe a presença da polícia. Nós estávamos fazendo um levantamento de campo muito bem feito, aliado ao trabalho da PM”, destacou a delegada Katarina Feitoza, coordenadora da Polícia Civil na capital.
O superintendente da Polícia Civil, delegado João Batista, também identifica a redução como uma conseqüência dos trabalhos desenvolvidos na operação ferro-velho, que está sendo executada em várias etapas. “Estamos esquadrilhando os ferros velhos de Aracaju e do Estado, no sentido de inibir e coibir a ilegalidade desse comércio, porque se sabe que na ilegalidade ele vira um local de carros e motos roubados. È necessário fazer um controle firme e diminuir os índices de roubo e furto de veículos”, destacou João Batista.
O tema foi discutido mais uma vez durante reunião realizada na Secretaria da Segurança Pública, na tarde desta segunda-feira, dia 31, quando representantes dos órgãos envolvidos trataram mais uma vez do assunto. Para o promotor Deijaniro Jonas, a população de uma maneira geral estava sendo atingida por um numero excessivo de delitos na área de crimes contra o patrimônio especificamente ao que diz respeito à subtração de automóveis. “Por conta dessa situação, os órgãos envolvidos visualizaram a necessidade de uma ação conjunta no sentido de se verificar a regularidade dos estabelecimentos que vendem peças de veículos e gerar uma maior fiscalização desses locais”, afirmou o promotor.
A tendência, segundo a Superintendência da Polícia Civil, é que vários estabelecimentos do interior de Sergipe também sejam fiscalizados, sobretudo os localizados em cidades onde há um alto registro de roubo e furtos de veículos, principalmente de motocicletas.

Nenhum comentário: