quinta-feira, 17 de junho de 2010

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Aracaju é referência para pesquisa sobre Assistência Social

Um representante enviado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) conheceu na manhã de ontem, quarta-feira, 16, as formas de atendimento às famílias no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mantido pela Prefeitura de Aracaju no bairro Santa Maria. A partir da visita, será elaborado o questionário de uma pesquisa a ser aplicada em Aracaju e no município de Nossa Senhora do Socorro.

Segundo informações do representante do MDS, Haroldo Torres, a cidade de Aracaju foi escolhida por ser referência em Assistência Social no país. "Aracaju foi escolhida porque já tem certo grau de organização da Assistência Social e por oferecer um bom suporte para a pesquisa", ressaltou.

O questionário vai abordar temas do cotidiano do atendimento social realizado pelos equipamentos sociais. "Nós queremos observar a integração entre as políticas aplicadas no Bolsa Família, Benefícios de Prestação Continuada [BPC] e Cras, entendendo, com isso, o grau de integração, como a política se desenvolve no território e os tipos de serviços oferecidos", destacou o representante do MDS.

Haroldo Torres destacou ainda a importância do estudo para a política de Assistência Social. "Esperamos que esse estudo possa ser um instrumento para que o MDS entenda melhor como funciona a política de Assistência Social em diversos territórios, e possa qualificar os serviços, já que, a partir da pesquisa, as secretarias de Assistência Social conhecerão a melhor forma de utilizar o Cras para atender a população", disse.

Presenças

Acompanharam a visita do representante do MDS ao Cras Santa Maria a coordenadora municipal do Programa Bolsa Família, Rosângela Theobald, a coordenadora do Programa de Atenção Integral a Família (Paif) da Semasc, Sandra Magna, e a coordenadora do Cras Santa Maria, Renata Fagundes.

Nenhum comentário: