quarta-feira, 9 de junho de 2010

NOVOS MOTORISTAS - Futuros condutores têm aula prática de mecânica e sinalização

Como parte do processo de formação gratuita para conquista da habilitação, alunos da nova turma do Centro Municipal de Formação de Condutores da Prefeitura de Aracaju tiveram aulas práticas de mecânica no Centro de Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). As aulas são um grande diferencial, visto que as autoescolas particulares não oferecem aos alunos conhecimentos práticos sobre mecânica.

As aulas começaram no último dia 24. Nesta terça-feira, 8, os aprendizes foram ao Centro da Cidade, acompanhados da equipe de instrutores do curso. O objetivo foi propiciar aos alunos a vivência do trânsito, mostrando, principalmente, o significado e a utilidade das sinalizações existentes nas vias.

Segundo Selma Dantas, integrante da coordenadoria do Centro Municipal de Formação de Condutores, a ideia é ofertar a habilitação e o conhecimento sobre o trânsito para um público que, por falta de oportunidade e condições financeiras, não teria condição de aprender o que é necessário para conseguir a carteira de motorista.

"O diferencial do nosso Centro é que nele, além de aprender a dirigir, os alunos entendem como funciona o trânsito, com todas as suas complexidades. A aula de mecânica, por exemplo, é intensiva. A pessoa tem que conhecer o veículo e saber lidar com situações especiais", destaca Selma.

Criação

Inaugurado em 2009, o Centro Municipal de Formação de Condutores (CFC) foi criado pelo prefeito Edvaldo Nogueira através do decreto nº 1.386 e está vinculado à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A intenção foi permitir que pessoas de baixa renda tivessem a oportunidade de tirar a carteira de habilitação, ampliando as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho.

Desde sua criação, o Centro formou 79 pessoas e 300 continuam participando de aulas teóricas e práticas. A nova turma receberá gratuitamente todo o material didático. O curso tem 45 aulas teóricas e 20 práticas. Já está sendo cumprida a nova determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige pelo menos quatro aulas práticas no período noturno. Todos os alunos são inscritos em programas sociais do governo, que é um pré-requisito para a participação no curso.

Nenhum comentário: