segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Pesquisa revela perfil de pacientes traumatizados atendidos no HUSE


As vítimas de acidente de trânsito respondem por 52% dos atendimentos realizados pela Unidade de Trauma do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O dado está na pesquisa ‘Trauma: qual a realidade das nossas vítimas?', realizada de setembro de 2006 a março deste ano, pela Liga da Academia de Trauma de Sergipe (Liga-SE), sob a orientação da coordenação de Residência Médica do Huse.


O estudo levantou e analisou dados de 877 pacientes atendidos pelo hospital. O estudo mostrou também que do total de pacientes vítimas de acidentes de trânsito, 84,46% eram do sexo masculino e que 80,84% possuíam idade entre zero e 40 anos. Um dos dados da pesquisa que mais chama a atenção é o número de eventos traumáticos provocados por acidentes de moto. Dos 456 acidentados atendidos à época na Unidade de Trauma do Huse, 64,04% (292) se envolveram em desastres de moto e a maioria absoluta, que equivale a 75,34%, não utilizava capacete.


Quanto aos diagnósticos, os maiores destaques foram 398 traumas craniencefálicos (45,54%), 118 traumas de face (13,5%) e 107 politraumas (12,24%). A pesquisa foi realizada com o objetivo de traçar o perfil dos pacientes que se encontravam em observação ou internados, todos vítimas de trauma, nas passagens dos plantões noturnos dos domingos para os diurnos das segundas-feiras.


"Com o resultado da pesquisa, passamos a ter uma noção mais exata do perfil das vítimas de trauma, contribuindo inclusive para traçar formas de combate aos eventos traumáticos de trânsito, que são evitáveis", ressaltou o coordenador geral da Residência Médica do Huse, Fábio Alves.

Nenhum comentário: