terça-feira, 6 de abril de 2010

SEGURANÇA PÚBLICA - SSP inicia novo curso para qualificar atendentes e despachantes do Ciosp 190

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) iniciou nesta terça-feira, dia 6, mais um treinamento para 130 atendentes e despachantes de emergência do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp 190). A solenidade de abertura do curso foi presidida pelo secretário-adjunto da SSP, coronel Aelson Resende, que representou o secretário João Eloy de Menezes, e ocorreu na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Aracaju, onde também serão realizadas todas as aulas.

Para o diretor do Ciosp 190, coronel Salvador Sobrinho, a SSP acerta ao capacitar os profissionais que fazem o atendimento do serviço de emergência 190. "Isso irá permitir que eles façam uma abordagem mais eficiente por telefone a vítimas ou denunciantes de crimes ou sinistros que ligam buscando ajuda. Essa é a segunda instrução de formação pela qual eles vão passar, afinal, todos foram submetidos a uma formação no início e agora vão ter um reforço considerável", frisou. "É váldio lembrar que eles recebem trotes a todo momento, mas precisam sempre atender a todas as ocorrências como sendo verdadeiras e urgentes", acrescentou.

Segundo o diretor da Acadepol, delegado Abelardo Inácio, a grade curricular abrangerá mais de 40 horas de aulas teóricas e práticas de comunicação, gestão da informação, atendimento de emergência e situações de crise. "O objetivo é desenvolver as habilidades e capacidades dos servidores para lidar com conflitos e melhor utilizarem recursos da SSP na resolução de ocorrências. Essa qualificação acontecerá em três horários distintos, para que as turmas não precisem faltar ao trabalho", destacou.

Metodologia

Todo o treinamento seguirá uma proposta apresentada pela consultoria Uniep, que é especializada em qualificação de pessoas. O prazo previsto para o final do curso é 4 de julho deste ano e o custo estimado para todo o processo é de R$ 27 mil, valor que será custeado pela Politec, empregadora dos atendentes contratados. As aulas serão divididas em três modulos, que terão ênfase na exposição da realidade atual da segurança pública no Brasil e em Sergipe, e na aplicação de ferramentas como a neurolinguística para criar uma comunicação mais eficiente e eficaz com o público.

Ao todo, são 80 atendentes contratados. Os outros 80 servidores são da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Coordenadoria de Perícias. Essas equipes se revezam em turnos de seis e oito horas de trabalho, respectivamente. Os contratados fazem o atendimento inicial de todas as chamadas e são monitorados por policiais e bombeiros. Aquilo que é cadastrado é passado imediatamente a despachantes de cada corporação, que acionam as equipes em serviço na rua para atender o mais rápido possível os casos que são comunicados.

Tambem participaram da abertura do curso alunos matriculados, o gerente regional da Politec, Rômulo Fonseca, e o coordenador de ensino da Uniep, Bertoldo Cavalcante, além da coordenadora da Polícia Civil na Capital, delegada Katarina Feitoza, o diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Moura, e o tenente Edcléverton Binderli, do Comando do Policiamento Militar da Capital, todos representando os gestores das suas respectivas corporações.

Nenhum comentário: