quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PESQUISA - MDS vai realizar pesquisa em Aracaju sobre a Assistência Social

A partir da próxima sexta-feira, representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) estarão percorrendo todas as unidades sociais da Prefeitura de Aracaju, ligadas a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) para realizar uma pesquisa. Aracaju foi escolhida para participar por ser referência nacional no desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Além da capital, participa também a cidade de Nossa Senhora do Socorro.

O questionário vai abordar temas do cotidiano do atendimento social realizado pelos equipamentos sociais, observando a integração entre as políticas aplicadas em diversos programas sociais, a exemplo do Bolsa Família, entendendo, com isso, o grau de integração, como a política se desenvolve no território e os tipos de serviços oferecidos.

E neste sentido, técnicos da Semasc estiveram reunidos na manhã dessa quarta-feira, 15, com os representantes do MDS para discutir e debater as melhores formas de aplicação do questionário. “Essa será uma pesquisa sobre o protocolo de gestão integrada, entre serviços e benefícios”, afirmou a coordenadora de Planejamento do Sistema Único da Assistência Social (Coplan/Suas), Cristiane Ferreira.

Segundo a coordenadora, o trabalho desenvolvido por técnicos do MDS será de grande importância na aplicação dos serviços desenvolvidos pela Prefeitura. “O estudo vai georeferenciar as famílias dentro do espaço do Município e a gente vai ter o retrato exato do local dessas famílias e o território que elas ocupam, para podermos levar um maior número de serviços para essas áreas que são mais vulneráveis”, ressaltou.

Ao todo, serão ouvidas 4.500 pessoas entre funcionários e famílias beneficiárias dos serviços sociais e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). “Queremos fazer um estudo sobre a articulação dos programas de transferência de renda e benefícios assistências do Suas que são desenvolvidos nas unidades sociais, além de conhecer o processamento dessa articulação dos beneficiários, bem como o atendimento prestado a população”, afirmou a consultora de Avaliação de Políticas Sociais, da Secretaria de Gestão da Informação do MDS, Helena Ferreira de Lima.

Nenhum comentário: