sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CAPACITAÇÃO - Prefeitura de Aracaju capacita educadores sociais

Pensando em preparar profissionais para o desafio de educar jovens carentes e servir de suporte para formação de adultos conscientes, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), vem realizando a oficina de capacitação ‘Arte como caminho de transformação', voltada para educadores sociais do município. O treinamento vem acontecendo desde segunda, 25, e segue até sexta-feira, 29, no Espaço Permanente de Capacitação dos Trabalhadores da Assistência Social, localizado na Estação Cidadania, Centro.

Atividades como ‘Pintura de cenas da infância', ‘Montagem coletiva de mural de considerações', ‘História do Nome', ‘Leitura e Discussão de Poesia', ‘Mensagem do Dia', ‘Rimas e Adivinhações', ‘Roda de Conversa' foram sugeridas e experimentadas com entusiasmo pelos educadores sociais.

De acordo com a professora de educação infantil da Instituição Beneficente Emmanuel (Ibem), Aparecida Poderoso Sobral, a oficina é de grande relevância, pois aprimora os modos de atuação dos educadores. "Esse evento vem no sentido de aprimorarmos nosso trabalho social, com a colaboração da sociedade e da família. Estamos aprendendo técnicas para passar para mães e pais, e, assim, construirmos juntos um mundo melhor e mais justo", defendeu.

O educador social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Benjamim Alves de Carvalho, Flávio Rodrigo César Coutinho, afirmou que a capacitação serve tanto para ampliar o conhecimento sobre a área, quanto para unir teoria e prática. "Essa experiência facilita muito o trabalho com as crianças. Todo conhecimento é enriquecedor. Somos uma equipe que chegou agora, e, por isso, precisamos dessa capacitação. Essa iniciativa tem o objetivo de formar, de dar suporte e de unir a teoria à prática", destacou.

Objetivos

Segundo a pedagoga Rosa Cristina Leite, que coordena a capacitação, transformar o ser humano é um dos principais objetivos do curso. "Nossa oficina procura trabalhar com a arte voltada para educadores do Peti e Projovem e outros programas de assistência. Visamos às transformações do ser humano, sempre apoiando os trabalhos em apostilas e em textos sobre legislação ou Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Estamos bastante satisfeitos porque temos uma equipe preocupada com meninos e meninas", ressaltou.

"A iniciativa está sendo muito boa e eu vim com uma curiosidade muito grande, porque esses educadores foram aprovados no primeiro concurso da história da Assistência Social em Aracaju. São pessoas que ainda não conhecemos direito, por isso as dúvidas são muitas. Mas estou muito satisfeita com essas pessoas, que são comprometidas com seus trabalhos. São profissionais que estão no rumo certo", completou a pedagoga.

Nenhum comentário: