quarta-feira, 13 de outubro de 2010

TRABALHO - Curso de informática prepara cidadãos para o mercado de trabalho

Jovens e adultos estão se superando na busca pela qualificação profissional. Para conseguir ingressar no mercado de trabalho ou melhorar o desempenho na função que ocupam, 20 cidadãos estão participando do curso de informática básica ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). As aulas acontecem na Unidade de Qualificação Profissional Maria Emília dos Santos, no bairro Santos Dumont.

No sétimo mês de gravidez, a dona de casa Adilma dos Santos, 35 anos e mãe de três filhos, tem objetivos na vida e sonhos para concretizar. "Estou fazendo o curso de informática porque quero deixar de ser somente dona de casa. Pretendo dar uma guinada na minha vida", afirmou.

Segundo ela, a contagem é regressiva para o nascimento do bebê, e ingressar no mercado de trabalho vai contribuir para aumentar a renda familiar. Buscando isso, Adilma fez cursos de agente de limpeza e portaria, ambos ofertados pela Fundat. "Quero a minha independência e, graças a Deus, estou tendo essa oportunidade de qualificação profissional", comemorou.

Aprendizagem

A ansiedade para ingressar no mercado de trabalho não é diferente para Antônio Rodrigo Costa de Aquino, 22 anos, estudante do 2º ano do ensino médio. Ele só aguarda a conclusão do curso para começar a trabalhar. "Informática é essencial para quem busca o primeiro emprego", comentou Antônio, que pretende, posteriormente, frequentar curso superior na área de ciência da computação. "Informática me fascina, e pude descobrir isso por meio do curso", disse.

O instrutor do curso de informática, Carlos Rubens, é um profissional que incentiva os alunos a buscar novos conhecimentos para melhorar a qualidade de vida. "Assim como a matemática, a informática faz parte do nosso dia a dia, desde o manuseio de um microondas, até a utilização do transporte coletivo", destacou.

Nenhum comentário: