sexta-feira, 8 de outubro de 2010

CRIANÇA - Dia das Crianças é festejado na Sementeira

Comemorar o Dia da Criança de forma alegre, diferente e inesquecível para mais de 1.200 crianças atendidas pela Rede de Proteção Social Básica e Especial do município de Aracaju. Foi com esse pensamento que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou na última sexta-feira, 8, o evento ‘Brincando no Parque'. A festa aconteceu no Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira.

O dia foi recheado de brincadeiras, como tiro ao alvo, cama elástica, escorregadeira gingante e touro mecânico. A programação contou ainda com distribuição de algodão doce, pipoca e picolé, além da presença de um grupo de teatro para garantir a animação da garotada. Jovens de instituições particulares e de outras partes do município ficaram à vontade para participar e se divertir junto com os meninos e meninas inseridos nos programas sociais desenvolvidos pela prefeitura.

Para a jovem Rafaela Silva Lima, assistida pelo Centro de Referência Social (Cras) Jardim Esperança, o dia é especial e deve ser comemorado com alegria. "Esse dia está sendo ótimo porque estamos nos divertindo com todos os brinquedos e aparelhos para diversão. Nós estamos muito felizes e muito à vontade também para conhecer outras crianças. É um dia diferente e deve ser comemorado com alegria", defendeu.

A estudante Letícia Melo Veiga, da Escola Paraíso Infantil, afirmou ter gostado de brincar com os jovens do Cras e também de tudo o que a prefeitura proporcionou. "Eu acho bom porque a gente também pode brincar no touro mecânico, no tiro ao alvo e em todas essas maravilhas que a Prefeitura ofereceu às crianças. Nós fizemos amizades novas hoje com os meninos dos Cras e adoramos tudo isso", disse.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, acompanhou de perto a alegria das crianças e ressaltou a importância da comemoração. "Nós não poderíamos deixar passar um dia como esse, que é um dia simbólico na vida dessas crianças. Resolvemos promover esse evento para resgatar uma série de brincadeiras culturais nesse lugar agradabilíssimo, num dia especial", afirmou.

Integração

"Esse evento é um momento de integração, um dia de lazer, aprazível. Além disso, estamos promovendo esse dia para as crianças porque é um direito delas, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. E a prefeitura está estendendo isso para todas as crianças da comunidade aracajuana. Nós organizamos esse dia também para mostrar que essas crianças têm os mesmos direitos de qualquer criança", explica a coordenadora da Proteção Social Básica, Yolanda Oliveira.

Para o proprietário da Escola Paraíso Infantil, José Alberto Araújo, a prefeitura garantiu a integração ao abrir o espaço para outras crianças se divertirem. "Ao realizar um evento como este, deixando outras crianças participarem, a Prefeitura de Aracaju proporciona a integração. É um dia diferente. Acho que essa atitude é muito boa e deve continuar, com certeza", registrou.

Segundo a professora Daniela Meira Marques, a PMA priorizou a integração das classes sociais. "Esse evento fará com que as crianças entendam a importância da integração das classes sociais. E a prefeitura entrou como um alicerce na construção desse processo", ressaltou.

O professor de educação física do Serviço Social da Indústria (Sesi) Adriéder Fontes afirmou que eventos como este estimulam a amizade, a criatividade e o sentido de ser criança. "Tudo isso acaba tornando esse dia ainda mais especial. Além disso, a questão lúdica, principalmente nessa idade, acaba tornando tudo ainda mais prazeroso", avaliou.

Apoio

O evento contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - 192 Aracaju), que garantiu a tranquilidade de crianças e adolescentes que participaram do encontro.

Nenhum comentário: