sexta-feira, 29 de outubro de 2010

SAÚDE - PMA apoia ação de combate às drogas e exploração sexual infanto-juvenil

Aconteceu na última quarta-feira, 27, o evento 'S.O.S. Coroa do Meio', com o objetivo de discutir e combater o uso de drogas e a exploração sexual infanto-juvenil nos bairros Coroa do Meio e Atalaia. O evento foi organizado pelo Ministério Público de Sergipe (MP) e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram presentes com a meta de somar esforços para combater a violência contra esses jovens.

Segundo o coordenador de Políticas de Álcool e Outras Drogas da Secretaria Municipal de Saúde, Murilo Brito, é de grande importância pensar as políticas públicas de combate às drogas em parceria com outros setores. Murilo destacou ainda o fato de a atenção começar a ser feita de forma individual, respeitando as peculiaridades e as problemáticas específicas de cada região. "O cuidado tem que ser alcançado no território, precisamos identificar em cada bairro quais são as potências locais para que a comunidade e a família possam atuar nesse enfrentamento. Assim, com certeza, teremos mais ganhos" disse.

A delegada da Delegacia de Grupos Vulneráveis, Georlize Teles, destacou a importância do encontro. "Um evento como esse, onde o Ministério Público promove um encontro com toda a rede de atendimento à criança e ao adolescente e a sociedade focando um problema específico, é muito importante. Além de fortalecer essa rede, alerta a sociedade para um problema muito sério que é a exploração sexual e as drogas", disse a delegada.

Georlize parabenizou ainda o trabalho dos Caps da Prefeitura de Aracaju. "O fortalecimento de toda a rede ele é fundamental e os Caps que atendem crianças e adolescentes com uso de drogas oferecem uma retaguarda, um grande apoio pra nós delegados que trabalhamos com a problemática da violência que envolve a criança e o adolescente", afirmou.

De acordo com a promotora de Justiça do MP, Mirian Tereza, o trabalho também será realizado em outros bairros de Aracaju. "Desenvolvemos hoje a implantação do programa 'Transformando pela Fé' onde grupos religiosos estão fazendo uma interligação, um diálogo, pra traçar um trabalho junto a essa comunidade. Aqui será montada uma parceria entre esses grupos, a comunidade e a rede local de saúde, educação, segurança pública existentes. Então é a articulação desse diálogo para o enfrentamento conjunto desses dois problemas: exploração sexual infanto-juvenil e drogas", disse.

Drogas

O psicólogo Wagner Mendonça, da Secretaria Municipal de Saúde, proferiu palestra sobre drogas. Dentre outras coisas ele explicou a diferença entre o uso, abuso e dependência de drogas, além de contar um pouco das características e da história das drogas. No final apresentou um vídeo e respondeu perguntas dos presentes.

A promotora Maria Lílian disse que é preciso acolher esses jovens sem preconceitos. "Precisamos aprender a acolher a criança e o adolescente, a ajudá-los sem julgamento, sem preconceito. É preciso ainda usar a repressão contra os aliciadores de menores, traficantes, criminosos. Eles precisam ser punidos", explicou.

Nenhum comentário: