quinta-feira, 29 de abril de 2010

CULTURA - Balaio Cultural irá promover manifestações artísticas sergipanas

Está chegando a hora da cultura e do típico forró tomar conta de Aracaju. No próximo dia 2, tem início o projeto Balaio Cultural, que promete abrilhantar, com muito arrasta-pé e atrações genuinamente sergipanas, as noites na praça de eventos, na Orla de Atalaia.

O Balaio Cultural é um novo espaço de apresentações artísticas, voltadas ao período junino e terá como função promover e auxiliar na circulação do produto cultural do Estado, com foco em expressões culturais, como música, quadrilha junina, bandas de pífano, repentistas e cordelistas.

A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Banese, a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e Secretaria de Estado da Inclusão e do Desenvolvimento Social (Seides).

As apresentações ocorrerão durante os sábados que antecedem o período junino e será uma forma de valorização dos artistas do autêntico forró sergipano. “O Balaio Cultural é um projeto que dialoga com nossa classe artística, pois através dele iremos antecipar o período junino e criar um ambiente favorável para a movimentação dos nossos forrozeiros, cordelistas, grupos folclóricos, entre outros, para assim preparar o ambiente para o Arraiá do Povo. A ideia é trabalhar o ciclo junino como promoção turística para o ano todo”, explicou a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.

Entusiasmo

Para os artistas esta vai ser uma oportunidade ímpar de mostrar seu trabalho, pois além dos sergipanos que visitam frequentemente a Orla, os turistas serão um público certo nesta época do ano.

Etelvan dos Santos, coordenador da Quadrilha Xodó da Vila, uma das atrações do projeto, afirma que se sente lisonjeado por ter sido convidado a participar e acredita que a arena será um espaço de total valorização da cultura sergipana.

“Este projeto foi uma ideia maravilhosa, através da qual a Secult esta deixando transparecer que quer valorizar o nosso São João, além de ser uma ótima oportunidade para preparar nossas quadrilhas e mostrar ao público o que teremos de melhor nos festejos juninos”, comemorou Etelvan.

O cordelista Zezé de Boquim também não esconde sua satisfação. Para ele, o Balaio Cultural irá mostrar todas as vertentes da cultura sergipana. “Acho que este encontro da cultura popular sergipana aos fins de semana renderá bons resultados, pois mostraremos nosso trabalho e passaremos assim a ser mais reconhecidos”, completou.

Atrações de vários estilos marcarão presença no palco do Balaio Cultural, mostrando o que a cultura sergipana tem de melhor. O músico do Grupo Forró Pesado, Manoel Batista, por exemplo, diz que esta é uma ideia válida, pois vai ajudar muitos sanfoneiros a desenvolverem sua carreira profissional. “Esta iniciativa é muito interessante para o músico sergipano, pois em anos anteriores não tivemos nenhum projeto como este. Com certeza não só os músicos, mas a população e os turistas serão os grandes beneficiados”, ressaltou.

Já o músico Senna coloca que existem poucos espaços e oportunidades para que os artistas sergipanos possam se apresentar. Para ele, o Balaio Cultural será uma forma de reverter esta situação. “Tenho uma trabalho voltado para a típica música nordestina de raiz, e neste espaço montado na Orla de Atalaia, conseguiremos atingir um público bem diversificado e que com certeza irá aplaudir de pé nosso trabalho”, observou.

Programação

Dia 02/05
19h Quadrilha – século xx
20h Banda de Pífano – Nossa Senhora da Conceição
Cordelista – Chiquinho do Além Mar
21h Cobra Verde

Dia 08/05
19h Quadrilha – Maracangaia
20h Trio - Correia dos 8 Baixos
Embolador – Léo e Beto do Pandeiro
21h30 Luiz Paulo

Dia 15/05
19h Quadrilha - Retirantes do Sertão (Frei Paulo)
20h Banda de Pífano – Pilão de Pife
Cordelista – Zezé (Boquim)
21h Nilson do Forró

Dia 22/05
19h Quadrilha – Xodó da Vila
20h Trio – Grupo Forró Pé Quente
Repentista – Tupã da Viola
21h30 Senna

Dia 29/05
19h Grupo Folclórico – Cassini Coco
20h Trio – Zezinho do Acordeon
21h30 Trio Jurity

Dia 05/06
19h Trio – Piauí
20h Quadrilha – Unidos de Asa Branca
21h Trio – Forró Pesado
22h00 Iracema do Forró

SAÚDE - Samu estadual realiza blitz educativa na BR-101

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) realizará, nesta sexta-feira, 30, uma blitz educativa no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), km 104 - rodovia BR-101, em São Cristóvão. A mobilização acontece a partir das 9h30 e conta com a parceria da PRF.

“Além de instruir a população para acionar corretamente o Samu 192, esta blitz marcará o início de uma campanha que tem como objetivo principal a redução do alto índice de trotes”, frisou o superintendente do serviço, Edvaldo dos Santos.

Cerca de dez profissionais distribuirão panfletos educativos para explicar os aspectos prejudiciais do trote. “Hoje, do total de ligações que recebemos entre 30% e 40% são trotes. Isso dificulta o nosso trabalho e quem sai prejudicado é a própria população, que precisa do serviço”, reforçou Edvaldo.

NOVOS SERVIDORES - Governador Marcelo Déda empossa novos servidores da Educação

“Esses que hoje criticam, não fizeram um terço dos concursos públicos que meu governo fez”. Este foi o tom do discurso do governador Marcelo Déda na manhã desta quinta-feira, 29, durante a solenidade de posse dos 376 novos servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seed), aprovados em concurso público realizado em setembro de 2007 para o preenchimento dos cargos de merendeiro escolar (256) e executor de serviços básicos (120). O ato aconteceu no auditório Atalaia, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC).

Para o governador Marcelo Déda, o Estado firma compromisso com a criação de concursos públicos e dá provas contundentes de que este governo foi o que mais promoveu concursos dentro da lei, como manda fielmente a Constituição brasileira. “Estamos perto de oito mil concursados convocados ao longo de três anos de governo. Isso representa quase três vezes as convocações realizadas no governo anterior. Isto é uma demonstração clara e inequívoca do nosso compromisso, valorizando o talento do cidadão, permitindo que ele, independentemente de suas opções políticas, possa acessar livremente o serviço público sem dever esse acesso a nenhum político, como acontecia antigamente, mas devendo apenas ao seu próprio estudo”.

Em relação ao que está sendo questionado na Assembleia Legislativa sobre as contratações denominadas de ‘trem da alegria’, o governador foi taxativo e esclareceu a questão. “Nós temos situações de emergência que são previstas na Constituição, permitindo que o governo contrate de forma justificada. Isto é impedir que os serviços como, por exemplo, saúde e educação, sejam suspensos. Esses casos excepcionais estão previstos na Constituição e o Estado pode fazer contratos temporais, mas, imediatamente, é obrigado a realizar concurso público e criar as vagas permanentes em seus quadros. É isto que estamos fazendo”, explicou.

Ao final do discurso, Marcelo Déda citou a realização do concurso público como ferramenta essencial para a construção da democracia brasileira. “Foi a democracia brasileira que garantiu esses empregos a vocês, e foram vocês que conquistaram. Quando falam por aí que existe ‘trem da alegria’, essas afirmações tornam-se sem fundamento quando provamos que esse trem aqui todos vocês pagaram com estudo e dedicação para entrar. Tenho orgulho de dizer que este concurso já tinha terminado o preenchimento das vagas, mas o Estado viu que podia e mandou chamar mais 1.155 dos excedentes do concurso. Isso é compromisso”, finalizou o governador, que foi aplaudido veementemente pelos presentes.

Governo que mais realizou concurso

O Governo do Estado abriu 824 vagas para o cargo de executor de serviços básicos e 632 vagas para o cargo de merendeiro no edital 01/2007 da Seed. Já foram nomeados (incluindo a nomeação de agora) 1.281 candidatos apenas para o cargo de executor de serviços básicos. Já para o cargo de merendeiro escolar, foram nomeados 1.244 candidatos.

Nos três últimos anos, o Governo de Sergipe abriu cerca de oito mil vagas via concurso público (concursos Sead/Seed, Fundações de Saúde, Detran, Fundação Renascer e Funesa), e já empossou 6.475 candidatos entre aprovados e excedentes, um número quase três vezes maior que o registrado no governo anterior, quando, entre o período de 2003 a 2006, foram criadas 3,3 mil vagas.
Já foram nomeados 5.261 candidatos, sendo 4.054 do concurso da Seed e 1.251 dos concursos Sead, Fundação Renascer, Funesa, SSP, Defensoria Pública e Procuradoria do Estado. Esse número não inclui os candidatos aprovados nos concursos das Fundações de Saúde, uma vez que essas nomeações estão sendo feitas pela Secretaria de Estado da Saúde.

O secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, ressaltou a importância de se promover concursos para a área. “Ainda este ano, esperamos convocar mais 800 servidores, porque precisamos perfazer um total de 1.155 servidores de nível médio, o que mostra o objetivo do governo Déda em dar prioridade ao concurso público de forma constitucional. Esta é a marca desse governo, comprometida com a geração de emprego, dando oportunidades para muitas pessoas de exercerem um cargo de funcionário público”.

Presenças

Participaram também da solenidade os secretários de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, da Casa Civil, Oliveira Júnior e da Inclusão Social, Luci Silva, além de amigos e familiares dos novos concursados.

CIDADE - Prefeito empossa superintendente da SMTT

Na manhã desta quinta, dia 29, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, empossou o engenheiro civil Osvaldo Nascimento no comando da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), durante solenidade realizada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Na cerimônia, bastante prestigiada, Osvaldo assumiu a tarefa de substituir o atual secretário municipal da Saúde, Antônio Samarone, à frente da SMTT.

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, o nome de Osvaldo é ideal para ocupar uma das pastas mais estratégicas da administração municipal. "O transporte público é um tema não só da nossa cidade, mas de toda a humanidade. A mobilidade é sempre um dilema complexo e nosso desafio é proporcionar aos cidadãos o direito de ir e vir. Por isso escolhi o nome de Osvaldo para assumir a SMTT", afirmou o prefeito.

Edvaldo também deixou claro que as políticas públicas já executadas por Samarone não irão mudar com a troca de superintendente. "O programa da SMTT não é individual, mas um programa de governo. Samarone foi o melhor gestor que a SMTT já teve nos últimos 20 anos e todos os pontos positivos de sua gestão terão continuidade nas mãos de Osvaldo", explicou.

O prefeito fez também questão de ressaltar as estratégias positivas que vêm melhorando cada vez mais o trânsito de Aracaju. "Junto com Osvaldo, vamos pensar outras formas de continuar investindo na fluidez do trânsito em Aracaju. A renovação da frota, a política de integração entre os bairros e outras medidas que têm dado certo em um sistema complexo como o trânsito continuarão tendo prioridade em nossa administração", disse.

Continuidade

O engenheiro civil Osvaldo Nascimento, que deixa a presidência da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) para integrar o secretariado municipal, disse saber do desafio que tem pela frente, mas destacou o preparo e o amadurecimento acumulados para dar continuidade às políticas públicas de trânsito já implementadas na gestão de Edvaldo Nogueira.

"Tenho consciência das dificuldades que enfrentarei pela frente, mas temos uma equipe bastante preparada para assumir essa grande tarefa. O crescimento do número de veículos em Aracaju mostra as melhorias das condições de vida da população, mas demonstra também a responsabilidade que nós, gestores públicos, temos em relação à mobilidade urbana", afirmou Osvaldo.

De antemão, ele já adianta que a educação no trânsito, tópico inovador implementado por Antônio Samarone à frente da SMTT, apontado como o grande responsável pela diminuição no número de acidentes na cidade, continuará sendo gerida como prioridade administrativa.

"Todas as ações já iniciadas terão continuidade em minha gestão, principalmente a política pedagógica. A educação é a forma mais consistente de obtermos os resultados esperados. A interação entre o poder público e os segmentos sociais é um fator fundamental para que tenhamos uma cidade pacificada no trânsito", disse o novo superintendente.

Currículo

Osvaldo Alves do Nascimento Filho é engenheiro da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e foi dirigente do Sindicato dos Engenheiros de Sergipe, aonde passou a militar a favor dos direitos dos trabalhadores.

Entre os anos de 2001 e 2004, foi presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), durante a primeira gestão de Marcelo Déda como prefeito de Aracaju. Em 2007, durante a administração de Déda como governador de Sergipe, assumiu a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), de onde saiu em 2009 para assumir a presidência da Cohidro.

POLÍTICA - Edvaldo é eleito vice-presidente nacional da FNP

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, foi eleito vice-presidente nacional da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), movimento organizado de gestores municipais de todo o país que tem como missão resgatar a autonomia e defender os interesses dos municípios. A eleição, realizada em caráter extraordinário, ocorreu nesta terça-feira, dia 27, na 57ª Reunião Geral da FNP, aberta no último domingo no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC).

Edvaldo Nogueira assume no lugar do prefeito de Cuiabá (MG), Wilson Pereira dos Santos, que se licenciou do cargo para disputar as eleições estaduais no Mato Grosso. O mandato se encerra no final deste ano. Durante o evento foram discutidos com cerca de 70 gestores de várias regiões do país temas de interesse para a municipalidade, como a questão da partilha dos royalties do petróleo, o g100 - grupo de cidades populosas com baixa arrecadação - e a cooperação entre as cidades brasileiras e haitianas.

Para a FNP, a divisão dos royalties deve unir o Brasil e beneficiar todos os municípios. Com base nesse princípio, foi apresentada uma proposta para ser discutida com as prefeituras, os estados e o Governo Federal. Sobre a questão do g100, a frente estuda alternativas para ajudar os municípios com mais de 80 mil habitantes e renda per capita de R$ 1 mil, ou seja, sofrem com o paradoxo da grande concentração populacional e a pobreza.

Outro acontecimento marcante durante reunião da Frente Nacional dos Prefeitos foi a criação da missão ‘Cidadania Brasil', que irá articular as cidades brasileiras para levar auxílio à população do Haiti, que sofre com a devastação pós terremoto.

Cargo

Esse é o segundo posto importante que Edvaldo Nogueira ocupa na FNP. Em 16 de abril de 2009, o prefeito de Aracaju foi eleito 1º vice-presidente da região Nordeste. Na mesma ocasião, foram escolhidos para o biênio 2009/2010 os demais membros da nova diretoria da entidade, entre eles o presidente nacional da FNP, João Carlos Coser (prefeito de Vitória).

Segundo Edvaldo Nogueira, a eleição para a vice-presidência da frente demonstra o prestígio que a capital sergipana tem conquistado nos últimos anos no cenário nacional. "A escolha do meu nome, por aclamação, para ocupar cargo de tamanho destaque comprova que estamos realizando um trabalho sério, empreendedor e comprometido com a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da cidade", pontuou.

De acordo com o prefeito de Aracaju, para acabar com as desigualdades regionais e consolidar o desenvolvimento sustentável do país, é preciso debater temas fundamentais, como a partilha dos royalties, a reforma tributária e o repasse de recursos federais para os municípios. "A FNP tem ajudado a pautar na agenda nacional alguns dos temas mais relevantes para que o Brasil continue a crescer e prosperar", afirmou.

FNP

A Frente Nacional de Prefeitos se notabili­za entre as entidades municipalistas de âmbito nacional pelo fato de representar as capitais, cidades médias e aquelas pertencentes às regiões metropolitanas e por possuir uma di­retoria formada exclusivamente por prefeitas e prefeitos em pleno exercício de seus mandatos.

Esse fato confere elevado grau de legitimidade às reivindicações coletivas e à parti­cipação dos representantes da FNP em diversas instâncias go­vernamentais nas quais a entidade possui assento, como no Comitê de Articulação Federativa (CAF) da Presi­dência da República, no Conselho Deliberativo da Sudam e da Sudene, no Conama, no Conselho das Cidades (ConCidades), no Comitê Gestor do ITR, entre outros.

TRÂNSITO - SMTT esclarece equívoco em multa por excesso de velocidade

Depois da divulgação de um falha na aplicação de uma multa por excesso de velocidade a uma condutora da capital, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizou um levantamento e descobriu o motivo do equívoco.

A motorista foi multada por ter atingido a velocidade de 75 km/hora, enquanto a máxima permitida na via era de 60 km/h. Ao fazer a visualização no site Detran, a infratora verificou o erro. Na consulta de multas on-line na página do órgão, havia um zero a mais nos valores.

O limite de velocidade passou para 600 km/h e a velocidade atingida pela infratora ficou em 750 km/h. De acordo com o diretor de trânsito da capital, major Paulo César Paiva, o erro não foi no registro feito pela SMTT, mas no sistema do Detran.

"Os documentos oficiais referentes à autuação da denunciante existentes na SMTT não têm qualquer problema. Nós fizemos diversas consultas no site do Detran, no serviço de consulta on-line de multas, e em todos os resultados o sistema, equivocadamente, acrescentou um zero nos valores das velocidades", explica o major Paiva.

POLÍCIA - Preso suspeito de ter assassinado cabo da PM em Socorro

A polícia sergipana apresentou na tarde desta quarta-feira, dia 28, no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o assassino do cabo da Polícia Militar Hélio Menezes de Andrade, que foi morto na noite desta terça-feira, dia 27, na rua I, no bairro Piabeta, em Nossa Senhora do Socorro. Jonatas Santos Souza, 24 anos, matou o policial com três tiros na cabeça e não ofereceu nenhuma possibilidade de reação à vítima.

De acordo com o coronel Maurício Iunes, comandante do Policiamento Militar da Capital, a intenção de Jonatas e de um comparsa, que estava com ele minutos antes do crime, era assaltar uma mercearia que fica no bairro. Há informações de que o acusado passou o dia inteiro estudando o movimento do estabelecimento, mas em determinado momento o comparsa desistiu porque avistou o policial militar que estava na mercearia. “O cabo era parente do comerciante, por isso era visto com frequência na localidade. Além disso, acreditamos que esse suspeito também conhecia o cabo e evitou se expor”, explicou.

Com a desistência do comparsa, Jonatas resolveu entrar no estabelecimento sozinho e para não ter reação já chegou com a arma em punho, disparando três tiros fatais contra o militar. “Com o policial já morto, o acusado roubou o revólver do policial e fugiu do local”, explicou o oficial.

Testemunhas informaram ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que observaram o acusado pegando um ônibus da empresa VCA de prefixo 8095, que possuía circuito interno de vídeo. De posse das informações, a polícia fechou o cerco contra Jonatas. O Ciosp, por sua vez, foi acionado por populares e de imediato acionou todas as viaturas próximas. A perseguição começou durante à noite e por volta das 2h da madrugada, a polícia recebeu uma informação de que o suspeito estaria em uma fazenda de camarões, cerca de mil metros do local do crime.

Os policiais deslocaram equipes da Companhia da Radiopatrulha e do 5º Batalhão da PM para realizar diligências. Uma hora depois, o suspeito foi preso e já às 5h da manhã, os policiais encontraram, perto do local da prisão, o revólver 38 de numeração 0F285696 de propriedade da PMSE, porém acautelado em nome do cabo Hélio. “Ainda não encontramos a arma do crime, mas deveremos encontrá-la nas próximas horas”, explicou o delegado Everton Santos.

Nome falso

No momento da prisão, o acusado apresentou o nome de Fabiano Souza Santos, que é seu irmão. “A intenção dele era evitar ser preso, tendo em vista que se encontra em liberdade condicional justamente por ter cometido outro homicídio”, disse Everton Santos.

A partir de agora, a polícia vai se concentrar na prisão do comparsa. “O fato de ter roubado a arma do militar fez com que nos o indiciássemos por latrocínio cuja pena varia de 20 a 30 anos de prisão”. Outra peça de investigação da Polícia será a informação surgida hoje à tarde de que o acusado pode ter cometido um estupro há alguns anos. “Vamos averiguar essa informação e apurar com todo rigor”, conclui Everton.

O coronel Mauricio Iunes aproveitou a imprensa para recomendar os assassinos do sargento Genilson de Jesus Menezes, morto a tiros no bairro Industrial há oito dias, a se entregar. “Estamos fechando o cerco e antes que eles sejam presos é melhor se entregarem”, aconselhou Iunes.

terça-feira, 6 de abril de 2010

SEGURANÇA PÚBLICA - SSP inicia novo curso para qualificar atendentes e despachantes do Ciosp 190

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) iniciou nesta terça-feira, dia 6, mais um treinamento para 130 atendentes e despachantes de emergência do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp 190). A solenidade de abertura do curso foi presidida pelo secretário-adjunto da SSP, coronel Aelson Resende, que representou o secretário João Eloy de Menezes, e ocorreu na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Aracaju, onde também serão realizadas todas as aulas.

Para o diretor do Ciosp 190, coronel Salvador Sobrinho, a SSP acerta ao capacitar os profissionais que fazem o atendimento do serviço de emergência 190. "Isso irá permitir que eles façam uma abordagem mais eficiente por telefone a vítimas ou denunciantes de crimes ou sinistros que ligam buscando ajuda. Essa é a segunda instrução de formação pela qual eles vão passar, afinal, todos foram submetidos a uma formação no início e agora vão ter um reforço considerável", frisou. "É váldio lembrar que eles recebem trotes a todo momento, mas precisam sempre atender a todas as ocorrências como sendo verdadeiras e urgentes", acrescentou.

Segundo o diretor da Acadepol, delegado Abelardo Inácio, a grade curricular abrangerá mais de 40 horas de aulas teóricas e práticas de comunicação, gestão da informação, atendimento de emergência e situações de crise. "O objetivo é desenvolver as habilidades e capacidades dos servidores para lidar com conflitos e melhor utilizarem recursos da SSP na resolução de ocorrências. Essa qualificação acontecerá em três horários distintos, para que as turmas não precisem faltar ao trabalho", destacou.

Metodologia

Todo o treinamento seguirá uma proposta apresentada pela consultoria Uniep, que é especializada em qualificação de pessoas. O prazo previsto para o final do curso é 4 de julho deste ano e o custo estimado para todo o processo é de R$ 27 mil, valor que será custeado pela Politec, empregadora dos atendentes contratados. As aulas serão divididas em três modulos, que terão ênfase na exposição da realidade atual da segurança pública no Brasil e em Sergipe, e na aplicação de ferramentas como a neurolinguística para criar uma comunicação mais eficiente e eficaz com o público.

Ao todo, são 80 atendentes contratados. Os outros 80 servidores são da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Coordenadoria de Perícias. Essas equipes se revezam em turnos de seis e oito horas de trabalho, respectivamente. Os contratados fazem o atendimento inicial de todas as chamadas e são monitorados por policiais e bombeiros. Aquilo que é cadastrado é passado imediatamente a despachantes de cada corporação, que acionam as equipes em serviço na rua para atender o mais rápido possível os casos que são comunicados.

Tambem participaram da abertura do curso alunos matriculados, o gerente regional da Politec, Rômulo Fonseca, e o coordenador de ensino da Uniep, Bertoldo Cavalcante, além da coordenadora da Polícia Civil na Capital, delegada Katarina Feitoza, o diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Moura, e o tenente Edcléverton Binderli, do Comando do Policiamento Militar da Capital, todos representando os gestores das suas respectivas corporações.

COMBATE À DENGUE - Mutirão recolhe mais de 260 toneladas de lixo

Para ajudar a combater o mosquito da dengue, a Prefeitura de Aracaju vem realizando uma agenda permanente de ações integradas entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nos últimos Mutirões de Limpeza contra Dengue foram recolhidas mais de 260 toneladas de lixo entre os bairros Cidade Nova e América. A partir das 8 horas deste sábado, dia 10, será a vez do bairro Santa Maria.

Segundo a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, a atuação contribuiu diretamente para a melhoria da qualidade de vida de todos. "Além do resultado da limpeza ser imediato, conseguimos trabalhar com a comunidade sobre os problemas que o lixo fora e dentro de casa pode causar. A limpeza da cidade é fundamental, mas essa obrigação não deve ser somente da Prefeitura Municipal de Aracaju. Todo o cidadão deve conservar e cuidar do local onde mora", expõe.

Varrição, recolhimento de lixo, pintura de meio fio, fiscalização de terreno baldio, trabalho educativo, visita dos agentes de endemias, comunitários e de saúde nas residências: todos os serviços unidos para assistir a comunidade. "A PMA trabalha cotidianamente para prevenir e combater a doença, mas nesta época do ano o trabalho deve ser reforçado. As chuvas constantes e o calor intenso ajudam na proliferação do mosquito Aedes aegypti", reforçou o secretário de Saúde, Marcos Ramos.

Bota fora

De acordo com o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Roberto Gomes, o que chamou atenção foi a quantidade recolhida no Bota Fora (móveis velhos e entulho), uma das atividades do Mutirão de Limpeza. "Começamos a trabalhar no bairro com agentes de limpeza e pedindo a participação do morador, para que ele aproveite a presença do mutirão e faça uma limpeza dentro de casa. O material é colocado na porta e nós recolhemos logo em seguida", destaca ele, sobre o recolhimento de 7,10 toneladas do Bota Fora no Cidade Nova.

"Estamos dando um destaque maior nessa atividade, pois o lixo que fica dentro de casa pode parar na rua ou num terreno baldio e até ser armazenado de forma incorreta dentro de casa, podendo acumular água. Se atuamos de forma eficaz com o Bota Fora, a probabilidade de isso acontecer é muito pequena", enfatiza Lucimara Passos.

Bairro América

O Mutirão de Limpeza contra Dengue foi realizado pela primeira vez no bairro América, no último dia 13 de março. A população participou ativamente e deu uma importante contribuição. Na oportunidade, foram recolhidas 95,32 toneladas de lixo e entulho. Já no bairro Cidade Nova foram recolhidos 173,63 toneladas de lixo, entre os dias24 e 30 de março.

No mutirão a ser realizado este sábado no bairro Santa Maria a programação inclui ainda caminhada e a presença dos caminhões do Bota Fora. Nas ações conjuntas realizadas entre Emsurb e SMS trabalham em média 300 agentes de endemias, de saúde e de limpeza.

CONCURSO - Novos servidores da Assistência Social participam de capacitação

Os novos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) já estão se preparando para assumir suas funções e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. Desde ontem, segunda-feira, técnicos da Semasc estão reunidos no Hotel Aquarius com os 210 aprovados no último concurso para compartilhar informações sobre a política de Assistência Social desenvolvida no município de Aracaju, bem como sobre o Sistema Único de Assistência Social. A capacitação segue até esta quarta-feira, dia 7.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, que participa das atividades, destacou a importância do treinamento. "Este é um marco histórico e é um novo ciclo que se inicia com a capacitação dos novos concursados da Assistência Social. Tenho certeza que os novos servidores irão melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pela Assistência Social em Aracaju", destacou Rosária, acrescentando que este foi o primeiro concurso da história da Semasc.

Durante a capacitação, os novos servidores têm a oportunidade de tirar dúvidas e entender melhor o campo em que vão atuar. "Nunca trabalhei na área da Assistência Social, por isso não tinha a mínima idéia da grandiosidade dos serviços prestados. Felizmente, estou tendo a oportunidade de adquirir informações valiosas que com certeza irei utilizar na minha função", afirmou a educadora social Cleonice Andrade.

"A troca de experiências com os funcionários que já vivenciam essa rotina nos dá mais tranquilidade e segurança para exercemos nosso trabalho com mais eficácia", disse o educador social Marcelo Carvalho. Segundo ele, com a capacitação as dificuldades dos novos desafios serão superadas mais facilmente. "Os novos conhecimentos são sempre bem vindos e, nesse caso, são de fundamental importância", completou.

A assistente social Tatiane Campos Nascimento Plínio também ressaltou a importância da capacitação. "Como estamos chegando agora, é como se fosse um mundo novo, cheio de novidades. Com as informações que estamos recebendo, podemos ter uma visão geral sobre o Sistema Único de Assistência Social", disse.

MEIO AMBIENTE - Regularização de bares da rodovia José Sarney é discutida

Uma forma de regularização da ocupação de bares e barracas instaladas nas praias situadas no entorno da rodovia José Sarney foi discutida na manhã desta terça-feira, 6, na sala de reuniões da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). O encontro foi convocado pela Advocacia Geral da União (AGU), que pretende implementar o Projeto Orla Legal mediante uma ampla discussão com órgãos públicos e a sociedade.

Entre os presentes também estavam representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), e de instituições como o Serviço do Patrimônio da União (SPU), o Ministério Público Federal (MPF), a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan).

Na reunião ficou definida a realização, ainda este mês, de uma audiência pública para que a sociedade e os órgãos envolvidos com o 'Orla Legal' possam opinar sobre a regularização daquela extensão da praia. Na audiência, serão apresentadas as limitações legais do espaço e discutidas formas de tentar fazer com que os empreendimentos se regularizem perante os órgãos competentes.

Segundo o advogado da AGU, José Ricardo, a partir da audiência serão criados parâmetros a serem seguidos pelos órgãos públicos. “Quem não se adequar aos ditames da lei será removido”, afirmou o advogado.

José Ricardo revela ainda que a AGU criou o Projeto Orla Legal na rodovia Sarney por ser uma área da União e carecer de regularização no que diz respeito à presença de empreendimentos comerciais em seu domínio. “Queremos que todos atendam as normas legais, ambientais, urbanísticas e patrimoniais”, frisou.

Adequação

O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, considerou a reunião muito importante por ter resultado em algo concreto. “Pela primeira vez conseguimos realizar uma reunião com todos os segmentos envolvidos para resolver o problema dos bares da Sarney”, afirmou.

“Vamos criar um procedimento para que os donos de bares que tenham interesse em mantê-los passem por um processo de adequação. Para isso, cada um fará a sua parte, acelerando para criar condições para que possam requerer certidão de uso definitivo do espaço”, complementou.

Segundo Genival, os bares só serão regularizados com a licença da Adema e da Emurb. “Antes não era concedida a licença, por ser a área da União. Com a licença, será regularizada a questão do solo, da saúde pública, do meio ambiente e das questões paisassistas, ou seja, será dada dignidade aos donos de bares e à população sem comprometer a paisagem e o meio ambiente”, comemora o secretário.

TURISMO - Governo e trade discutem exploração do potencial turístico do Parque da Cidade

Com o objetivo de apresentar o potencial do Parque José Rollemberg Leite, mais conhecido como Parque da Cidade, aos profissionais ligados ao turismo em Sergipe, representantes de diversas instituições do setor estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 6, durante mais uma edição do ‘Café com o Trade’. O encontro, promovido pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), foi realizado na sede do Parque e presidido pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana.

O Parque da Cidade foi inaugurado em 1979 e teve a sua principal atração, o zoológico, criada em 1985. A unidade é administrada pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e recebe cerca de 300 mil visitantes por mês. O complexo dispõe de uma área de 930 mil metros quadrados, composta por 400 animais de 46 espécies, sendo que apenas três deles pertencem à chamada fauna exótica.

Aproximadamente 50% da área do local é composta pela vegetação da Mata Atlântica. O Parque dispõe ainda de áreas esportivas, teleférico, espaços para trilhas e o mirante com a imagem de Nossa Senhora da Conceição. No início deste ano a unidade recebeu uma série de melhorias, fruto do programa Sergipe Capital, como a recuperação da via asfáltica e a implantação de sinalização horizontal e vertical.

De acordo com o secretário Jorge Santana, o espaço apresenta todos os requisitos necessários para ser explorado pelos setores ligados ao turismo. “Temos um conjunto de atrações e espaços voltado para a prática esportiva, caminhadas e trilhas. O Parque da Cidade dispõe de uma excelente infraestrutura e penso que esta é mais opção a ser incorporada pelo trade. Quanto mais diversificado for nosso portfólio, mais turistas seremos capazes de atrair para o nosso estado”, salientou.

Oportunidades

Uma das estratégias discutidas para ampliar o número de visitantes é a utilização do Parque como um espaço voltado para a prática de esportes radicais. O presidente da Associação Sergipana de Voo Livre, Igor Caldas, relatou que a entidade apresentou um projeto junto à Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), para a construção de uma estrutura necessária à realização de voos de parapente e asa delta.

“Temos uma proposta voltada para o ecoturismo e que será capaz de despertar nos visitantes a importância de praticar esportes e preservar o meio ambiente. Sabemos do potencial dessa área e estamos viabilizando a realização desse projeto”, afirmou. Segundo o secretário Jorge Santana, a Secretaria de Desenvolvimento e a Emsetur irão, em parceria com a Seel, tentar implementar a ação.

Outra alternativa discutida para atrair mais turistas é ampliar o espaço para a realização de trilhas ecológicas. O Parque da Cidade já dispõe de uma pequena área destinada à prática, mas a proposta é que ela consiga atrair pessoas ligadas à atividade em todo o país. O assunto será posteriormente discutido com a Emdagro.

Para garantir que os sergipanos e turistas possam conhecer melhor o Parque, ficou decidido que a Emsetur produzirá um material com todas as informações sobre a unidade.

Avaliação

O potencial turístico do Parque e a sua utilização como ferramenta para atrair visitantes foi reconhecida pelo Álvaro Rollemberg, proprietário da Pousada do Sol. “Mesmo nascido em Sergipe, não sabia que o local estava muito bem estruturado. Através dessa reunião, obtivemos todas as informações necessárias para indicá-lo como mais uma opção de visita. A partir de agora este será mais um cartão postal a ser divulgado por todos que integram o trade”, afirmou.

SAÚDE - Falta de doadoras de leite materno repercute na recuperação de bebês prematuros

O reduzido número de doadoras de leite humano influencia diretamente no desenvolvimento dos bebês prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Essa relação direta é confirmada pelo pediatra Paulo Menezes, que cuida dos recém-nascidos de baixo peso na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

"O mais importante para esse tipo de paciente é que ele receba o leite humano o mais cedo possível. Com a falta de doadoras, a oferta de leite é menor e, consequentemente, temos que usar o leite artificial como alimento desses bebês, o que pode acarretar um prejuízo maior para o seu desenvolvimento", alerta o médico.

O leite materno é o alimento mais completo para a criança, já que tem na sua composição uma proteína que é de fácil digestão para o bebê, além das imunoglobulinas e vitaminas. "Se usarmos o leite artificial, podemos gerar danos para o aparelho digestivo, como uma infecção do trato gastrointestinal (enterocolites) e alergia alimentar, pela intolerância do recém nascido à proteína que não é adequada a ele", explica Menezes.

Para ele, a doação de leite humano por parte das mães é fundamental para garantir melhores resultados na recuperação dos prematuros. Havendo redução de doadoras, o abastecimento das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTINs) fica comprometido, como vem acontecendo nos últimos quatro meses.

Carência

Para se ter uma idéia da crise enfrentada pelas maternidades com a redução do número de doadoras, nos três primeiros meses deste ano, o Banco de Leite Humano (BLH) "Marly Sarney" - responsável pela captação, pasteurização e distribuição de leite para os recém-nascidos internados em UTINs – coletou apenas 105 litros do líquido precioso, quando o ideal seria uma média de 450 litros para atender Aracaju.

"Sabemos que o melhor alimento para qualquer bebê é leite humano, mais ainda para os que nascem com baixo peso, por isso chamamos a atenção das mães que têm leite em excesso para que façam a doação para o banco de leite", pede Hélia Karla Agapito, coordenadora do BLH, acrescentando que a instituição está disponível para as mães que se sentirem sensibilizadas com a situação.

Hélia Karla ressalta que todos os profissionais da área de saúde, principalmente obstetras e pediatras, devem sensibilizar as mães para o aleitamento tanto no pré-natal quanto no pós-parto. "É fundamental que toda a equipe das maternidades esteja atenta para captar essas mães doadoras e criar um vínculo com elas através do acolhimento. É uma parceria que traz benefícios tanto para a mãe quanto para os bebês".

Dificuldades


A trabalhadora rural Aclécia de Santana Santos, 18 anos, viveu o drama de não ter como alimentar a filha prematura com leite materno. Larissa nasceu com seis meses de gestação e 1,255g no dia 23 de fevereiro, em Itabaiana. Foi internada na UTIN da Nossa Senhora de Lourdes com dificuldade respiratória, mas Aclécia só ficou com a filha quando ela saiu da terapia intensiva, em 12 de março. Nesse meio tempo, ela não conseguiu produzir leite, apesar de ter sido orientada a fazer a estimulação através de massagens.

"Sempre vinha visitar minha filha e ficava preocupada porque ela tomava o leite artificial. Sempre tive esperança de produzir o leite para ela, porque sabia que seria o melhor para o desenvolvimento. Depois de tomar remédio para estimular, consegui tirar em pequenas quantidades. Hoje me sinto uma vitoriosa por ter insistido e pensar positivo, pois o resultado é que alimento minha filha e ainda sou uma doadora", conta aliviada.

O fator psicológico é um dos aspectos que mais influencia na produção do leite materno, sendo destacado pela psicóloga Andreia Reis Mendonça como um entrave para as mães. "Elas passam por toda uma carga emocional devido à própria mudança no corpo e na vida como um todo, por isso é importante não se sentirem pressionadas, para não causar uma ansiedade maior", explica.

A psicóloga, que trabalha diretamente no atendimento às mães internadas na Ala Verde da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, defende que a melhor coisa a fazer é deixar a mãe tranquila, bem orientada e alimentada. "Com o tempo, os estímulos e a sucção do bebê no seio materno, o organismo vai reagindo e produzindo o leite. Assim, teremos bons resultados", acredita Andreia Reis.

A paciência e a calma foram essenciais para que a funcionária pública Sheila Dias produzisse leite suficiente para o filho João Gabriel, que nasceu pesando um pouco mais de um quilo e ficou 57 dias internado na UTIN. Sheila conta que foi doadora por cerca de 40 dias, mas, quando o filho teve alta e foi encaminhado para o Método Canguru, passou por um período de baixa produção. "Acredito que tenha ficado nervosa com toda a situação e cheguei a produzir 20ml por ordenha, mas fui incentivada por toda a equipe, tomei uma medicação para estimular e quando ele foi para o peito sugar, consegui produzir leite novamente".

Para a psicóloga Andreia Reis, o que aconteceu com Sheila é muito comum, pois o estado emocional pode oscilar a cada momento. "É importante passar segurança para a mãe, incentivá-la para que repouse, tome bastante líquido e aceite as mudanças ocorridas com o corpo".

Ela acrescenta que o apoio da família também é fundamental, já que muitas vezes essa mãe pode se sentir deslocada em um ambiente estranho e distante dos outros filhos que deixou em casa e do marido. "Tudo pode influenciar, desde um aborrecimento até uma preocupação leve, como ter que produzir o leite a qualquer custo", esclarece.

Estatística

No primeiro trimestre, a maternidade Nossa Senhora de Lourdes registrou o nascimento de 282 bebês abaixo de 2,5kg, o que significa uma média de 30% do número de crianças nascidas na unidade. O pediatra Paulo Menezes explica que a primeira alimentação de um bebê prematuro é o soro e a nutrição parenteral (NPP), uma dieta rica em aminoácidos, proteínas, glicose e outros nutrientes.

"Depois vamos progredindo essa dieta e inserindo o leite humano. Quanto mais cedo fizermos isso, melhor para o ganho de peso e o fortalecimento do organismo. Por isso, torcemos para que as mães possam contribuir com a doação de leite para esses bebês. Isso seria uma ajuda valiosa para todos os que lutam pela sobrevida dessas crianças", ressalta o médico.

O banco de leite vem trabalhando com um estoque de leite abaixo do necessário, mesmo recebendo a ajuda dos bancos de Itabaiana e Lagarto. Este ano, a instituição que é referência no Estado, atendeu em parte o que foi solicitado pela Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

"O leite pasteurizado dos últimos meses foi destinado apenas aos prematuros extremos da unidade, que pesam entre 500 e 800 gramas, ou seja, precisávamos de 4 a 8 litros de leite e só tínhamos 1,5 a 2 litros, o que causou uma deficiência no abastecimento", lamenta a coordenadora do BLH "Marly Sarney", Hélia Karla Agapito.

POLÍCIA - Delegacia da Mulher de Itabaiana prende acusado de abusar sexualmente de sobrinha

Agentes civis da Delegacia da Mulher do município de Itabaiana, que tem a frente a delegada Juliana Alcoforado, prenderam nesta segunda-feira, 5, Reinaldo dos Santos Lino, 51 anos, conhecido na região como “Renato”. Ele é acusado de abusar sexualmente uma sobrinha que na época do crime tinha 11 anos. O fato aconteceu no povoado Gandu 1 no mês de novembro de 2006. Na oportunidade, Reinaldo foi denunciado pela mãe da criança.

Após o crime, o acusado foi dado como foragido da Justiça, pois contra ele existia um mandado de prisão preventiva expedido pelo juízo local. De acordo com a polícia, Reinaldo buscou refúgio na cidade de Carira. “Realizamos várias diligências com buscas que se desenvolveram até na cidade baiana de Pedro Alexandre. E para nossa surpresa, Reinaldo foi encontrado na casa da própria mãe da vítima, que ainda tentou despistar os policiais para que o irmão não fosse capturado”, explicou Alcoforado. Reinaldo está custodiado na delegacia de Itabaiana à disposição da Justiça.

Violência Doméstica

Policiais militares de Itabaiana prenderam nesta segunda-feira, 5, Antônio Marcos Tavares Souza, vulgo “Feijoada”. Ele é acusado de vários crimes envolvendo violência doméstica contra sua companheira Ana Mércia Menezes Bispo. Segundo a polícia, o casal já possuía um vasto histórico de violência doméstica e dois procedimentos em andamento perante a Justiça local.

Em fevereiro deste ano, o acusado esfaqueou a companheira no rosto, na nuca e na região da coluna. Por conta do crime sua prisão preventiva já estava representada. Enquanto a polícia aguardava o mandado respectivo, ele novamente voltou a agredir a companheira com agressões físicas, ameaças e injúrias. Ontem os policiais militares foram acionados pela vítima e conseguiram deter o agressor que foi até a Delegacia da Mulher, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

“Casos como este retratam bem as situações bastante recorrentes em Itabaiana nas quais a polícia realiza um trabalho incessante de contenção de casais que insistem em permanecer juntos mesmo num contexto de enorme violência entre eles, culminando até em morte, como em alguns casos já investigados por esta unidade policial. É um trabalho de conscientização da população que exige compreensão e paciência por parte das delegacias especializadas em atendimento à mulher”, finalizou a delegada Juliana.

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL - PMA adota política de valorização da Guarda

Desde o início da atual administração municipal, inúmeros investimentos foram feitos com o objetivo de fortalecer a Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Reafirmando a preocupação da Prefeitura Municipal de Aracaju com a valorização da categoria, foi concedido, a partir de janeiro deste ano, um aumento de 46% para esses servidores, percentual bem mais significativo que o da maioria dos servidores da administração municipal.

De acordo com a tabela salarial para jornada de 42 horas, quem tinha um vencimento inicial de R$ 651 (referente ao primeiro nível, GM-1), agora recebe R$ 951, sem contabilizar a gratificação. Isso significa um reajuste cinco vezes maior que o percentual de aumento linear, que foi de 9%. Os salários para profissionais no último nível da tabela (GM-6) passaram de R$ 2.298,57 para R$ 3.728,61, podendo chegar a R$ 4.847,19, incluindo a gratificação.

"Nós estamos trabalhando para construir uma nova guarda, uma guarda em outro patamar. São profissionais mais bem preparados, todos com porte de arma, com um novo olhar sobre a segurança pública", enfatizou a secretária municipal de Governo, Karla Trindade. Sobre o aumento salarial concedido, a secretária afirmou que "é um reajuste justo e inédito desde 2004, quando ingressaram os primeiros profissionais concursados na GMA".

Investimentos

O aumento concedido pelo município foi calculado de forma a corrigir as distorções e defasagens salariais da Guarda Municipal. Segundo o diretor da GMA, major Edênisson da Paixão, "o reajuste recebido pela categoria no início do ano é a maior demonstração de que a Guarda Municipal é uma categoria prioritária para a administração municipal".

O major ressaltou também a importância de um projeto encaminhado pela Prefeitura Municipal ao Ministério da Justiça para reaparelhamento da guarda, no valor de R$ 2,7 milhões. "O projeto já está pré-aprovado, aguardando apenas a assinatura de um convênio", disse. Ainda segundo ele, essa iniciativa vai propiciar a digitalização de toda a comunicação da GMA, a compra de veículos, como carros, motos e bicicletas, além de equipamentos de proteção individual (EPI).

Edênisson da Paixão também falou sobre a indispensável parceria existente entre a Prefeitura e o Governo do Estado. "O Governo autorizou a doação de 323 armas para a Guarda Municipal", contou.

Cursos

O salário dos servidores pertencentes a essa categoria varia de acordo com uma promoção de carreira composta por seis níveis, que acontece a cada três anos. Caso o servidor da GMA não esteja apto para ser promovido, não deixa de receber aumento de salário. Preocupada em qualificar o efetivo e promover a ascensão profissional, a Guarda Municipal realiza cursos constantemente, como forma de aperfeiçoar seus servidores.

No mês de fevereiro, foi ministrado um curso para promoção da carreira, com carga horária de 80 horas. O objetivo foi preparar os guardas de nível GM-1 para ocuparem o nível subsequente, o GM-2, possibilitando mudanças de funções e aumento de remuneração.

A PMA também promoveu um curso de aperfeiçoamento e atualização com duração de 562 horas para todos os concursados da GMA. "Também teremos ainda esse ano um curso de formação de líderes, do qual participarão alguns guardas, especialmente aqueles em cargo de chefia", afirmou Edênisson. Segundo Karla Trindade, todos esses investimentos têm o objetivo de fazer com que a GMA continue evoluindo e atenda a população de forma ainda mais eficiente.

IPTU - Confira o calendário de pagamento

Contribuintes do município de Aracaju devem ficar atentos ao calendário de pagamento do IPTU 2010. As datas de vencimento dependem do bairro onde o imóvel está localizado e seguem o cronograma que vem sendo divulgado pela Prefeitura de Aracaju desde o início do ano.

Caso o cidadão tenha perdido ou não tenha recebido em sua residência o boleto de cobrança, a segunda via pode ser impressa no Portal do Contribuinte. O pagamento pode ser efetuado em até oito parcelas, a depender do valor do imposto. Até R$ 52, o valor não pode ser parcelado.

Optando pelo pagamento em parcela única no dia do vencimento ou antecipado, o contribuinte pode ter desconto de até 10%. O valor com abatimento já vem como opção no boleto gerado pela Secretaria Municipal de Finanças e enviado à residência dos contribuintes.

Isenção

As pessoas que ainda não são isentas do pagamento do IPTU, mas têm direito à isenção por possuírem imóveis cujo valor não ultrapassa R$ 5.833,00, podem fazer o requerimento na Central de Atendimento da Sefin (Praça General Valadão, 341, térreo, Centro). A solicitação vai até o dia 30 de junho, mas os contribuintes só estarão isentos no ano de 2011.

Arrecadação

Este ano, a previsão da Prefeitura de Aracaju é arrecadar em torno de R$ 46 milhões, o que representa um aumento em relação ao ano passado, cuja receita foi de R$ 41 milhões. O dinheiro arrecadado é investido em serviços e obras em benefício da população. Cerca de 25% da receita são destinados à educação e 19% à saúde.


1ª Parcela/Única

29/03/2010

30/03/2010

31/03/2010

01/04/2010

05/04/2010

06/04/2010

2ª Parcela

30/04/2010

03/05/2010

04/05/2010

05/05/2010

06/05/2010

07/05/2010

3ª Parcela

31/05/2010

01/06/2010

02/06/2010

03/06/2010

04/06/2010

07/06/2010

4ª Parcela

30/06/2010

01/07/2010

02/07/2010

05/07/2010

06/07/2010

07/07/2010

5ª Parcela

30/07/2010

02/08/2010

03/08/2010

04/08/2010

05/08/2010

06/08/2010

6ª Parcela

31/08/2010

01/09/2010

02/09/2010

03/09/2010

06/09/2010

06/09/2010

7ª Parcela

30/09/2010

01/10/2010

04/10/2010

05/10/2010

06/10/2010

07/10/2010

8ª Parcela

29/10/2010

01/11/2010

03/11/2010

04/11/2010

05/11/2010

05/11/2010

BAIRROS

Centro

Siqueira Campos

Industrial

América

Porto D'anta

Lamarão

São José

Suissa

Santo Antônio

Getúlio Vargas

Dezoito do Forte

Soledade

13 de Julho

Luzia

Pereira Lobo

Cirurgia

Santos Dumont

Cidade Nova

Salgado Filho

Farolândia

Ponto Novo

Jabotiana

José Conrado de Araújo

Palestina

Grageru

Coroa do Meio

Inácio Barbosa

São Conrado

Novo Paraíso

Bugio

Jardins

Mosqueiro

Capucho

Jardim Centenário

Atalaia

Aeroporto

Olaria

Santa Maria

Limite

Quantidade de parcelas

Até R$ 52,00

1 parcela

> R$52,00 e <= R$87,00

2 parcelas

> R$87,00 e <= R$139,00

3 parcelas

> R$139,00 e <= R$277,00

4 parcelas

> R$277,00 e <= R$417,00

5 parcelas

> R$417,00 e <= R$924,00

6 parcelas

> R$924,00 e <= R$1.846,00

7 parcelas

> R$1.846,00

8 parcelas

TRÁFICO DE DROGAS - PM apreende crack na região dos mercados centrais de Aracaju

Três caixas de fósforos com cerca de 100 pedras de crack. Este foi o saldo da apreensão feita por policiais da 1ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (1ª Cia/ 8º BPCom) na tarde da segunda-feira, 5, na região dos mercados centrais, na capital sergipana. A droga foi encontrada por militares que receberam denúncia de tráfico enquanto faziam patrulha a pé. Os PMs foram ao local, mas o traficante fugiu e abandonou a droga assim que avistou os policiais.