segunda-feira, 21 de março de 2011

EDUCAÇÃO - Governador Marcelo Déda inaugura reforma do Colégio Estadual Djenal Tavares Queiroz

Os investimentos do Governo do Estado na educação sergipana não param de acontecer. Na manhã desta segunda-feira, 21, o governador Marcelo Déda, acompanhado da primeira-dama e secretária de Inclusão Social, Elaine Aquino, inaugurou a reforma de mais uma unidade educacional, o Colégio Estadual Governador Djenal Tavares de Queiroz, localizado no bairro São José.

O desenlace da fita e o descerramento da placa contaram com a participação do governador, do secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, e da irmã do homenageado que dá nome à escola, Maria do Carmo Queiroz Ferreira, que recebeu do governador uma placa e do secretário de Educação, flores. A benção ficou por conta do padre Farias.

Em seu pronunciamento, Marcelo Déda assegurou que o colégio esta preparado para receber os alunos, professores e demais servidores e para também cumprir com seu papel, que é criar novos cidadãos para Sergipe e para o Brasil. “O prédio simboliza as condições de trabalho e estudo”, citou.

Ele lembrou ainda que a intervenção na Rede de Ensino em todo o Estado não para por aqui. “Essa é a escola de número 57 que passa por reforma ou ampliação efetiva. Algumas com mais salas de aula, outras com aumento da sala de professores, para que estes possam planejar melhor suas aulas, laboratórios, quadras de esportes”, destacou o governador.

Até abril deste ano, o Governo do Estado estará inaugurando a reforma de mais 13 colégios. As unidades de ensino estão localizados nas cidades de Estância, Nossa Senhora do Socorro, Aracaju, Poço Redondo, Itaporanga D’Ajuda, Nossa Senhora da Glória e Santo Amaro. “Nossa preocupação não é só inaugurar escolas, mas também manter em boas condições as que já existem”, disse Déda.

Conservação

O governador Marcelo Déda solicitou a ajuda dos estudantes, no tocante a manter a escola conservada. “Vocês precisam ajudar a conservar, porque se ela for destruída, será mais tempo para consertar e não está sobrando dinheiro para isso, porque há outros colégios para melhorar. Carteiras quebradas, quadros e paredes riscadas e banheiros danificados prejudicam apenas a vocês, então, vamos fazer uma parceria entre direção, professores e alunos a fim de manter a escola bem cuidada”, pediu ele.

Belivaldo ressaltou que o prédio é mais um, dentre tantos que o Governo do Estado aplica investimentos. “Esse prédio estava interditado, somente no governo Marcelo Déda foi possível colocá-lo funcionando novamente”, observou. Após a inauguração, o governador, junto com o secretário, visitou as instalações da unidade de ensino.

Estrutura

O espaço, que possui 2.278 metros quadrados, agora conta com 11 salas de aula, parque aquático, piso de alta resistência, elevador, quadra poliesportiva, auditório, videoteca, laboratórios. Ainda dentre as novidades estão a recuperação da parte elétrica e hidráulica e das instalações hidrossanitárias, colocação de forro PVC em todo o ambiente escolar, além da pintura geral do prédio. No total, o Estado investiu R$ 1.780,029,94.

A escola conta com 750 alunos matriculados em 2011, mas tem capacidade para atender aproximadamente mil estudantes.

Estudantes

Animada com as novas instalações, a aluna do 1º ano do Ensino Médio, Ana Faria Santos, garante que o incentivo para estudar agora é maior. “Encontrei aqui um colégio ampliado e com boa estrutura para atender os alunos. Agora temos quadra de esportes e piscina. Uma escola desse porte dá mais incentivo para estudar”, afirmou. Ela também chamou a atenção para a depredação que ocorre nas escolas estaduais. “Não podemos depredar nosso espaço. Se a gente não cuidar vamos perder, e temos que lembrar também que essa escola não serve apenas para nós, pois dará também educação para nossos filhos”, enfatizou Ana.

Já Hendriz Dantas, estudante do 2º ano do Ensino Médio, também não concorda com a depredação do patrimônio público. “Acho errado, porque se leva muito tempo para construir e muito dinheiro é investido”.

Djenal Tavares de Queiroz

Foi oficial do Exército e chegou ao posto de general e comandou o 25º BC. Foi ainda eleito seis vezes deputado estadual, chegando a presidir a Assembleia Legislativa. Também foi secretário de Segurança Pública, de Habitação e Previdência Social. Em março de 1982, como então vice-governador, assumiu o Governo do Estado em lugar de Augusto Franco.

Nenhum comentário: