terça-feira, 15 de março de 2011

INCLUSÃO SOCIAL - União, Estado e municípios discutem a política de proteção social básica

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) iniciaram nesta terça-feira, 15 - e realizam até esta quarta, 16 - a capacitação de gestores, técnicos e conselheiros municipais no I Encontro Estadual sobre a Gestão do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no Âmbito da Proteção Social Básica.

O evento, que acontece no auditório do Hotel D'Burguês, localizado no bairro Coroa do Meio, conta com a participação de 290 profissionais e faz parte de um processo de capacitação continuada que contempla a participação e a valorização dos profissionais que atuam na execução da Política de Assistência Social.

De acordo com a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, o embasamento teórico e prático é importante para desenvolvimento de um trabalho qualificado com as famílias, crianças, jovens e idosos atendidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Projovem Adolescente e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“Hoje nós temos uma política que está completamente pactuada entre os três entes federativos (Federal, Estadual e Municipal). Neste momento, o que precisamos é conhecer essa política para construi-la dentro de cada município de acordo com as reais necessidades de cada bairro, de cada povoado”, frisou Eliane Aquino.

A capacitação atende às demandas dos municípios sergipanos e possibilita que a Seides exerça a sua responsabilidade de prestar apoio técnico e assessoria para a efetivação da Política Nacional de Assistência Social. Para o técnico da Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Paulo Aquino, a iniciativa fortalece o trabalho dos técnicos estaduais e municipais e os ajudam a entender melhor a natureza das atividades que desempenham em seu cotidiano.

“Sergipe tem sido um exemplo na implantação do Sistema Único de Assistência Social [Suas] no que diz respeito ao trabalho forte que tem realizado com os municípios. O Estado está conseguindo resgatar seu papel de co-responsável pela implantação do Suas de forma competente e efetiva”, ressaltou Paulo Aquino. Segundo a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Aída Santana, a participação do controle social na execução da política de assistência tem crescido, mas ainda precisa avançar. “Estamos abertos, procurem o Conselho, participem das discussões conosco”, solicitou aos presentes.

Na opinião da assistente social do município de Riachuelo, Vera Lúcia Gomes de Oliveira, evento é produtivo porque proporciona o aprimoramento dos técnicos na rotina com os usuários. “Aqui a gente discute novas perspectivas para o uso dos espaços da assistência social da melhor forma. É importante nos mantermos atualizados e esta é uma ótima oportunidade”, frisou. A secretária de Assistência Social de Riachuelo, Vastil Alves Andrade, acrescentou que a inovação é fundamental em qualquer área, especialmente na área social. “A capacitação traz novas ideias para oxigenar o nosso trabalho e isto é importantíssimo para o sucesso da política. Adquirir novos conhecimentos é o primeiro passo para que qualquer trabalho tenha êxito”.

Presenças

Também participaram da solenidade de abertura do Encontro Estadual a secretária-adjunta da Seides, Maria Luci Silva; os representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Selaide Camargo e Paulo Aquino; a presidente do Conselho Estadual da Assistência Social, Aída Santana; o presidente do Colegiado Estadual de Secretários Municipais de Assistência Social (Coegemas/SE), Adelvan Macedo; e o secretário de Assistência Social de Aracaju, Bosco Rollemberg.

Programação

O evento foi aberto com a apresentação dos jovens inclusos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Laranjeiras e segue com palestras dos representantes do MDS nesta terça e, na quarta, com cinco oficinas temáticas que discutirão os seguintes assuntos:

1 - Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família - Paif
2 - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças até 6 anos
3 - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos
4 - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes de 15 a 17 anos - Projovem Adolescente
5 - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos

Nenhum comentário: