terça-feira, 15 de março de 2011

Encontro Estadual discute gestão do Sistema Único da Assistência Social

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, participou na manhã desta terça-feira, 15, da solenidade de abertura do Encontro Estadual sobre a Gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) no Âmbito da Proteção Social Básica, realizado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O evento conta com a participação de representantes dos 75 municípios do Estado e acontece até amanhã, quarta-feira, dia 16.

O objetivo principal é qualificar gestores, técnicos e conselheiros municipais da Assistência Social. O encontro faz parte de um processo de capacitação continuada, que contempla a participação e a valorização dos profissionais que atuam na execução da Política de Assistência Social. Cerca de 290 profissionais serão capacitados.

"Esse encontro é importantíssimo porque hoje o maior desafio que o SUAS enfrenta, nacionalmente, é o processo de consolidação e a qualificação dos funcionários e da equipe técnica. Esse é o caminho para que a gente possa ampliar a rede de proteção social", destacou o secretário de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.

Bosco lembrou ainda que a política de Assistência Social deve ser compartilhada por estados, municípios e governo federal. "Um encontro como esse, que conta com a participação da Seids, do MDS e representantes de todas as secretarias do Estado, vai capacitar os gestores para que possam superar esse desafio e incluir as famílias mais vulneráveis que ainda não estão sob a proteção do estado brasileiro", disse.

Troca de experiências

O secretário falou também da importância de conhecer experiências vividas por outros municípios. "Além de ficar em sintonia com as diretrizes do MDS, o encontro é uma forma de conhecer os gestores, compartilhando e trocando experiências, aprendendo com as dificuldades e realidades de cada município", afirmou.

"Essa é uma grande oportunidade de beber da experiência do MDS e de todos os municípios que compreendem o Estado, já que temos representantes de todos os 75 municípios e quem ganha com isso é o nosso público, que terá um atendimento com ainda mais qualidade", afirmou a coordenadora de Proteção Social Básica da Semasc, Yolanda Oliveira.

Nenhum comentário: