terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

POLÍTICA - Vereador Anderson de Tuca defende projeto para ajudar usuários de drogas

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) concedeu, na tarde dessa segunda-feira, dia 25, entrevista ao programa Giro da Notícia, do radialista Cláudio Leite, na Rádio Cultura de Sergipe. Na pauta, os projetos que serão levados pelo parlamentar para a Casa Legislativa de Aracaju. Entre eles está um direcionado a ajudar pessoas usuárias de drogas.

O vereador Anderson de Tuca mostrou-se preocupado com o avanço das drogas na sociedade. Segundo o parlamentar, os narcóticos têm destruído a família, principal pilar da sociedade. “É preciso criar mecanismos que possam combater e acabar com essa verdadeira praga”, desabafou.

Um desses mecanismos, segundo o vereador, está em um dos projetos idealizados por ele e que será apresentado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). “Queremos criar um Centro de Recuperação em Álcool e Drogas. Essas pessoas que se envolvem com essas substâncias precisam encontrar formas de sair do vício e, através de ideias como essa, pode ser o início de uma nova vida”, destacou.

De acordo com o parlamentar, essa ajuda partiria de apoio profissional com especialistas que possam ter o foco direcionado para a área. “Queremos fazer algo com profissionalismo, precisamos de psicólogos, psiquiatras, atividade física, ou seja, montar toda uma estrutura direcionada para atender essa demanda. Esses centros iriam funcionar como uma forma de ajudar essas pessoas que tanto necessitam. São essas pequenas ações que podem proporcionar ajuda, por isso estamos dando o passo inicial e elaborando o esboço do projeto para trazermos algo de importante para combater esse mal”, ressalta.

Anderson lembra que na cidade de São Paulo existe um projeto parecido e que tem conseguido grandes avanços. “É preciso uma ação em conjunto com diversos setores porque, além de fazer a desintoxicação, é preciso levantar a autoestima dessas pessoas e ocupar o tempo ocioso através de oficinas profissionalizantes e que possam direcioná-los para o mercado de trabalho”, disse.

Durante a entrevista, o vereador também fez um breve relato de sua trajetória de vida e ressaltou que o seu mandato será em defesa da sociedade aracajuana. “Eu serei a voz do povo aracajuano”, assegurou o parlamentar. Para isso, o parlamentar revelou que tem percorrido toda a capital e conversado com a população. Segundo o vereador, essas conversas têm sido bastante produtivas porque estão servindo para identificar as necessidades de cada localidade.

Um dos bairros visitados foi o Siqueira Campos, na Zona Oeste de Aracaju. De acordo com o parlamentar, algumas ruas estão precisando de uma atenção especial. Outra localidade visitada foi o Bairro Coqueiral, na Zona Norte da capital. “Estive lá, e pude ver de perto as necessidades que os moradores enfrentam. São problemas graves como falta de saneamento básico e tudo isso levaremos para a Câmara para que possamos proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida da população”, garantiu.

Outro ponto discutido na entrevista foi a valorização do servidor público municipal. O vereador destacou que o prefeito João Alves Filho (DEM) está analisando as receitas do município. “Dr. João vai fazer o possível para valorizar o servidor e dentro das possibilidades e dos recursos disponíveis, estaremos apoiando sim essa causa porque o salário é a maior forma de valorizar o trabalho dessas pessoas que fazem a máquina municipal andar”, afirmou.

O vereador aproveitou a entrevista e se mostrou bastante preocupado com a atual situação dos mercados municipais. Segundo o parlamentar, os locais estão completamente abandonados. “Eles são patrimônio da sociedade e estão em uma situação precária e sem a mínima estrutura para as pessoas que trabalham ali”, lembrou.

Gestão Democrática

Sobre a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PL) 4/2013, que trata da Gestão Democrática das Unidades Escolares da rede municipal de Aracaju, Anderson, que votou favorável e apresentou emenda ao PL, ressaltou que o novo formato vai trazer melhorias significativas ao ensino público municipal. “Tenho a consciência tranquila porque sei que fiz o melhor para a cidade. Se não der certo, iremos discutir novamente. Infelizmente tem escolas que não conseguem gerir os recursos. Além disso, essa Lei vai valorizar o trabalho de cada gestor escolar porque aumenta a gratificação deles”, completou.

A entrevista foi bastante dinâmica e contou com a participação de vários ouvintes. Em um desses contatos, Anderson, que é servidor concursado do Departamento de Trânsito de Sergipe (Detran), foi questionado sobre o plano de cargos e salários da instituição. O ouvinte quis saber se o vereador poderia ajudar na confecção do projeto. “Tenho o maior orgulho em fazer parte desse importante órgão e quero que saibam que, mesmo sendo da esfera municipal e o Detran estadual, serei um defensor desses trabalhadores. Eles podem contar sim com a minha ajuda”, frisou.

Nenhum comentário: