sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CIDADE - Vacinação contra a poliomielite acontece amanhã

Meninos e meninas menores de cinco anos de idade têm um novo encontro com o Zé Gotinha. Neste sábado, dia 14, pais, mães e responsáveis devem levar suas crianças para receber a segunda dose da vacina contra a Poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil. A imunização acontece das 8 às 17 horas nas 43 Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju.

Também serão montados postos de vacinação nos dois shoppings da cidade. A meta é atingir 95% de cobertura vacinal, o que corresponde a 45.567 crianças. Independentemente de terem tomado ou não a primeira dose da vacina contra a poliomielite, todas as crianças devem participar desta segunda etapa da campanha de vacinação.

"É de extrema importância que os pais vacinem suas crianças neste sábado, não deixando para depois. Quanto maior o número de crianças vacinadas num único dia, maior é a garantia de proteção coletiva", destaca a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Débora Moura, reforçando que os pais não devem esquecer de levar o cartão de vacinação da criança.

As crianças que apresentarem febre alta, vômitos severos e diarréia no dia da campanha, não poderão tomar a vacina. Já as crianças imunodeprimidas, a exemplo de portadoras de HIV, devem tomar um tipo especial do imunizante disponível no Centro de Referência Imunobiológico Especial (Crie) do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). "As crianças com hipersensibilidade a algum componente da vacina ou que tenham apresentado alguma irritação em dose anterior também devem evitar a vacina", alerta Débora.

Erradicação

O Brasil recebeu o certificado de erradicação da paralisia infantil no ano de 1994. Ainda assim, segundo a coordenadora de imunização da SMS, é importante que se mantenham os índices de cobertura vacinal para evitar a volta da circulação do vírus no país.

"Atualmente, o Ministério da Saúde da República do Tadjiquistão notificou 430 casos de poliomielite e mais sete casos foram identificados na Rússia. Este é o primeiro surto de poliomielite registrado na Europa desde 2002. O vírus está em circulação no mundo, por isso é imprescindível mantermos a erradicação no Brasil, e isso só é possível através da imunização", afirma Débora.

Nenhum comentário: