segunda-feira, 2 de agosto de 2010

HABITAÇÃO - Moradores iniciam vida nova no bairro 17 de Março

O cheiro de tinta fresca denuncia a novidade e a porta aberta convida o dono da casa a explorar o espaço. Sem recusas, assim o fez cada uma das 404 famílias que foram transferidas pela Prefeitura Municipal de Aracaju do Morro do Avião para o bairro 17 de Março entre os dias 26 a 29 de julho. A ação, que envolveu um esforço conjunto de equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e Guarda Municipal, acabou com moradias irregulares no Santa Maria e resgatou a cidadania de centenas de famílias com trajetórias marcadas pelo sofrimento e discriminação.

Após a retirada dos moradores, o Morro do Avião em nada lembra o triste cenário antes visto no local. Máquinas realizam a limpeza do terreno e enterram de vez a vida sofrida de diversas mães, pais, jovens e crianças que por anos conviveram com a presença de ratos, baratas e dejetos, além do medo das fortes chuvas. Já no bairro 17 de Março, a alegria reina e os novos moradores vão arrumando suas casas de alvenaria como sempre sonharam.

Quem imagina que as noites foram bem dormidas para aqueles que deixaram o barraco para viver numa casa de alvenaria, se engana. A doméstica Maria Quitéria Otávio dos Santos, ainda sem acreditar que foi uma das beneficiadas com a morada segura, afirma que ainda não ‘pregou' o olho desde que chegou, na última quarta, 28. "Não me acostumei ainda, eu acho. Meu barraco era baixinho, apertado e por isso sempre me batia. Não consegui dormir bem ainda. Mas tenho certeza que daqui a pouco me acostumo. A casa é um sonho, muito linda e confortável. Para a gente que morou num barraco, é um palácio. Aos poucos arrumo ela do meu jeito e pronto, é só aproveitar", disse Maria Quitéria.

Sem conter a felicidade, a doméstica Jaci dos Santos Lima, mãe de seis filhos, dá um sorriso largo quando fala do seu novo lar. "Gostei muito de tudo. Este bairro aqui está muito lindo e organizado, agora basta que cada morador faça sua parte e preserve tudo o que foi feito aqui para a gente. É preciso fazer a manutenção para que essa beleza que está aqui não se acabe. Aqui é uma nova vida para cidade e para todos nós também", revelou Jaci.

Mais moradias

No início de junho, mais precisamente no dia 10, o bairro 17 de Março era inaugurado pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pelo presidente Lula, com a entrega de 552 moradias populares a famílias carentes que residiam em situações precárias em meio a esgoto e à mercê das chuvas. Após 45 dias, mais 404 unidades foram entregues a moradores que ocupavam barracos no Morro do Avião. E não para por aí. Ainda está em andamento no novo complexo habitacional a construção de mais 1.000 casas e 256 apartamentos que serão entregues gratuitamente a famílias cadastradas pela Semasc.

O volume de investimento nessas obras ultrapassa a marca de R$ 15,7 milhões, incluindo a construção das casas, blocos de apartamentos e a infraestrutura completa da área. Os recursos destinados ao bairro 17 de Março são o resultado de uma parceria firmada entre a PMA e os governos federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e estadual.

PMA e CEF

Desde o início de julho, a PMA realiza serviços de terraplenagem na área onde serão construídas mais 150 casas em um terreno doado pela PMA à Central dos Movimentos Populares (CMP). As unidades serão construídas no bairro 17 de Março, próximo ao atual complexo habitacional, através de um acordo firmado entre a Central e a Caixa Econômica Federal (CEF). Em termo aditivo ao contrato, assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira no dia 9 de junho, a prefeitura se comprometeu a oferecer toda a infraestrutura necessária para a construção das casas. O município investe na parceria que beneficiará centenas de famílias um total de R$ 1.650.000,00.

Nenhum comentário: