terça-feira, 10 de agosto de 2010

CULTURA - Galeria Álvaro Santos recebe obras de José Fernandes nesta terça

A exposição ‘José Fernandes, 35 anos de pintura' vai ocupar a Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS) a partir desta terça, dia 10. O coquetel de abertura acontece às 20 horas, com a presença do artista plástico, de colecionadores e demais convidados. Serão cerca de 40 telas em exposição, 24 delas inéditas. Algumas foram cedidas por colecionadores e clientes de José Fernandes.

Os temas são variados e retratam os 35 anos de carreira do pintor, dando um excelente panorama para quem ainda não conhece sua obra. Aqueles que já puderam ter contato com seu trabalho poderão rever temas recorrentes, como as pombas, as cabras e as mulheres. A exposição segue até o dia 30 deste mês.

Para o diretor da Galeria, Luís Adelmo, o artista apresenta em sua obra uma influência do também sergipano Zé de Dome. "Gosto dos trabalhos de José Fernandes. Quem pega a obra dos dois, sente um clima semelhante, mas não é uma releitura. Fernandes tem tema próprio, assim como Zé de Dome tem as corujas. Acho que ele usa uma força que caracteriza o tropicalismo do artista do Nordeste", afirma o diretor.

O artista

O lagartense José Fernandes confirma a influência ressaltada por Luís Adelmo. "Há uma influência dele, e ao longo do tempo minha relação com Zé de Dome foi se transformando em amizade", conta o artista. Ele começou sua carreira profissional aos 14 anos e hoje suas telas são reconhecidas pelo traço grosso, característico da escola expressionista de pintura, e pelo bailar de pombas em meio a paisagens, corpos femininos, rostos e elementos regionais como cajus.

Nesses 35 anos de carreira, Fernandes conviveu com nomes de destaque das artes sergipanas, entre eles Luduvice José, Anselmo Rodrigues, o médico e escritor Marcelo Ribeiro, além de Álvaro e Florival Santos, que se revelou um grande entusiasta de sua obra.

Aniversário

No dia 26 de setembro, a Galeria de Arte Álvaro Santos completa 44 anos de existência. Para comemorar essa data, o diretor está preparando outra exposição com obras do patrono Álvaro Santos e de seu irmão, Florival, primeiro diretor da galeria.

A GAAS fica localizada na praça Olímpio Campos, Centro, e é mantida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte da Prefeitura de Aracaju (Funcaju). O horário de visitação é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta; e das 9 às 12 horas, aos sábados. O agendamento de visitas de grupos escolares pode ser feito através do telefone (79) 3179 1308.

Nenhum comentário: