quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Câmara de Vereadores tem novo presidente

O vereador Daniel Fortes (PSC), foi eleito por unanimidade na manhã desta quarta-feira, 3, para assumir a vaga de presidente da Casa, deixada pelo vereador Sérgio Góes(PT), que por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), não retorna mais aos trabalhos devido à cassação do mandato por infidelidade partidária.

A eleição seria disputada pelos vereadores Emmanuel Nascimento (PT) e Nitinho (DEM), mas durante uma reunião realizada na Câmara, na tarde da terça-feira, 2, ficou definido que os dois retirariam as candidaturas em prol da eleição de Daniel Fortes.

A votação aconteceu após a sessão ser suspensa por algumas vezes e após a retirada das candidaturas de Emmanuel e Nitinho. Daniel Fortes obteve 19 votos. Em seguida, o vereador Chico Buchinho (PT), foi eleito 1º secretário da Mesa Diretora.

Para Emmanuel Nascimento, sua pretensão era de esperar mais um pouco por uma definição da situação de Sérgio Góes, verificando se ainda caberia recursos. “Como o Tribunal Superior Eleitoral decidiu pela cassação e o Supremo confirmou, decidimos em reunião, nos unirmos em torno do nome de Daniel Fortes, uma pessoa que já faz parte da Mesa”, explica Emmanuel que deverá concorrer à presidência na eleição do próximo dia 1º de janeiro.

Nitinho alegou ter retirado a candidatura, após um consenso. “Na reunião de ontem à tarde, quando houve o entendimento pelo apoio a Daniel Fortes, decidi pela retirada da minha candidatura. Daniel é um vereador muito competente e merece esta oportunidade. Dadá é o nosso grande líder”, acrescenta.
Mandato Tampinha

Com um mandato de apenas 28 dias à frente da Presidência da Câmara, Daniel Fortes brinca afirmando que não será um presidente tampão, mas “tampinha”, devido ao curto período. “Sei que vou ficar no cargo somente até o dia 31 de dezembro, mas eu tinha uma frustração. Mesmo cumprindo o meu terceiro mandato como vereador de Aracaju, nunca fui presidente da Câmara, por meio de uma eleição”, declara.

O novo presidente disse ter registrado a candidatura somente nesta quarta-feira, após conversar com a diretoria financeira da Casa e com representantes do Sindicato dos Servidores para saber como estava a situação de servidores, vereadores e fornecedores. “Vai dar para administrar com harmonia”, diz, lembrando ter aceitado o desafio a pedido dos colegas.

Compromissos

Daniel fez questão de ressaltar que durante os 28 dias à frente da Câmara Municipal de Aracaju, irá honrar com todos os compromissos. “Farei tudo dentro da lei, sem qualquer modificação na equipe. Não farei trem da alegria. Solicitei apenas um assessor jurídico para dar suporte e uma secretária, cujos cargos já existem”, garante.

Nenhum comentário: