quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

POLÍCIA - Mais de 70% das obras de construção do novo 190 estão concluídas

"Polícia Militar de Sergipe. No momento, todos os nossos operadores estão ocupados. Por favor, aguarde um momento ou tente ligar em outra oportunidade". A mensagem transcrita reflete uma situação que está cada vez mais próxima de ser parte apenas do passado dos sergipanos. Nesta quarta-feira, dia 3, gestores da Secretaria da Segurança Pública (SSP) começaram a ver de perto a revolução que o Governo do Estado está promovendo no atendimento da Polícia Militar (190), fato que se repete, também, no Corpo de Bombeiros (193).Cerca de R$ 8 milhões estão sendo investidos na construção do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciosp), denominado novo 190, que vai mudar essa realidade na prestação do atendimento de urgência e na contabilização de estatísticas por parte da Polícia Civil.

Segundo o chefe do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), major Vivaldy Cabral, o atual sistema de emergência da PM foi inaugurado no ano de 1990 para atender as demandas da época. Após 18 anos, a ferramenta encontra-se defasada e precisava passar por uma completa reestruturação como a que o Governo de Sergipe está fazendo. Ainda de acordo com o oficial superior, o atual 190 recebe hoje cinco mil ligações diariamente, mas tem capacidade de atender apenas 30% dessas chamadas.

O novo 190 promoverá uma maior integração e monitoramento entre as polícias Militar, Civil e Técnica, e o Corpo de Bombeiros. O Centro organizará todas as chamadas para uma mesma central telefônica, redirecionando as ligações para os números de emergência das instituições. "É uma mudança de paradigma. Quem vai sentir essa melhoria, lá na ponta, é a sociedade", comentou Vivaldy.

O moderno sistema é o mesmo que foi utilizado em 2007 durante a realização dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. A previsão é de que entre em funcionamento em Sergipe no primeiro semestre de 2009, abrigando no antigo prédio do Departamento Estadual de Infra-Estrutura Rodoviária de Sergipe (DER), localizado na avenida São Paulo, bairro José Conrado de Araújo, equipes das polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros. Durante 24 horas, eles operarão os novos e modernos equipamentos, cuja função vai agilizar o atendimento e diminuir o tempo-resposta às ocorrências.

"Ao ligar para o novo sistema, o cidadão será atendido ao primeiro toque do telefone. O objetivo é diminuir no máximo o tempo entre a solicitação e a chegada das forças de segurança pública no local informado pelo requerente", destacou a diretora de Tecnologia da Informação (DTI) da SSP, tenente-coronel Alessandra Dielle. O secretário da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, visitou, juntamente com gestores da SSP, as instalações do prédio onde funcionará o novo 190. A comitiva esteve no espaço do Call Center, onde 80 operadores (16 por turno) devidamente treinados para atender a população desenvolverão seus trabalhos. Os gestores conheceram ainda os espaços do Centro de Análise e Estatística Criminal (Ceac), a Diretoria de Tecnologia de Informação, a Coordenadoria de Estudos, Estatística e Pesquisa (Codepe) e as demais instalações das instituições que formarão o Ciosp.

Segundo o gestor do Ceac, delegado João Martins, a partir de estatísticas confiáveis originadas pelo novo 190, pela primeira vez os órgãos de segurança pública serão capazes de produzir análises criminais e elaborar estudos de tendências de crimes a fim de fornecer informações técnicas que vão facilitar a tomada de decisões por parte dos gestores de segurança pública. "Esses estudos servirão para fornecer dadas a Divisão de Inteligência e Planejamento Policial [Dipol] e demais unidades especializadas da Polícia Civil de Sergipe", salientou Martins.

Ciente de que num primeiro momento o sistema vai funcionar somente na Grande Aracaju, o comandante do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, sediado na cidade de Itabaiana, tenente-coronel Oséias França, não tem dúvida de que o investimento vai dar uma maior agilidade ao atendimento dos bombeiros. "Minutos perdidos tentando acionar o serviço de resgate podem fazer com que seja tarde demais para salvar uma vida. Por isso, uma estrutura que diminua o tempo entre a chamada e o atendimento certamente vai garantir que mais vidas sejam salvas", destacou.

Avanço e combate a trotes

O Ciosp representa um avanço histórico na relação entre forças de segurança pública e sociedade pois, a partir da efetiva instalação do sistema, a população terá um amplo canal de comunicação entre as instituições que compõem a SSP. Após discar algum número de emergência, a exemplo do 190 da PM, o cidadão terá sua chamada encaminhada a uma central que imediatamente identificará o endereço do chamado e o visualizará num mapa, bem como as viaturas policiais ou de emergência mais próximas do local mencionado. Como o sistema é totalmente informatizado, a Secretaria da Segurança Pública espera que o número de trotes registrados reduza consideravelmente. Quando receber um telefonema, o operador observará em seu monitor o número do telefone e o local em que está instalado, e poderá, antecipadamente, consultar informações sobre a rua, ponto de referência e outras descrições, além de acionar a viatura mais próxima para a ocorrência.

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