quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Peças produzidas por alunos do Programa de Inclusão Produtiva serão expostas amanhã

Criar oportunidade de trabalho e desenvolver a autonomia financeira. É com esses objetivos que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), promove regularmente cursos de capacitação do Programa ´Inclusão Produtiva´. Materiais confeccionados pelos alunos do Programa serão expotos a partir de amanhã, quinta-feira, na praça Fausto Cardoso. A feira segue até sexta-feira, dia 5, e funcionará das 8 às 17 horas.

Participarão do evento os alunos dos cursos realizados nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e instituições conveniadas. Cerca de 200 alunos terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos e desenvolver o empreendedorismo. Nos dias 10, 11 e 12 deste mês o material será exposto no hall de entrada do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

A gerente do programa, Anna Boerger, explica a importância do evento. "Esse evento é muito importante para nós que fazemos parte do Inclusão Produtiva, porque os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades de vendas e também de fazer contato com os clientes". A gerente ressalta ainda a oportunidade da inserção no mercado de trabalho para os alunos dos cursos. "É importante estar expondo os materiais do curso porque, além de valorizar o trabalho, cria oportunidade para os alunos envolvidos, facilitando a inserção no mercado de trabalho que é o objetivo fundamental do programa", observou.

Através dos cursos de capacitação oferecidos pela PMA, centenas de beneficiários do Programa Bolsa Família estão aprendendo uma profissão e desenvolvendo suas habilidades, encontrando uma porta de saída para novos talentos, muitas vezes esquecidos pela falta de oportunidade.

Inclusão produtiva

A Semasc, através do Programa de Inclusão Produtiva, tem proporcionado a famílias de baixa renda uma oportunidade a mais de inserção no mercado de trabalho, aumentando assim as perspectivas de pessoas que dependem apenas do benefício do Bolsa Família. Desaa forma, o Programa de Inclusão Produtiva tem sido uma alternativa eficaz para que, após o benefício do Governo Federal, as famílias desenvolvam suas atividades, alcançando autonomia financeira.
Com esse intuito, a Semasc procura sempre ampliar seu leque de cursos e disponibiliza para a população uma maior diversidade, para que ninguém fique de fora do projeto. O Inclusão Produtiva oferece cursos de Bijuteria, Renda Irlandesa, Costumização, Patchwork, Estilização de Camisetas, Caixa Decorativa, Garçom, Mosaico, Produção de Alimentos, Higiene e Beleza, Alimentação Alternativa, Corte e Costura e Moda Íntima.

Alguns cursos ainda contam com o apoio de Organizações Não Governamentais (ONG´s) e também com o auxílio de outros órgãos da própria administração municipal. Por meio da parceria com a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), a Semasc oferece cursos de Informática, Agente de Limpeza, Pintura em Tela e Corte e Costura em Malha; e com o Instituto G. Barbosa são oferecidos os cursos de Higiene e Beleza, e Doces Finos. A Semasc já emitiu centenas de certificados de conclusão de curso, tornando os alunos aptos para entrar no mercado de trabalho.

Nenhum comentário: