sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Edvaldo reuniu mais de 75 mil pessoas em caminhada pelo centro da capital

Fotos: André Moreira


Antes de iniciar a primeira grande caminhada do prefeito candidato à reeleição, Edvaldo Nogueira (PCdoB), uma multidão vermelha tomava conta da Praça da Bandeira. De carro, ônibus ou até mesmo a pé, a todo o momento chegavam pessoas de diversas localidades da capital, que se juntaram às que já estavam no local aguardando o início daquela que seria a maior passeata política da história de Sergipe.

O entusiasmo foi geral e pôde ser constatado no semblante de cada um. Dentre os mais entusiasmados estava o aposentado Aguinaldo Silva, 66, morador do bairro América. "Hoje aqui não vai dar para quem quer", destacava. "Vim logo cedo para sentir o clima. Agora dá para ver que não tem lugar nem para estacionar, vai ser uma grande festa", ressalta Aguinaldo.

A expectativa era reunir pouco mais de 15mil pessoas, mas o público foi cinco vezes maior do que o esperado. Ao lado deles estiveram o prefeito Edvaldo Nogueira e seu vice, Silvio Santos (PT), o governador Marcelo Déda (PT), o deputado federal Jackson Barreto (PMDB), o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), o deputado estadual Ulisses Andrade (PDT), o deputado federal Laércio Oliveira (PSDB), além de importantes lideranças nacionais do PCdoB, a exemplo do presidente Renato Rabelo, e candidatos a vereador da coligação ‘Todos por Aracaju'.

A grande caminhada se movimentou pela Avenida Barão de Maruim, deixando-a transparecer um corredor vermelho de tanta gente. E se o chão estava tomado pelos militantes, das sacadas dos prédios o apoio também era visível. Aplausos, gritos, assobios e papel picado formavam uma atração a mais.

Ao chegar perto do cruzamento da Avenida Barão de Maruim com Rua Itabaiana, o governador Marcelo Déda tom a palavra. "Esse é um evento histórico para a nossa capital. Há oito anos Aracaju ganhou um novo rumo na administração municipal. A grande quantidade de pessoas que se fazem presente aqui são uma prova de que estamos no rumo certo”, afirmou o governador.

A caminhada também passou pela rua Santa Rosa e seguiu rumo ao Mercado Municipal. O centro da cidade parou para saldar Edvaldo Nogueira. Todos os comerciantes foram às portas e os transeuntes aderiram à caminhada. Por onde passou, a Coligação Todos por Aracaju foi recebida com muitos acenos e chuvas de papel picado. Nesse momento, a estimativa da organização é de que a passeata já reunia mais de 60 mil pessoas.

O candidato Edvaldo se aproximou da praça Fausto Cardoso. Por onde passou, Edvaldo recebeu demonstrações acalouradas de apoio e carinho da população. Uma multidão estimada em 75 mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar, se aglomerou nos arredores da praça e ruas adjacentes. As lideranças políticas presentes subiram ao trio deram início ao comício.

"Apesar de não saber de cor a história de Sergipe, sei que é a primeira vez que um governador apóia um prefeito que com certeza deve ser eleito, e isso é muito importante", disse o senador Inácio Arruda (PCdoB/Ceará).

"O que nós vimos hoje foi a maior passeata política desde que Inácio Barbosa fundou Aracaju", destacou o governador, Marcelo Deda. O prefeito candidato à reeleição Edvaldo Nogueira agradeceu a todos que saíram de casa para manifestar seu apoio à coligação que está "mudando a cara desta cidade". Ao dirigir a palavra para uma multidão de 75 mil pessoas em um discurso histórico, Edvaldo falou do orgulho que é governar a cidade e do que está fazendo pela capital sergipana. "Aracaju é um verdadeiro canteiro de obras, isso é visível em toda a cidade", afirmou .

Nenhum comentário: