quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CIDADE - PMA realiza serviços de prevenção de alagamentos

Antes mesmo do início do período chuvoso, equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) atuam em diversas ruas da cidade com o intuito de prevenir alagamenos. Nos meses que antecedem o inverno, as ações de desobstrução e recuperação das galerias da rede de drenagem são intensificadas.

Iniciados no mês de novembro do ano passado, os serviços já foram realizados nos bairros Siqueira Campos, Jabotiana, 13 de Julho, Salgado Filho, Ponto Novo, Atalaia e no conjunto Castelo Branco. Até o final do mês, a Emurb terá atendido mais cinco vias do bairro Suíssa: ruas Alberto Azevedo, Leonel Curvelo, Sargento Zacarias, Nossa Senhora das Dores e avenida Eno Sadock de Sá.

Após a conclusão dos serviços na rua Alberto Azevedo, as equipes iniciaram os trabalhos na rua Leonel Curvelo, importante via de acesso ao bairro. No local, os operários realizam a limpeza da rede de drenagem pluvial e a retirada de lixo. Assim que os trabalhos forem concluídos, uma outra equipe realizará a recuperação do pavimento e a via será liberada para o tráfego.

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, o Programa de Prevenção de Alagamentos tem o objetivo de minimizar os efeitos do período chuvoso. "Como já temos conhecimento dos locais com pontos de alagamentos críticos, elaboramos um cronograma de obras para esses logradouros. Como resultado disso, a cada ano o índice de alagamentos vem diminuindo, facilitando a circulação dos moradores e o tráfego de veículos pelas vias", explica.

São Conrado

No bairro São Conrado, equipes da Emurb trabalham no local desde a semana passada. Na rua D, os operários, auxiliados por uma retroescavadeira, realizam a desobstrução e recuperação da rede de drenagem. Morador da região há mais de 20 anos, o motorista Antônio Raimundo Santos, 53 anos, comemora a realização dos serviços. "É bem melhor prevenir do que sofrer as consequências depois. As trovoadas se aproximam e o serviço sendo realizado agora irá evitar futuros problemas", afirma.

Também residente na rua D há mais de 15 anos, a costureira Marlene Andrade vê com satisfação os serviços que a Emurb está executando. "Estávamos com receio do que podia acontecer nas próximas semanas por conta das chuvas anunciadas pela previsão do tempo. Como o nível da rua é um pouco abaixo da avenida, a probabilidade de alagamento é muito grande. Posso dizer que estou tranquila, pois alagada nossa rua não ficará", declara.

Moradora da rua M, a dona de casa Vanessa Santos, 25 anos, também demonstra satisfação com as ações preventivas. "Essa obra sendo feita agora vai evitar enchentes na época de chuva. Para nós será muito bom, pois poderemos transitar sem o incômodo dos alagamentos, o que já é um alívio, principalmente porque temos crianças", conta.

Nenhum comentário: