quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

TEMPO - Chuvas continuam até domingo

A chuva na capital sergipana deve continuar até domingo, 28, de acordo com informações do Centro de Metereologia de Sergipe, órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Para evitar transtornos à população, a Prefeitura de Aracaju vêm realizando ações contínuas em toda a cidade.

Uma das medidas preventivas adotadas é a limpeza de canais e o recolhimento diário de lixo e entulho, ambos de responsabilidade da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Já a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) desenvolve o Programa de Prevenção de Alagamentos, que tem como objetivo a desobstrução e recuperação das galerias de drenagem.

Além disso, a Defesa Civil Municipal, em parceria com outros órgãos de fiscalização e proteção, monitora áreas de risco e orienta os moradores sobre como proceder em caso de inundações e possíveis deslizamentos.

O órgão também desenvolve a ‘Operação Chuvas de Verão', articulando ações conjuntas com a participação de várias secretarias municipais, e ainda coordena o ‘Centro de Gerenciamento de Emergências', criado para prestar toda a assistência imediata à população em caso de necessidade, como ocorreu durante e após a ventania que atingiu Aracaju na semana passada.

Colaboração

Apesar dos esforços efetivos do município, a colaboração da população é fundamental. Medidas preventivas simples, como não jogar lixo na rua, não plantar árvores frondosas, não retirar vegetação, nem construir casas em morros e encostas, são capazes de evitar problemas.

"O lixo não deve ser jogado nas vias públicas ou encostas, porque mata a cobertura vegetal, que é a proteção desses locais", orienta o coordenador da Defesa Civil Municipal, Nicanor Moura. Segundo ele, assim que o cidadão notar algo de errado, como estalos na estrutura da casa ou inclinações acentuadas em postes ou árvores, deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil (190).

Ventos

De acordo com o Centro de Metereologia de Sergipe, mesmo com as chuvas, não há previsão de ventos com velocidade acima da média, a exemplo do que foi verificado na noite da última quinta-feira, 22.

"No final da tarde desta sexta-feira, os ventos podem chegar a 28 km/hora, mas nada comparado ao que aconteceu na semana passada", informou o coordenador do Centro de Metereologia de Sergipe, Overland Amaral.

Nenhum comentário: