sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

VENTANIA - PMA faz vigília para reparar danos da ventania

Por volta das 22 horas dessa quinta-feira, 18 de fevereiro, gestores e técnicos municipais se reuniram em caráter emergencial para elaborar um plano de reparação imediata dos estragos provocados pela ventania que atingiu a capital sergipana pouco antes, às 20 horas. A convocação partiu do prefeito Edvaldo Nogueira, que está em Brasília.

Por telefone, ele levantou informações sobre as consequências do mau tempo e mobilizou os integrantes do Centro de Gerenciamento de Emergências, comandado pela Defesa Civil Municipal. O prefeito tentou retornar ontem mesmo, mas não conseguiu vôo. Edvaldo cancelou audiências em ministérios e a participação na posse de José Eduardo Dutra na presidência nacional do PT e retorna a Aracaju na manhã desta sexta-feira.

O encontro dos integrantes do Centro de Gerenciamento de Emergências aconteceu no galpão da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), localizado na rua Acre, e se estendeu até a madrugada desta sexta-feira, 19. De lá, representantes de várias pastas articulavam ações à medida que identificavam os estragos causados pelos ventos, que atingiram 66,6 km/hora, segundo informações do Centro de Meteorologia. O balanço de todas as ações desenvolvidas imediatamente será apresentado durante entrevista coletiva marcada para esta sexta, às 8h30, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

De prontidão em vários pontos da cidade, equipes da Prefeitura de Aracaju removeram árvores, placas, antenas parabólicas, out-doors e front lights derrubados pela ventania. As equipes também verificaram in loco outras ocorrências, a exemplo do tombamento do muro do estádio do Confiança e do destelhamento de residências.

"Felizmente só houve perda material. O único registro mais sério foi na Igreja São Pedro Pescador, onde algumas pessoas estavam orando quando o vento forte derrubou telhas, deixando alguns feridos, mas sem gravidade", relatou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Nicanor Moura.

Segundo ele, as ações emergenciais executadas pela Prefeitura de Aracaju têm o apoio do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, do Centro de Metereologia de Sergipe, Petrobras, entre outros órgãos federais e estaduais. "Todos trabalham de maneira integrada e articulada, sobretudo no que diz respeito à informação", destacou Nicanor.

Chuvas

Além de definir estratégias para a reparação dos danos decorrentes dos fortes ventos, a intenção do encontro entre os integrantes do Centro de Gerenciamento de Emergências foi intensificar ações preventivas contra os efeitos dos temporais que podem atingir a cidade ainda nesta sexta-feira. De acordo com o Centro de Metereologia de Sergipe, há previsão de chuvas fortes nos próximos dias em Aracaju.

Nenhum comentário: