terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

SEGURANÇA PÚBLICA - Déda naugura nova Divisão de Combate a Roubos e Furtos de Veículos de Sergipe

Nesta segunda feira, 8, o governador Marcelo Déda inaugurou a nova Divisão de Roubos e Furtos de Veículos de Sergipe. A criação da unidade, localizada no bairro Costa e Silva, em Aracaju, estabelece um novo momento no combate aos crimes contra a propriedade de automóveis. Para a reestruturação do novo prédio, o Governo de Sergipe investiu R$ 115.405,63. Na ocasião, o governador também entregou equipamentos e armas para a equipe da Polícia Civil que atuará na divisão e no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da Barra dos Coqueiros, inaugurado na última sexta-feira. A aquisição de todo o material é resultado de investimentos estaduais da ordem de R$ 418.285,00.

Marcelo Déda ressaltou a inauguração da unidade como mais uma demonstração do cuidado que o Governo de Sergipe dispensa à otimização do trabalho da polícia. “Estamos dando mais um passo de reafirmação da prioridade que o nosso governo tem dado à Segurança Pública. Combater o roubo de veículos é quebrar um elo importante do crime organizado que tem nesta atividade uma ponte para cometer outros crimes. Fizemos questão de reabrir esta unidade e dar todas as condições físicas e operacionais para que ela atue na sua plenitude. Assim, ela será capaz de executar um combate efetivo ao roubo e furto de veículos em todo o estado” disse o governador.

Clique aqui e veja vídeos sobre a inauguração no e-Sergipe

Durante a solenidade, Déda também destacou os investimentos que o Estado está executando em várias áreas da segurança pública. “Os montantes que o Governo de Sergipe tem aplicado na segurança dos sergipanos são cada vez maiores. O Estado não está apenas investindo em novas sedes para delegacias, em novos prédios para as instalações policiais, mas também em reestruturação orgânica da polícia, em qualificação do trabalho policial, em modernização dos equipamentos, em equipamentos de inteligência, em melhoria das condições de trabalho. E tudo isso sem descuidar dos recursos humanos, por meio de uma política salarial que orgulha Sergipe e situa o estado em uma posição privilegiada em relação ao resto do país. E isso tanto em relação à Policia Civil quanto à Polícia Militar”, declarou.

O governador frisou ainda que não medirá esforços para que a divisão recém inaugurada consiga alcançar seus objetivos. “Iremos articular todos os recursos financeiros disponíveis, concentrar e dar foco à atuação policial no combate ao roubo de carros, um tipo de delito que precisa ser combatido por ter a capacidade de oferecer base organizativa a quadrilhas. Por isso espero que aqui tenhamos um time campeão para derrotar a criminalidade que faz do roubo e furto de veículos o seu meio de vida. Vamos garantir cada vez mais tranqüilidade e segurança ao povo de Sergipe”, destacou o governador.

Para o superintendente da Polícia Civil, João Batista Santos Jr, a inauguração representa um resgate da atividade de combate a roubos e furtos de veículos no estado. “Há 15 anos, a delegacia de roubos de veículos era uma delegacia de elite, das mais importantes do estado. Infelizmente, ao longo do tempo, o setor passou por um processo de depauperação, chegando ao ponto de estar inviabilizado para suas ações. Os roubos e furtos iam aumentando cada vez mais e a delegacia não tinha como reagir à altura. Hoje, temos aqui uma divisão de roubos de veículos com uma das melhores estruturas de todo o Nordeste, e tenho certeza de que teremos condições de dar uma resposta à sociedade sergipana em relação a esse tipo de crime”, ressaltou.

Divisão

A Divisão de Roubos e Furtos de Veículos de Sergipe substitui a antiga Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, cuja estrutura não acompanhava a necessidade de investigação por parte da Polícia Civil em Sergipe. A demanda se baseia em investigações promovidas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que detectaram uma maior organização de quadrilhas especializadas em roubos e furtos de veículos na capital e interior do estado.

A exemplo do recém criado Departamento de Narcóticos da Polícia Civil, a nova unidade atuará em maior integração com as Delegacias Metropolitanas e as do interior do Estado. As unidades já receberam orientação da Superintendência da Polícia Civil para intensificar as investigações e se articular com a divisão recém inaugurada.

A estrutura da divisão especializada será formada por uma equipe de dois delegados, cinco escrivães, seis agentes na equipe de captura e um vistoriador. Já o prédio da unidade possui cinco salas, três banheiros, salas para delegados e cartórios, estacionamento e um galpão para abrigar veículos apreendidos para vistoria.

O equipamento recebido pela Polícia Civil compreende 120 coletes balísticos, 25 carabinas ponto 30, mais 25 carabinas ponto 40 e 50 pistolas ponto 40. A SSP também locou uma pick-up, que será utilizada pelas equipes da Divisão de Roubos e Furtos de Veículos durante as investigações. A SSP também já realizou a encomenda de mais 50 fuzis 556 e 50 carabinas 556, armamentos que serão utilizados por unidades da Polícia Civil que atuam no interior e capital de Sergipe.

Nenhum comentário: