quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

SAÚDE - saiba o que fazer ao se acidentar com escorpiões

No verão, é comum o aparecimento de escorpiões em residências. Isso acontece porque esses animais da família dos aracnídeos se desentocam para fugir do calor, e buscam locais mais frescos e com comida farta. Assim, acabam atraídos à superfície, onde aproveitam o acúmulo de folhas, entulhos e toda espécie de objetos para se esconder.

Atento a essa situação, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém dois grupos especializados no controle da proliferação de escorpiões. As equipes executam trabalhos educativos, mas em situações diferentes. Um grupo ensina as pessoas a evitar o aparecimento do animal, enquanto o outro age nos casos de acidentes com escorpiões.

"O primeiro é formado por servidores do CCZ e passa aos cidadãos informações sobre hábitos alimentares, formas de prevenção e combate, e esclarecendo que o escorpião não é sensível a veneno algum. O outro grupo é composto por dois agentes de endemias que dão informações sobre as características da espécie que ocorre em Aracaju, cuja picada é dolorosa e o veneno intensifica e prolonga o tempo da dor", informa a coordenadora do CCZ, Yara Vasconcelos.

Orientações

As medidas para manter escorpião à distância são simples. Os especialistas aconselham sempre tapar frestas e buracos, colocar telas em ralos e esgotos, desinfetá-los com freqüência e realizar a limpeza das caixas de gordura. Também é indicado não acumular entulhos, manter os quintais limpos e sempre observar o interior dos sapatos antes de calçar.

Informações

Para obter mais informações ou requisitar a visita dos agentes de zoonoses em sua residência ou local de trabalho, é só entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses através dos telefones (79) 3179-3565/3564/3528.

Nenhum comentário: