terça-feira, 25 de agosto de 2009

BOLSA FAMÍLIA - Recadastramento é prorrogado

Das 34 mil famílias inseridas no Programa Bolsa Família em Aracaju, 4.654 não realizaram o recadastramento obrigatório e podem perder o benefício. Para evitar que isso aconteça, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) estendeu mais uma vez o prazo final para a atualização dos dados. Quem tem pendências deve regularizar a situação até sexta-feira, 28.

De acordo com a responsável pela Bolsa Família na capital sergipana, Rosângela Theobald, o recadastramento deveria ter sido encerrado na última quinta-feira, 20, mas, como um número considerável de beneficiários não cumpriu o prazo, a data foi prorrogada.

"Temos este restante de semana para realizar o recadastramento das pessoas que ainda não atualizaram os dados", afirma Rosângela. Segundo ela, foi identificado em Aracaju um quantitativo de 12.400 famílias com o cadastro desatualizado, sendo que desse total 4.654 correm o risco ter o benefício bloqueado a partir de setembro. Caso não ocorra a regularização, o repasse será cancelado a partir de janeiro de 2010.

O recadastramento é obrigatório para famílias que não atualizam os dados do Cadastro Único há mais de dois anos. A realização do procedimento é determinada pelo Governo Federal, que periodicamente verifica os dados para confirmar a situação de vulnerabilidade social ou a melhoria das condições sociais dos beneficiários.

Atendimento

Para se recadastrar, as famílias devem comparecer aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) localizados nos cinco distritos de Aracaju. É necessário apresentar os seguintes documentos: carteira profissional (para os maiores de 18 anos), CPF, carteira de identidade, declaração escolar dos filhos (com idade entre 7 e 17 anos) e declaração da Unidade de Saúde da Família (USF) para as crianças de 0 a 6 anos (com informações sobre vacinação, peso e medidas).
As gestantes que recebem o benefício devem também solicitar declaração na USF. A coordenadora da Bolsa Família em Aracaju alerta, no entanto, que alguns casos só podem ser atendidos na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc). São eles: casos de transferência (pessoas que vêm de outro município para residir em Aracaju), situação de bloqueio ou cancelamento do benefício, e transferência do responsável legal pela criança ou jovem.

Para mais informações, a Semasc disponibiliza os telefone 3218-7863 e 3218-7867.

Nenhum comentário: