quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ÔNIBUS - População pode solicitar apreensão de ônibus mal conservados

Como forma de assegurar a qualidade do serviço de transporte público, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), tem incentivado a participação popular, sobretudo no que diz respeito à fiscalização do estado de conservação da frota. A manutenção é de responsabilidade das empresas que integram o sistema e deve ser permanente.

Passageiros que identificarem irregularidades devem comunicar o fato à ouvidoria da SMTT - 3238-4646 - para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Uma vez acionados, os fiscais verificam o ônibus e, quando necessário, apreendem o veículo, que é encaminhado ao pátio da SMTT.

Para serem liberados, a empresa responsável tem que pagar multa e resolver as pendências. Após a reforma, o ônibus é vistoriado e só com a aprovação dos fiscais podem voltar a circular. Somente este ano, com a colaboração da população, a SMTT já apreendeu mais de 30 veículos.

Exigências

Os ônibus devem sair da garagem todos os dias asseados e seguindo todas as normas de segurança. As exigências mínimas incluem pneus em bom estado, ausência de barulho excessivo, janelas, portas, bancos, janelas, teto e freios em perfeita ordem. "As empresas são sabedoras de suas obrigações e a Prefeitura de Aracaju está tomando todas as providências para exigir dos grupos que compõem o sistema de transporte coletivo público um real comprometimento com a sociedade. É inadmissível que veículos com cadeiras soltas, sem vidro para proteção, ferros pendurados sejam vistos com naturalidade pelas empresas. A SMTT está fazendo a sua parte e os empresários devem fazer a sua", afirma o superintendente da SMTT, Antônio Samarone.

Reclamações

De acordo com a assessoria de comunicação da SMTT, cerca de 70% das reclamações feitas ao órgão estão relacionadas à má conservação de parte da frota de ônibus que circula na cidade. A ouvidoria funciona de segunda a quinta-feira das 7 às 17 horas, e na sexta das 7 às 13 horas.

Nenhum comentário: