quinta-feira, 6 de agosto de 2009

VACINA - Saúde prepara campanha antirrábica e apresenta nova vacina

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já começa a preparar a campanha de vacinação antirrábica, que acontece de 8 de setembro a 13 de outubro. As estratégias de ação foram discutidas na tarde da última quarta-feira, 5, com os coordenadores das Vigilâncias Epidemiológicas e os supervisores de endemias dos 75 municípios sergipanos.
Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), foram também avaliadas as ações do Programa Estadual de Controle e Prevenção da Raiva Animal e apresentada a nova vacina antirrábica a ser utilizada na campanha.De acordo com a bióloga Sidney Sá, gerente do Núcleo de Endemias da SES, a raiva em humanos é uma doença que pode ser prevenida duas vezes, tanto com a vacinação de cães e gatos, quanto com o esquema vacinal nas pessoas que tiveram contato com o animal doente.
“Essa nova vacina tem maior eficácia também nos animais silvestres. Como a região Nordeste é um local com várias áreas de mata, os animais silvestres destas localidades podem ter reservatórios do vírus rábico, transmitir a doença aos animais domésticos e estes, por sua vez, passar aos humanos”, disse Sidney.
Municípios
Segundo a médica veterinária Monique Santana, técnica do Núcleo de Endemias da SES, a vacinação antirrábica não é a única ação de prevenção contra a raiva, que deve ser realizada pelos municípios durante o ano. “Dentre outras medidas, deve-se fazer a detecção precoce das áreas de circulação do vírus em animais urbanos e silvestres”, ressaltou.Ela também enfatizou a importância do censo canino. “A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% dos cães. Calculamos este dado com base no percentual de 13,5% em cima do número da população humana de cada cidade. Então não é um número preciso. Só saberemos, de fato, se os municípios fizerem o censo e, aqui em Sergipe, poucas cidades já realizaram”, enfatizou a veterinária.
A assessora da Secretaria de Saúde de Frei Paulo, Sheyla Teixeira, destacou que a reunião com a equipe da SES serve de alerta sobre as ações que devem ser providenciadas. “Gostei de saber que agora só vamos ter uma campanha anual antirrábica, ao invés de duas. Temos uma demanda muito grande com as outras campanhas e agora, devido à eficácia da nova vacina, o trabalho ficará mais fácil sem trazer nenhum prejuízo à população”, frisou.
Segundo a bióloga Sidney Sá, em Sergipe somente houve o registro de um caso de raiva canina neste ano. “O fato aconteceu em Japoatã, mas tomamos todas as precauções para que as pessoas que tiveram contato com o animal não se infectassem”, assegurou a gerente do Núcleo de Endemias da SES.

Nenhum comentário: