quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SEGURANÇA PÚBLICA - SSP firma convênio com o Exército para capacitação em inteligência e estratégia

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) firmou nesta quarta-feira, dia 26, em Aracaju, convênio com o Exército Brasileiro, através da Fundação Trompowski, para a realização de cursos de inteligência e estratégia para a Polícia Civil e Polícia Militar. Estão sendo investidos R$ 600 mil para que formar 525 agentes, delegados, praças e oficiais nesta primeira edição, cujas aulas acontecerão a partir de segunda-feira, 31, em unidades de ensino das duas corporações sediadas na capital, e vão até dezembro.
O convênio foi assinado na sede da SSP, pelo secretário da Segurança Pública, delegado João Eloy de Menezes, e o presidente em exercício da Fundação Trompowski, general de Brigada do Exército Flávio Cesar Terra de Faria. Os dois gestores discutiram ainda novas parcerias entre as duas instituições para a realização de mais cursos em 2010 e 2011. Nesta edição, serão realizados os cursos de Capacitação de Corregedoria, Atendimento a Grupos vulneráveis, Ações Táticas e Policiamento Comunitário, todos com 360 horas/aula.
Para o secretário João Eloy, a qualificação é decisiva na atividade policial. "Precisamos capacitar os servidores permanentemente e essa é mais uma iniciativa apoiada pelo Governo de Sergipe para modernizar e melhorar a atuação da Polícia Civil e a Polícia Militar. Esses investimentos tem resultado no aumento de prisões, especialmente por tráfico de drogas, porte de arma de fogo, homicídio e roubo, além de uma maior prevenção e repressão em geral a delitos diversos", comentou Eloy durante o encontro.
Segundo o general Flávio Terra, a Fundação Trompowski tem mais de 60 anos de experiência em cursos de inteligência e estratégia e ampliou seu leque de atuação para atender às necessidades de outras instituições em todo o Brasil. "Temos hoje parcerias com entidades do poder público e privado na qualificação de profissionais e da comunidade em parceria com cursos à distância e em conjunto com universidades. No caso de Sergipe, trouxemos cursos adequados à atividade policial civil e militar", revelou.
Serão oferecidas 125 vagas para a Polícia Civil no cursos de Inteligencia em Segurança Pública e de Atualização em Técnicas e Reflexões em Ações Policiais. Já a Polícia Militar terá 400 vagas nos cursos de Força Tática, Ações Táticas Especiais e Atualização Profissional. As inscrições acontecem na Academia da Polícia Civil e na 3ª Seção da PM. Serão matriculados prioritariamente os integrantes de unidades relacionadas ao tema do curso. Ainda serão oferecidas vagas à Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Guardas Municipais.
Também participaram da solenidade o superintendente da Polícia Federal em Sergipe, delegado Paulo Bezerra, o comandante geral da Polícia Militar, coronel José Carlos Pedroso, o superintendente da Polícia Civil, delegado João Batista, o chefe de relações públicas da Fundação Trompowski, coronel Roberto Costa e Silva, e os coordenadores de cursos da instituição, coronéis Jacinto Rodrigues Franco e Marco Antônio dos Santos, além do diretor da Academia da Polícia Civil, Abelardo Inácio.
Fundação Trompowski
A Fundação Roberto Trompowsky Leitão de Almeida é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, constituída na qualidade de fundação de apoio ao Departamento de Educação e Cultura do Exército (Decex). A instituição está sediada no Rio de Janeiro e atua no desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, voltados para a assistência educacional, cultural e à saúde. Também elabora ações destinadas ao desenvolvimento esportivo, tecnológico, dos direitos humanos e da cidadania.

Nenhum comentário: