segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PREVENÇÃO - Bem Mulher intensifica prevenção contra o câncer no Sul de Sergipe

Superando as dificuldades e os limites comuns aos transplantados de rim, Maria Heliene de Oliveira, 37 anos, chegou às 9h30 no balcão de atendimento do programa Bem Mulher, em Tobias Barreto, para se habilitar aos exames preventivos contra o câncer de mama e de colo do útero e também participar das oficinas educativas, que sempre enfocam os temas Planejamento Familiar, Reflexos do Corpo e DST/Aids.
Pela experiência de ser uma pessoa transplantada, Maria Heliene sabe perfeitamente a importância da prevenção contra doenças que podem alterar o rumo de uma vida ou até levá-la à morte. “Estou aqui para fazer o exame clínico de mama e o preventivo contra o câncer de colo de útero porque acho fundamental que a mulher cuide de seu corpo para ter uma vida saudável”, declarou ela, que mora na sede do município.
Josefa Chagas, 45 anos, pensa o mesmo, mas confessou que, por falta de tempo, não tem o hábito de realizar os exames preventivos com a regularidade aconselhada pelas organizações de saúde. “Eu trabalho muito e, além disso, não é fácil a gente ter acesso a esses exames. Por isso acho que este programa criado pelo Governo do Estado vem atender às necessidades de pessoas como eu”, disse Josefa.
Realizado através da parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e os municípios, o Bem Mulher montou no último sábado, 22, em Tobias Barreto uma estrutura de atendimento gigantesca, que envolveu 150 pessoas, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, estagiários e pessoal de apoio do Estado e do município.
“Foram instalados 20 consultórios para a realização dos exames de mama e de lâmina e três oficinas para as palestras sobre Planejamento Familiar, Reflexos do Corpo e DST/Aids. Distribuímos mil senhas para os preventivos e ofertamos 190 testes rápidos de HIV”, informou a gestora da Atenção Básica para as regionais de Lagarto e Itabaiana, Mônica Alves. Segundo ela, o programa ainda agendou encaminhamentos para mulheres que desejaram fazer laqueadura de trompas e implantação de DIU (Dispositivo Intra Uterino).
Em Tobias Barreto, município com uma população de cerca de 50 mil pessoas, o Bem Mulher superou largamente a expectativa de público. Senhoras como Maria Bernadete de Jesus, 57 anos, moradora do povoado Catanba, aproveitaram para agradecer pessoalmente ao secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, pela oportunidade de cuidar da saúde. “Esse programa é uma bênção porque a gente tem acesso aos exames sem sofrimento e sem burocracia”, salientou.
Continuidade
“As ações do Bem Mulher têm continuidade para aquelas mulheres nas quais foram detectados problemas clínicos. Elas sairão daqui já com encaminhamentos agendados para ginecologistas e mastologistas e serão submetidas ao tratamento adequado. As lâminas não ficarão engavetadas”, explicou Rogério Carvalho, respondendo ao questionamento do prefeito de Tobias Barreto, Adilson de Jesus, também conhecido como Dilson de Agripino.
“Minha preocupação era de que o programa não tivesse uma continuidade para as mulheres que apresentassem alguma irregularidade clínica. Fico satisfeito em saber que o Bem Mulher não é um programa eleitoreiro, mas uma ação real de cuidado com a saúde da mulher”, enfatizou Dilson de Agripino.Para a secretária municipal de Saúde de Tobias Barreto, Maria de Fátima Ramos, a importância do Bem Mulher pode ser medida pelo fato de assistir as mulheres que, por ventura, não são alcançadas pelo Programa Saúde da Família (PSF).
Tomar do Geru
O Bem Mulher também esteve presente em Tomar do Geru no último sábado, 22. Ali, a Secretaria de Estado da Saúde montou dez consultórios para os exames preventivos, ofertou as oficinas de Planejamento Familiar, DST/Aids e Reflexo do Corpo e distribuiu 445 senhas de atendimento e 110 para os testes rápidos de HIV.“A expectativa de público foi superada ainda no início da tarde, quando já tínhamos realizado 465 atendimentos”, informou o coordenador do Núcleo de Ações Programáticas da SES, Carlos Adriano Almeida, reforçando as palavras da secretária Municipal de Saúde de Tomar do Geru, Josefa Soares Diniz.
“O programa valoriza as mulheres e elas entendem isso, por isso essa presença maciça”. O prefeito José Adelmo Alves, o Adelmo de Netinho, acompanhou o secretário Rogério Carvalho durante a visita aos consultórios e às oficinas. “Esta parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura é valiosa para a saúde das mulheres de Tomar do Geru e espero que este programa volte a este município mais vezes”, comentou o prefeito.
Há quase três anos sem realizar os exames preventivos contra o câncer de mama e de colo do útero, Maria José Lima Santos, moradora do Conjunto Velho, na sede do município, foi uma das primeiras a chegar ao Bem Mulher. “O programa é muito bom porque nos dá a oportunidade de realizar exames especializados, aos quais nem sempre a gente tem acesso”, declarou.

Nenhum comentário: