terça-feira, 1 de dezembro de 2009

HABITAÇÃO - Prefeito doa terreno para construção de casas

A manhã desta terça, dia 1º de dezembro, foi de muita alegria para famílias carentes de diversos bairros da capital sergipana. Isso porque o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou o decreto nº 2.369, de desapropriação de um terreno com mais de 80 mil metros quadrados, no bairro Porto Dantas, para a construção de 510 casas populares.

"Na verdade esse decreto está assinado desde 2 de setembro. Agora encaminho à Câmara Municipal de Aracaju para que seja votado e eu possa sancionar em breve. É com grande satisfação que faço essa entrega para a construção do conjunto habitacional Jael Patrício de Lima", afirmou o prefeito Edvaldo.

Localizado na avenida Euclides Figueiredo e avaliado no valor de R$ 650 mil, o terreno abrigará 360 apartamentos e 150 casas. De acordo com a coordenadora estadual e municipal da Central de Movimentos Populares (CMP), Roseane Patrício de Lima Santos, as habitações estão inseridas no programa Minha Casa, Minha Vida e contam com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

"É com muita satisfação que estamos aqui recebendo esse terreno para a concretização de um grande sonho. O prefeito foi pioneiro em aderir ao programa Minha Casa, Minha Vida e agora, mais uma vez, sai na frente fazendo a cessão de um terreno para a construção de casas para famílias carentes que vivem de aluguel e militantes de movimentos em prol da moradia. Em nossa militância aprendemos que é preciso lutar e resistir, mas hoje o verbo que fica é o morar", disse Roseane.

Para a camareira Maria Isabel dos Santos, essa é a oportunidade que ela tem de se livrar do aluguel. "Há mais de 10 anos vivo de aluguel e essa é a minha chance de ter um imóvel meu, destinar o meu dinheiro para algo que sei que será meu e que poderei deixar para as minhas três filhas, além do afeto e educação", afirmou Maria Isabel.

De acordo com Edvaldo Nogueira, além da cessão do terreno, a prefeitura apoiará a construção do conjunto habitacional no que for necessário para o bem-estar da população na localidade. "Vamos contribuir com a infraestrutura, como pavimentação, rede de luz, água e esgoto, e também construção de escolas, creches. Enfim, o que for de estrutura social, estaremos juntos, apoiando o desenvolvimento da comunidade", ressaltou o prefeito.

Pedindo agilidade na votação do decreto, Edvaldo Nogueira entregou o documento em mãos ao vereador Dr. Gonzaga, que na solenidade representou o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emmanuel Nascimento. "Não tenho dúvidas que os meus colegas não irão se esquivar em aprovar esse decreto que beneficiará centenas de famílias com a construção de casas populares", afirmou o parlamentar.

Mais casas

Ainda no evento, que aconteceu na quadra esportiva do complexo integrado do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest -, no bairro Ponto Novo, o prefeito lembrou a construção de mais 2.900 unidades habitacionais nos bairros Santa Maria e Coqueiral, em parceria com Governo Federal, através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

"Temos desenvolvido uma política habitacional bastante consistente, com o intuito de tirar famílias que moram em barracos. Por isso que estão sendo construídas 2.300 casas no Santa Maria e 600 no Coqueiral. Vamos tirar todos que residem em condições precárias no Morro do Avião e colocar em moradias dignas. Isso sem esquecer a construção de 410 unidades na Invasão das Salinas", destacou Edvaldo Nogueira.

"Quero destacar também que na semana retrasada consegui com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o recurso de R$ 18 milhões para construir casas e realizar serviços de pavimentação e drenagem em áreas carentes do município", complementou o prefeito.

Nenhum comentário: