segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SEGURANÇA PÚBLICA - Policiais participam de curso inédito em Sergipe

No início da manhã desta segunda-feira, dia 14, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Estado da Administração (Sead) deram início às atividades do Curso de Gerenciamento de Crise e Negociação. O curso, que é realizado pela primeira vez em Sergipe, é destinado aos integrantes das polícias Civil e Militar, além de agentes prisionais. As atividades se estendem até a próxima sexta-feira. O curso, que tem uma carga horária de 40 horas/aula, abrangerá a teoria com fundamentos na base do gerenciamento de crise e negociação, estudos de casos que foram destaques na crônica policial nacional, além de atividades práticas.

Participam das instruções 56 agentes de segurança pública. As aulas serão conduzidas pelo coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Wanderlei Mascarenhas de Souza, introdutor da filosofia Swat no Brasil. O oficial é bacharel em direito e doutor em Ciências Políticas, além de ser professor do curso de pós-graduação e política de segurança pública da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e responsável pelos cursos de doutorado em ciências políticas de ordem pública do CAES da PM de São Paulo.

De acordo com o oficial, as atividades visam buscar soluções durante situações complicadas. “O curso de gerenciamento de crise e negociação tem como principal objetivo buscar solucionar crises, preservando vidas, estabelecendo a ordem e fazendo que se mantenha respeitado os direitos e a dignidade humana. É importante que se tenha o conhecimento para gerenciar situações de alto risco, principalmente aquelas que envolvem vidas de pessoas inocentes. A polícia preparada tem condição de dar uma pronta resposta, buscando soluções aceitáveis”, afirmou Mascarenhas.

Durante a solenidade de abertura, que aconteceu no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol), o superintendente da Polícia Civil, João Batista Santos Júnior, destacou a importância do aprimoramento dos policiais para que seja alcançada uma polícia de excelência. “Os pilares de uma polícia ideal passam por uma política salarial justa, uma formação constante e uma corregedoria atuante. Felizmente hoje estamos mais próximos dessa polícia que sonhamos”, destacou Batista.

O curso é o resultado de uma parceria entre as secretarias de Segurança Pública e Administração, que através da Escola de Governo arcou com todos os gastos, ficando a cargo da SSP o trabalho de logística. “Desde o ano de 2007, firmamos uma parceria com a SSP. No ano passado, por exemplo, 120 policiais participaram o do Swat School, além de outros cursos relativos às atividades de agentes de segurança. Em termos de gerenciamento de crise, trouxemos o que há de melhor no Brasil, com a participação do coronel Mascarenhas, referência nacional”, destacou a representante da Escola de Governo, Maria do Carmo.

Para o ano de 2010, a idéia é que a política de formação e aperfeiçoamento seja ampliada com a realização de outros. “Hoje proporcionamos aos integrantes da SSP cursos que realmente interessam aos profissionais de segurança pública. O objetivo é atender as necessidades dos profissionais da Segurança Pública, buscando sempre o aprimoramento das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros. Próximo ano a parceria continuará com a realização de novos cursos a exemplo de combate a crimes virtuais”, destacou o diretor da Acadepol, Abelardo Inácio.

Inácio ainda lembrou, que não dá para pensar em segurança sem incluir no sistema os profissionais que trabalham no sistema prisional. “Nós reunimos hoje as forças de segurança pública, sem esquecer os servidores do sistema penitenciário de Sergipe. Entendemos que não podemos pensar em segurança pública sem envolver o sistema prisional”, finalizou.

Nenhum comentário: