segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

RODOVIAS - Governo investe R$ 402 milhões na infraestrutura rodoviária de Sergipe

A partir de um investimento de R$ 402 milhões com recursos próprios, o Governo do Estado conseguiu mudar a face das rodovias estaduais de Sergipe em menos de três anos. Em janeiro de 2007, no início da administração, 62% dos 3.697 quilômetros das rodovias sergipanas eram considerados ruins, 29% regulares e apenas 9% em boas condições. Uma análise técnica feita pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) desde setembro deste ano constatou que o volume de rodovias consideradas em estado ruim caiu de 62% para 27% e o índice para estradas em boas condições subiu de nove para 24%.

Segundo o governador do Estado em exercício, Belivaldo Chagas, o resultado das ações já pode ser percebido. "Este trabalho gera desenvolvimento para Sergipe porque facilita o escoamento da nossa produção, estimula o turismo e a circulação de riquezas. Além disso, encurtamos distâncias, interligamos Sergipe ao resto país e oferecemos segurança, conforto e tranquilidade a milhares de pessoas que circulam nessas rodovias diariamente, afirmou.

O trabalho foi iniciado em 2007 pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, por intermédio do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), com o rejuvenescimento das rodovias. A partir da aplicação de lama asfáltica, uma das medidas adotadas, as condições de tráfego de 25 municípios foram melhoradas numa extensão de 690 km. A formação de buracos e custos com restaurações foram reduzidos depois da atitude.

Grandes obras

No ano de 2008, foram iniciadas as obras de grande porte no interior como a Rota do Sertão, que passa por 10 cidades, e as rodovias Vaca Serrada - Niterói; Porto da Folha - Ilha do Ouro; Propriá – Neopólis; Ilha das Flores – Neópolis; Santa Rosa de Lima – Moita Bonita; Laranjeiras – Pedra Branca; Indiaroba – Umbaúba; Carira – Nossa Senhora da Glória; e Capim Grosso – Canindé.

Além das vias, obras como as pontes Jornalista Joel Silveira e sobre o Rio Piauí (entre Estância e Indiaroba), o acesso à Escola Agrícola do Quissamã, em São Cristóvão, as rodovias Rita Cacete - São Cristóvão, Capela - Miranda - BR-101, a restauração da rodovia Lourival Baptista (SE-270), duplicação da João Bebe Água (ponte sobre o Rio Poxim - Eduardo Gomes), e o acesso ao povoado Saúde, em Santana do São Francisco, marcaram uma evolução na condição das malha viária sergipana. Somente estas ações somam de R$ 346 milhões para garantir melhor tráfego em mais de 500 km.

Desenvolvimento


O Governo do Estado também está investindo em recapeamento de ruas e avenidas em municípios do interior, povoados e na Grande Aracaju. "Mais de R$ 14 milhões estão sendo empregados em 82 km para atender a milhares de pessoas. O desenvolvimento industrial também está sendo incentivado a partir da construção de acessos a fábricas e distritos industriais. Quase R$ 14 milhões estão sendo destinados para garantir o tráfego de carros e caminhões em 26,7 km nas proximidades das indústrias", explica o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa.

Reestruturação

Para executar melhor todos esses serviços, R$ 12 milhões foram investidos pelo Estado na compra de 58 novos equipamentos rodoviários. Nos últimos três anos a usina de asfalto do DER praticamente dobrou a sua produção. Em 2008 foram 32.483 toneladas contra 17.278 em 2007. De janeiro a setembro de 2009 já foram produzidas 29.281 toneladas, com tendência a superar os números do ano passado.

Novos investimentos

A meta é que até dezembro de 2010 o Governo tenha realizado uma transformação completa na infraestrutura rodoviária do Estado, fazendo com que 91% das rodovias estejam situação considerada boa e ótima. Para isso, segundo o secretário Valmor Barbosa, os avanços vão continuar.

“Novos investimentos já somam R$ 281 milhões prevendo 236 km de novas rodovias, restauração de vias cuja pavimentação esteja em final de vida útil e recapeamentos. Outros R$ 10 milhões estão sendo aplicados por intermédio da Seinfra em projetos de infraestrutura rodoviária preparando o DER para a captação de recursos externos e futuras ações na área independentemente do Governo”, destacou.

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